BitTorrent vai ter serviço de sincronização de ficheiros
O BitTorrent está, por norma associado a partilha de conteúdos, mais ou menos legais, mas sempre com recurso aos protocolos peer-to-peer.
Mas este serviço tem estado a alterar a sua carteira de ofertas e hoje já vai bem mais longe que a simples partilha de ficheiros. O seu último anúncio, feito ontem, apresentou o Sync, para sincronizar ficheiros entre diversas máquinas e sistemas operativos.
Para já o Sync ainda foi apenas apresentado como estando numa fase pré Alfa, o que significa que está apenas em testes e ainda não disponível a todos os utilizadores.
Este novo serviço permitirá a sincronização automática de ficheiros entre diferentes máquinas, sempre de forma segura e distribuída. Provavelmente fará uso dos protocolos em que assentam a partilha de ficheiros do BitTorrent, o que garante uma estabilidade já provada e níveis de segurança elevados.
Este serviço pretende competir numa área onde a maioria das grandes empresas estão a investir muito do seu tempo e capital. OS serviços de alojamentos de ficheiros na Cloud estão na moda e este será, de uma forma um pouco diferente, uma alternativa para a partilha de ficheiros entre diversas máquinas.
Apesar da informação disponibilizada pela BitTorrent ser ainda muito escassa, foi apresentada uma imagem que mostra que o Sync deverá estar disponível para a maioria das plataformas. O Mac OS, o Windows e o Linux devem ser uma certeza, mas provavelmente os dispositivos móveis vão também ser alvo.
Por o Sync estar numa fase ainda muito inicial, pré-Alfa, a BitTorrent ainda não tem o Sync disponível mas está a aceitar inscrições para um grupo restrito de elementos para os primeiros testes. Podem inscrever-se nesta página.
Today, BitTorrent Sync is in a pre-Alpha stage. And we’re hoping that users like you can help us build something sick. If you’re comfortable using early, incomplete software, and if you’re committed to helping us figure out a better way to sync, we want to hear from you.
O BitTorrent tem estado particularmente activo no desenvolvimento e apresentação de alternativas ao seu serviço principal. Ainda há poucos dias vos apresentámos o Surf, uma extensão para Chrome que permite que descarreguem conteúdos através desta rede directamente pelo browser.
A vasta lista de actuais clientes do BitTorrent deixa antever uma grande adesão a este novo serviço, tornando-o de imediato um sucesso.
Resta no entanto saber se as funcionalidades que disponibiliza vão ser capazes de competir com o que a concorrência já tem acessível para todos e, na maioria dos casos, a custo zero. Terá de haver um factor diferenciador para que a mudança se dê.
Homepage: BitTorrent Sync
Homepage: BitTorrent
Este artigo tem mais de um ano
Algo que sempre considerei um bom uso para o protocolo Bittorent. Infelizmente não o mais pratico no entanto.
Talvez entretanto tenham surgido alternativas que já reduzem um pouco a necessidade de um conceito destes, mas ainda assim acho uma opção bem vinda.
Por acaso dava jeito um programa que me sincroniza-se documentos, musicas, imagens etc, entre o desktop e o portátil
dropbox?
Eu quero sync as minhas pastas, ou seja por exemplo de 1 em 1 vê se há diferenças e sync as pastas. não quero estar a meter as pastas em nenhum lugar.
Sycntoy da microsoft, acho k e o melhor para sincronizar entre maquinas
http://allwaysync.com/
iFolder da Novell faz isso à anos, com possibilidades de encriptação e distribuição de acessos por grupos ou individuos.
O cubby faz isso, mas nos meus testes nenhum software funciona quando se tratam de muitos gigas, tipo 500
Rsync.
Rsync.
eu acho que nao vai valer muita a pena. que tao a tentar censurar a net. bem podem dizer a internet livre.