Se em 2014 Bill Gates direcionou elogios à Bitcoin, considerando-a até melhor que a moeda tradicional, o cenário parece ter-se alterado, em 2021. Aparentemente, o filantropo e fundador da Microsoft considera que a criptomoeda não presta.
Tendo em conta que é um ativista no combate às alterações climáticas, considera que a Bitcoin “não é algo benéfico para o ambiente”.
Bitcoin excede a utilização de recursos
A Bitcoin foi apresentada em 2007 e o seu valor e usabilidade têm crescido a olhos vistos. Isto, porque se trata de uma criptomoeda descentralizada que não está dependente de qualquer banco ou entidade.
O que provavelmente não se sabe, ou não se destaca, são as implicações que a Bitcoin representa para o meio ambiente. A saber, a criptomoeda não poupa em recursos.
A Bitcoin utiliza mais eletricidade do que qualquer outro método conhecido pela humanidade.
Disse Bill Gates, numa entrevista ao The New York Times.
Por isso, algumas das pessoas mais influentes a nível mundial estão a detetar esse problema e a considera-lo uma questão a ter em conta. Afinal, há cada vez mais pessoas e organizações a usar a Bitcoin, bem como instituições financeiras a aceitar a criptomoeda.
Bill Gates poderia aprovar a Ethereum como opção
A utilização da Bitcoin é um tópico que divide opiniões. Se, por um lado, há quem elogie a sua natureza descentralizada e libertina, por outro, há quem a rejeite por ser ambientalmente insustentável.
Não obstante, minerar Bitcoins é, unanimemente, excessivo em termos de recursos. Ou seja, a nível global, emite tanto carbono quanto um país inteiro desenvolvido.
Não é algo benéfico para o ambiente.
Sublinhou Bill Gates.
Portanto, muitas das personalidades do mundo estão agora à procura de alternativas mais sustentáveis, porque efetivamente ainda não se conhece nenhuma.
Contudo, poderá surgir em breve, uma vez que Ethereum, uma das principais alternativas à Bitcoin, espera mudar para um modelo de mineração mais sustentável.
Se é eletricidade verde e não está a excluir outras utilizações, eventualmente, talvez não haja problema.
Disse Gates.