Atenção! Erro informático está a alterar a posologia dos medicamentos
Os sistemas informáticos associados à área da saúde por norma não apresentam erros. No entanto, foi agora detetado que um erro informático está a alterar a posologia dos medicamentos nas receitas.
Médicos e farmacêuticos alertam para esta situação da dosagem dos medicamentos...
A Associação Nacional de Farmácia tem recebido notificação de vários casos de posologias dos medicamentos incorretos. O Ministério da Saúde já identificou a falha e está a tentar resolver o problema. A posologia refere-se à indicação das doses em que se devem administrar os medicamentos.
Os primeiros problemas nas receitas médicas começaram a aparecer há cerca de duas semanas. Nos guias de tratamento, a que a SIC teve acesso, é possível ver as várias correções feitas à mão pelo médico para não pôr em causa a segurança do utente.
A posologia dos fármacos, que aparece na receita médica, não corresponde à que está no sistema informático. Um erro na toma da medicação pode ter graves efeitos na saúde dos utentes, sobretudo nos mais vulneráveis – idosos e crianças.
Médicos e farmacêuticos redobraram a atenção para garantir que os utentes tomam devidamente os medicamentos receitados.
Os serviços partilhados do Ministério da Saúde detetaram uma falha e estão a tentar resolvê-la o mais rápido possível. Até que esteja resolvido, também os utentes devem estar atentos, refere o canal.
O último medicamento da receita:
Ibuprofeno 20mg/ml. Suspensão oral. Frasco – 1 Unidade 200 ml
Prescrição: 5 Suspensões – que o médico emendou à mão para ml. De facto, como é que se tomam 5 suspensões? 🙂
Isto são dados mal relacionados da base de dados.
o primeiro medicamento da página da mesma receita:
Paracetamol 40 mg/ml. Xarope. Frasco – 1 Unidade – 150 ml
Prescrição: 9 Xaropes – que que o médico emendou à mão para ml. Que fará alguém que veja na prescrição “9 Xaropes”?
Confirma-se que o campo do tipo de medicamento (suspensão/xarope) na prescrição está trocada com a unidade de medida. Ou carregaram mal os dados ou relacionaram-nos mal.
Este problema já foi detetado desde que os doentes crónicos, podem renovar as guias de tratamento nas farmácias.
Uma grande confusão desde outubro de 2023.
Não deve ser o mesmo problema. Neste, a identificação do medicamento está correta mas o tratamento em vez de dizer “9 ml” diz “9 Xaropes”.
Não te estás a referir a coisas como o medicamento ter deixado de existir, ou ter sido alterada o número de unidades das caixas, ou assim e a farmácia já não poder renovar a receita?
É que me custa a crer que a história dos 9 xaropes já dure desde outubro.
Alguém é responsável pelo erro…. Já não estamos na era Socretina onde tudo era desculpa de erro informático… Retirando responsabilidades por crimes..