Atenção aos números que lhe ligam! PJ alerta para burla
O serviço de piquete da Polícia Judiciária (PJ) está a receber inúmeras queixas a relatar situações de Burla por telefone, a que deve estar atento e declinar qualquer orientação. Estejam atentos e sigam as dicas deixadas pela PJ.
PJ... mais de uma centena de queixas
Apesar de todos os alertas, até de altos organismos, as pessoas tendem a entrar em "esquemas" de dinheiro fácil. Segundo a PJ, só este fim de semana recebeu mais de uma centena de queixas e é provável que chegue a milhares de pessoas.
Alguns dados relatados da abordagem telefónica: chamadas em inglês a dar orientações para transferir dinheiro, sob pena de serem detidos pela prática de um crime.
Para não se deixar enganar, siga sempre as boas Práticas sugeridas pela PJ:
- Certifique sempre com quem está a falar;
- Não aceda a links nem faça transferências
Denuncie junto dos responsáveis de segurança informática da organização ou junto das autoridades competentes sempre que se é alvo de um ataque deste tipo. Notifique o CERT.PT (cert@cert.pt) ou através do formulário online, caso receba chamadas telefónicas deste género para que possamos registar a evolução da campanha e indicar as medidas de mitigação a adotar.
A técnica de phishing continua a ser uma as mais usadas para fazer vítimas na área da cibersegurança.
Este artigo tem mais de um ano





















25 anos de prisão sem possibilidade de condicional ou redução de pena para quem pratica estes crimes! Acaba-se as burlas que é um instante.
Não iria funcionar…. Não ha acordos de deportação da maioria dos paises africanos ou asiaticos para Portugal 🙂
e sem acesso á internet e rede móvel
nem com a pena de morte estes crimes acabavam 🙁
Condenava-os à pobreza o resto da vida e seriam vigiados até deixarem de ser ameaça para a sociedade na 3ª idade.
Se não houvessem exemplos eu até compreendia o raciocínio mas existem dezenas de exemplos que provam que estás redondamente enganado.
… ligam e não só, este artista até se deu ao luxo de meter entidade e referência, chegou via SMS em nome da GNR:
“GNR-BT, Caro condutor termina hioje o prazo para evitar apreensão de carta e perda de pontos por coima em dívida pague agora”.
Entidade 11249
Referência 545291562
Valor 484,43 euros
E sim tenho 100% certeza de burla pois fui à net ver a Entidade e é falsa é de um site de compras HiPay CompraFácil.
Já recebi uma da EDP (burla) a exigir 216.67 (acho eu) apago a mensagem. Nem sequer estou na EDP e mandar me estas mensagem é ser se um burlão ignorante com um QI de 10.
Nem precisavas, nenhuma entidade policial te contacta por SMS a pedir o pagamento de uma multa, muito menos te perdoam a perda de pontos na carta por pagares qualquer multa.
Talvez esteja errado mas será possível que alguém nas operadoras esteja a trabalhar com os burlões?
Estas situações parecem-me muito ingénuas/infantis, mas a verdade é que muitas mensagens, por ex. da NOS ou EDP trazem um link para pag por MBway, etc., estes procedimentos (links) deviam acabar.