Ataque à DGT! Atacantes roubam dados de 34 milhões de condutores
A segurança dos dados digitais é um dos enormes desafios da atualidade. Cada vez há mais ameaças e as entidades têm na sua posse cada vez mais informação sensível. Segundo a imprensa espanhola, a DGT (Dirección General de Tráfico) foi vítima de um ciberataque, tendo os atacantes tido acesso à base de dados que tem mais de 34 milhões de utilizadores.
DGT: Base de dados com mais de 34 milhões de utilizadores
Nos últimos tempos algumas empresas e entidades espanholas têm sido alvo de ciberataques. Depois da Iberdrola e Telefónica, também a DGT foi vítima de um ciberataque de grande escala.
As informações sobre este ciberataque ainda são escassas, mas segundo algumas fontes, os atacantes tiveram acesso a uma base de dados que tem mais de 34 milhões de utilizadores.
É referido também que a base de dados com toda a informação já está à venda na Internet através do portal BreachForums (dados disponíveis desde 13 de maio de 2024).
Entre as informações estão o nome e sobrenome, o número do DNI e o endereço físico dos condutores. Em relação aos veículos, estão disponíveis o modelo, marca e matrícula do veículo, além de informações sobre seguro de acidentes. Os dados roubados não incluem o número de telemóvel ou email dos cidadãos.
Alguns meios de comunicação espanhóis referem que o caso está a ser investigado pela Guardia Civil.
Raiva, pura raiva, é o que esta notícia despoleta em mim.
República das….b…
Monarquia…
Esta notícia refere-se ao reino de Espanha!
esperemos que os condutores possam ser indemnizados.
Perceberam que é em Espanha, certo?
Acho que ninguém se dá ao trabalho de ler as notícias, hoje em dia só leem os títulos infelizmente
Esses da DGT são os mesmos que querem impedir os condutores de serem avisados da presença de radares.
Dinh€irinho querem eles mas segurança que é bom nada!
O raid nao tinha ido de vela?
Se fosse cá era tudo roubado 🙁 A segurança informática do estado português é uma verdadeira porcaria 🙁
daqui a uns dias temos condutores indianos e marroquinos de TVDE, com cartas de condução falsas, e possivelmente dados de algumas dessas nossas cartas não?
Mas o senhor tem carta espanhola? Pois a notícia foi em Espanha….
Estas empresas que deixam os seus dados e dos seus utilizadores serem roubados não deveriam pagar uma multa gigante tendo em conta o RGPD?