Altice: DataCenter da Covilhã à venda por 100 milhões de euros
O Datacenter da Covilhã é "um dos dez maiores do mundo" e "é reconhecido internacionalmente segundo refere a Altice Portugal. No entanto, há informações recentes que indicam que a Altice pode vender o Datacenter da Covilhã por 100 milhões de euros. O que se sabe mais?
DataCenter da Altice na Covilhã é um dos melhores da Europa
É dos melhores e provavelmente maior DataCenter de Portugal! Pertence à Altice e localiza-se na Covilhã. A Altice Portugal tem feito uma contínua aposta na inovação e na tecnologia, no interior do país, entre outras ações. De referir que a infraestrutura de suporte ao maior portal nacional, o portal SAPO, se encontra neste Datacenter, tendo sido investido cerca de 4 milhões de euros.
Segunda revela o Jornal Económico, nesta sexta-feira, a Altice está a negociar a venda do seu centro de dados por 100 milhões de euros. Segundo refere o jornal, o fundo Horizon Equity Partners é o melhor posicionado para comprar o DataCenter. O acordo de venda deverá ser assinado até ao início de julho.
Refere o Jornal de Negócios, que a venda surge na sequência do objetivo da Altice internacional de reduzir a dívida global do grupo que superava os 30 mil milhões de euros no fim de 2022.
Este artigo tem mais de um ano
Normal, esse DC foi um fiasco
Não cresceu como estava previsto, mas está muito longe de ser um fiasco.
Ou então foi. Porque se mesmo crescendo muito, teve um crescimento inferior ao esperado então provavelmente está a dar prejuízo ou o pouco lucro que da não compensa o esforço e a médio longo prazo vira prejuízo
Então e o grupo melhor posicionado para esta compra é o “responsável” por esta ultima crise de redes do país? Olha que bom…
Oi? Horizon Equity Partners nada tem a ver com a equinix, equinix é só possivelmente o melhor fornecedor de serviços de datacenter e a culpa não é deles mas sim dos clientes que hospedam la os seus serviços, a falha que aconteceu está prevista no tier e nos contratos de prestação de serviços, os clientes que não podem suportar essas falhas têm que tomar medidas extra como faz por exemplo a TATA que tem bancos de baterias dentro do datacenter da equinix para suportar a infraestrutura enquanto os geradores não sobem ou em casa de falha de geradores, cada empresa tem que definir a sua tolerância ao risco e calcular o que isso lhe custa face ao investimento nas medidas para assegurar outro nível de serviço.
Não é bem assim, primeiro porque anunciam que são N+1, apesar de não serem certificados pelo uptime (tier)
Seria pressuposto, que o Data Center (n+1) consegui-se lidar com a quebra de 1 via de alimentação e arrefecimento, pelos relatos, não foi capaz!
Agora os seus clientes deveriam ter mecanismos de redundância (geográfica) por exemplo se forem serviços críticos.
Olá Zé Fonseca A. e AF,
Li e concordo com o comentário de ambos, no entanto gostaria de fazer alguns reparos uma vez que eu próprio sou Data Center Engineer e não, não trabalho em Portugal.
O Uptime institute é considerada nos dias de hoje uma certificação obsuleta uma vez que quando compardo com TIA 942 apenas é responsável pelos aspectos de infraestrutura elétrica e mecânica (infraestrutura de cooling, AC). Por sua vez, a ANSI/TIA942 comporta aspetos como Arquitetura, infraestrutura elétrica, infraestrutura mecânica e telecomunicações.
Largamente na Europa foi adoptada esta topologia, que é frequentemente atualizada.
Seguidamente e quando referido que o Data Center é considerado N+1, isso significa o seguinte e passo a citar: “Redundancy provides one additional unit, module, path or system in addition to the minimum required to satisfy the base requirement.”
Temos de ter muito cuidado quando falamos de implementações N+1, N+2, etc. Pois N+1 pode significar que por exemplo uma UPS foi adicionada uma path electrica, ou que uma segunda path electrica foi adicionada no DC.
Ambas as opções são consideradas N+1 mas óbviamente que a adição se uma segunda path elétrica vai conceder um grau muito superior de redundância quando comparado com a adição de uma segunda UPS a uma só linha de distribuição elétrica.
Em suma tenho pena pela que está a acontecer, pois considero esse Data Center em termos arquitetónicos e estruturais algo muito bom para os próximos 20 a 30 anos, mas concerteza tem que ser auditado e possivelmente reestruturado internamente.
E lixaram o aeródromo para construírem isso…
Sim, para aterrar uma amostra de avião uma vez por semana e que de certeza que o aeródromo valia mais de 100M ou dava emprego a 200 pessoas…
Havia outros terrenos onde construir, sem destruir o aerodromo que era importante no verao onde era utilizado como base para os avioes e helicopteros de combate a incendios. Ha que considerar tambem que a UBI tem cursos de aeronautica e um aerodromo seria de utilidade para eles…
Quanto ao DC da Covilha ser dos 10 maiores do mundo, onde posso ver essas estatisticas? Nas listas que encontrei, nao esta nem no top 15…
Não é, foi projectado para vir a ser mas o facto de ser na Covilhã, longe de grandes centros urbanos e de um aeroporto, longe do litoral onde se encontram as terminações dos POPs internacionais e com pouca capacidade de captação de pessoal qualificado para manter e prestar serviços especializados caiu por terra, grande parte dos serviços de clientes de datacenter da MEO nunca saíram do datacenter de picoas, com a agravante de muitos terem migrado para serviços de gestão de datacenter da NOS ou Claranet e os clientes grandes internacionais que queriam cativar como Microsoft, Google, Amazon e os mais recentes de streaming optaram todos pela equinix que tem um projecto de duplicação do espaço para serviços de hosting.
O zainal gostava de investimento que o servisse a ele e não que servisse a empresa, muito bom no mundo dos negócios mas para o seu proveito.
Por isso é que nos grandes centros urbanos dos países do norte, proibiram a construção de Data Centers nesses espaços… são burros querem ver…
Nunca deu nada porque ou se fazia em Lisboa, nem que fosse no meio do Tejo, do que ter sido feito ali, contrariado.
Como tudo neste país, ou se faz em Lisboa ou não se faz.
Basta ver os cabos submarinos… Parece que só temos mar em Lisboa.
Tendo em conta que era o aeródromo mais antigo de Portugal em serviço, só por ai o argumento dos 100M deixa de fazer qualquer sentido.
Fora o uso por parte da proteção civil, a força aérea, os aeroclubes principalmente os de voo livre, as escolas e particulares usavam o aeródromo. Somando todos esses, de certeza que passavam mais de 200 pessoas por ano do que agora.
Adicionando que um aeródromo certificado é uma infraestrutura que não se substitui do dia para a noite.
Sem contar que existe uma Universidade com polo aeronáutico na cidade.
Este DC é um dos maiores atentados do desenvolvimento que aconteceu na região, foi mais uma manobra típica da tugaland de negócios políticos, lobbys e de amigalhaços.
Chegou haver negociações para contruir uma linha de montagem de um dos maiores fabricantes de aviões ligeiros, que incluía o aumento do aeródromo… mas com as eleições e mudança de cor da camara foi tudo por agua abaixo.
Lembro me de ver noticias na altura da decisão da construção do DC dizerem que, a escolha do sitio deveu-se principalmente a estabilidade geológica que a serra oferecia… não sei pq não contruíram no sanatório que estava em ruinas ou mesmo no prédio inclinado. Sempre aproveitavam algo que estava abandonado.
Passados poucos meses depois da inauguração os terrenos cederam !!!!
Qualquer individuo que ache que o DC foi uma coisa boa ou anda tapado ou compactua com o modus operandi do nosso pais. Fazer merd.. só por fazer para gerar dinheiro para os bolsos dos mesmos.
Tinham investido 1/10 e tinham criado condições para dar trabalho a mais de 200 pessoas no local, não é em casa a morarem em Lisboa ou Porto ou Bangladesh ou Marrocos
Quais os “apoios/fundos/isenções” que receberam para o construir? Vão devolvê-los?
Também tive essa curiosidade…foram 15,7 milhões de uros da UE.
Tinha um orçamento de 59 milhões…
https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/centro-de-dados-da-pt-na-covilha-vai-receber-157-milhoes-de-euros-da-ce
Esses fundos são créditos com condições especiais, são sempre pagos.
Boa pergunta.
Vender os anéis. Mau sinal
O seguinte passo devia ser a Altice sair de Portugal.
+1
está construido num zona nao sismica
é sustentavel
e sai da hesmonia Lisboa Porto
alias deveria ser o principal de portugal
Supostamente o Centro de Dados na Covilhã, foi colocado aí devido à temperatura que deveria ajudar, pelo menos nas alturas frescas do ano, a baixar os custos de arrefecimento.
O local também será menos propício a terramotos, embora isso seja muito discutível, pelo menos em teoria será um pouco mais seguro.
A Altice certamente que tentou impingir o centro de dados aos grandes clientes comerciais/ governamentais/ industriais, mas não reparei em qualquer esforço no sentido de levar as pequenas e médias empresas a quererem lá colocar os seus equipamentos, talvez tenham errado na estratégia? Só eles sabem.
pois está errado. é uma aberração energética ! gastam energia no Inverno para aquecer e remover humidade, e no verão para arrefecer pois o vale da Covilhã é quentissimo
Está a ser vendido porque a Altice tem uma enorme dívida, andaram a comprar tudo e mais alguma coisa, e andam à rasca de dinheiro. É tão simples quanto isso, agora vendem os negócios que conseguem encaixar mais dinheiro rapidamente para abater a dívida, e que não sejam vitais para as suas operações. E até digo mais, não me admirava nada que a Altice resolvesse alienar a sua posição em Portugal, devido ao mercado que é.
O tuga paga …
Tristeza… e andamos nós a pagar montantes elevados, para podermos ter um acesso à Internet de “m…rda” em casa!
Se, ao menos, se deixassem de nos moer o juízo com tanta publicidade! Que, no final de contas, quem a paga somos todos nós…
Lá dizem os ditados “Quem tem mais olhos que barriga…”, “Quem tudo quer… tudo perde!”
Lá diz a publicidade “MEO.. humaniza-te”… será mesmo?
E triste ler uma noticia destas. Da ideia que alguem nao sabe o que anda a fazer. Ou so concentraram-se numas coisas e nas outras nao ? Atiraram com o barro a parede a ver se pegava ? Se nao conseguem cativar os clientes o que falhou nessa estrategia ? Isso nao devia ser pensado com cabeca tronco e membros ? Daqui por uns anos vamos ver ali o edificio com teias de aranha ?
Quando deram cabo do Aeródromo para construir essa monstruosidade… cheirava a falhanço desde o início. Pode ser que a NOS/SONAE compre….