Alerta: Se recebeu estas SMS não faça nada! É burla…
As burlas informáticas são uma realidade e todo o cuidado é pouco... atenção ao e-mail, às SMS e outros canais de comunicação! Atualmente, além de outras campanhas fraudulentas, está em curso mais uma campanha de burlas em nome da EDP. Se recebeu uma SMS duvidosa... provavelmente é burla.
SMS pedem às "vítimas" para pagar valor
Está em curso mais uma campanha de burlas por via das redes de comunicações, que passa pela expedição massiva de SMS para destinatários indiscriminados. As SMS estão a chegar em nome da EDP - Energias de Portugal e é solicitado às possíveis vitimas que paguem um determinado valor.
Tais SMS são remetidas de forma indiscriminada e massiva, para inúmeros destinatários. Para o efeito são usados cartões telefónicos de redes nacionais, frequentemente com o número chamador oculto, ou cartões telefónicos pré-pagos, refere o comunicado do Gabinete de Cibercrime de Procuradoria-Geral da República (PGR).
Nalguns casos, o número do telefone emissor é visível, enquanto noutros o remetente se identifica como “EDP”. Noutros casos o remetente identifica-se como “EDP PT” e noutros, ainda, como “Energias de Portugal”. Detetaram-se ainda situações em que o remetente vem identificado como “AVISO CORTE”.
Com frequência os agentes criminosos incluem também a expressa ameaça de que, caso não seja efetuado o pagamento em dívida, o fornecimento de energia elétrica será cortado, no próprio dia, ou no dia seguinte.
Esta abordagem pretende criar no destinatário da SMS a necessidade emergente e o impulso imediato de pagar a dívida, para evitar a ameaça de corte de fornecimento.
O propósito dos autores destes factos criminosos é burlar vítimas menos atentas, convencendo-as a efetuar pagamentos indevidos. É recomendável que se avaliem cautelosamente as mensagens telefónicas desta natureza que sejam recebidas. Não deve responder-se às mesmas, devendo antes tais mensagens ser comunicadas ao Ministério Público ou aos órgãos de polícia criminal. Para lá disso, mensagens deste tipo devem ser ignoradas, sem se lhe dar qualquer sequência.
Este artigo tem mais de um ano
Presumo que não será difícil descobrir quem está por trás da referência 21800.
+1
Nao sendo cliente EDP á dias atras a minha esposa recebeu também um SMS a dizer o mesmo descrito em cima com o valor de 125€
Apesar da Entidade 21800 ser utilizada pelo Paypal para efectuar carregamentos na conta é alguem que se apoderou da entidade mudando a referência para receber na conta paypal
A propria Paypal ja deveria ter tratado de resolver essa situação
Desde que criei conta no whatsapp a 2 meses atrás ja recebi 2 vezes este tipo de msg, algo que nunca tinha acontecido nos mais de 20 anos em que uso o mesmo número.
Recebi uma porcaria destas, deixo os dados:
939526420
Entidade 12101
Referencia 486 637 237
Informa que é da EDP e tenho de pagar 50,00€