Alerta! Há SMS falsas a circular em nome da Segurança Social
Atualmente são vários os esquemas fraudulentos que circulam e chegam através dos vários serviços de comunicação. Seja por e-mail, SMS, nas redes sociais, é preciso ter muito cuidado com o que se recebe e que tipo de dados se fornece. A Segurança Social está a alertar para mensagens de SMS fraudulentas enviadas em seu nome.
SMS em nome da Segurança Social tem link que leva a página falsa
Segundo é revelado, a mensagem vem acompanhada de um link para uma página falsa que utiliza indevidamente a imagem da Segurança Social Direta, indica que o cidadão tem subsídios por receber por parte da Segurança Social e pede o preenchimento de dados do cartão de crédito bancário.
Caso receba uma mensagem idêntica a esta, o cidadão não deve clicar no link. Trata-se de uma ação de phishing que pode ter como objetivo obter informações confidenciais ou extorquir dinheiro ao cidadão, usando a identidade da Segurança Social para o efeito.
De acordo com o CNCS, o phishing é um tipo de ataque em que se usam técnicas de engenharia social para capturar informação sensível de uma vítima através de email. Um agente de ameaça que utilize este tipo de ataque procura enganar os recetores de emails para que estes disponibilizem informação sensível através do clique em anexos e/ou URL maliciosos ou da partilha de dados em páginas fraudulentas. Para o efeito, o atacante simula uma marca credível ou personifica alguém de confiança. Quando esta técnica é utilizada através de SMS, dá pelo nome de smishing e, por telefone (voz), de vishing. Esta técnica também pode ser usada através de mensagens instantâneas em aplicações de redes sociais.
Caso tenha respondido à informação solicitada na SMS, deve contactar de imediato o seu Banco e explicar o sucedido.
A Segurança Social NUNCA envia links através de mensagens por SMS nem pede dados bancários (Cartão de Crédito). A atualização do IBAN é feita através da Segurança Social Direta, após autenticação com palavra-chave.
Este artigo tem mais de um ano
Coitados dos mais velhos, são alvo fácil … claro, que todos os outros são formados em TI como se sabe …
Eu sou técnico de informatica à muito tempo e caí numa que nem um patinho.
Então foi assim: procurei na net quem pudesse fornecer 1 peça para um carro. Entre empresas de abate e empresas que vendem peças em segunda mão, houve somente uma que respondeu que tinha para venda a peça que eu andava à procura. Mandei uma mensagem. Mais tarde por whatsapp responderam. Combinou-se o negocio e parecia que tudo ia bem. Paguei e recebi o respectivo recibo e tudo. Mais tarde, é que me apercebi que era uma burla. Pediram-me mais dinheiro e eu neguei. Certo é que fiquei sem a peça e sem o dinheiro. Diga-se de passagem que o site estava até bastante bem feito, o que à partida nem dava para desconfiar de nada. Depois descobri que era um site que foi contruido para levar as pessoas a acreditar que estavam em contacto com a empresa real. A unica diferença estava em não ter o sufixo BR. Apresentavam o número de identificação da empresa real e tudo. Como dá para ver, todos podemos cair. Como se diz, gato escaldado, de água fria tem medo!
Em nome dos CTT tem enviado SMS para phishing . Em nome da EDP são SMS a solicitar pagamento para uma referencia Multibanco. Esta gente tem uma capacidade de trafulhice e de burla , mas trabalhar, tá quieto que faz calos nas mãos!
Eu fui “vítima” de uma tentativa de burla por parte da própria segurança social. lol
Estive em isolamento por auto teste positivo ao COVID e sintomas compatíveis do meu filho. Mas quando foi realizar o PCR já estava fino e acabou por dar negativo.
Pedi 3 dias de apoio, pois foi os que estive sem trabalhar.
Qual o meu espanto quando recebi o pagamento. Era dinheiro a mais. Fui verificar e o pedido inicial que, supostamente, realizei indicava que havia solicitado 7 dias.
Felizmente tinha feito um print e enviado para a minha entidade patronal. Se não o tivesse feito, já estava em trabalhos. A declaração que efetuei online na segurança social foi alterado por eles e nem sequer era visível que havia sido alterada.
Depois disto andei 6 meses atrás deles para devolver parte do dinheiro até que eles “detetaram” que me pagaram indevidamente e me notificaram para devolver no prazo máximo de 10 dias senão levava com um processo em cima. Como se eu tivesse feito alguma coisa de mal.
Temos de ter cuidado com as burlas da própria SS também!