PplWare Mobile

Alerta CERT.PT – Campanhas de engenharia social

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. AlexS says:

    Uma das razões porque a autoridade tributária é louca ao enviar newsletter por por anexo pdf.

  2. Joaquim Sobreiro says:

    Agora a designação de engenharia social também se vai adoçando, até não se saber qual o sabor.

  3. Joaquim Sobreiro says:

    Mais uma forma de engenharia social

  4. Figueiredo says:

    Coitados, o desespero é tanto que mentem e deturpam o significado de engenharia social, por isso é que a cada dia que passa o Presidente Rui Rio tinha e tem cada vez mais razão, é preciso controlar a comunicação social.

    • Joaquim Sobreiro says:

      A comunicação social já está controlada. Quantas agências noticiosas existem? Que semelhanças há entre as notícias em diferentes meios de comunicação?

  5. Vasco says:

    Adoro pipilines de automação mas nem sequer um pagamento recorrente agendo no banco. Prefiro fazer login em cada site de água, luz, isp etc, ver eu as datas, os montantes e os pagamentos manualmente e sem seguir links de email e depois numa segunda fase pagar, também com entidade referência e montante. São uns minutos por mês que poupam imensas dores de cabeça e que cortam logo o mal pela raíz. Tinham de recorrer a formas altamente engenhosas para me conseguirem redireccionar, mesmo assim, para sites e instrumentos de pagamento falseados. Nunca me hei-de esquecer do que um amigo me disse quando me sentei pela primeira vez á frente de uma shell: nunca carregues em enter sem teres a certeza absoluta do que estás a fazer… As máquinas falam connosco mas o problema é que hoje em dia muitas pessoas são demasiado rápidas a carregar no ok.

    • Vasco says:

      E nunca mas nunca ponham facturas / recibos no lixo. Ou se rasgam em 1000 pedacinhos ou se queimam num lavatório…sem ter consciência disso imensa gente revela toda a sua vida pessoal nos sacos do lixo doméstico.

  6. José Maria Oliveira Simões says:

    E que tal receber um SMS a informar que deve clicar num link para efectuar um pagamento em falta dum imposto ? Ou deve clicar no link para que urgentemente actualizar a password do seu banco ? Ou que tal receber um SMS dos CTT com um link ? O azarado do incauto que o fizer, estará lixado! É num instante em que fica com um telemóvel infectado com virus. Se tiver informações bancarias no telemóvel, estará a dar de mão beijada aos criminosos a possibilidade de lhe esvaziarem a conta bancária! Está a dar a possibilidade de os criminosos ouvirem os seu telefonemas. Estará a dar a hipótese de os criminosos verem o que se passa aonde está através da câmara de video do telemóvel. Todo o cuidado é pouco.

    • Vasco says:

      Por vezes nem é preciso tanto. Muitas pessoas instalam por exemplo um app qualquer e nem sequer acham estranho por que é que o programador pediu tantas permissões de acesso no manifesto da app que nada têm a ver, muitas vezes, com a finalidade da aplicação. Apesar do Android estar muito mais seguro do que no passado e dos utilizadores terem de aceitar explicitamente essas permissões de acesso, myutas pessoas, na pressa de instalar a app, aceitam tudo quase cegamente. Não sei como não existem muito mais casos de roubo de identidade, acessos ilegítimos, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.