PplWare Mobile

Afinal qual a burla com o cartão do Continente? Saiba como se proteger

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. há cada gajo says:

    Caem que nem uns patos ! É só gente alienada.

    • Miguel Rodrigues says:

      Um bocado de humildade não te fazia mal, nem toda a gente nasce ensinada, idosos existem sabes?
      Há cada gajo….

      • Pedro says:

        O problema não é só humildade.

        é um problema gigante de falta de bases.
        Essas coisas normalmente é a familia que as transmite as gerações futuras, mas ha muitas familias, com grandes défices de valores, e depois dá nisto.

        Não é um problema de dinheiro, mas sim de valores.

      • Mike Yeadon says:

        Tudo o que implique colocar os dados de um cartão de crédito num site, deve fazer soar todos os alarmes. Quem não tiver conhecimento para mexer em algo que implique dados bancários, o melhor é ficar quieto.
        A minha mãe, por ex, assume que há coisas que não são para ela e, apesar de mexer razoavelmente bem em smartphones, nunca quis apps do banco. Cartões de crédito idem. Nunca foi burlada.
        Se calhar um bocado de humildade falta a quem acha que sabe, mas no fim de contas não sabe. Depois pagam por isso, literalmente.

        • Luis Henrique Silva says:

          Concordo, há pessoas que realmente sabem que não tem conhecimentos para isso e elas próprias não vão para isso, mas há outras como a minha mãe, por um lado sabeque não percebe destas coisas, mas depois insiste em ter certas aplicações, Há dias chegou ao pé de mim, dizendo que lhe dizeram para colocar a app do banco Crédito Agricula, primeiro fiquei perplexo, pensei se ela cai facilmente em esfarrapadas meter app destas cai logo em alguma, tentei dissuadi-la que não era o melhor para ela, não me ouviu e ainda disse que ia a tal lado mandar por, lá tive de apelar a outra pessoa para a convencer, acho que desistiu.
          Há pessoas que nem smartphone deveriam ter ela é uma delas, está sempre a arranjar problemas, a ponto de eu ter de instaalr uma app para bloquear a playstore para não instaar app sem querer da publicidade dos jogos, já que a google no controlo parental é uma porcaria, e ainda bloquei as definições para não fazer burrice, e mesmo assim vem com cada coisa que juro por Deus que nem sei como faz enfim……

          Hoje em dia certas coisas tecnológicas nas mãos de certas pessoas é um perigo…..

          • PéDescalço says:

            @Luis Henrique Silva só nesta frase disseste tudo “Há pessoas que nem smartphone deveriam ter” o resto é lenga-lenga para encher chouriços.

    • Mr. Y says:

      Quando a tua mãe cair nisto depois não venhas chorar para aqui…

    • Manuel da Rocha says:

      Soube de 8, super conhecidos, influencers (com 57 milhões, de seguidores, entre eles) que eram como você… 40000000% de inteligentes e faziam 50000 euros, por dia. Até que, as 100000000 contas, que um possuía, e pagava, foram tomadas, por um hacker. Depois, roubaram-lhe as 8 BTC, que lhe tinham custado 270000 euros.
      Nunca mais mandaram bocas, dessas.

  2. Max says:

    Fui um feliz contemplado com um SMS “Olá Pai:”:
    “Olá pai, o meu telemóvel partiu-se. Este é o meu novo número Envia-me um WhatsApp (…)”
    Podiam ao menos mudar o princípio “Olá pai”, por exemplo “Querido pai, querida mãe, então que tal?”

    • BurroFuiEuQueEstudei says:

      Ou “Mãe querida, mãe querida! O melhor que a gente tem….”

    • Manuel da Rocha says:

      Recebi uma chamada, de uma rapariga, com pronúncia estranha, a dizer que era minha filha, que perdeu, o telemóvel, na escola e precisava de 900 euros, para comprar outro e que lhe carregasse 50 euros, no cartão, para me ligar. Só depois de muito me rir e a “minha filha” ter desligado, me lembrei que tinha recebido, meia dúzia, de SMS, a pedir para adicionar, no whatsapp, no dia anterior.
      Aquela correu-lhe mal. 10 minutos perdidos, para nada.

    • PorcoDoPunjab says:

      Max, eu estou bastante chateado.
      Nunca recebi um sms desses.
      Sinto-me posto de parte.
      Tb tenho o direito de ser enganado.

      Já para não falar de que se partiu o telefone como é que está a mandar a mensagem?
      Enfim…

  3. halnaweb says:

    É e será sempre um problema porque os utilizadores são… utilizadores. O que fazer? Sensibilizar constantemente. Quanto a mim, tenho o cuidado de denunciar cada SMS ao CERT.PT

  4. Pedro says:

    Há que os Criminalizar pessoal.
    Comecem a polos na prisão com penas pesadas, ou pior, e vocês vão ver que o problema desaparece.

    No passado essa bicharada era esmagada, agora parece que os Portugueses esqueceram-se de como se aplica a lei.
    Ja do SNS, também veem mensagens estranhas, desde marcações de consultas falsas, até links para https ://tbox.us
    Não ha ninguém preso, e secalhar nem sequer ha processos judiciais sobre isso.

  5. AO says:

    Para além dos avisos (infelizmente não chegam a todas as pessoas em tempo útil) deveria haver uma forma rápida de, após constatação e de tentativa de burla, haver uma “entidade” que agisse e procedesse de imediato ao encerramento / cancelamento dessa página falsa e todas essas tentativas serem bloqueadas pelas operadoras de telecomunicações.

  6. Pedro António says:

    Muitas pessoas não tem literacia digital suficiente para ter um telemóvel, e nem sequer precisa dele, no entanto, fazem questão de ter, de instalar o que não precisam, de mexer no que não percebem, e acreditam em tudo….

  7. PordoDoPunjab says:

    Acho que quem mete os números do cartão MB completos só porque lho pedem, é uma questão de dias até ser burlado.
    Depois de ficar com a conta a zeros, aprende.

  8. PorcoDoPunjab says:

    Ah já me esquecia, desde que descobri que o jornal ” Público “, que é apenas e só um ninho de ratazanas bloquistas, é mantido à tona porque a SONAE mete para lá dinheiro sem fim, nunca mais meti os pés numa loja continente.
    É uma questão de princípio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.