PplWare Mobile

Acusado por mais de 90 crimes, Rui Pinto foi condenado a quatro anos de prisão

                                    
                                

Imagem: Expresso

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Aves says:

    Bem, com a amnistia da JMJ até não ficou muito mal. Onde Rui Pinto se tramou foi ao tentar extorquir dinheiro à Doyen.
    Condenado a 4 anos, sai ao fim de 2, em condicional, que já devem estar cumpridos ou perto.

    • Aves says:

      Correção: quatro anos de pena suspensa. O título é que diz quatro anos de prisão.

      • Rui Pinto foi condenado a quatro anos de prisão com pena suspensa.

        • Aves says:

          Condenado a quatro anos de prisão entende-se – dois anos de prisão efetiva e dois anos de pena suspensa.

          • Zé Fonseca A. says:

            Até 5 anos é sempre pena suspensa

          • Aves says:

            Qual sempre.
            “O tribunal suspende a execução da pena de prisão aplicada em medida não superior a cinco anos se, atendendo à personalidade do agente, às condições da sua vida, à sua conduta anterior e posterior ao crime e às circunstâncias deste, concluir que a simples censura do facto e a ameaça da prisão realizam de forma adequada e suficiente as finalidades da punição.” (Artº 50º do Código Penal).
            Isto quer dizer que:
            – Em penas de prisão acima de 5 anos – não há suspensão da pena de prisão
            – Em penas de prisão até 5 anos, se o tribunal considerar que o réu não preenche os requisitos para beneficias de suspensão de pena, não há suspensão de pena, a pena de prisão é para cumprir (na prisão). É frequente que venha a cumprir apenas metade (na prisão).

          • Dinis says:

            Aves tens razão. Essa é a lei. Mas depois há as recomendações do MP… Por exemplo é ilegal andares com droga na rua, a lei não fala de quantidades mas a Procuradoria Geral recomendou a policia a não instruir crimes com menos de 5 gramas…. É ilegal? É! Mas não te acontece nada…
            O mesmo com as penas suspensas… As prisões estão a abarrotar e por isso suspendem tudo a primeiros com menos de 5 anos de pena…

          • Grunho says:

            Em Portugal isso não existe: aqui ou é tudo pena efectiva, ou tudo suspensa. Na França é há o “4 ans, 2 avec sursis”.

      • Toninho do azeite says:

        Exato… Até 5 anos é suspensa…. Só o Ricardo Salgado é que tem imunidade “iluminada”

    • Warhammer says:

      Sr Aves … Então está inocente… Malta não é Portugal… Essa empresa tem que ser o governo Maltês a tratar disso… O problema do Rui Pinto foi a interpol, porque se denuncia um crime de lavagem de dinheiro é mais fácil apanhar uma pessoa que uma rede organizada, mesmo que tenham um relatório na frente dos olhos com tudo escrito

  2. Paulo Pedroso says:

    4 anos de pena suspença, ele não vai ficar “preso”… alias, vai contar o tempo todo desde que foi extraditado..

  3. Martelo says:

    Justiça portuguesa branda como sempre.
    o que esperar de uma sociedade onde criminosos são vistos como coitadinhos.

  4. Luís Rosa says:

    E os vigaristas/corruptos do futebol continuam à solta!
    Eu que não tenho nada a esconder, não me importaria que ele invadisse a minha privacidade!

    • k says:

      Tu podes ser o caso raro onde realmente estás-te mesmo 110% nas tintas, mas a maioria das pessoas, mesmo não tendo “nada a esconder”, não pensa da mesma maneira. E suspeito que nem tu.

      Por exemplo, não tenho, tecnicamente, nada a esconder e toda a gente naturalmente assume que se vivo com a minha mulher há mais de 10 anos, obviamente há sexo, mas não é por isso que quero uma foto minha a dar uma com minha mulher, a passear por mãos alheias. Deves perceber por este exemplo (e como este podia fazer inúmeros outros) que embora não seja nada de “grave” do estilo roubaste milhões e não queres que se saiba, que estejas necessariamente confortável com a tua vida toda exposta. Mesmo sem “nada para esconder”, há muita informação que te pode meter em problemas ou, colocar, no mínimo, em situações desconfortáveis.

  5. Diogo says:

    O tipo rouba bancos, ficou provado que tentou extorquir milhoes, entrou nas contas de magistrados e afins (90 crimes) e mesmo assim fica em liberdade?
    Só mesmo em Portugal.

    O tal advogado afinal tambem sabia que estava que o seu cliente andava a extorquir…

    • Aves says:

      Roubou bancos? Quais bancos?
      Tentou extorquir … mas não extorquiu … e até sabia que não conseguia extorquir.
      Entrar nas contas de magistrados ficou por conta da amnistia da JMJ. Já aceder aos e-mails do SLB e divulgá-los parece-me crime grave, ou pelo menos assim-assim 🙂

      • Diogo says:

        Deves ter caido hoje em Portugal?
        Só ao Caledonian Bank gamou mais de 260 mil euros.

        https ://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/pirata-rui-pinto-desviou-264-mil-euros-do-caledonian-bank

        https ://www.sabado.pt/portugal/detalhe/como-rui-pinto-desviou-264-mil-euros-de-um-banco-nas-caimao

        • Aves says:

          Os 90 crimes de que Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público foram: “68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.”
          Sobre o Caledonian Bank as notícias da Sábado e do CM dos teus links o que dizem é que as duas partes chegaram a acordo e que a queixa foi retirada – e, portanto, não foi julgada.
          https://www.dn.pt/sociedade/tribunal-da-como-provado-extorsao-de-rui-pinto-e-anibal-pinto-a-doyen-17004968.html

        • Dinis says:

          Roubou um banco nas Cayman? E Portugal tem jurisdição nas Cayman? Ele foi acusado dos crimes que cometeu em Portugal…

      • Manuel da Rocha says:

        Levou 4 anos e 9 meses de pena suspensa, porque devolveu 182000 euros dos 6.62 milhões que roubou, pois a banca já tinha activado os seguros, aceitaram o acordo, dele ficar em liberdade, se devolvesse o valor que estava apreendido.
        Levou 2 anos, 8 meses e 26 dias, por 833 crimes de phishing e roubos de identidade para roubar 293000 euros, usando mails que nunca se soube onde os obteve. Novamente, devolveu 122500 euros e ficou com pena suspensa.
        Além de ser o principal suspeito de ter recebido 4,895 milhões de euros, da SAD do FCP, dando a identidade de um empresário FIFA, falecido em 2018, em 2021. Neste caso, a PJ ainda anda à procura de quem é que comprou 53 milhões de euros, em criptomoedas, esvaziando a conta, de um banco suiço, e as transferiu para carteiras secretas, fora da Europa. O Rui Pinto é o suspeito, pois a compra aconteceu no mesmo dia que a PGR avançou com o pedido de identificação do beneficiário de 4 contas, que foram esvaziadas poucos minutos depois da emissão do mandato, evitando o congelamento dos valores.
        Já é um velho conhecido no mundo do crime e é multi-milionário. Vai ficar em liberdade, compra uma mansão de 6 milhões de euros e um carro de 2 milhões, ninguém lhe pode tocar.

    • Art says:

      Tenho ideia que um certo clube tinha acesso às msgs de telemóvel do presidente da federação. Onde está o julgamento desse caso?

      • Manuel da Rocha says:

        Esse é outro caso.
        Passou a fase de inquérito e foi junto ao caso da PGR e dos magistrados. Nesse também já está previsto que quando avance, tenha direito a amnistias e de redução de pena, pois terá devolvido 30Gb de dados que nunca foram publicados.

    • David Guerreiro says:

      Mas alguém vai preso neste país? As penas suspensas imperam.

    • Toninho do azeite says:

      Sabe se o Ricardo salgado já foi preso.. diga aí… que eu estou desatualizado

    • Dinis says:

      A mior parte dos os 90 crimes foram amnistiados. lê a notícia… Além disso em Portugal o cumulo jurídico não pode ser superior à pena máximo do pior crime…

  6. Júlio Martins says:

    dado o tempo decorrido desde que foi “preso”, não demorará muitos dias a andar em liberdade …

  7. JS says:

    Tinha uma Multa de estacionamento e de nada me valeu a JMJ

  8. Jota says:

    Se para quem faz vários roubos, leva pena suspensa, acho que vou roubar um banco, ou vários!

    • Mirtha says:

      Só se tiveres padrinhos no partido socialixo

      • Aves says:

        Foi o “partido socialixo” que julgou ou foi um tribunal? Querem o quê? Eleger os juízes ou que o poder judicial seja um órgão de soberania, independente. Se quem não ficar satisfeito com a sentença quiser a sua retificação/anulação – recorra, é isso o que a Constituição prevê.

        • k says:

          Não teve nada a ver com partidos de todo, mas conheço um caso onde um cidadão com montes de dinheiro foi preso pela polícia por (muito) alcool, houve tentativa de suborno da polícia (sem sucesso) e foi a tribunal. Fez uns contactos para ser o juiz xpto na audiência dele, que lhe sentenciou uma multa ligeira (para ele) e nem sequer sem carta ficou.

          Se um gajo que não é nada comparado com um político (só tem bastante dinheiro) consegue fazer isto, um gajo cuja vida é literalmente ter influência e (ainda mais) dinheiro de certeza que consegue muito pior.

  9. jqao says:

    impecavel devia ter também uma medalha e uma comenda!

  10. Mirtha says:

    Portugal chacota do mundo civilizado… Realmente isto é uma República das Bananas, onde nem justiça tem. Que vergonhaaaaaa!!! Não é por acaso que o rebanho que dá uma maioria absoluta, ao partido que tem as mãos mais sujas do espectro político luso, concorde com todo este lodo em que se maneja esta República das Bananas.

    • Mirtha says:

      A maioria dessa gentinha se tivesse a possibilidade de estar no lugar dos governantes, fariam o mesmo ou ainda pior

    • Manuel da Rocha says:

      Pergunte quem é que pagou os 5 milhões de euros, que os advogados do Rui Pinto receberam. Vai ficar surpreendido que são destacados membros da direita portuguesa, alguns deles vice-presidentes do partido que costuma chegar ao poder e dar 600000 milhões aos amigos.

      • Mirtha says:

        Não o contrario… É por estas e por outras que não sou nem de direita, nem de esquerda… Não tenho partido e sou contra este regime que democrático não tem NADA!!! A auto denominada democracia ocidental, não passa de uma ditadura CAMUFLADA, para enganar o zé totinho

      • Aves says:

        Ó @manuel da rocha
        Do que tinhas escrito antes já era evidente que inventavas ao desvario.
        Este comentário é o atestado – vice-presidentes do PSD é que pagaram aos advogados de Rui Pinto?
        Deves achar que todos andam a “dormir na forma” 🙂

  11. AJ says:

    Justiça em Portugal, penas suspensas, deixar crimes subscrever, pena máxima de 25 anos ou menos sempre com desconto de anos. O único português a cumprir uma pena verdadeiramente de 25 anos é o Renato Seabra.

    • David Guerreiro says:

      E que até foi bem curta atendendo ao que fez, devia ser bem mais…

      • Warhammer says:

        Sr David… O Rui pinto sabia das falcatruas e lavagem de dinheiro… Entrou numa zona “ilegal” em leis europeias mas de certeza que anteriormente relatou anonimamente o caso às autoridades… Como anda tudo a dormir o rapaz não conseguiu resistir… Eu disse isto porque tenho um caso idêntico, onde me chegou um conhecido burlado na internet por chineses e perante a análise forense efetuada e exemplarmente discriminada e entregue á judiciária no órgão de cibercrime, nem se deram ao trabalho de ler, mandando aquilo para um tribunal da área de residência dese “burlado”. No relatório tinha todas as contas e carteiras de cripto onde escondiam o dinheiro e tudo junto perfazia quase 70 milhões de Euros. Ser cidadão da união europeia é uma desvantagem pelo que eu associo devido ao meu trabalho, mas não impede essa pessoa de rebentar com essas contas num país onde isso não seja crime… As vezes cumprir a “Lei” é uma desvantagem como se pode comprovar quase diariamente… Eu punha essa raiva toda no BES,BPN, e nós queques que metem o dinheiro da segurança social na bolsa e perdem… Deixem o puto em paz, até porque temos muitos. 2000x pior que ele e estão quietinhos a jogar consolas para não mandar tudo ao ar…

  12. AJ says:

    Renato Seabra só sairá da prisão em 2036. Só nessa data a pena será revista. A mãe do antigo modelo luta para que o filho cumpra o resto da pena em Portugal mas a lei norte-americana não o permite, uma vez que o sistema judicial dos EUA obriga que o homicida cumpra os 25 anos na prisão e, em Portugal, quando estão cumpridos cinco sextos da pena, o condenado pode sair em liberdade condicional.

    Tudo dito…

  13. R4V3N says:

    Viva a amnistia

  14. obreiro says:

    Porque se continua a utilizar atualmente nos meios de propaganda de massas tantas fotos com os referenciados de máscara? Não me venham com cantigas! Pura engenharia social.

  15. papagaio says:

    Tá mal,
    mas se todos os ladroes deste pais fornecessem tanta informação como este, estávamos nós bem

  16. Daniel C says:

    Toda a gente a cair em cima do denunciante quando aos acusados nada lhes acontece.

  17. Mendes says:

    O Rui fez serviço público. Desvendou um pouco do lixo que anda por aí. Tens a minha admiração.

    • Mirtha says:

      Ah ah aha hah… Revelou tanto lixo, menos as de corrupção política que grassa por esta república das bananas… Curioso… E por isso é que os políticos lhe deram a sua benção!!!

  18. Ricardo Salgado says:

    Sabem se o Ricardo salgado já foi preso.. diga aí… que eu estou desatualizado.
    Espero que ele aprenda… Para a próxima faz as coisas bem feitas….

  19. freakonaleash says:

    Justo…não prejudicou o estado nem os seus cidadãos, aliás tentou extorquir quem rouba o estado!
    Se ele fosse preso então o Socas já devia de estar a fazer serviço na lavandaria ou na messe desde há 10 anos!

  20. Aves says:

    Na pena que lhe foi aplicada, Rui Pinto beneficiou por estar a colaborar com a polícia (na verdade, as polícias de vários países) e estar, por isso, integrado num programa de proteção de testemunhas.
    Estão lembrados dos discos com informação que Rui Pinto obteve, de muitos “leaks”. A questão que se põe é que, ao ter sido obtida por meios ilícitos, essa informação não pode ser usada como meio de prova em tribunal – mas pode servir de pista para se obter essas provas por meios lícitos. Do que se sabe a polícia e o fisco de Espanha e França não tiveram com pruridos e foram para cima dos que tinham fugido ao fisco, em negócios do futebol, com a informação obtida por Rui Pinto.
    https://www.publico.pt/2020/02/26/desporto/noticia/football-leaks-origina-investigacao-empresarios-jogadores-espanha-1905526

  21. com o escroto marchar, marchar !! ... says:

    Mas as grandes tecnológicas já podem fazer o mesmo que o Rui Pinto que está tudo bem …

    A constituição tem sido violada por sistema e esta tudo bem …

    Pelos vistos bem faz aquele que de manhã “limpa” dinheiro para offshores e de tarde bate no que menos tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.