Abuso online no Japão é agora punível com até 1 ano de prisão
Basta passarmos alguns minutos nas redes sociais para verificarmos que existem sempre várias publicações e comentários menos próprios, com linguagem abusiva e muitas vezes maus tratos verbais contra alguém específico. Para lidar com esta situação, as plataformas contam com políticas concretas para moderar este género de situações, mas talvez isso só não seja suficiente.
Como tal, agora no Japão o abuso online passa a ser punível com até 1 ano de prisão e multas mais pesadas.
Japão: 1 ano de prisão para casos de abuso online
Com a pandemia da COVID-19, as pessoas passaram a estar ainda mais tempo online. E o facto de terem sido privadas por vários meses consecutivos a um isolamento social, essa mesma interação passou a ser feita praticamente só através das plataformas sociais.
Assim sendo, também o abuso online, como o discurso de ódio, maus tratos verbais, assédio online, entre outras situações desagradáveis, aumentou nalguns aspetos. E para lidar com essa situação, agora o Japão aplicou uma lei em que situações de abuso online são puníveis com até 1 ano de prisão e multas mais pesadas. E no cerne para esta decisão está o suicídio de Hana Kimura, atriz da série Terrace House, da Netflix, depois de ter sofrido de cyberbullying.
O Japão é um dos países do mundo onde mais ocorrem casos de suicídio. E os motivos passam pelos stress profissional, personalidade mais introvertida, solidão ou falta de afeto. E com esta tendência, não será difícil imaginar o quanto a pandemia agravou tal situaçã0.
De acordo com os dados mais recentes, o Japão registou um aumento nos casos de suicídio, especialmente depois da pandemia. E, entre as principais causas, encontram-se as situações de abuso online.
No caso de Hana Kimura, a atriz pôs fim à sua vida em maio do ano de 2020, pouco depois de publicar um post na sua conta oficial do Instagram. A morte da lutadora de apenas 22 anos gerou polémica e indignação, alertando ainda para os abusos e maus-tratos online que a mesma sofreu. Neste caso, foram investigados três suspeitos de maus-tratos à atriz, sendo que dois deles pagaram apenas pequenas multas de 9.000 ienes, cerca de 65 euros.
Mas com as novas alterações da lei, o Japão agora aplicará uma pena de prisão de até 1 ano por abuso online e multas de 300.000 ienes, o que corresponde a cerca de 2.160 euros. Tal lei vai aplicar-se a situações de insultos online e também no mundo real, de acordo com o artigo 231 do código penal japonês.
Por outro lado, não foi definida uma lista de palavras consideradas como insultos. Assim sendo, e tal como adiantou à CNN o advogado japonês Seiho Cho:
Por exemplo, agora, mesmo que alguém chame o líder do Japão de idiota, talvez sob a lei revista, tal possa ser classificado como um insulto.
A alteração à lei foi aprovada na passada segunda-feira (13) através do governo da coligação entre o Partido Liberal Democrático e Komeito. Vai entrar em vigor 20 dias após a sua aprovação, que já foi feita. No seguimento destas alterações, a mãe da falecida Hana Kimura, Kyoko Kimura, disse numa entrevista que havia feito pressão no sentido de mudar as penalizações existentes que não eram suficientemente pesadas. "Eu queria que as pessoas soubessem que isto é um crime", disse Kyoko.
Este artigo tem mais de um ano
Queixoso: Senhor guarda no CS GO, alguém chamou-me “burro” por ter matado alguém da própria equipa no competitivo.
Policia:
Sim senhor, vamos já resolver isso!
Queixoso:Obrigado! Estou triste por ter perdido um competitivo, como sabe isso é bullying. Nao tenho vida, passo o dia todo a jogar no PC, nao socializo, vejo manga e sou obeso com estilo nerd e ainda tenho que aturar isto? Peço que resolva.
Policia: Sim, ja identificamos o individuo.
Individuo: bom dia senhor guarda o que se passa? Para vir CA a minha casa?
Polícia: chamou um jogador de CS go de burro?
Indivíduo: Chamei, porque estava a fazer coisas tontas..
Policia: nao pode ser! Vai ir de castigo 1 ano para o calabouço!
Individuo: Só porque disse “burro”?
Policia: Não quero saber, você nao é antissocial, você nao vê manga, você nao fica em casa vai preso! Ponto e se oferecer resistência ja sabe..
Ao ponto em que chegamos, quem é que fica ofendido com insultos na internet se não metem foto ou imagem de alguém? Se for uma pessoa Random qualquer que interesse tem?
Ja parecem feministas mas agora é da Internet.
Cada tontice..
Fico feliz que não tenha sido vitima de abuso online e que por conseguinte os unicos exemplos que lhe ocorrem sejam esses de brincadeira.
Mas lá porque não lhe acontece a si não quer dizer que não aconteça a ninguém.
Deixe de ser parvinho. Sff.
E agora, imagine que em vez de ser apenas eu a chama-lo de “parvinho” eram algumas dezenas. E que alguens se davam ao trabalho de descobrir o seu endeço de email, que por acaso era o mesmo que usa numa qualquer rede social, e que decidem ir lá também chama-lo de parvinho “em frente de toda a gente”.
Já lhe caiu a ficha?
E se descobrir quem é e formos a casa dessa pessoa gajos de extrema direita.
Talvez se encontre algo. Ja lhe caiu a ficha?
+1
Mesmo. Este goza agora, quando passar pelo mesmo um dia, ou o/a filho/a aí de certeza que não vem para aqui dizer infantilidades.
Ha outros contextos que nao este exemplo de parodia que acabaste de fazer
“Ao ponto em que chegamos, quem é que fica ofendido com insultos na internet se não metem foto ou imagem de alguém? Se for uma pessoa Random qualquer que interesse tem?”
Tu dizes isto
Mas se te fizerem o mesmo nas tuas redes sociais e / ou pessoalmente também ficas parado e ignoras ou viraste à pessoa?
É uma realidade que ignorar é o melhor remédio, mas tens realmente a mentalidade e carácter para o fazer? É que pelo que escreveste… Deixa a desejar.
Há coisas que so se resolvem com a violência. Mário machado é que sabe como as resolver. Isso é que é certo 😉
……. Entao primeiro dizes que devemos ignorar o que nos dizem
E agora apoias a violência e um neonazi?
Yep… Realmente a tua mentalidade deixa a desejar…
Devemos ignorar, mas quando a situação passa por humilhação seja com fotos ou algo que crie sérios problemas.
Devemos agir. Mario machado tem mostrado como agir e como devemos agir perante tais actos.
Acho bem e boa medida… Mas vai ser muito difícil ser aplicada.
Vai haver 1001 caixas e a policia la no Japão ja nao sabe para onde revirar os olhos. Ha coisas que merecem atenção, mas agora andar ai a queixar-se por uma coisa de nada ja é demais.
Ainda se fossem obrigar a prestar serviços comunitários, tipo limpar as ruas a vestir umas placas a a dizer que é um mete nojo da sociedade, etc. Agora pagar multa ou ir para a prisão, enfim, duvido que alguém pare de ofender assim… mas pode ser que o Estado ganhe muito dinheiro em multas.
O mais engraçado que é a maioria dos suicídios são do sexo masculino…
What is going on feminists?
Oi? Porque razão o feminismo é para aqui chamado?
És feminista? Chora menos. Quero la saber das feministas e das dias ideologias.
Porque devo chorar? Não sou tolinho como tu
Acho muito bem.
Respeitinho e educação é bonito em todo o lado.
Bem dito o dia que os EUA possibilitaram aos cidadãos de terem porte de arma para se defenderem de estados autoritários.. sim, isto é uma medida autoritária, quem é que define o que é ou não ofensa? O que é ofensa para um governo de direita pode não ser para um governo de esquerda e vice versa.. ao ponto do ridículo que chegamos
Realmente o sonho de qualquer país é ter as mesmas leis de posse de arma como nos EUA.
Caso não saibas já há leis sobre injúria vê lá tu. É tudo muito bonito até te tocar a ti. Ah já sei! Ias resolver ao tiro…
O real aplicado no virtual …
Caso para se dizer …
Uma real palhaçada carece sempre de grandes palhaços …
Os tristes
Os alegres
E os tolos além dos perdidos …
Os circos sociais, políticos e econômicos …
Dramas
Comédias
Horrores
youtube.com/watch?v=0GJW_Aw6I3Q