A sua Internet é lenta? Na Alemanha um cavalo ganhou uma corrida a um simples upload
Esta é uma história estranha, mas mostra bem os problemas que podemos ter em certas regiões ditas civilizadas e com as infraestruturas necessárias. A eterna queixa da velocidade de acesso à Internet teve agora um novo capítulo e mostra bem o quão complicado pode ser.
Um fotografo alemão, que mora numa zona rural, resolveu fazer uma corrida para mostrar como o seu acesso à Internet é lento. Colocou frente a frente o seu ADSL e um cavalo, para ver qual dos 2 era mais lento. Curiosamente o resultado não deverá ser o que está a pensar.
Antes de avançarmos para esta história insólita, convém dar aos leitores algum enquadramento. Todos conhecem casos de acessos à Internet lentos, em especial nas zonas rurais. Este cenário é indesejado e o fotografo Klaus-Peter Kappest, da revista Woll, resolveu fazer uma piada, para mostrar a sua realidade.
Com uma ligação de fibra que teimava em não ser terminada, por falta de agendamento do operador há 8 meses, a sua ligação ao mundo era de apenas 1,5 Mbps (download). Assim, resolveu fazer uma corrida simples, colocando frente a frente um cavaleiro e a sua ligação à Internet.
This is great:
— Janosch Delcker (@JanoschDelcker) September 13, 2021
German reporters ran an experiment to see what's faster:
Sending 10GB of photos via the (painfully slow) internet in the region. Or sending two horses with a DVD.
The horses won. https://t.co/xiCNJPj0eY
O cenário era simples, tentando ver quem conseguia cumprir os quase 10 km que separavam a sua casa da gráfica onde queria imprimir umas fotografias. O cavaleiro levaria o DVD com 4,5GB e o seu ADSL só teria de enviar os mesmos dados para o WeTransfer.
Na verdade, e como revelou, esta não foi uma corrida justa. Para garantir que haveria alguma equidade, o upload para a Internet 20 minutos antes de entregar o DVD. Para garantir alguma segurança, não seguiu apenas um cavalo, tendo este sido acompanhado por um outro de suporte.
Com este cenário montado a corrida começou e o resultado é, no mínimo, embaraçoso para o fornecedor de Internet. Do lado dos cavaleiros, o serviço foi terminado em pouco mais de 1 hora. Já o acesso à Internet acabou pode demorar 4 horas, estando os cavalos já a repousar há muito tempo quando finalmente terminou a corrida.
Piadas e corridas à parte, esta é uma realidade que infelizmente é muito comum. Mesmo no caso de países evoluídos e com infraestruturas bem implementadas, há muita gente que está quase isolada do mundo devido a ligações à Internet lentas, com falhas constantes ou, simplesmente, por não existirem soluções.
Este artigo tem mais de um ano
“Mesmo no caso de países evoluídos e com infraestruturas bem implementadas, há muita gente que está quase isolada do mundo devido a ligações à Internet lentas, com falhas constantes ou, simplesmente, por não existirem soluções”
Portugal enquadra-se num destes países ditos ‘evoluídos’?
É que basta sair dos grandes meios urbanos para já se notarem diferenças significativas (redes móveis e serviços ‘casa’).
E em muitas das terras portuguesas nem boa rede móvel nem bom serviço em casa.
Algumas zonas passaram directamente de satélite/adsl para fibra mas quem vive em terras mais pequenas que um bairro de uma grande cidade fica sempre esquecido. Não lhes compensa e reclamar/pedir soluções de nada serve.
Normalmente a solução que apresentam é satélite e internet por LTE… Mas depois esquecem-se que os equipamentos estão desenhados para as grandes cidades e que no meio rural com pouco sinal de rede móvel não permitem atingir (nem de perto nem de longe) as velocidades que eles anunciam.
Depois o cliente que aguente ou invente com routers e antenas exteriores…..
Suponho que Portugal não se enquadra num país evoluído.
Se bem que na capital até temos velocidades de internet boas, mas não é assim que se classifica um país como evoluido.
Deixem lá que basta ver por aqui, que quase 8 milhões de portugueses já querem ter telemóveis 5G e pagar 40 euros da mensalidade para terem “mega hiper velocida de 6Gbps”… sem saberem para que serve. Depois anunciam que “nos outros países europeus ninguém tem menos de 1gbps e paga 9,99 euros por mês por 500gb de tráfego”. Crianças que só sabem usar a internet.
Moral da história, o cavalo tem maior largura de banda do que o serviço ADSL do indivíduo.
Ah,ah,ah,esta é demais. 😀 😀 😀
Acredito. Eu vivo na Alemanha numa cidade grande e pago 35 Euros por 50 Mbps de Internet adsl (sem pacote de tv ou móvel).
Em França cartão com:
Chamadas ilimitadas e SMS ilimitados
Internet velocidade 4G (e 5G onde existir). Com direito a CENTO E CINQUENTA GIGAS (depois dos 150GB o débito de download apenas diminui)
Tudo por 19,99€ mês!
Em Portugal, internet do vizinho, fibra a 1Gbs, e tv online (meoGo), sem limite de tráfego, sem contrato de permanência, tudo por 5 euros mês.
Talvez o vizinho se lixe com a brincadeira!
Nas entrelinhas dos contratos de operador está lá algo como “Utilização do(s) serviço(s) para uso próprio, não podendo este ser cedido a terceiros, nem utilizado para exploração comercial”
https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Condicoes-Adesao/Condicoes-Adesao-Mod.C1002477.pdf
Mas aqui trata-se de internet por rede fixa e não móvel.
Sim, então ainda mais razão dá ao meu argumento comparativo!
Um bom potencial cliente para o servi;o da Satrlink da SpaceX.