Internet está a chegar a um limite de velocidade, mas será tratado!
A Internet e as suas estruturas têm estado a passar por várias situações de problemas e de necessidade de "afinações". Desde o esgotar do endereçamento IPV4 até a problemas que surgiram nos cabos submarinos, tudo tem afectado a maior rede do mundo.
Felizmente está criada e desenvolvida para ser imune à maioria destes problemas, mas há um novo a chegar e que pode limitar a velocidade da Internet, mas que felizmente pode ser controlado.
O problema é extremamente simples de entender e não será particularmente complicado de resolver. Segundo o que esteve a ser discutido na Royal Society, num evento dedicado, a Internet está a chegar a um limite físico e que poderá ser catastrófico a breve prazo.
A teoria, que está já privada e que representa um problema real, revela que os circuitos físicos que dão suporte ao backbone da Internet está a chegar a uma máximo de utilização.
Na prática os cabos que levam a informação de um lado para o outro estão a chegar ao limite do que conseguem transmitir, o que representará um estrangular da Internet num futuro próximo.
Ao longo dos anos os investigadores têm conseguido aumentar a capacidade de cada um desses cabos, aumentando a quantidade de informação que pode ser transportada, sem que haja necessidade de alterar a tecnologia ou aplicar novos cabos.
Mas esta capacidade de aumentar a quantidade de informação transmitida está a chegar ao limite e dificilmente vai ser possível aumentar o volume de dados que pode ser transmitidos.
O volume máximo que as fibras ópticas podem transmitir está fixado nos 100 terabits por segundo, um valor que se espera venha a ser atingido dentro de, no máximo 5 anos.
A "culpa" deste aumento de consumo de largura de banda está nos conteúdos multimédia e nos serviços de streaming de vídeo e de música de que têm aumentado quer na qualidade quer no número de utilizadores.
Mas este é um problema que deverá ser resolvido em breve. Os investigadores estão já a trabalhar em tecnologias que vão conseguir obter maiores velocidades e maior volume de dados, provavelmente nas mesmas fibras ópticas.
Resta apenas que a tecnologia surja e que consiga trazer a solução para um problema que está também ele prestes a ser sentido.
Este artigo tem mais de um ano
Com tanto dinheiro que a Internet movimenta, acredito que seja possível passar um novo conjunto de backbones intercontinentais e dividir o tráfego entre os backbones atuais e os novos.
Tudo tem os seus limites…
Os novos macbook possuem um amplificador de rede que permite incrementar a velocidade de net em 5x. Eu tenho atualmente 500megas . Em windows acontece o contrario como quebras de net..
Ok
o que acontece e que em tua casa tens a velocidade maxima, na ordem de gbs..e de acordo com o teu tarifario eles “capam ” a velocidade. o macbook permite libertar desse cape
Mas tu sabes o que estás a dizer? Tens noção da barbaridade? És licenciado em que?
LOOOL.
Pensa um bocado naquilo que estás a dizer.
Por essa lógica tu com um modem de 256Kbps consegues de 1.280 kbps? Ou pior consegues ter a velocidade lan /wlan na internet independentemente da velocidade contratada?
Se me falasses numa técnica de compressão/descompressão de dados poderia acreditar, mas os locais onde acedes teriam de suportar também esse eventual protocolo, coisa que tu pelo teu comentário dizes que apenas o mac faz. Logo não funciona. 🙂
Acho que isso deve ser uma incrementar de velocidade fictício!
Se na num tubo só passar x litros de agua por hora, podes por uma torneira que seja capaz de passar 5x mais agua, mas vai apenas continuar a sair os x litros que o tubo aguenta…
Uma torneira turbo não poderia resolver o problema?
Só em possivel nos novos macbook pois correm a 80bits, enquanto que o windows corre a 32 ou 64bits
olha que se calhar é 320bits (já que é 5X mais)
81 para ser mais preciso.
Nem que corresse em 1000bits.
Se a tua ligação a net só for de 100megas, podes ter os melhores sistemas do mundo, apenas consegues velocidades máximas de 100megas!!!
Não, de facto não… mas essa agua pode ser aproveitada muito mais 🙂
73
A isso chama-se buffer, mas não deves saber o que é.
Comprei o macbook 12 e confirmo o aumento de net, e o único portatil que vale comprar pela portabilidade e velocidade. Mas em Portugal ninguém o pode comprar
A net não aumento de certeza!
O que podes ter é melhor desempenho, que é diferente!
Também tenho um MacBook com chip de tunning e powerbox, tive de meter uma ventoinha no router da MEO senão aquilo queimava com tanta velocidade!!!
hj ouvi um gajo a dizer que para curar ressaca é so preciso beber 2 litros de gasolina , e mesmo assim passou a ser o segundo comentario mais estupido que vi hj :p
ganhaste o premio, amigo 🙂
Claro, claro…
Tudo treta.
Com a evolução constante, há sempre aumento de capacidades.
Para além que misturam capacidade de velocidade com capacidades de ip’s. Enfim
Acho que é mais uma desculpa para aumentar os preços dos tarifários “ilimitados” que na verdade nenhum é.
O lixo que trafega consome bastante recurso da rede…talvez tenham mesmo que criar novas rotas, desta vez sem passar pela NSA..lol
os macbooks contornam os limites da física, mas só eles sabem. Quanto muito pode conseguir filtra e reduzir os erros de transmissão, nao aumenta multiplica a velocidade.
Bom artigo PPLware.
A questão aqui trata-se da tecnologia, DWDM e WDM (wavelength-division multiplexing), por exemplo, que não é nada mais nada menos que vários sinais ópticos multiplexados em um único sinal óptico. A evolução irá ser neste sentido, arranjar forma de nos mesmos meios físicos, conseguir multiplexar mais sinais ópticos, aumentando assim a quantidade de tráfego que se consegue transportar.
Desculpa, queria dizer “DWDM e CWDM”, porque ambas são tipos de WDM (wavelength-division multiplexing)
Sim, tb acredito que será esse caminho. Na prática teríamos uma “cor” para cada ligação… Vamos ver é quando estará disponível…
A ser verdade esta tendência, para mim é um excelente sinal.
Por alguma razão o standard em fibra continua a ser 100Mbps desde 2007.
Porque um filme em Blu-Ray näo precisa mais do que 50-60 Mbps e qualquer streaming Netflix em 4K usa uma fraccao desse valor (16Mbps), entäo se for h265 muito menos. Daí que 100 Mbps chega e sobra para qualquer cidadäo pouco comum ter 4 streams de Neflix em 4K e ainda um extra para uns downloads e afins.
Alguém precisa de mais? Näo me parece… mas claro, como em tudo na vida, há sempre gente insatisfeita e precisam de 200Mbps, 500…Gigabit. LOL
Se se queixassem do UPLOAD…aí sim teriam razäo.
1º Eu não me queixei que 100Mbps era pouco. Na verdade até tenho ADSL.
2º Dizer que a velocidade X chega e sobra é relativo e depende das necessidades de cada um.
3º O que é facto é que desde que apareceu a fibra a velocidade média não tem aumentado. E a razão disso acontecer não é porque chega ou deixa de chegar. É porque não há manobra para aumentar. Os backbones tão a romper pela costuras. O preço da largura de banda internacional não tem baixado significativamente.
Já a rede móvel tem seguido a tendência oposta. 150->300->450 e em breve 600Mbps. Como? Limite de tráfego agressivo, tipicamente 15-30GB por mês.
EUA -> vamos gastar metade do dinheiro do país a inventar um novo tipo de cabo!
Russia -> vamos meter mais 2 cabos iguais a este!
Portugal -> Vamos cobrar o dobro pelo mesmo cabo e dizer que a velocidade e a melhor da europa (MEO)
deves mesmo pensar que a russia não tem bons investugador na area científica…. nabo
nao podem ser privados a gastar o $$?
ja agora se ng inventar, ng melhora 🙂
Ganhar muito e investir pouco é o que por ai anda.
Ou isso ou um crescimento exponencial de utilizadores e tráfego.
Os Fanboys da Apple são…enfim levados por esses mitos da Maçã Magica! Mas isso já faz milagres?! Quanto a quem se queixa de ter uma taxa de download de 100Mbps digo que duvido que tenham usado em pleno a totalidade dessa largura de banda a maioria do tempo que a subscreveram… Ainda se o aumento fosse do lado do Upload rate…já era outra duzia!
Eu comprei 2 macbook de 12… e fiquei com o dobro da velocidade… A volta de 1000Megas comprem e vao ver que é verdade….
Deves ganhar à comissão…
1000mbits? que campeão 😀
eu uso um chaço com linux e tenho 12093810293781029839182309812093 mbits 🙂
vez escrever coisas ridículas não e difícil 🙂
Ja ninguem percebe uma piada…. LEL