PplWare Mobile

98% das famílias pagam para ter TV! Faz sentido a TDT?

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. Ifm says:

    Se não faz sentido a TDT, e é para acabar.

    Então também não fez sentido pagar taxa de audiovisual na conta da luz.

    E era acabar com os subsídios as televisões públicas. Já que não é de ” borla” deixa de fazer sentido subsidiar uma coisa que não é pública.

    Por mim podiam acabar com tudo, inclusive o imposto associado a isso. E acabar com o subsídio.

  2. Anastacio Bernardino says:

    Porque será… Estou na grécia e tenho 50 canais gratuitos para ver à vontade sem qualquer tipo de assinatura.

    Acham que se a TDT em PT tivesse 50 canais seria 98%/2%?

    Portanto a resposta é: Faz sentido continuar a haver obviamente, e aumentar a oferta faz ainda mais sentido.

    • Rui says:

      Sim acho, 99% das pessoas não subscreve para ver a AXN subscreve pela internet e telefone que hoje em dia vem tudo junto(telefone cada vez menos)

      • Manuel Santos says:

        Faz sentido ter a tdt porque não há cobertura de fibra em muitos locais.I nesses locais só e possivel o satélite mas como sabem só podem ver nu local onde existe a box ou têem que adquirir mais do que uma

    • Luís Sousa says:

      Exatamente, se houvesse mais canais em Espanha o cabo e muito mais barato porque existem 20 ou 40 canais de TDT, o pessoal contratava só internet e telefone mais nada, mas assim até tem de contratar e com canais que nunca vê

  3. mikado says:

    Não faz sentido a existência da TDT pois a quando da discussão a sua criação esta acabou por ser atribuída a quem tinha a ganhar se fosse mal feita, nomeadamente a MEO. Em relação ao imposto acho que devia ser removido pois não faz sentido ter publicidade a pagar o canal e ainda receber dinheiro dos portugueses.

  4. Person says:

    Se tivermos em consideração que somos um país com 10M de habitantes, 2% são 200 000 pessoas.
    Estes dados falam em 98% das famílias. Se considerarmos que uma familía é um agregado composto por uma média de 4 elementos, estamos a falar de 50 000 famílias (acredito que sejam bem mais!) que ficariam sem acesso a TV, serviço que já por si é péssimo.

    Muitas destas familias são idosos que vivem em locais mais remotos, sendo muitas vezes a única “companhia” que têm diáriamente.

    Portanto não, não faz sentido acabar com o serviço.
    O que também não faz sentido é a forma como o mesmo se foi detiorando, em vez de ser melhorado e aumentar a oferta.
    Mas como é óbvio, o objetivo é favorecer os grandes grupos económicos, o bem estar das pessoas fica sempre para segundo (terceiro, quarto,…) plano.

  5. Adriano says:

    A pergunta deveria ter sido feita ao contrário, e respondida de forma clara, pq somos um país pobre e essa % da população possui tv por cabo e pq chegamos a este ponto ?

    Pq temos pouca concorrência ou cartel nas telecomunicações ? Somos um país estranho com opções estranhas… Mesmo sendo uns pelintras da Europa.

    • António de Oliveira S says:

      Nunca saíste de Portugal…

      • Adriano says:

        Pode explicar o raciocínio ?

        • Alguém Que Saiu do País says:

          Porque saberias que (entre outras coisas do foro administrativo) por exemplo em relação a cobertura de fibra optica Bélgica tem 12%, Alemanha 22%, UK 27 %… Portugal tem 87 % (dados de 2021) e passamos a meta dos 70% em 2015 se não me engano, outra, em Bruxelas o rollout de 5G começou em Setembro de 2023! Outra na Europa central a velocidade media de upload (mesmo com fibra) não passa dos 50mbs… isto são velocidades ADSL… literalmente o rollback do ADSL foi iniciado em 2022 (na Bélgica)

          “pq somos um país pobre e essa % da população possui tv por cabo e pq chegamos a este ponto ?”
          Porque a internet neste momento é essencial, e as operadoras fazem tudo para conseguir vender o máximo, por exemplo: todas as operadoras (menos a vodafone por alguma razão) têm pacotes só de internet… contudo tenta subscrever um pacote só de internet (a começar nos 20€ – NOWO – até 40€ – MEO/NOS), e vais ver o quanto te tentam impingir outros que não queres

          “Pq temos pouca concorrência ou cartel nas telecomunicações ?”
          Pouca concorrência ? Eu conto pelo menos 5 operadoras, 3 com boa cobertura por todo o país… novamente em Bruxelas há 1 provider de fibra, e se tiveres a “sorte” de viver numa rua que ainda não tem fibra só tens 1 provider de cabo, ah e se quiseres internet em casa por 4G (sim porque ainda nenhuma operadora móvel fez rollout de 5G para internet em casa) estás limitado a 250GB de trafego por mês por isso 5 operadoas não me parece nada mal, mas talvez esteja enganado… quanto a cartel nas comunicações, a culpa é sempre dos clientes… se granbde parte tivesse apenas o que precisa (ou internet, ou tv ou telefone etc) as operadoras não tinham tanto poder… e falar é fácil, mas a lei da concordância existe por alguma razão.

          Por isso sim, a TDT deve existir

  6. Rodrigo says:

    Não faz é sentido entregar a TDT a uma empresa que tem mais a ganhar se a TDT não tiver sucesso.

    Acabem lá com a corrupção/compadrios por trás disto tudo e deixem uma empresa que não faça parte dos 3 operadores e vão ver como a TDT faz sucesso.

    Existe um monte de canais regionais que neste momento só emitem via WEB mas não se importavam de estar na TDT mesmo pagando algo pois o retorno era enorme.

  7. Rrrrrr says:

    faz sentido ter TDT.
    alias! o TDT deveria ter mais canais em aberto como acontece noutros paises!
    e ai deixava muito posivelmente de fazer sentido pagar para ver tv.

  8. livre says:

    E acabar com a tv paga isso sim.
    E so canais a passar lixo!!
    Ja imaginaram a quantidade de co2 que se poupava ao desligar a porcaria da tv paga?
    Porque raio hei-de pagar para ter canais brasileiros indianos chinos franceses alemães e ate russos????? alguém me pode explicar???

    Viva a Internet livre de porcarias!!!

    • filipe says:

      NA casa do meu avo e no domingo a tarde na TDT tens direito a um variedade de programas nos principais canais portugueses como o domingao e etc… mau demais. Ponho-me a ver a rtp memoria a ver baywatch (e sabiam que jason momoa, aka Aquaman, fez parte do elenco do Baywatch Hawaii?)… Os canais portugueses tb precisavam de melhorar a qualidade dos programas e nao de se copiar uns aos outros..

  9. Rui says:

    Porque será? TDT é um Serviço miserável sem conteúdo e qualidade.
    No entanto creio que a razão se deva a muita gente ter internet em casa e acaba na maior parte das vezes em subscrever um serviço de net + TV. Logo não deve usar TDT

  10. Manuel says:

    Uma vergonha o que se passou e passa com a TDT.
    Tudo fizeram para que a TDT não tivesse sucesso, desde má colocação de antenas emissoras, adulterar o sinal nas horas de maior procura, etc, etc..
    Ter a MEO como detentora do serviço é o mesmo que ter uma raposa dentro de um galinheiro!
    Olhem à volta na Europa e sintam a diferença. Basta apontar a antena para Espanha. Até assusta…

  11. Vasco says:

    Faz sentido ter SNS se quando é necessária uma consulta com rapidez ela tem de ser paga nas instituições privadas…? Neste país a TDTA é deliberadamente um meio de transmissão merdoso, abandonado, pois interesses mais altos existem.

  12. Pedro Silva says:

    Para mim o serviço TDT faz todo o sentido e deveria existir pelo menos um de preferência 3 serviços de noticias tipo SIC noticias o canal 3 e TVI noticias.
    para mim isto vai mudar radicalmente em breve não se esqueçam que para o ano que vem vem 2 operadoras de internet com preços muito aliciantes mas sem televisão, o que para mim e ótimo porque atualmente vejo canais nacionais, noticias e o resto e tudo tirado dos canais de streaming, que se formos a fazer contas com estas novas operadoras vai valar mais a pena

  13. Luís says:

    Eu não sustento operadoras chulas, uso tdt e espero que não acabe. Para mim 4 canais serve perfeitamente. Agora andar a sustentar chulos para ver canais repetidos? Não obrigado. TDT serve perfeitamente. E já fui cliente tv net voz, mas cheguei à conclusão que não compensa.

  14. Vasco says:

    A TDT apenas serve os interesses de certa “jente” que encheram, e bem, os bolsos.

    • Pedro Silva says:

      mesmo, a maior parte dos portugueses mais idosos não querem saber de internet, muitos nem sabem mexer nela e só querem ter televisão!!!! ou será que não tem direito de existir?

  15. Castro says:

    “98% das famílias pagam para ter TV” ?????
    O problema da pergunta começa logo nesta afirmação! O único dado real é o número de assinantes de TV.
    Vocês não fazem ideia se cada família tem apenas uma subscrição para se poder afirmar que aquele valor equivale a uma percentagem real de famílias (aliás os gráficos apenas falam em nº assinantes por nº de famílias, não em percentagem de famílias) – há muita gente com mais do que uma casa, e muitas casas alugadas temporariamente…
    Segundo problema desta pergunta é que ignora que há pessoas a viver em zonas do país onde uma assinatura de TV não faz sentido. O serviço de TDT é suposto ajudar a manter parte coesão do território, não é algo para ser descartado só porque apenas uma minoria usa.

  16. José Fernandes says:

    Hora bem até agora vem estes comentadores perguntar se vale á pena a TDT pois vale sim mas temos governantes de merda que deixao as firmas de tele comunicações fazem o que querem não prestam o serviço TDT para que tenham de comprar os outros serviços pagos em Vila Nova da baronia só á TDT quando eles querem e não podemos reclamar para a ANACOM porque não existe mais conto se nós queremos ver TV temos de ir para o café só peço troquem o presidente com o presidente de Angola.

  17. observador says:

    Sim, faz todo o sentido, deveria ter alguns mais canais.
    Não deveria estar sob a alçada a altice por questões de conflitos de interesse.

  18. lrf says:

    O que faz sentido é licenciar e atribuir as frequências de transmissão a todos os operadores que se disponham a fazê-lo.
    Acabar com os monopólios das TVs, acabar com as taxas do audiovisual e acabar com as estações públicas.

  19. Carlos Fernandes says:

    Enquanto não existir um serviço de ‘internet’ puro, sem telefone fixo que ninguém utiliza, sem 3 plays com 200 canais que ninguém vê), é escusado ter TDT ou pagar para que a mesma exista.
    A ANACOM é uma prova que um Estado-regulador não serve os interesses dos contribuintes.

  20. José Carapinha says:

    Faz sentido pagar para “ouver a voz dos donos”? é um país de pelintras a fazerem vida de ricos com dinheiro emprestado.

  21. joao says:

    Sou a favor do serviço publico (pelo qual pagamos imposto)!

    por isso faz sentido sim a existência da TDT (a menos que comece a ser OEFERECIDO pelas operadoras um serviço básico de televisão com tantos ou mais canais)

  22. Ricardo says:

    Onde está o comentador das noticias Tesla?
    Se ele vir isto diz já que pode acabar porque ele tem todos os canais no seu model B 😀

  23. Sintronics says:

    A TDT serve muitas famílias e não deve acabar.

    Melhorem a oferta de canais.

    Isso devia ser um direito de igualdade para quem não tem possibilidade de subscrever um serviço.

    Olhem quantos canais a Espanha tem.

    Mais uma vez Portugal no seu melhor.

  24. Realista says:

    Segundo os censos de 2021 existiam em Portugal 4.149.096 famílias.

    2% desses são 82 981 famílias.

    Se entendermos que pelo menos existem duas pessoas por família, estamos a falar em cortar o acesso à televisão a 165 mil pessoas.

  25. Redin says:

    Errado.
    As familias pagam para ter internet. A televisão é um apendice.

    • Marco says:

      Está tudo dito, atualmente grande parte das operadoras obrigam a ter um serviço de TV associado, mesmo que não use. A desculpa é que não paga mais e se recusar não vai pagar menos.
      O resultado são estas estatísticas.

  26. há cada gajo says:

    Claro que faz sentido a TDT. Já pensaram em sair à rua e viajar para o interior do país ? e já pensaram quantos portugueses vivem hoje no limiar da pobreza ? Tenham juízo. O que não faz sentido é pagar uma taxa para o audiovisual na fatura da eletricidade quando já pago uma subscrição de um serviço de televisão.

  27. João Gomes says:

    Claro que sim a TDT nunca pode desaparecer deve e meter mais canais e HD….e meter com mais sinal pra não ir abaixo…as pessoas não têm dinheiro para comer …fora pra tar agarrado a ladrões de operadoras !!!e o país precisa de TDT portuguesa

  28. João Gomes says:

    A TDT portuguesa se fosse como e noutros países Espanha e Inglaterra a TDT portuguesa tinha muitas pessoas mas as operadoras não querem e as pessoas são burras em adquirir pacotes TV estar presas dois anos kkkk

  29. Pipoca says:

    Tudo a haver com a estratégia da MEO, tenho uma pequena quinta, onde não ha TDT.
    Sugestão da MEO era colocar TDT Satelite MEO. Tentei fazer um pedido de linha telefónica também porque a rede movel é fraca, mas a MEO não instala apenas telefone, então o unico disponível era um triplay (TV+NET+VOZ). Ou seja, quando não ha alternativa, vendem o pacote completo com os serviços que deviam ser universais.

    • Victor says:

      E depois de te obrigarem a um contracto de 2 anos, o serviço nunca iria funcionar… mas o que interessa é mesmo chupar o máximo de euros possível

  30. manuel says:

    Em Espanha a TDT tem canais que em Portugal são pagos…

  31. Rui Goncalves says:

    Faz todo o sentido. Tenho cabo, mas na cozinha tenho tdt.

  32. Roy Sudo says:

    Ganância de gente medíocre.
    As prioridades é o lucro em vez de aquecimento.

  33. José Avelino Costa Magalhães says:

    Muito boa tarde. Que remédio ter esse tipo de TV, não é possível obter a TDT, fizeram um péssimo serviço foram colocados os emissores ja para que não se tenha TDT, e o melhor é que pagamos um serviço que não temos. É este o meu comentário.

  34. João Rolo says:

    Faz sentido com apenas 7 canais? De todo! Fazia sentido juntar os canais da SIC e da TVI que estão apenas na TV por subscrição? Era o mínimo…

  35. Não sei quem sou says:

    Quem fez estás contas? Fogo ….. 80%? Com 4 milhões de assinantes? Portugal engordou? Não era cerca de 11milhoes de habitantes? Fiquei baralhado. . A ter não é importante? Ok fechem a TV, internet, telefone, telemóvel tudo aquilo que pensam ser futel… Ah esqueci me só opninamos quando nos convém. Dia 10 de março façam a diferença

    • Pierre says:

      A diferença é sempre a mesma, vais ver!

      Tuga invejoso, burro e ainda por cima: aldrabão!

      Ser honesto neste país é que é difícil… bem que sou gozado muitas vezes, porque sou burro, mas não invejoso e aldrabão.

  36. Pierre says:

    Na faixa do Gamanço tudo é pago… tudo sobre!!!
    Haver uma ponte entre o roubar e o disponibilizar é só ver como isto está…

    Nem DAB temos, a miséria que isto é… únicos na europa, é FM super comprimido… raro ouvir rádio mas no outro dia estava a passar no meu do trânsito por estações e apanhei música com compressão quase dos tempos de 2001 ou 2

    Não vale a pena, mais vale imigrar…. para os eucaliptos e fotovoltaicos!

    • João says:

      @Pierre, em que é que o DAB faz sentido? Pergunto porque não sei mesmo. A RTP chegou a ter emissão experimental em DAB e acabaram com aquilo por não ter dado em nada.
      Além disso, não via pequenas rádios a investir milhares de euros para emitir em DAB, além de que o FM ainda é o meio que chega aos mais desfavorecidos.
      Sinceramente não noto diferença.

  37. Pierre says:

    Digital Audio BroadCasting

    Faz muita… mas como este país é o que é…. siga a procissão!

    A diferença está em conhecer e perceber… como em tudo; streaming versus High Audio Definiton… tem tudo haver.

    Por exemplo, não nota a compressão nos canais de TV no serviço que tem??? Um miséria… e nem falo no audio, stereo e está bom….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.