213 130 000: Porque devemos estar atentos a este número?
Certamente que não sabe qual o número do Banco de Portugal. Acedendo à página oficial, somos informados que é o 213 130 000. Mas devemos estar atentos a eventuais chamadas telefónicas deste número?
Há situações de spoofing do número do Banco de Portugal
O Banco de Portugal tem tomado conhecimento de situações em que cidadãos são contactados por indivíduos que se fazem passar por colaboradores do Banco de Portugal.
É indicado aos visados que as suas contas bancárias foram alvo de phishing e que para salvaguardarem as mesmas devem instalar uma aplicação nos seus dispositivos móveis. Estes contactos são realizados de um número de telefone que imita (spoofing) o número de telefone geral do Banco de Portugal (213 130 000), utilizando assim, indevidamente o nome e a imagem do Banco, revela o Banco de Portugal em comunicado.
O Banco de Portugal aconselha as pessoas a:
- não enviarem dinheiro, nem fornecerem dados pessoais, informação bancária ou relativa a cartões de crédito;
- não instalarem nenhum tipo de aplicação em dispositivos móveis ou em computadores pessoais;
a pedido de quem declare que representa o Banco de Portugal ou que afirme ter uma relação bancária com o mesmo.
Os utilizadores que identifiquem ou recebam contactos duvidosos que se refiram ao Banco de Portugal, ou que alegadamente sejam da sua proveniência, devem informar imediatamente as autoridades policiais e contactar o Banco de Portugal, por e-mail para info@bportugal.pt ou por telefone, através do 213 130 000.
Só se for para aceitar dinheiro lol
Se alguém me contactasse a dizer que era do banco de Portugal, o mais fácil era desligar logo. Era óbvio que era fraude. Levava com uma “e eu sou o Papa”.
Nem todos sao iluminados
Eu diria que não se trata de serem iluminados mas de serem uma coisa que não posso dizer aqui na net senão os defensores dos ****** caiem-me em cima e não estou para isso…
Gostava q alguem me explicasse essa treta do spoofing!
Como é possivel nos tempos q correm q isso aconteça?
Se é digital é possível…
E todas as redes hoje são digitais…
Parabéns pela clarividência. Em duas palavras disse tudo. Pena que nem todos tenham essa percepção e nem se apercebam do que está para vir.
O problema não é ser digital. O problema é as pessoas não saberem o que estão a fazer mas insistirem em fazer na mesma…
Podem ligar-te por ume rede digital ou analógica que não é por isso que vais dar ou deixar de dar os teus códigos a estranhos…
É pela teimosia, preguiça e, em alguns casos burrice das pessoas…
Caterva de esconchavos. Não se esqueça de incluir nos adjectivos a ganância que amiúde leva as organizações a obrigar as pessoas a migrar para plataformas digitais sem se ter noção das consequências. É mais ou menos, sendo digital e estando na posse dos recursos adequados não será necessário pedir código algum, basta convencer “o código a não pedir código”. Estamos quase lá. Como acima se disse se é digital é possível. Mas felizmente ainda temos meia dúzia de iluminados. Desses que acham que a população portuguesa se divide em duas categorias: com competências digitais e burros.
Faltou a teimosia e a preguiça. Mas de alguma forma não achou conveniente falar delas.
Alguém que receba uma mensagem a dizer “não dê este código a ninguém” e a primeira coisa que faz é precisamente isso.
Entrar diariamente no banco online e ignorar os 2 avisos de segurança que são feitos…
Ambos comportamentos errados. O primeiro é burrice pura e dura. O segundo é desleixo, preguiça, ignorância e uma postura de não querer saber de nada até ao dia em que lhe secam a conta…
De resto, façam queixa à polícia por os obrigarem a usar estas plataformas…
Quanto á população portuguesa, e de todo o mundo, há 2 categorias neste campo. Com competências digitais e sem.
Ainda hoje estive com uma pessoa que perdeu uns milhares depois de ser abordado por telefone por um desconhecido e de lhe ter dado 3 códigos que recebeu do seu banco em mensagens como esta:
“NUNCA PARTILHE ESTE CODIGO COM NINGUEM. Para confirmar o seu acesso ao Caixadirecta introduza o codigo 170331. CASO NAO TENHA ACEDIDO, CONTACTE-NOS DE IMEDIATO!”
Spoofing é um tipo de golpe em que um criminoso disfarça um endereço de e-mail, nome de exibição, número de telefone, mensagem de texto ou URL de site para convencer um alvo de que está interagindo com uma fonte conhecida e confiável.
Eu queria que isto seja uma coisa que sempre deve me beneficiar em todas questões
Que eu estiver preocupado em todos necessidades ok
E em Português??
A isso chama-se estado de negação. Somos o que somos, pobres, culturalmente atrasados, e sim, sem competências digitais, o que nos torna vulneráveis no ambiente digital. Querer ignorá-lo e pensar que o atraso se resolve com avisos é não perceber o país que temos. Vivemos na ilusão de que temos tudo o que maior e melhor há no mundo, até os nossos minúsculos bancos consideramos dos grandes da Europa. Já agora importa ter noção de que em breve ter ou não competências digitais será irrelevante, todos estarão sujeitos a riscos acrescidos.