127 municípios com apoio para alargar cobertura Wi-Fi em locais públicos
A Internet é hoje uma ferramenta fundamental para a economia, para a cultura, para a educação, para o turismo, etc.
Com o objectivo de garantir mais e melhor conectividade, a Comissão Europeia criou a iniciativa WiFi4EU como o objetivo de proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais de um município. Conheçam os 127 municípios que vão receber vales da Comissão Europeia para alargar cobertura Wi-Fi em locais públicos.
A iniciativa WiFi4EU promove o acesso sem fios gratuito à Internet em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde e museus, em benefício dos cidadãos de toda a Europa.
Dos 256 municípios portugueses que se candidataram à iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, cerca de metade, 127, conseguiram vales (lista aqui) no valor de cerca de 2 milhões de euros.
No total candidataram-se a nível europeu 13 mil municípios, tendo sido atribuídos 2800 vales - no valor de 15 mil euros cada – o que significa que 21,5% dos candidatos foi contemplado com vales. Portugal teve um resultado superior, com quase 50% dos municípios que se candidataram a receberem vales.
A primeira convocatória desta iniciativa decorreu entre 7 e 9 novembro. No início de 2019 haverá a segunda convocatória e os municípios que não conseguiram vales agora poderão candidatar-se nessa altura.
O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.
Este artigo tem mais de um ano
E quanto tempo têm os municípios para escolher o fornecedor?
18 meses.
Este tipo de iniciativas só é necessário devido à péssima oferta comercial existente a nível de 4G (seja cobertura, seja qualidade da infra-estrutura, seja de limites de tráfego, seja de preços praticados, ou todos os anteriores) porque outro motivo haveria a UE andar a gastar dinheiro a promover a instalação e uso do Wi-Fi que ainda por cima tem toda aquela enormidade de problemas de segurança que lhe são conhecidos.
Penso ter ouvido alguém que foi à Coreia do Sul e que disse que lá quase não existiam pontos Wi-Fi gratuitos porque a rede de 4G era tão boa que as pessoas não sentiam necessidade de ter Wi-Fi.
A pergunta é porque raio tem os municípios e UE gastar dinheiro com isso? Com tanta falta de investimento na saúde, criação de postos de emprego etc onde é preciso investir, gastas nestas porcarias.
Se querem Wifi no shopping ou café, cada um que meta. As ruas e parques são para as pessoas passearem, disfrutar da natureza, jogarem, não para estarem enfiadas no telemóvel.
Pancas de sociedades (ultra) modernas…
Não podia faltar este tipo de comentário.
“Eu acho que o mundo devia resolver um assunto de cada vez” (passe a hipérbole). Assim é que era.
Eu tinha verificado os 18 meses como tempo para a implementação mas não encontrei informação onde indicasse que seria o tempo possível para a escolha do fornecedor
https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/faq/wifi4eu-perguntas-e-respostas#1239
“O vale é válido por 18 meses. Após este período, o vale caduca e deixa de poder ser utilizado. Assim sendo, a rede deve ser criada e entrar em funcionamento no prazo de 18 meses. “
4G ?? Há cidades onde só a ligação 2G é que é boa !! Pode acreditar no que lhe digo.Mesmo o 3G é muito intermitente.A cobertura é muito fraca nesta banda em muitas localidades.
Exactamente o contrario, 500mb de dados são mais do equivalente a 5€. No Coreia do Sul as operadoras têm routers próprios em todos os locais públicos e transportes como o metro. O Wi-Fi é gratiuito apenas no equipamento que ficar registado com a operadora a partir do endereço MAC. Então, cada local tem como 3 ou 4 routers um de cada operadora e aí os dados são ilimitados. Fora disso é muito difícil.
Fonte: viajem recente ao país
os hackers agradecem os vossos dados…
E o facebook/whatsapp agradece os teus.
Na minha terra,”nem pó”,como diz o outro.Vi a lista e nada.Uma cidade com milhares de habitantes e onde a cobertura Wi-Fi é uma vergonha,um degredo.A dias de entrarmos no ano de 2019 e há uma diferença tão grande entre regiões num país como Portugal.Como é possível ?? 🙁
Enquanto noutros países é complicado encontrar Internet grátis nas cidades, em Portugal é com fartura…
Você deve estar a delirar,só pode !! Foge,eu nunca vi outra !! 😀