PplWare Mobile

15 Plataformas Cloud Open Source para partilha de ficheiros (1)


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Manuel Dias says:

    Era bom se indicassem o limite de armazenamento de arquivos. Sei que no MEGA são 50 gb por exemplo.

    • Marcio Fontes says:

      Deveria voltar a ler o Artigo… 😉

      • ElectroescadaS says:

        O artigo para os mais leigos não é muito explicito. Se por um lado como o @Manuel Dias refere e muito bem o caso do Mega (que uso juntamente com o Meo Cloud) no artigo depreender-se que é um assunto para os mais entendidos. Claro que o tio “Google” ajuda (às vezes) mas se calhar seria importante referir essa questão do armazenamento para se poder ter uma melhor ideia de onde guardar os ficheiros mas se calhar obrigará sermos “obrigados” a ter PC ligados 24/7 para essas nuvens funcionarem. A EDP ou outras operadoras agradecem claro…

        • Miguel Porto says:

          Depende.
          Se adquirir uma box (mini-pc) consegue ter o servidor em casa por alguns cêntimos/mês.
          Podem sempre alugar uma vps por menos de 10€/mês, com alguma storage e IP fixo.
          Não é muito complicado mas dá trabalho.

          • ElectroescadaS says:

            Para mim teria mais lógica ter ficheiros num serviço online do que ter unidades minhas a “bombar” num sistema meu. Sei que o Mega (como outros serviços disponibilizam por valores monetários)

  2. Pedro Lucas says:

    Sugiro que vejam o Tonido. Já uso há muitos anos, existe desde 2009, é Free e gasta poucos recursos e a gestão é fácil. E a idade dá-lhe robustez

  3. Carlos Mogas da Silva says:

    Tem piada que o Ceph não tem nada a ver com os outros todos. É a mesma coisa que meterem nesta categoria (leia-se artigo) o sistema NFS.

  4. Pedro Oliveira says:

    Tenho o TONIDO server em funcionamento há cerca de 3 meses e é muito bom para aceder a tudo o que temos no PC (Versões para W10 e Linux). Nem sempre faz upload das fotos.
    O Owncloud e o Nexcloud são identicos e considero muito bons.
    Em casa e na rua (com dominio DNS) funcionam na perfeição.
    Para mim já passaram a fase de testes e sempre a trabalhar em máquinas virtuais.
    Hoje estou a montar um Mini PC para executar o meu projeto de OpenMediaVault com o NextCloud. Pelo que também já testei em VM gostei muito.
    Para mim o Nextcloud, com os seus add.on de media fica muito bom.
    Nestas cloud privadas, o limite é o céu… investe-se em HD e deixa-se de pagar a Microsoft ou à Google pelo alojamento.
    Recomendo

  5. Joaquim Rodrigues says:

    É pena serem quase só soluções para Linux e é uma lacuna do Windows Server não tem um partilha tipo “OneDrive” só mesmo soluções Azure…. 🙁

  6. Becas says:

    Queria colocar algo como o nextcloud mas que fosse acessível nos vários pcs algo como o webdav mas tenho lido um pouco e parece me bastante instável. Alguém conhece algum protocolo alternativo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.