Semana de quatro dias? Bill Gates vai mais longe e diz que no futuro a semana será de três
A semana de quatro dias de trabalho é um dos temas quentes, em vários países, que querem adotar, massivamente, esta alternativa. Mais uma vez, Bill Gates mostra-se mais ambicioso e revela que, no futuro, será possível trabalhar apenas três dias.
O tema polariza-se e, se de um lado temos aqueles que não identificam benefícios na semana de quatro dias, vendo nela uma quebra de produtividade, do outro temos os que a defendem, por ser uma alternativa fiável e cheia de vantagens, para empregados e empregadores.
Ora, como é seu apanágio, Bill Gates revelou acreditar em algo ainda mais disruptivo: semana de trabalho de três dias.
No podcast What Now?, com Trevor Noah, Bill Gates mostrou-se entusiasmado com as potencialidades da Inteligência Artificial (IA), especificamente, no que ao contexto empresarial e à produtividade diz respeito.
Segundo o também filantropo, o uso da IA será tão importante para a indústria que permitirá reduzir a jornada de trabalho para três dias. Isto significa ir ainda mais além daquela que é a visão da semana de quatro dias: ter mais tempo livre, sem que isso afete a produtividade das empresas.
Não creio que o impacto da IA será tão dramático quanto o da revolução industrial, mas certamente será tão grande quanto a introdução do PC. As aplicações de processamento de texto não acabaram com o trabalho de escritório, mas mudaram-no para sempre. Proprietários de empresas e funcionários tiveram que se adaptar, e fizeram-no.
Bill Gates disse que, caso cheguemos a uma sociedade onde se trabalham apenas três dias por semana, provavelmente, estará tudo bem. Na sua perspetiva, "as máquinas serão capazes de produzir todos os alimentos e assim por diante".
A barreira à semana de três dias será, contudo, a imaturidade da IA, a par da falta de investimento das empresas na tecnologia. Afinal, hoje em dia, há uma parte do tecido empresarial que ainda nem aderiu à transformação digital, usando ainda métodos e processos arcaicos.
Professores, técnicos de vendas ou de atendimento ao cliente podem desaparecer como outras profissões desapareceram antes, mas isso dar-lhes-á um papel de supervisão sobre as ações da IA.
Na opinião de Bill Gates, a redução do horário de trabalho não deverá ser um problema, no sentido em que será compensada pelo aumento de produtividade que o uso da IA promete.
O senhor Gates é um visionário.
é é… bela trampa de homem, que aumentou em biliões a sua fortuna à custa da desgraça de muitos, seja na aquisição de terrenos, conluio na produção de vacinas Covid, entre outras, sabia antes de todos que a pandemia aí vinha (grande visionário!!!!! lul), quer que comas insetos e deixes de comer carne porque está muito preocupado com o meio ambiente, deve ser para não estragar o clima privilegiado das suas várias mansões milionárias, nem estragar as viagens de jato privado a Davos, nem a ele nem a toda a corja que vai pra lá pra nos lixar com “teorias” do Grande Reset!
Quando a inteligência artificial começar a trabalhar por nós a semana será de 0 dias.
Facto.
Nunca. A IA não faz tudo o que um ser humano faz. Nem nnca vai fazer
Há-de ser necessário alguém programar as máquinas, alguém dar ordens a estas. Há sempre alguém a querer gerir a empresa.
Programar as máquinas? Sabes o que é uma verdadeira AI? Será evolutiva e irá aprender por si mesma e ser capaz de executar tudo o que qualquer humano executa, incluindo auto programação de novas AIs ou de “máquinas” como lhes chamas.
O futuro é sombrio para a raça humana, não vejo qual a utilidade do ser humano sem objectivos de vida.
A utilidade do ser humano é amar. Em primeiro saber o que é amor, depois amar. Não esquecer que o Sr. Gates quer patentear todas as sementes existentes no planeta, para assim ter uma hegemonia até no que comemos. Só lhes faltam privatizar o oxigénio. É de uma hipocrisia tremenda. A Europa e os EUA têm saqueado 3/4 do mundo e depois vêm por outro lado dar uma de visionários e “filantropos”.
ontem já era tarde
Bem dizia eu que se enganaram no teste de 4 dias, eram 3 para funcionar bem. 🙂
Trabalhar part-time é que era bom….
Só se for para ele. Aliás, para ele já deve ser…
Metam dois dias, e depois ficamos com mais tempo para chorar da dependência da China!
O melhor é 3,5 dias de trabalho e 3,5 de descanso. Meio meio.
Nao suporto ser atendido roboticamente por IAs de 0800 (brasil) ou 800 (portugal). Geralmente grandes empresas usam isso para economizar. Pelo visto, sera cada vez pior. Existe empresa aqui (Inter) que ja esta sendo impossivel conversar com um operador humano de tao dificil de conseguir falar com eles ja
Sinto falta do atendimento humanizado. De qualquer forma, atualmente pelo visto cada vez mais ira aumentar o atendimento por IAs em setores como telemarketing, televendas e suporte por telefone e whatsapp.
Tenho uma dúvida, isso para um pedreiro, aplica-se?
Disso é que ninguém fala. Nem dessa profissão como de outras, que dão no duro. Agora se forem aqueles que “trabalham” atrás de um monitor, esses todos querem, vá-se lá entender.
Claro que se aplica, primeiro porque os pedreiros vão ser substituídos por construção 3D para novos edifícios, depois porque para os trabalhos ditos técnicos terás robots com essa função entre outras.
A evolução natural ditará que no futuro o ser humano não precisará de trabalhar um único dia. A questão será, que utilidade terá então o ser humano?
Na realidade o que tu tens é falta de pedreiros.
Agora vai lá tomar os comprimidos para ver se percebes novamente que estamos em 2023.
é um plano a 20-30 anos, não muito distante e ainda estaremos cá para ver
Eu com o semana de 0 dias de trabalho já tinha me tornado o novo Da Vinci! só mesmo para terem a ideia como é importante desbloquear o potencial de cada pessoa.
Já agora acaba-se com o conceito de semana. É dia sim dia não de trabalho.
os paises ate estao a ficar mais ricos! eu vejo os governos a taxarem mais e cada vaz vai ser pior !! eles vao tirar riqueza de onde?
Eu quando era criança dizia, porque temos de trabalhar 5 dias e descansar 2?
Devia ser ao contrário!
Enquanto não resolverem a (grande) injustiça das 35 horas semanais para todos, nem quero ouvir falar no 4 dias de trabalho!
Certo. Se todos trabalhassem 40 horas não havia os problemas de escalas nos hospitais.
O Bill diz que a semana deve ser 3 dias?? Uau,…
Até o próximo visionário dizer que deve ser de 2….
Vais ter cá uma sorte. Tá quieto.
“se de um lado temos aqueles que não identificam benefícios na semana de quatro dias, vendo nela uma quebra de produtividade,…” Sem dúvida nenhuma. Mas massivamente, em tudo. Só que ninguém quer saber.
“Na sua perspetiva, “as máquinas serão capazes de produzir todos os alimentos e assim por diante”.” Estupidez número 1. “Professores, técnicos de vendas ou de atendimento ao cliente podem desaparecer como outras profissões desapareceram antes, mas isso dar-lhes-á um papel de supervisão sobre as ações da IA.” Estupidez número 2. Ai agora vão todos “supervisionar” as acções da IA ?? Todas essas pessoas cujo trabalho vai ao ar vão todas “supervisionar” as acções da IA ?? Nem vale a pena comentar este autêntico disparate.
Eu até concordaria com a semana de 4 dias se isso fosse aplicado a 100% dos paises.
Com 4 dias de trabalho como poderemos competir com países onde se trabalha 6 ou 7 dias.
já não competes há 4 decadas, pessoas a trabalhar 16h por dia por uma taça de arroz e 150€ mensais..