OpenAI lança a funcionalidade “Memória” para os assinantes do ChatGPT Plus
A OpenAI lançou a tão esperada funcionalidade de memória para o ChatGPT, que se lembrará de tudo o que lhe pedir. O chatbot de Inteligência Artificial (IA) irá gravar todas as suas conversas para aprender mais sobre si. A memória para o ChatGPT tornará os prompts futuros mais úteis.
Numa publicação no X, a OpenAI confirmou que a funcionalidade memória está disponível para todos os utilizadores do ChatGPT Plus.
Usar a memória é fácil: basta iniciar um novo chat e dizer ao ChatGPT tudo o que quer que ele se lembre.
Disse a empresa. Esta funcionalidade é opcional e pode ser desativada no menu de definições.
A memória é ativada por predefinição para os membros do ChatGPT Plus. A nova funcionalidade pode ser encontrada na secção "Personalization" do menu "Settings". Uma vez ativada, poderá aceder a uma lista de memórias que o chatbot guardou sobre si e geri-la como desejar. A OpenAI mencionou que as memórias do ChatGPT evoluem com as interações e não estão ligadas a conversas específicas. Se apagar uma conversa, as memórias não serão apagadas (e vice-versa).
Memory is now available to all ChatGPT Plus users. Using Memory is easy: just start a new chat and tell ChatGPT anything you’d like it to remember.
Memory can be turned on or off in settings and is not currently available in Europe or Korea. Team, Enterprise, and GPTs to come. pic.twitter.com/mlt9vyYeMK
— OpenAI (@OpenAI) April 29, 2024
A memória do ChatGPT e o seu efeito na privacidade dos utilizadores
A memória do ChatGPT é um complemento das instruções personalizadas, uma funcionalidade da IA que lhe permite partilhar tudo o que pretende que o chatbot considere na sua resposta. As instruções personalizadas e as memórias ajudam a IA a criar um perfil e a dar melhores respostas.
Há quem se pergunte se a memória do ChatGPT pode violar a privacidade do utilizador. Para evitar problemas ou fugas de informação, a OpenAI impedirá o ChatGPT de memorizar informações sensíveis.
A memória traz considerações adicionais de privacidade e segurança, como o tipo de informação que deve ser lembrada e como ela é usada.
Estamos a tomar medidas para avaliar e mitigar o preconceito e impedir que o ChatGPT se lembre proativamente de informações confidenciais, como os seus detalhes de saúde, a menos que o solicite explicitamente.
Disse a empresa.
A OpenAI confirmou que a memória do chatbot funcionará até que a desative ou exclua as memórias. No caso de apagar a sua conta, todas as suas memórias armazenadas também desaparecerão, embora seja provável que tenham sido usadas para treinar os modelos da OpenAI.
A memória do ChatGPT não está ainda disponível em Portugal. A OpenAI confirmou que os utilizadores da União Europeia e da Coreia do Sul não terão acesso a esta funcionalidade - esperemos que temporariamente.
Leia também:
brinquem mais um bocadinho, binquem…
Mas afinal tens medo do machine learning?
Já existe a muitos anos, só que agora é mais utilizado e usa as informações da internet, eu no meu DVR chinês de 10 anos já usava machine learning.
Excelente. Realmente é algo que faz muita falta. Sobretudo quando np plus temos os nossos gpt’s especificos e passava a vida em copiar a conversa para por num ficheiro txt para anexar á biblioteca desse gpt. Assim, com esta alteração vai ajudar.
Vamos ver se eles atinam de vez com o português de portugal. Não há maneira dele atinar,mesmo que indicaarmos na prompt de configuração para usar exclusivamente português de portugal ou europeu. Passado um pouco já está a escrever em brasileiro. Passo-me com isto. É como ter a Siri em brasileiro. E a porcaria do netflix que nem a legendagem em português está a respeitar.
Puf! Estou melhor, já desabafei, obrigado. 🙂
Sabiam que podem e devem configurar o ChatGPT de forma a que este responda sempre em Português europeu pt-PT?
1) Façam login no site da OpenAI e no canto inferior esquerdo, cliquem no vosso Nome e de seguida em “Customize ChatGPT”, de seguida vai aparecer uma janela de configuração, e no segundo campo onde diz “How would you like ChatGPT to respond?” coloquem o seguinte texto, sem as aspas:
“As respostas devem ser sempre em português europeu pt-PT, seguindo as convenções ortográficas, grafia e vocabulário próprios da região.
Todas as palavras apresentadas nas respostas devem ser verificadas e estar de acordo com o dicionário de português europeu.
Eliminar as respostas e expressões em pt-BR uma vez que não são adequadas.
Evitar o uso de gerúndio, uma vez que não é preferido.”
2) Comecem um novo chat para aplicar esta configuração, uma vez que a alteração não afeta os chats já existentes, e desta forma nos novos chats o pt-BR é eliminado a 100%.
No entanto, uma vez que a tecnologia é recente, se mesmo assim surgir alguma expressão incorreta sugiro que corrijam o ChatGPT. E digam-lhe a expressão xpto não está em Português europeu. Em Portugal utilizamos a expressão xyz.
O ChatGPT vai respeitar e passar a responder de acordo com a vossa indicação.
Tinha um prompt diferente, mas ligeiramente aproximado do teu. Olha o que eu usava:
Vais responder em português de Portugal, respeitando a gramática portuguesa de Portugal.
Evitarás expressões ou frases brasileiras.
Mas mesmo assim ele esquecia-se. e passado pouco tempo lá estava ele a escrever em brasileiro. Vou testar com o teu prompt.
Obrigado pela dica.
Boa dica. Que alivio 🙂
Merecia um artigo a ensinar as pessoas a utilizar melhor o chatGPT.
Obrigado.
Pois na Europa não tem memória por causa do RGPD… Significa que a versão “worldwide” está a roubar dados comportamentais…