OpenAI ativa verificação de idade no ChatGPT! Contas podem ser limitadas
A gigante da inteligência artificial OpenAI lançou uma atualização significativa para a sua popular plataforma ChatGPT. A empresa está a implementar uma funcionalidade de estimativa de idade concebida para identificar e proteger os utilizadores menores de 18 anos.
Quão divertido é usar o ChatGPT?
Este sistema limita-se a uma análise e a um dado de nascimento alterado pelo utilizador. Os sinais comportamentais, como os dados de criação da conta, os horários de utilização e os hábitos de comunicação, são analisados pela inteligência artificial.
No caso de o sistema identificar incorretamente um adulto como criança, existe uma solução simples. Desta forma, pode tirar uma selfie e dar uma vista de olhos à Persona. Este sistema irá depois avaliar essa selfie e garantir que o utilizador é realmente maior de idade.
Que conteúdo será barrado aos menores?
Este novo sistema da OpenAI para o ChatGPT é um filtro automático específico de conteúdos sensíveis de contas identificadas como pertencentes às camadas mais jovens. As categorias de conteúdo restrito são as seguintes:
- Violência gráfica ou sangrenta
- Tendências virais que incentivam os menores a envolverem-se em comportamentos de risco.
- Jogos de interpretação de papéis que contêm conteúdos sexuais, românticos ou violentos.
- Representações de automutilação
- Temas que envolvem padrões de beleza extremos e depreciação do corpo.
Controlo e supervisão parental
As famílias vão ter a capacidade de personalizar a experiência dos seus filhos. Neste caso, não há necessidade de definir horários de silêncio em que a aplicação fique indisponível ou desactive completamente os recursos de memória.
Este sistema envia notificações às famílias caso detetem quaisquer sinais de sofrimento agudo. A empresa ativa o modo de segurança por defeito quando não tem a certeza da idade da pessoa. Esta é a solução encontrada para controlar o acesso dos menores à IA, não permitindo que estes obtenham informações que os podem condicionar ou influenciar.






















– A UE quer o controlo de idade para menores de 13 anos, porque é essa a idade legal para se abrir contas nas redes sociais. O TikTok diz que sim que vai fazer estimativas, usando IA.
– A Austrália quer o controlo da de idade para menores de 16 anos, por ser lá essa a idade legal para abrir contas nas principais redes sociais, mas não está bem definido como.
– Agora, o ChatGPT diz que vai usar IA para o controlo de idade para menores de 18 anos.
Isto vão ser controlos com mais buracos que um passador, mas, enfim, se o controlo para menores de 18 apanhar muitos dos menores de 13 (as crianças) já não é mau.
O problema não é nem nunca foi as crianças. A desculpa são as crianças.
O objectivo é identificar TODAS as pessoas.
Se na altura da pide, tinhas que ser acusado ou apanhado como um “perturbador da paz”, agora com a IA e todos identificados és logo “marcado” e possivelmente punido, se fizeres alguma coisa menos enquadrada com a narrativa oficial.
Já há muita gente que fornece dados “voluntáriamente” (a grande maioria por desconhecimento), com todos os diversos gadgets que hoje temos no corpo, smartphnes, smar homes, smart cars, …, mas existe muita gente que não usa a maioria destas coisas. Estas “leis” são o início de muitas outras para forçar TODOS a entrarem no sistema.
Será isto mais uma teoria da coincidência!?!?
o profiling das pessoas é feito nas redes sociais há pelo menos 10 anos, não é pela validação da idade que vão saber mais do que já sabem sobre ti
Sabes que existe muitas pessoas que não têm redes sociais, certo? Eu por exemplo não utilizo nenhuma.