Nvidia vai desenvolver chips até 30x mais rápido com a ajuda da inteligência artificial
A Inteligência Artificial já está a marcar o mundo através das várias tecnologias onde está presente e às ajudas que tem dados nos avanços desta indústria. A Nvidia é uma das grandes defensoras deste conceito e as últimas informações indicam que a líder das placas gráficas vai usar a IA para desenvolver chips até 30 vezes mais rápido.
Nvidia usa a IA para criar chips até 30x mais rápido
A Nvidia anunciou recentemente que está a usar o sistema AutoDMP de forma a tornar a produção de chips ainda mais rápida através da da Inteligência Artificial. Segundo o que foi revelado, a fabricante de placas gráficas conseguiu acelerar e tornar o processo de desenvolvimento de chips até 30 vezes mais rápido com as soluções melhoradas para a produção em massa por via do Machine Learning. Através da aceleração de GPU e uma otimização no processo de AI/ML, a velocidade conseguida foi significativamente superior aos métodos usados anteriormente.
Numa publicação do seu blog oficial de programadores, a empresa deu como exemplo o teste realizado com o AutoDMP como forma de determinar um problema de otimização do layout com 256 núcleos RISC-V com 2,7 milhões de células de 320 memórias macro. O resultados mostrou que demorou três horas e meia até que o software conseguisse solucionar a equação numa única Nvidia DGS Station A100.
O conceito AutoDMP é a sigla para Automated DREAMPlace-Based Macro Placement e está preparado para se ligar diretamente com o Electronic Design Automation (EDA), que é o sistema usado pelos designers de chips que atualmente trabalham na Nvidia. A fabricante adianta que o objetivo não é criar uma ferramenta que substitua o trabalho feito pelos profissionais, mas sim poupar tempo no processo de produção.
Para além do processo de fabrico, o recurso AutoDMP também ajuda no sentido de a fabricante conseguir uma economia máxima na energia necessária para que estes chips funcionem como esperado. Outros resultados mostram que a ferramenta pode ajudar noutros aspetos, como o tamanho do cabo, WNS (worst negative slack), TNS (total negative slack), etc., comparativamente a outros programas semelhantes.
O AutoDMP é um software de código aberto que se encontra disponível através do GitHub.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tom's Hardware
Neste artigo: AutoDMP, chips, IA, nvidia, processo de fabrico
Eu sei que a produção dos chips, pesquisa e desenvolvimento (RAD) tem um custo bem elevado, mas se calhar estava na altura da NVIDIA usar a AI para reduzir os custos dos seus produtos em 30%, não? 😉
Keep dreaming…
Como empresa cotada em bolsa o Jensen Huang tem a obrigação legal de obter o maior lucro possível, portanto qualquer poupança no processo de R&D vai direitinho para o bolso dos acionistas…
Eu sei disso tudo, mas um “hóme” pode sonhar, não. 😉
Em resposta ao comentário do dedro lamento informar mas a NVIDIA agora nunca irá reduzir 30% os custos nos seus produtos. Poderá baixar um pouco mas nunca será como os preços de antigamente ou um preço justo pelo produto, esses preços faz parte do passado e não do futuro. É a triste realidade do nosso mundo.
Pois, também acredito que o futuro irá ser assim. Claro que eu estava a ser irónico com o meu comentário… mas acredito que a minha 3080 10GB (€830 no início de 2023) será a última NVIDIA que comprarei. Os preços estão estupidamente inflacionados… e nada justificáveis aos olhos do consumidor. Ainda por cima com a quantidade ridícula (limitada) de VRAM. Só a 3090/4090 é que tem algo à prova de futuro. O resto dos modelos corre o que já há de software e não estão nada preparadas para o futuro. O cliente terá que gastar dinheiro…. só que não vai ser o meu.
*Os modelos GTX com 16GB GDDR6X também ainda têm futuro por agora… mas já estão no limite… é só verem os resultados com o jogo Hogwarts Legacy corre melhor em 4K utilizando os 16GB.
Ai vai descer vai… Quando rebentar as bolhas especulativas vamos a ver se baixam ou não. Casas, carros, tudo. O comércio está a deslocar-se para quem tem recursos naturais e manufacturado. Aliás esquecem-se da China que está a desenhar suas próprias arquiteturas, para fugir a patentes das gigantes, ou seja mais concorrência. Nunca ninguém ganhou a China na concorrência e a estratégia chinesa é reposição das falhas da ganância Ocidental do lucro.
“…mas a NVIDIA agora nunca irá reduzir 30% os custos nos seus produtos. Poderá baixar um pouco mas nunca será como os preços de antigamente ou um preço justo pelo produto, esses preços faz parte do passado e não do futuro. É a triste realidade do nosso mundo.” Excelente comentário,”Bruno”.Concordo inteiramente consigo.
30x mais rápido, 60x mais caro
Foi conforme disse o diretor da NVIDIA.Ganharam bem(muito,muito bem),com a venda das placas gráficas para a mineração das criptomoedas,agora viram-se para a IA,que é o futuro.Estão com os bolsos cheios,não é de admirar.Contudo,não baixam os preços das placas gráficas.Malandros.
30x mais rápidos…mas por este andar devem ser 3000x mais caros…