Nvidia bate Apple e é a primeira empresa a atingir 4 biliões de dólares na bolsa
A inteligência artificial está a ditar o ritmo da economia atualmente. Tem impulsionando a Nvidia e a Microsoft para o topo e, ao mesmo tempo, punindo a Apple no mercado e na bolsa de valores. Agora, atingiu um novo máximo histórico, com a Nvidia a ser a primeira empresa a atingir 4 biliões de dólares na bolsa.
Foi há poucas horas que este momento aconteceu! A Nvidia bateu o recorde de maior valorização bolsista da história, atingindo os 4,01 biliões de dólares. Isto aconteceu, embora no fecho do mercado estivesse nos 3,97 biliões de dólares. É uma história bem diferente da Apple, que perdeu quase 1 biliões de dólares até agora em 2025. A IA parece estar a ter um impacto único nestes tempos.
A crise do DeepSeek ainda está longe de estar esquecida para a Nvidia. A empresa perdeu mais de mil milhões de dólares em questão de horas depois de ter descoberto que a IA chinesa poderia competir usando muito menos chips de IA. Este era um cenário complicado para a empresa, mas foi rapidamente provado que os modelos de linguagem com milhares de chips de IA como os vendidos pela Nvidia são melhores, recuperando no mercado bolsista e batendo o recorde da Apple.
Depois da Nvidia, surge outra empresa que prospera no segmento da IA, a Microsoft, com uma avaliação de mercado de 3,7 biliões de dólares. A Apple cai para a terceira posição, com apenas 3,1 biliões de dólares. No final do ano passado, estava perto dos 3,9 biliões de dólares.
A empresa de Tim Cook perdeu 800 mil milhões de dólares em valor de mercado até agora em 2025 devido ao seu fracasso com a IA. Não consegue desenvolver os seus próprios modelos, precisa de depender de IA de terceiros e a sua implementação no iPhone está anos-luz atrás dos telemóveis e PCs Android. Pelo contrário, a ascensão da Nvidia tem sido estonteante. Há apenas quatro anos, a sua avaliação de mercado era de 0,5 biliões de dólares. Hoje, vale oito vezes mais.
O boom da IA começou em 2021 e, nestes quatro anos, ninguém conseguiu criar chips de IA que correspondessem aos seus padrões. Nem mesmo a AMD e a Intel, que tiveram mais facilidade. E isto é só o começo. Como explica Daniel Ives, analista técnico da Wedbush Securities: “A Microsoft atingirá os 4 biliões de dólares este verão e, nos próximos 18 meses, a Nvidia ou a Microsoft atingirão os 5 biliões de dólares”.
A inteligência artificial parece não ter limites, assim como as empresas que a lideram. A Nvidia atingiu hoje uma avaliação de mercado de 4 triliões de dólares, pela primeira vez na história. E a Microsoft vai conseguir o mesmo objetivo este verão (no hemisfério norte). A Apple está cada vez mais atrasada.





















A Nvidia é a primeira empresa em todo o mundo a atingir 4 biliões de dólares na bolsa. Muitos parabéns pois faz por isso.
“4 biliões de dólares na bolsa”? Não seria mais 4 TRI-liões de dólares?
Não, Portugal segue a norma da escala longa.
Realmente tem graça a explicação de a Apple ter perdido 800 mil milhões de dólares por causa do fracasso da IA 🙂
Os especialistas atribuem o principal factor às tarifas sobre as importações de produtos da China, onde a Apple produz 80-90% dos iPhones. A actual ameaça é que, mesmo quando fabricados noutros países paguem 25%. Vendo o gráfico, a cotação mais alta das ações da Apple coincidiu com o pico dos mercados, em final de dezembro, e a maior queda em 8 de abril, dia da grande reação dos mercados às tarifas do “dia da libertação” que entrariam em vigor no dia seguinte.
Então e qual é agora (às 11:51) o valor das tecnológicas que chegaram, alguma vez, a passar os 3 biliões (trillion):
1º – Nvidia: 3,98 Bi
2º – Microsoft: 3,74 Bi
3º – Apple: 3,15 Bi
4º – Amazon: 2,34 Bi
5º/6º – Alphabet (Google): 2,15 Bi
5º/6º – Meta: 2,15 Bi
https://www.google.com/finance/quote/AAPL:NASDAQ?ei=xYVRVLjnD8KowAOAlYHIDg&window=1Y
A culpa da Apple estar a descer a sua cotação em bolsa é exclusivamente dela.
Há quanto tempo é que não ficamos de queixo caído com um produto da Apple?
Para mim, a última vez foi com a criação dos CPUs M. Fora isso, o que é que eles têm feito ao longo dos anos?
iPhones?
Tenho o 12 Pro e, tirando as evoluções normais do hardware, nada de novo.
iOS, a mesma coisa todos os anos. Este ano lançaram o tal “liquid glass”, mas honestamente? Who cares? É só uma skin nova, o resto continua igual (tenho a versão beta do 26).
iPad, idem. Melhorou com o CPU M, mas para quê tanta potência se depois está tudo capado pelo software?
Mac (não vou falar, não tenho).
Apple Watch, o pior de todos. Zero novidades nos últimos anos.
Por fim, a IA, onde claramente a Apple está atrasada em relação a toda a concorrência. Parece que estão perdidos e não se entendem dentro da própria empresa, e a saída de pessoas-chave também não ajuda.
Isto tudo somado tem peso, e tanto as pessoas como os investidores não são cegos. Estão a ver o que se está a passar.
Agora olhemos para a NVIDIA e para a Microsoft. Têm surfado a onda da IA e têm apresentado propostas inovadoras, disruptivas e que realmente fazem a diferença para delinear o futuro. Infelizmente, desta vez a Apple não conseguiu antever, nem teve visão, e agora está a ficar para trás e a colher os frutos disso.
Mas existe apenas um responsável: Tim Cook.
Enquanto a galinha dos ovos de ouro punha ovos, as coisas corriam bem. Ele só tinha que otimizar os lucros e ganhar o máximo possível com o menor custo, e nisso ele é uma estrela.
Mas as tendências mudam, nada é estático ou estanque. E nisso o Tim tem zero visão. Agora estão a pagar por isso.
Correção: acima 6º – Meta: 1,84 Bi
O esquema fraudulento da IA está a render bem.
A OpenAI tem de aumentar 10x para ter lucro, e será só para depois de 2030! Os únicos a ter lucro nesta corrida ao ouro (bolha) são os que vendem as pás: NVIDIA.