NUCA: a câmara de IA que despe as pessoas em 10 segundos
A Inteligência Artificial (IA) está a mostrar-nos como algo tão útil pode, ao mesmo tempo, ser muito prejudicial. Esta câmara, por exemplo, pode criar imagens falsas de pessoas, despindo-as.
Apesar de a IA ser, há algum tempo, facilitadora de uma série de processos, a sua exploração tem dado a conhecer um lado menos positivo e até perigoso. A NUCA é exemplo disso, conforme intenção dos seus criadores.
Alimentada por IA, a NUCA é uma câmara que pode remover instantaneamente qualquer peça de roupa em tempo real. De acordo com a FoxNews, o dispositivo reconstrói o que prevê ser o corpo nu de uma pessoa com base em dados sobre o seu género, rosto, idade e forma corporal.
Esta câmara, concebida por dois artistas alemães, Mathias Vef e Benedikt Groß, funciona de forma simples e entrega resultados rápido, sem exigir conhecimentos técnicos. O processo é concluído em 10 segundos.
A câmara, desenvolvida com ferramentas de design 3D, utiliza um smartphone para captar as imagens, depois processadas por algoritmos de IA na nuvem.
NUCA procura sublinhar perigosidade da IA
A criação desta câmara visa realçar a potencial utilização indevida da tecnologia de IA para violar a privacidade pessoal. Embora as imagens deepfake, particularmente a envolver a nudez de celebridades, estejam presentes há bastante tempo, a NUCA
Afinal, os métodos tradicionais implicam competências de edição sofisticadas e um investimento de tempo significativo. Por sua vez, a NUCA democratiza esta capacidade, eliminando a barreira das competências e produzindo resultados em apenas alguns segundos.
Imagem: NUCA
Neste artigo: inteligência artificial, NUCA
Que podridão. Ao que se chegou.
Dava me jeito uma coisa destas para me tirar as meias.
Já me custa a baixar ..
😀
Hehe
Nos EUA já existiu o primeiro caso de detenção por uso de IA em que uma pessoa colocou outra a dizer coisas racistas mas era falso, a pessoa não disse.
Do Telegraph:
“Teacher arrested after using AI to impersonate voice of principal making racist comments
Dazhon Darien accused of falsifying voice of Eric Eiswert to make offensive slurs about students and staff of Maryland school”
Quando a qualidade for perfeita não haverá retorno. Imagens e sons que vamos ver poderão ser falsos.
Vou comprar uma, para ver a fruta descascada para evitar comprar fruta podre!
Naturalmente que vai ver o que a máquina “imagina”. Nunca vais ver o original. Imagina que o nome dela era Valdemar ?
Lamento desiludir mas a fruta apresentada por esta engenhoca é imaginada pode não corresponder á real
Qual seria o resultado se fotografasses a Miss Portugal? Agora pensa! 😀
Não está nem vai estar à venda, foi apenas um concept sem intenção de ser comercializado.
Finalmente inventaram uma coisa que preste. Agora eu posso ser modelo da G com meus 30cm. Sera que funciona tambem para cachorros, gatos, cavalos, eguas?
Não deves ter lido bem a notícia. Aquilo não é uma lupa…