Mais uma IA capaz de ler mentes e converter o pensamento em texto
Com a evolução da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) vai conseguir dar resposta a um (cada vez) maior leque de problemas. Não sendo o fim inédito, o meio sê-lo-á, por certo: temos mais um sistema capaz de ler mentes e transformar os pensamentos em texto!
Investigadores do GrapheneX-UTS Human-centric Artificial Intelligence Centre da University of Technology Sydney (UTS) deram a conhecer um sistema de IA capaz de traduzir pensamentos em texto.
À semelhança da tecnologia que conhecemos aqui, este novo sistema, portátil e não invasivo, procura abrir o caminho para melhorar a comunicação daqueles que não conseguem falar, devido a Acidente Vascular Cerebral ou paralisia, por exemplo.
IA já lê mentes e traduz pensamentos
Os participantes do estudo, liderado pelo professor CT Lin, pelo primeiro autor Yiqun Duan e pelo candidato a doutoramento Jinzhou Zhou, usaram um chapéu que registava a atividade cerebral por meio de um eletroencefalograma (EEG), enquanto liam texto, silenciosamente.
O modelo de IA criado pelos investigadores, o DeWave, processou os dados do EEG e traduziu os sinais cerebrais em palavras e frases coerentes.
Esta investigação representa um esforço pioneiro na tradução de ondas brutas de EEG diretamente para a linguagem, marcando um avanço significativo na área.
É o primeiro a incorporar técnicas de codificação discreta no processo de tradução cérebro-texto, introduzindo uma abordagem inovadora à descodificação neural. A integração com grandes modelos de linguagem também está a abrir novas fronteiras na neurociência e na IA.
Explicou CT Lin.
O estudo, realizado com 29 participantes, aumenta a fiabilidade e adaptabilidade da tecnologia, em comparação com métodos de descodificação anteriores, que eram testados num número limitado de indivíduos.
Além de facilitar a comunicação entre pessoas, o sistema de IA poderá agilizar a interação entre humanos e máquinas, ajudando na utilização de dispositivos, como braços biónicos.
Apesar de os sinais EEG, que foram recolhidos com um chapéu, em vez de elétrodos implantados, apresentarem algum ruído, de acordo com a equipa, o estudo indica um desempenho de última geração na tradução, superando os benchmarks anteriores.
Atualmente, com 40% no BLEU-1, a equipa ambiciona aumentar essa percentagem para um nível comparável à tradução de idiomas tradicionais ou aos programas de reconhecimento de fala, que está próximo da marca de 90%. Esta pontuação de precisão da tradução é uma métrica que avalia a semelhança do texto traduzido automaticamente com traduções de referência de alta qualidade.
Um bom instrumento para qualquer governo totalitário. Agora já não se trata de Control mental de massas, também pode servir para de apanhar ovelhas negras, com pensamentos pecaminosos.
O tiro também sai pela culatra por vezes…
Quem pense que isso já não está patenteado á muitos anos… O que sabemos hoje do que existe já existe á muito e os “conspiracionistas” já o sabem á muito… Nada de novo…
https://patents.google.com/patent/US6754472B1/en
No mind, guru meditation.
Excelente artigo
Na verdade não pode concluir-se que lê pensamentos. Apenas registra a correlação entre a leitura de sinais eléctricos em determinadas áreas associadas à linguagem e tenta adivinhar padrões relacionados com a leitura de um texto.
mas para quem lê os dados é quase como se estivesse a ler pensamentos.
Calma…. Não acaba aí…. Olhem só está…
https://patents.google.com/patent/US20090062677A1/en
Que tal menos “teorias da conspiracao”? Esta tecnologia, quando capaz de entrar em “producao”, ‘e BRUTAL para pessoas com dificuldades em articular palavras! E que tal pensarem em quem realmente precisa de ajuda?
Trissomia 21, Autismo, Mudez, …, …, …, …
Os exemplos que existem com outras descobertas não vão no caminho do bem comum. Apresenta-se a forma agradável e depois por interesses económicos/poder é subsidiada para outro fim.
Não são teorias .. São patentes… Você mal nasceu deram-lhe logo um número… Ficou registado e a pertencer ao estado e não aos seus pais… Isso é um facto… Talvez seja altura de ver o mundo tal como ele é…