Já viu o novo anúncio da Coca-Cola? Vídeo criado por IA está a gerar polémica…
A Coca-Cola costuma surpreender os consumidores com anúncios verdadeiramente inspiradores e marcantes. Desta vez, a publicidade não parece estar a ser bem recebida, por ter sido criada com recurso à Inteligência Artificial (IA).
Em homenagem a um anúncio clássico de 1995, de nome "Holidays Are Coming", a Coca-Cola lançou uma publicidade feita com recurso à IA.
À semelhança do vídeo clássico, o moderno apresenta imagens de grandes camiões vermelhos da Coca-Cola a passar por ruas cobertas de neve e de pessoas sorridentes com cachecóis e chapéus de malha a segurar garrafas da marca.
A diferença reside nos elementos mostrados. Se em 1995 o vídeo mostrava atores humanos e camiões reais, o de hoje foi gerado por IA.
Segundo a Forbes, o vídeo foi criado por três estúdios de IA - Secret Level, Silverside AI e Wild Card -, utilizando quatro modelos diferentes de IA generativa.
De acordo com Chris Barber, programador de IA da Silverside AI, numa resposta no X, cada um dos estúdios de IA criou uma versão diferente do anúncio, sendo que a versão viral não pertence à Silverside AI.
Coca-Cola alvo de polémica devido à IA
Conforme avançado pela imprensa internacional, o vídeo suscitou críticas por parte de muitos criativos, que argumentaram ser de mau gosto o facto de a empresa utilizar tecnologia de IA para criar o vídeo, em vez do trabalho de artistas.
O criador da série da Disney "Gravity Falls", Alex Hirsch, escreveu o seguinte no X:
FUN FACT: @CocaCola is “red” because it’s made from the blood of out-of-work artists! #HolidayFactz
— Alex Hirsch (@_AlexHirsch) November 16, 2024
Anteriormente, já muitos artistas e profissionais criativos se tinham mostrado contra a utilização de IA em trabalhos criativos, argumentando que a tecnologia pode ser utilizada para substituir trabalhadores humanos e que muitos modelos de IA foram treinados com base no trabalho de artistas sem a devida compensação ou crédito.
Em resposta à polémica em que o vídeo criado por IA resultou, a Coca-Cola já emitiu um comunicado:
A Coca-Cola Company tem celebrado uma longa história de captura da magia das festas em conteúdos, filmes, eventos e ativações de retalho durante décadas em todo o mundo. Estamos sempre a explorar novas formas de nos relacionarmos com os consumidores e a experimentar diferentes abordagens. Este ano, criámos filmes através de uma colaboração entre contadores de histórias humanos e o poder da IA generativa. A Coca-Cola continuará sempre dedicada a criar o mais alto nível de trabalho na interseção da criatividade humana e da tecnologia.
Mais uma carrada de pessoal que não leva bônus este Natal, por outro lado o pessoal da AI já leva bônus é assim o mundo sempre em evolução, profissões antigas são substituídas por novas…
Queres um mundo onde tudo é IA?
Pede à AI para consertar as tuas botas, ou os teus canos…ou então o teu carro…
lá chegaremos, não te preocupes
Os que reparam botas ou carros vão no futuro ser pagos a peso de ouro… e a melhor parte que ao contrário de mim não perderam tempo com cursos superiores.
Não vão, as pessoas, hoje, deitam calçado quase novo ou pouco usado, por uma questão de moda. Farto-me de ver isso.
Ninguém se importa, com os problemas e com o mal dos outros, até o mesmo, lhes bater à porta.
Isso é relativo, porque alguns humanos trabalharam e foram pagos $, aqueles dos três estúdios que usaram IA.
A IA não gerou sozinha os vídeos, alguns humanos utilizaram ferramentas de IA para edição vídeo e criação video e escreveram manualmente “prompts” para a IA. Certo?
Quanto a algumas profissões, serão sim, substituídas por IA, mas nem todas.
Vão continuar a existir médicos, enfermeiros, carteiros, polícias, homens do lixo, vigilantes, bombeiros, padeiros, etc.
Quanto o que uns dizem de “ficarmos sem trabalhar e a IA faz tudo”, isso é ilusão, quem nos pagará o mínimo de existência (reforma, ou salário), será a World Coin? LOL
dentro de um seculo essas profissões não serão necessárias, a AI fará tudo
Serei o único a adorar o anúncio?
As lágrimas de quem nunca agarrou numa enxada e julga viver numa torre de marfim são deliciosas. Não são profissões de mão de obra intensiva e serviços críticos como saúde que vão substituir por AI, são artistas da caca que fazem a publicidade que nos tentam enfiar pela goela abaixo…é lidar!
Achei o antigo bem melhor, e não devido a IA, nem nada disso. No antigo tem uma narrativa mais bem construída, com os veículos apresentando a marca, depois passando por lugares escuros e as luzes se acendendo, causando um impacto. Depois as pessoas vão aparecendo e vão mostrando sorrisos em seus rostos. Fica muito clara a mensagem que querem passar de que a marca traz a luz e a alegria pro natal.
Já no vídeo novo, tem muitos trechos meio que sem muita ligação, já está tudo muito claro e o acender de luzes não causa muito contraste, não aparecem sorrisos e não fica bem definido o que querem mostrar com os animais que aparecem.
Nos finais do século XIX houve uma manifestação de desagrado, realizada pelos apanhadores de dejetos de cavalos das ruas para as manter limpas, reclamando que iam ficar sem emprego devido à substituição pelo automóvel das carruagens puxadas a cavalo.
A IA tem que tocar nos trabalhas de colarinho branco para o sistema mudar, até agora foram indiferentes à perda de empregos de colarinho azul mas quando forem todos ai sim vão suplicar pelo socialismo.
Os olhos dos personagens, olhos sem vida, quais zombies, revelam imediatamente que aquilo é fake.
O engraçado disto tudo é haver gente que pensa que tudo isto,IA, robotização de toda a actividade humana, é igual ao advento do carro de combustão. Atenção, muitos destes desenvolvimentos espero que não aconteçam, ou que seja como se prevê. Porque se for, muita gente vai ter dificuldade.
Hoje, tudo é polémica. Basta mexer com certos interesses instalados. O anúncio, para mim ê apenas um anúncio, uma questão de gosto e mensagem. Para mim, percebo que pretenderam dar já mensagem “ecologica”, mal conseguida, e para o Natal, falta Humanidade, além do elemento máximo que justifica a celebração da data: o Menino Jesus, a razão da Luz – não uma lata ou camião de CocaCola que pode contribuir para a celebração -, sem a qual, ficamos na reduzidos à sua dimensão pagã, uma patetice anacrónica, neste caso sem sentido algum. Como disse, é uma questão de gosto ou falta dele e um acto de desespero das marcas tirarem partido da fé em proveito próprio. Pensava eu qye a polémica seria, no mínimo, relacionada com isso e não com o uso da tecnologia. Recomendo que leiam algo sobre o movimento “ludista na Inglaterra do século XIX. Saber não ocupa lugar, a História naose repete, apenas a incompreensão dos homens aos novos tempos.
Deviam colocar a ia era na política….
Coca-cola faz mal à saúde.
Por isso só bebo Pepsi
Pepsi sabe a xarope:)…ainda tolero a Twist…mas para isso coca-cola e uma rodela de limão é bem melhor:)