IA chega ao drive-thru e elimina funcionários. E se fosse atendido por um chatbot?
A Inteligência Artificial (IA) poderá vir a desempenhar tarefas que, hoje, são executadas por seres humanos, no sentido de lhes facilitar a vida. Exemplo disso são os drive-thru, que já têm um chatbot a receber os clientes e os respetivos pedidos. Parece futurista ou a possibilidade já não lhe soa estranha?
Para alguns, é ainda um cenário futurista. No entanto, para outros, a possibilidade já não é uma surpresa: e se, aquando da chegada aos drive-thru do McDonald's, por exemplo, o seu pedido fosse atendido por um chatbot? Importar-se-ia, se fosse abordado por uma IA, ou far-lhe-ia diferença ser servido por um robô, em vez de o ser por um funcionário humano?
Segundo confirmado pelo The Wall Street Journal, a cadeia de fast food Wendy's já aderiu à IA. Num anúncio oficial, a americana confirmou que os pedidos no seu drive-thru serão recebidos por um chatbot semelhante ao ChatGPT, mas desenvolvido pela Google Cloud.
Inicialmente, a tecnologia não chegará a todos os restaurantes da cadeia. Numa primeira fase, apenas os clientes que se dirijam a um estabelecimento, em Columbus, nos Estados Unidos da América (EUA), serão atendidos por um chatbot.
Assim, de forma ainda limitada, a Wendy's testará a eficácia do sistema e perceberá se a IA representa, efetivamente, uma melhoria no seu atendimento.
Embora seja uma das primeiras cadeias de fast food a adotar a IA no seu serviço drive-thru, a Wendy's não é a única. Também o McDonald's tem vindo a utilizar a tecnologia, desde fevereiro, num dos seus estabelecimentos, nos EUA.
Contudo, o feedback não tem sido positivo:
Pode pensar-se que conduzir e falar num drive-thru é um problema fácil para a IA [...] mas na verdade é um dos mais difíceis.
Disse Thomas Kurian, CEO da Google Cloud.
Ao longo do tempo, os retalhistas continuarão a procurar formas de implementar sistemas de IA nos seus serviços, por forma a melhorá-los e de modo a cortar despesas associadas aos funcionários humanos. Esta realidade ainda lhe parece futurista ou a possibilidade já não lhe soa estranha?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Forbes
Neste artigo: chatbot, Drive-Thru, IA
“ A Inteligência Artificial (IA) poderá vir a desempenhar tarefas que, hoje, são executadas por seres humanos, no sentido de lhes facilitar a vida.”
Facilita apenas a quem tem poder de lhe aceder para poder simplesmente lucrar… assim concordo com a afirmação. De resto só vai gerar mais desemprego. Mas também gostaria de ver um indiano a falar em inglês com a IA… só por curiosidade…
Será assim: https://youtu.be/9wj0wD-X1cc?t=30
o funcionário do mac perde o emprego. o programador, o pessoal da eletrónica ganha mais trabalho..
Já foste.
eu não trabalho no mac lol
Mas para que é preciso AI para um drive thru? Não se fazem pedidos pelos terminais, onde se escolhe o que se quer e se paga no momento?
Deves pensar lá por seres de IT que tens o trabalho seguro. O próprio CEO da NVidia disse que em 10 anos a AI será capaz de substituir grande parte dos programadores.
eu não trabalho em IT
Uma empresa é para gerar lucro, e enquanto houver um fdp de um empregado, o CEO vai andar sempre às voltas a ver como o há-de meter no meio da rua. E quando conseguir vai-se virar para o programador que o ajudou e dizer: “agora arranje uma maneira de te não precisar de si!” E ele vai arranjar!
Tenha cuidado quando usa esse termo nojento de “fdp”. Nem sei como é que ele aqui passou mas enfim…
Não alimento esses negocios ( Macshit , e outros do mesmo estilo ).
E com chatbots acontece o mesmo por muito mais difícil que se torne , acreditem ou não, ambos são perfeitamente dispensáveis para mim…
Vale o que vale, como outra opinião qualquer …
( https://www.economist.com/leaders/2023/05/11/what-does-a-leaked-google-memo-reveal-about-the-future-of-ai )
…
😉
Não alimento esses negocios ( Macshit , e outros do mesmo estilo ).
E com chatbots acontece o mesmo por muito mais difícil que se torne , acreditem ou não, ambos são perfeitamente dispensáveis para mim…
Vale o que vale, como outra opinião qualquer …
( https://www.economist.com/leaders/2023/05/11/what-does-a-leaked-google-memo-reveal-about-the-future-of-ai )
…
😉
Tao bom um macdonalds de manha
Com 8,033,210,589 de pessoas no planeta Terra, definitivamente aquilo que o mundo precisa é de arranjar mais maneiras de reduzir os trabalhos para os humanos fazerem, para criar muito tempo livre para as pessoas arranjarem o que fazer, do género: guerras e assim onde todos, incluindo os ricos e “visionários”, morrem.
Acho cómico que ainda haja comentários de que aumenta o desemprego. Os empregados vão lavar carros, para as obras ou apanhar batatas. Só fica em casa (desempregado, coitado) quem quer.
Depois do virus covid temos outro virus bem mais perigoso para a sociedade a IA e nao precisamos de andar com mascara na rua nem desinfectar as maos. Antes pelo contrario os DDT e que deviam desinfectar a alma para ver se ficam mais humanos para as pessoas.