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Inquérito revela: 66% dos gestores utiliza IA para decidir quem despedir…

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Rui Almeida says:

    Mas até na Inteligência Artificial eles se apoiam para decidir quem é que querem despedir ?? Mas isto é o cúmulo. Mas que mundo é este ??

    • Zé Fonseca A. says:

      É preciso perceber o contexto, a minha empresa faz o mesmo mas construiu o próprio modelo de aprendizagem para beber das análises de performance e determinar os low performers com base em métricas, isto é apenas o método de triagem, depois é solicitado aos managers que tomem decisões sobre as suas equipas, com directores com mais de 1000 pessoas a seu cargo cada um precisas de ter formas de automatizar estas tarefas, igual para recrutamentos.

      Empresas que não têm este nível de avanço em AI e não possuem integração de modelos LLM com performance reviews o que sei é que alimentam as AIs do mercado com ficheiros com KPIs e pedem ajuda à AI para trabalhar o ficheiro, basicamente algo que demorava um manager/director semanas a analisar passa a ser realizado em menos de 1h, e tendo os prompts afinados podem ou melhorar o modelo todos os anos.

      Quem não se adapta a estas formas de trabalhar em pouco tempo vai ficar ineficiente e considerado low performer.
      Grandes empresas sempre tiveram esta prática de despedir low performers, só já não se via nada disto desde a última crise porque o momentum global era crescente

      • Mais um says:

        Mais um que acredita no Pai Natal.

      • ComentadorDeBancada says:

        alguma vez trabalhaste com KPIs sob pressão? tipo call centers ou assim? KPIs foram feitos para não serem atingidos…

        Lembro-me em tempos que tinhamos um KPI que os operadores de call center (de uma marca muito famosa no mundo da tecnologia) que o tempo médio da chamada de suporte não poderia ultrapassar os 5min….Isto para:
        – Atender a chamada com standards da empresa;
        – Fazer ficha de cliente (identificar o produto e respectivo SN);
        – Perceber o problema
        – Fazer troubleshooting;
        – Activar a garantia ou orientar o cliente para o centro técnico.

        Imagina atender pessoas com +60anos a mexer num menu do televisor…

        Em todas as equipas dos paises quase todos…tinha esse KPI…e adivinha? Ninguém conseguia…Tinha prémio associado a esse KPI e ninguém recebia…

        A minha questão é: Eramos todos low performers?

        • Realista says:

          Não confundas método com as variáveis usadas na implementação desse mesmo método. O Zé Fonseca explicou o método usado na empresa onde trabalha. Não falou dos valores atribuidos a essas mesmas variáveis. No teu exemplo, o problema não advém do método, mas sim dos valores atribuídos aos KPI.

        • Zé Fonseca A. says:

          call centers não são exemplo para nada..
          seja como for, isso é má gestão, se um KPI não é passível de ser atingido tem de ser alterado ou removido

          • Mais um says:

            Apoiado. Concordo. Mas a esmagadora maioria da miudagem que por aqui comenta, acha o contrário. Não admira, também acham que a peixe e a carne são feitos em “fábricas”. Esta gente nunca viu um martelo, uma fresadora, uma bigorna, um tear, uma rede de emalhar, …

  2. Tiago says:

    Se ninguém mete um travão a isto, vamos cair todos.

  3. freakonaleash says:

    Podiam usar a mesma metodologia no para-lamento. Há para ali de-putedos que não fazem falta nenhuma!

    • Zé Fonseca A. says:

      não concordo, se há possibilidade de vermos deptados a chorar como tem acontecido até acho que devíamos por mais, pelo menos dá para rirmos

  4. Profeta says:

    Nada de novo no mundo capitalista. Com a chegada da IA vai ser um prato cheio, nem olham a meios para atingir os fins, parecem os guardas de inglaterra, sempre a direito.

  5. Gustabo Lima says:

    A questão aqui são os pseudo gestores e os pseudo legisladores:
    – estão todos a tomar café e a falar ao telemóvel com a família ou negócios que nada têm relação com a empresa
    – como já não sabiam o que fazer, os pseudo gestores metem AI para demonstrar que trabalham melhor e justificar o trabalho
    – os pseudo legisladores até começarem a ver amigos e familiares a cair como tordos, ou sair num jornal sensacionalista, fazem de conta que está tudo bem. Afinal estamos a copiar os EUA e somos capitalistas. Ou não?

    Agora quando os acionistas ou socios disserem que os pseudo gestores também devem cair no filtro da AI e virem que eles não fazem um c.r.lho, depois aí vão-se queixar.

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