Elon Musk poderá querer usar dados do Twitter para treinar sistemas de IA
Já estamos um tanto habituados à irreverência de Elon Musk e, efetivamente, o empresário parece ter sempre alguma na manga. Algum tempo depois da polémica aquisição do Twitter, o também CEO da Tesla poderá ter assumido que usará os dados do Twitter para treinar modelos de linguagem baseados em Inteligência Artificial (IA).
Não é um hábito recente, pelo que o Twitter já é, há algum tempo, o meio predileto de Elon Musk para ir mandando as suas postas. Apesar de nem sempre significarem, efetivamente, novos planos para alguma das suas empresas, a verdade é que, por vezes, são dicas de ideias que o empresário pretende pôr em prática.
Numa resposta recente, no Twitter, Elon Musk confirmou que poderá utilizar dados do Twitter para alimentar sistemas de linguagem baseados em IA, bem como outras tecnologias.
In which Tesla investor day is running a bit late but CEO Elon Musk confirms he plans to use Twitter for data and reinforcement learning with human feedback, i.e. for training large language models just like OpenAI's ChatGPT... pic.twitter.com/4Z9phoFPa9
— Lora Kolodny (@lorakolodny) March 1, 2023
Se, realmente, esta suposição se transformar num plano efetivo, a ser levado a cabo pelo empresário, então, a compra do Twitter terá sido resultado de uma estratégia mais complexa do que aquela que havia sido, inicialmente, noticiada (até pelo próprio). Na altura, recorde-se, Elon Musk partilhou que o plano passava por assegurar que os utilizadores da rede social não eram privados de se expressarem livremente, como acontecia até aí, na sua opinião.
De facto, a base de dados do Twitter poderia ser uma fonte conveniente para o treino de um modelo de linguagem de IA. Afinal, os seres humanos comunicam por lá, expressam-se e asseguram interações informais, normalmente, com um contexto que poderá complementar uma tecnologia como aquelas que temos vindo a conhecer.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
É bem verdade.Acredito plenamente nisto.
Agora começa a fazer sentido o porquê da insistência de Musk em comprar o Twitter. Não podemos negar o quão bom ele é no desenvolvimento dos seus negócios .
Ele quer ser o Cidadão Kane do mundo contemporâneo.
É tão bom que a maior parte dos negócios estão com problemas (não financeiros).
Ninguém percebeu por que é que Musk quis comprar o Twitter. Estava mal financeiramente e tem piorado.
Todas as grandes empresas falam agora em IA e no ChatGPT, para dizer que vão fazer mundos e fundos, o mesmo fez MusK.
Mas Musk não disse que comprou o Twitter para treinar uma IA à semelhança do ChatGPT, nessa altura nem se falava disso. Estão-lhe a atribuir uma presciência que ele não reivindicou.
Já para não falar que é uma péssima ideia treinar uma IA baseado nos conteúdos do Twitter, ou o pessoal já se esqueceu quando a IA da Microsoft em menos de 24H de estar ativa no Twitter passou a defender Hitler?
Se já o ChatGPT tem um discurso muitas das vezes tendencioso, imagine-se o tipo de discurso uma IA gerada a partir do Twitter iria ter, pior fonte de informação só se fosse treinada usando os conteúdos do 4Chan.
O ditador Musk continua com o seu esquema maquiavélico.
Creio que é o melhor artigo para interpretar os tweets do post:
https://dataconomy.com/2023/03/woke-ai-closed-based-ai-meaning-elon-musk/ (um tradutor on-line ajuda)
Explica, na linguagem de Musk, o que é:
– A IA de Despertar (Woke AI), baseada em princípios morais, que é o caso do ChatGPT, de que Musk foi co-fundador mas que se afastou. Diz que se tornou uma IA Fechada (Closed AI), controlada por um grupo fechado a mando da Microsoft. Defende então sua “IA Baseada” (Based AI, ver tweet do post) que irá correr com a “Woke AI/Closed AI”. (…)