Com a IA, todos podem ser programadores
Com a Inteligência Artificial (IA) a dar cartas, muito se fala dos empregos/profissões que ficarão pelo caminho. Ainda que não seja, necessariamente, o caso, para o CEO da Nvidia, com a IA, todos podem ser programadores.
Desde a polvorosa chegada de potentes e promissoras ferramentas de IA, a tecnologia tem estado sob escrutínio. Não só ela, mas os resultados que ela poderá ter, por exemplo, no mundo do trabalho. Quase que como se de um inventário de profissões se tratasse, já foram mencionadas muitas, de várias áreas, enquanto possíveis assassinadas pela IA.
Para o CEO da Nvidia, Jensen Huang, a profissão de programador não irá desaparecer. Por sua vez, deixará de estar cingida a um grupo de pessoas. Na sua perspetiva, com a IA, qualquer um pode ser programador, pois tudo o que precisa de saber fazer é falar com o computador.
Durante o fórum Computex, em Taipei, Taiwan, o CEO da Nvidia partilhou que, para si, a IA estava a liderar uma revolução informática, deixando-nos numa "nova era da computação".
A barreira da programação é incrivelmente baixa. Acabámos com o fosso digital. Atualmente, toda a gente é programador - basta dizer algo ao computador.
A taxa de progresso, por ser tão fácil de utilizar, é a razão pela qual está a crescer tão rapidamente. Isto vai afetar, literalmente, todos os sectores.
Conforme disse às milhares de pessoas presentes no fórum, todas as eras da computação abrem caminho, para que se façam coisas diferentes, coisas que não eram possíveis antes. Na sua opinião, a IA é, "certamente, uma delas".
A par da partilha de perspetiva, o CEO da Nvidia revelou várias novas aplicações, nomeadamente, uma parceria com o maior grupo de publicidade do mundo, o WPP, para a criação de conteúdos de publicidade digital gerados por IA.
Na semana passada, a Nvidia divulgou que estava a aumentar a oferta, de modo a satisfazer a crescente procura pelos seus chips de IA, que destinados a alimentar o ChatGPT e outros serviços semelhantes. Atualmente, a empresa liderada por Jensen Huang é a mais valiosa do mundo, em matéria de semicondutores, e é das principais fornecedoras de chips e sistemas de computação para a IA.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Lexica
Fonte: Reuters
Neste artigo: IA, nvidia, programador, programadores
logo agora que estava a pensar em aprender a programar Python!
Hahaha ainda não…
tenho as minhas dúvidas, ou pelo menos…acho que ainda há um caminho muito longo para lá chegar. Fazer um website estático ou algo do género e mesmo assim sem muitas customizações, acredito que em breve….
Sim, e isso será suficiente para 90% das pessoas mas para um projecto mais complexo já se terá de dominar a programação para dar conta
Uns estagiários que não sabiam nada sobre JavaScript conseguiram fazer um site interessante só com a ajuda do chat gpt, por isso já não é para breve. Já está a acontecer.
o que prova, apenas, que saber programar é diferente de apenas conhecer linguagens de programação, mas muitos outros conceitos como algoritmos, estruturas de dados, e por aí adiante..
quem tem carta também sabe conduzir, no entanto, nem todos sabem fazê-lo corretamente o que prejudica não só os outros condutores como danifica mais depressa o proprio carro
Todos sempre puderam ser programadores, mesmo antes da ‘IA’, só precisariam de estudar.
A IA vem facilitar a introdução à programação mas isso não implica que não seja necessário um conhecimento básico.
Uma analogia: com o surgimento do Excel nem todos passaram a ser contabilistas 🙂
Se o AI pode ajudar um programador já formado? Sim, bastante e pode até ser uma ajuda ao seu trabalho (Ex. tarefas repetitivas).
Se pode criar um programador? Tenho as minhas dúvidas, para que a AI forneça código ou ajuda, é preciso que do outro lado a pessoa saiba o que perguntar.
O average Script kiddie não ten noção do que está a fazer e mesmo que tire alguma coisa “funcional” da AI não vai ser nada de jeito.
Eu que sou programador já alguns anos, cada vez mais chego a conclusão que o trabalho de programador não é sobre programação mas sim sobre pensar.
Programar qualquer um consegue, mas pensar como programador é outra coisa, e isso a AI não pode ajudar.
Boa resposta é isso mesmo, a IA, vem ajudar e “roubar” trabalho…
Mas é aquele trabalho mais chato, que normalmente as firmas davam a um estagiário, ou a rapaz novo.
A IA não vem tirar trabalho a um programador experiente, vem sim servir de ferramenta para impulsionar o seu trabalho, e automizar.
Um leico nunca vai virar programador de top, só com a IA, sem ter de estudar.
Serve é para pessoas como eu, que dão uma toques e precisam de fazer coisas básicas e simples.
Esse “CEO” quer ver se tira o título de estupidez ao Elon Musk.
Pelos comentários em cima já percebi que o pessoal de IT está com medo e a negar o inevitável. A AI vai substituir quase toda gente.
Ou adaptam-se ou adeus.
Tudo que seja low code vai à vida. Pensam que as empresas vão pagar para ter um programador à procura de erros em códigos ou a criar Apps quando numa questão de segundos a AI faz isso?
O CEO da Nvidia tem razão. Por exemplo sobre os updates da Geforce. Recorriam a uma equipa. Agora com recurso à AI, os updates são automaticamente gerados.
Os programadores já usam várias ferramentas e a IA vai ser mais uma delas.
Não há adaptação possível, é impossivel acompanhar a velocidade de evolução da IA. Não vai restar nenhum trabalho para o ser humano a não ser os que envolvam relação inter pessoal com outros seres humanos e eventualmente as artes. A sociedade vai sofrer profundas transformações num futuro próximo. O que me preoucupa é a fase de transição!
Naa… O pessoal de IT sabe que a IA pode ser um excelente aliado, mas a engenharia de software vai MUITO além da programação.
Pois. No papel sou programador, mas pouco programo.
Isso é uma categoria profissional diferente dentro da programação onde, ao invés, de Full stack é Full Stackoverflow
Eu não tenho medo nenhum. Eles não dizem que a IA vai criar novas profissões? Eu confio no sistema. Se for para o olho da rua o sistema vai-me dar formação adequada e reintegrar-me. Eu tenho fé no sistema! 😉
E fake. Se e a IA que gera o codigo como e que cada um nos vai aprender a programar ? Isso nao e programar e ter a papinha toda feita.
Esta publicidade a meu ver e so para meter medo quem trabalha como programador e para dar a entender de que programacao esta a tornar-se uma profissao basica e uma justificacao para os patroes comecarem a pagar o ordenado minimo. Ridiculo no minimo. Nao sou programador mas se fossem os patroes a queimar as pestanas a criar linhas de codigo de certeza que dariam mais importancia aos programadores.