PplWare Mobile

Com a IA, todos podem ser programadores

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: Lexica

Fonte: Reuters

Autor: Ana Sofia Neto


  1. João Carlos says:

    logo agora que estava a pensar em aprender a programar Python!

  2. Pedro says:

    Hahaha ainda não…

  3. tugakry says:

    tenho as minhas dúvidas, ou pelo menos…acho que ainda há um caminho muito longo para lá chegar. Fazer um website estático ou algo do género e mesmo assim sem muitas customizações, acredito que em breve….

    • Mr. Y says:

      Sim, e isso será suficiente para 90% das pessoas mas para um projecto mais complexo já se terá de dominar a programação para dar conta

    • Daniel says:

      Uns estagiários que não sabiam nada sobre JavaScript conseguiram fazer um site interessante só com a ajuda do chat gpt, por isso já não é para breve. Já está a acontecer.

      • Rafa says:

        o que prova, apenas, que saber programar é diferente de apenas conhecer linguagens de programação, mas muitos outros conceitos como algoritmos, estruturas de dados, e por aí adiante..
        quem tem carta também sabe conduzir, no entanto, nem todos sabem fazê-lo corretamente o que prejudica não só os outros condutores como danifica mais depressa o proprio carro

  4. Mr. Y says:

    Todos sempre puderam ser programadores, mesmo antes da ‘IA’, só precisariam de estudar.
    A IA vem facilitar a introdução à programação mas isso não implica que não seja necessário um conhecimento básico.
    Uma analogia: com o surgimento do Excel nem todos passaram a ser contabilistas 🙂

  5. Fusion says:

    Se o AI pode ajudar um programador já formado? Sim, bastante e pode até ser uma ajuda ao seu trabalho (Ex. tarefas repetitivas).

    Se pode criar um programador? Tenho as minhas dúvidas, para que a AI forneça código ou ajuda, é preciso que do outro lado a pessoa saiba o que perguntar.

    O average Script kiddie não ten noção do que está a fazer e mesmo que tire alguma coisa “funcional” da AI não vai ser nada de jeito.

    Eu que sou programador já alguns anos, cada vez mais chego a conclusão que o trabalho de programador não é sobre programação mas sim sobre pensar.

    Programar qualquer um consegue, mas pensar como programador é outra coisa, e isso a AI não pode ajudar.

    • Ifm says:

      Boa resposta é isso mesmo, a IA, vem ajudar e “roubar” trabalho…
      Mas é aquele trabalho mais chato, que normalmente as firmas davam a um estagiário, ou a rapaz novo.

      A IA não vem tirar trabalho a um programador experiente, vem sim servir de ferramenta para impulsionar o seu trabalho, e automizar.

      Um leico nunca vai virar programador de top, só com a IA, sem ter de estudar.

      Serve é para pessoas como eu, que dão uma toques e precisam de fazer coisas básicas e simples.

  6. says:

    Esse “CEO” quer ver se tira o título de estupidez ao Elon Musk.

  7. Tiago says:

    Pelos comentários em cima já percebi que o pessoal de IT está com medo e a negar o inevitável. A AI vai substituir quase toda gente.
    Ou adaptam-se ou adeus.
    Tudo que seja low code vai à vida. Pensam que as empresas vão pagar para ter um programador à procura de erros em códigos ou a criar Apps quando numa questão de segundos a AI faz isso?
    O CEO da Nvidia tem razão. Por exemplo sobre os updates da Geforce. Recorriam a uma equipa. Agora com recurso à AI, os updates são automaticamente gerados.

    • Mr. Y says:

      Os programadores já usam várias ferramentas e a IA vai ser mais uma delas.

    • Eduardo says:

      Não há adaptação possível, é impossivel acompanhar a velocidade de evolução da IA. Não vai restar nenhum trabalho para o ser humano a não ser os que envolvam relação inter pessoal com outros seres humanos e eventualmente as artes. A sociedade vai sofrer profundas transformações num futuro próximo. O que me preoucupa é a fase de transição!

  8. Pedro says:

    Naa… O pessoal de IT sabe que a IA pode ser um excelente aliado, mas a engenharia de software vai MUITO além da programação.

  9. AP says:

    Eu não tenho medo nenhum. Eles não dizem que a IA vai criar novas profissões? Eu confio no sistema. Se for para o olho da rua o sistema vai-me dar formação adequada e reintegrar-me. Eu tenho fé no sistema! 😉

  10. Profeta says:

    E fake. Se e a IA que gera o codigo como e que cada um nos vai aprender a programar ? Isso nao e programar e ter a papinha toda feita.

  11. Profeta says:

    Esta publicidade a meu ver e so para meter medo quem trabalha como programador e para dar a entender de que programacao esta a tornar-se uma profissao basica e uma justificacao para os patroes comecarem a pagar o ordenado minimo. Ridiculo no minimo. Nao sou programador mas se fossem os patroes a queimar as pestanas a criar linhas de codigo de certeza que dariam mais importancia aos programadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.