A indústria tecnológica em torno da IA é 90% marketing, diz criador do Linux
A Inteligência Artificial (IA) está a apresentar aos utilizadores um mundo de possibilidades. Para o criador do Linux, no entanto, a tecnologia é, atualmente, 90% marketing.
Recentemente, o engenheiro de software finlandês, Linus Torvalds, participou num evento e deixou algumas considerações sobre a tecnologia de IA e os algoritmos "inteligentes".
O programador, que ganhou o Millennium Technology Prize da Finlândia pela criação do kernel Linux, foi entrevistado durante a Open Source Summit, em Viena. No evento, falou sobre o mundo do código aberto e as últimas tendências tecnológicas.
A IA tem ainda muito para crescer...
Segundo o criador do Linux, os serviços modernos de IA generativa são um desenvolvimento interessante na tecnologia de aprendizagem automática e acabarão por mudar o mundo. Na sua perspetiva, também, o estado atual da tecnologia de IA é 90% marketing e 10% realidade factual.
Aliás, o engenheiro manifestou a sua insatisfação com o "hype cycle" que está a alimentar demasiadas iniciativas relacionadas com a IA e a contribuir para as avaliações de mercado excessivamente elevadas da Nvidia.
Apesar de estar a tentar ficar afastado da IA, não se envolvendo em projetos que a incluam, Torvalds disse que, em cinco anos, os algoritmos generativos e a tecnologia de aprendizagem automática tornar-se-ão muito mais úteis e interessantes.
Nessa altura, o mundo inteiro será capaz de compreender como a IA pode ser utilizada e que tipos de cargas de trabalho diárias pode "acelerar".
Linus Torvalds says AI will change the world but it is currently 90% marketing and 10% reality, and it will take another 5 years for it to become clear what AI is really useful for pic.twitter.com/6knFEfJbqf
— Tsarathustra (@tsarnick) October 21, 2024
Durante a entrevista, em Viena, o criador do Linux disse que o desenvolvimento na comunidade de código aberto é, agora, maioritariamente conduzido por grandes empresas, em vez de por programadores individuais.
O engenheiro reforçou a sua ideia sobre a segurança informática, especialmente quando se trata de componentes de hardware defeituosos.
Não é novidade. A siga I.A. vende muito. Basta uma máquina de lavar a roupa ter ia escrito que vende mais, apesar de ter algoritmos que não são considerados ia.
A sério? Ninguém tinha reparado!
Exactamente o que eu penso . Penso o mesmo daquele charlatão do Musk ..aliás aquela captura do foguetão não me impressionou nada , mesmo zero . Só funcionou mesmo como marketing , porque o fundamental , o essencial , ainda está quase todo por fazer. O Homem já foi à Lua , coisa que até agora ele nunca conseguiu fazer , e não foi preciso tanto sensacionalismo nos passos precedentes. Vive-se num mundo de espectáculo , a postura dele é bastante semelhante ao Trump .Até a internet por satélite , não é novidade nenhuma , eu já a tinha utilizado há muitos anos atrás . A única coisa que ele fez foi desenvolvê-la a nível global , fruto das capacidades financeiras que tem.
A captura do foguetão foi algo que nunca ninguém tinha conseguido (ou pensado) fazer antes, e vai reduzir muito os custos de exploração espacial. Como é que não te impressionou nem um pouco, especialmente tendo em conta que funcionou à primeira tentativa?
A NASA sempre teve a a corta à volta do pescoço. Existe muito burocracia para tomar decisões e o orçamente era cada vez menor.
A SpaceX toma decisões mais facilmente e por isso pode testar mil e uma coisa.
Bad bot
O próprio marketing é 90% da IA no estado atual, imaginação e espetáculo é o que não falta por aí ! Acredite quem quiser !!
IGA só em 2050.
Concordo 100%
A entrevista a Linus Torvalds foi durante a Open Source Summit.
E o que se destaca da entrevista? O que pensa da IA.
Diz que daqui por cinco anos percebe-se melhor o caminho que a IA tomou e as sua implicações. E que detesta o ciclo hype atual sobre a IA – mas as referências ao ChatGPT que faz é de quem está a acompanhar.
A primeira versão do ChatGP foi lançada há dois anos (em novembro de 2022) e teve entretanto um grande desenvolvimento. Cinco anos não parece um tempo excessivo para as várias IA demonstrarem as sua potencialidades. Mas Torvalds, que não é parvo nenhum não disse nada de parecido a: desliguem, agora é tudo hype, e não queiram saber da IA senão daqui a cinco anos.
IA é branding.
Hoje o waze era uma grande mestria de IA, mas nasceu na altura errada.
Automtismos agora chamam-se “powered by IA”
IA é o novo Turbo dos anos 80.