Xiaomi responde às acusações da Apple
Por Hugo Sousa para PPLARE.COM
Como todos sabemos a empresa Xiaomi começou a comercializar Smartphones Android há cerca de três anos, tornando-se numa das maiores fabricantes de telemóveis da China. Desta forma a empresa começa agora a sua expansão global e começa a receber as suas primeiras críticas.
A Apple acusa a empresa de clonar o design dos seus equipamentos.
Depois destas acusações a Xiaomi veio a público defender a filosofia utilizada no design dos seus dispositivos, afirmando na conferência sobre tecnologia organizada pelo The Wall Street Journal que os engenheiros e designers responsáveis na empresa são inspirados por muitos produtos outrora criados tanto na china como no exterior, situação que segundo o vice-presidente da empresa chinesa acontece com todas as empresas.
"Os nossos designers e os nossos engenheiros são inspirados por grandes produtos e por grandes projectos lá fora. E, francamente, quem é que no mundo de hoje não é? Aponte-me a um produto na nossa indústria, um produto novo que tenha saído e que tenha uma linguagem de design completamente original. Você não vai ser capaz de encontrar um. "
Hugo Barra, vice-presidente da Xiaomi
A empresa chinesa entrou no mercado dos Smartphones há sensivelmente 3 anos, tendo começado a comercializar telemóveis de marca própria com sistema operativo Android. Deste então, a empresa não tem parado de crescer, tendo-se tornado numa das maiores fabricantes de telemóveis da China.
No entanto, as críticas continuam a chegar vindas do outro lado do mundo, críticas que já apelidam a marca chinesa de “Apple da China”, devido ao facto de o seu último Smartphone ser muito semelhante ao iPhone da Apple. O chefe de design da Appl, Jonathan Ive, é um desses críticos.
“Eu não vejo isso como um elogio, eu só estou a falar nesse problema em geral. Na verdade, eu vejo isso como um roubo. É realmente um roubo e é preguiçoso. E eu não acho que seja uma forma lisonjeira de criar smartphones."
Jonathan Ive, chefe de Design da Apple
Durante a conferência em Laguna Beach, Barra confessou-se um admirador da gigante de Cupertino, afirmando mesmo que o iPhone 6 é o melhor telemóvel alguma vez construído.
"Eu sou um grande fã da Apple, a Apple é a meca de design do mundo. Eu acho que é fascinante a maneira como a Apple pegou em ideias já existentes e que já eram muito boas, acrescentando o seu toque de inovação, tendo em muitos casos, tornado essas ideias muito melhores. Então, a ideia de construir sobre grandes ideias acrescentando um toque de inovação é o que eles fazem. É o que nós fazemos.”
Hugo Barra, vice-presidente da Xiaomi
As afirmações feitas por Hugo Barra nesta conferência com certeza não caíram muito bem aos responsáveis da gigante americana, mas até acabam por fazer algum sentido.
Este artigo tem mais de um ano
A Apple está é a ver que a careca deles foi descoberta! É tramado para uma empresa ver outra a fazer equipamentos MUITO MELHORES e sem roubar à descarada como a apple faz… E é uma pena… ahahahahahahah!! venham mais destas como a Xiomi!!
haaha outra vez a apple a tentar sacar uns trocos, coitadinha todas as empresas copiam a apple, deve ser a empresa mais ridicula em patentes, aposto que ate os parafusos tem patente. quem tem patente de um cubo de vidro…
qualquer dia metem patente nos bugs XD
a apple não pode ver ninguém a crescer, que vai logo morder
Fanático anti Apple alert…
A Apple rouba à descarada? Que coisa sem sentido. Não fosse a Apple e hoje não teriamos os Smartphones como os conhecemos.
sim Hugo, pesquisa na net e vez o próprio Steve Jobs a dizer que rouba (roubava) ideias de outros produtos, isso foi mais do que discutido por aqui e por outros sítios, mas só os apple fans não vêm, devem ter um filtro visual e auditivo.
A ignorância é a regra hoje em dia.
A Apple “inspirou-se” no IPAQ e pocket PC, já eu tinha smartphone com ecrã e a Apple tentava sobreviver com os seus iMac.
Aliás eles compraram a Compaq IPAQ e pagam patentes a Microsoft apenas por serem originais… Ele há cada iluminado…
Ahahha
Quer dizer, a cópia é agora o original?
Isso é tudo copiado do Newton MessagePad 2000…
Assim como o Galaxy Note ainda não é mais que um MP2000 moderno e a cores…
Ambos têm caneta, que reconhece comandos, dá para escrever (e no Newton reconhece mesmo a escrita manual e traduz em letras de computador), destingue formas e setas, o SO permite app’s, tem na mesma um botão de desbloqueio lateral, e duas portas de expansão…
Até a forma e o tamanho do ecrã, são identicos, com o Newton a ter até um ecrã maior…
A verdade sempre foi a mesma: a Apple lança uma coisa nova, é criticada e depois copiam, e ainda dizem que o deles é que é o original…
Se não tivesse sido inventada a roda…não haveria Apple!?
A Apple contribuiu em muitas áreas, mas não foi a única, pois antes do primeiro iphone, já havia alguns telemóveis que poderemos considerar percursores dos smartphones.
Eu ainda sou do tempo em que existiam QTEK’s com windows mobile, sabes o que é isso?
Mais um pouco foi a apple que inventou a roda.
QTEK ora cá esta uma palavra que já não ouvia a muito tempo hahaha
QTEK salvo erro é a atual HTC
Correto. Também cheguei a trabalhar com um.
Ainda sou do tempo dos Newton da Apple, dos Palm, dos Sony Clié…
Fanático Apple alert…
…
Fanáticos de telemóveis a ponto de discutir alert…
Cada vez que vejo comentários destes mais tenho a certeza: produtos da Apple é mesmo para os ignorantes…
Vamos meter os utilizadores de um producto no mesmo saco…
Utilizadores de Android são todos pedofilos, porque o zé ali da esquina tem um android e é pedofilo, logo passam a ser todos…
Que lógica…
eu não consigo perceber qual a cena entre sistemas operativos de smartphones… para mim vai dar tudo ao mesmo, tenho um pai com iphone, uma mãe com windows phone e eu tenho um android. E digo para mim, fora o design é tudo a mesma coisa 😀
Peço desculpa não queria generalizar… há sempre um ou outro que foge á regra… mas continuo a achar o mesmo…
vai ao google e escreve “apple boch design” 😉
se os telemoveis que sao referidos forem os da primeira foto , sinceramente parecem-me mais lumias que iphails mas pronto, sao opinioes
Sim, sem dúvida, aquilo não é nada parecido com nenhum iphone, mas sim igual a um Lumia, à excepção do posicionamento da câmara traseira.
Já o ipad é descarado.
Estou completamente de acordo…nos “aparelhos” da primeira foto não vejo nada parecido com um iPhone. Se “encolherem” um pouco as “barras” negras de cima e de baixo…vejo é uma “cópia” de alguns modelos Lumia!!
Foi bom enquanto eram pequenos, agora que estão a crescer demasiado, calma aí com as imitações.
A verdade é que todas as marcas “se inspiram” noutras, mas a Xiaomi inspira-se talvez em demasia e sempre na mesma 😀
(Podiam era fazer um Xiaomi como o iPhone 6, mas sem aquelas cicatrizes e a verruga da traseira!)
@LP
hummm…já eu não concordo nada em que a Xiaomi se inspire “demais” na mesma.
Tanto que nenhum dos smartphones deles faz lembrar os iphones (isto na minha opinião).
Já o “theme” usado no MIUI sim, foi claramente inspirado no IOS, mas com diferenças suficientes (e customização) para não serem confundidos…
O tablet deles é igual ao iPad…
sim, concordo que o tablet é muito parecido, mas pensa, não há aí “aos pontapés” tablets com esse aspecto?
aliás faz um exercicio mental.. olha para um asus eee pc de 2009 (antes de ipad 1 ter sequer sido lançado) e imagina-te a separar a parte de cima (do ecrã) como alguns hibridos que existem agora…com que ficas na mão? um tablet muito parecido com Ipad, sem o botão home caracteristico da apple..pelo menos visto de frente.
Há por aí muitos muito mais parecidos, alguns até iguais, não têm é a dimensão, o potencial da xiaomi…
A HTC poderia processar a Apple por copiar o dessign do one
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10730933_10152777175048340_4086111700890235547_n.jpg?oh=1c2c6c2bb883cbb98e05d06b4957f9bb&oe=54EB00F5&__gda__=1420464544_251ff30d3d4ffd2a52bd1a2f31814078
Foi precisamente o que pensei quando vi o Ibend pela primeira vez é igual ao HTC ONE (M7)
Ninguem precisa de andar a inovar todos os dias mas desde que o Jobs deixou de ter mao na empresa eles comecaram a tentar apanhar os outros. Eles nem sequer precisam disto. O problema chama-se marketing. O da Apple continuar a ser muito apelativo e nesse aspectos os outros tentam seguir mas no telefone em si o que ha de novo senao um resumo do que todos os outros ja fazem.
Ora aqui está um comentário correto.
O marketing da apple é simplesmente o melhor do mundo, eles podem por uma maçã num tijolo que o pessoal compra.
Quanto ao design well.. A questão é sempre a mesma, pegar no que há e melhorar.. ao máximo.
Se entenderes alguma coisa de design e manipulação em 3d vais ver que esticando e encolhendo o primeiro iphone vai dar o que tens hoje…. Portanto não sei quem deve alguma coisa a alguém… Atenção que eu tenho um lumia…
É um facto… tirando o tamanho e as características de hardware, o design do iPhone é praticamente o mesmo em todos os modelos.
Concordo com a logica do 3d. Obrigado Antonio por me pores no caminho certo.
O CLK da mercedes nao e mais do que o esticanco do classe A.
Assim como os camioes da volvo derivam do S4.
Relax rir e a melhor forme de iniciar o dia.
Aquele abraco
Pois… Mas o que eu quis dizer mem foi bem isso.. Se olhares para um mercedes não sabes que é um Mercedes mesmos que não tenha qualquer logotipo ou marca escrita? O que eu quis dizer é que as marcas tem de de seguir um padrao que as representa, e so com o simples olhar vais tirar pontos que caracterizao a marca, é claro que dentro da linha de produtos da marca.. Se não me fiz entender eu tento explicar de outra maneira… Aquele abraço
Obviamente que um telemóvel é um paralelepípedo com um ecrã rectangular, e botões/touch, com pelo menos uma câmara atrás hoje em dia. Mas dentro desse conceito podes fazer coisas muito diferentes, vejam-se os Lumia, o iphone 6 vs iphone 5 vs iphone clássico.
E é claro que as marcas inspiram – se TODAS um pouco aqui e acolá o que está bem para o cliente. Agora fazer uma reprodução de um artigo de 400 euros para vender a 200 modificando um SO livre copiando um que não podem usar … enfim, sem comentários.
@rmcrys
“Agora fazer uma reprodução de um artigo de 400 euros para vender a 200 modificando um SO livre copiando um que não podem usar … enfim, sem comentários.”
No meu ver isso que disseste é muito limitativo. O MIUI não é cópia nenhuma…Quando surgiu, ele tentou juntar o melhor dos 2 sistemas operativos, inspirando-se no design do IOS, mas acrescentando muitas funcionalidades que não vinham no android de origem. Talvez por isso tenha ganho tanta popularidade…
A partir daí têm feito o seu caminho normalmente, como qq outro SO, com inspiração aqui e ali (estou-me a lembrar por exemplo do centro de notificações que chegou ao IOS muito depois de existir no MIUI).
O MIUI não tem nada a ver por exemplo com as skins aplicadas nos clones para imitar o IOS…MIUI tem diferenças significativas que o permitem não ser confundido com IOS.
Quanto aos produtos em si, como já disse atrás nenhum smartphone me faz lembrar o iphone.. aliás outra caracteristica que distinguiu a XIAOMI das outras marcas chinesas foi além da qualidade, terem o seu próprio design.
Já o tablet é parecido com o IPAD sim, mas também é parecido com muitos outros os tablets no mercado..eu própri tenho um tablet com windows que também tem parecenças com ipad…
isto porque todos os tablets têm formato “paralelepípedo” e salvo excepções, se baseiam em design minimalista.
Agora que começam a expandir-se começam a incomodar muita gente, até aqui não valiam nada… O design não me parece imitação nenhuma, agora a nível do MIUI pode ter algumas imitações. Alguém tinha de fazer frente aos Ifail.
Que venham as pipocas.
Eu continuo com o meu 3310 e por enquanto não preciso de mais. 🙂
Prefiro gastar o meu dinheiro em viagens pelo mundo.
Fico mais culto e satisfeito.
e o prémio para comentário mais idiota de sempre vai para…
ti, Carlos!
tudo tem a ver com a utilização que se dá, eu mal uso o meu smartphone, e os 200€ que dei até foi puxado, apresar de nem ter sido caro para o que faz, até porque porta-se mesmo muito bem, mas como pouco mais uso lhe dou do que ele dá ao 3310 até foi caro, agora ele faz muito bem em investir no que quer, eu também nunca daria 400€ por um smartphone, quanto mais 600€ ou 800€.
E sim, fica mais culto, o satisfeito é relativo, os fanáticos devem ter orgasmos depois de passar horas numa fila para ter um iphone e gastar uma pipa de massa para dar o mesmo uso que eu dou ao meu de 200€.
Grande respostas de Hugo Barra, nem mais.
A Apple baseou-se na criação da necessidade. Depois inovou pelo simplismo de utilização. Avançou para a performance dos seus dispositivos. Criou uma imagem de luxo, simplicidade, ponto de partida para outras ideias, etc.
Claro que smartphones existem à muito tempo. Basta recordarem o Nokia Communicator. A Nokia inovou e o mercado foi a trás. A Sony Ericsson com o seu P800, entre outros. A questão não é a cópia de equipamentos entre marcas, é a não introdução de mais valias no mercado. Comparando os dois exemplos da Nokia e da Sony Ericsson, o Communicator estava dividido como um computador portátil, ecrã com teclado, o P800 inovou no teclado virtual no ecrã. Depois foi a evolução que se viu.
Se formos comparar essas evoluções com o que as marcas agora apresentam, a competição é apenas no software, porque no design estão a ir todos no mesmo sentido.
A Samsung que sempre teve equipamentos construídos em plástico, agora voltou-se para o alumínio.
Será que está tudo inventado e não dá pra mais, ou será preciso nascer outro Steve Jobs???
Isto não é só para os telemóveis, é para a industrias de novas tecnologias em geral. Gostei de ver a HP a dar um passo em frente com os seu HP Sprout. Se criou a necessidade, se criou um novo nicho de mercado, etc etc etc, o tempo o dirá. No entanto está a fazer diferente dos outros e a inovar.
Há empresas de topo na China que se limitam a copiar equipamentos entre si. É ridiculo.
È pena que não tenham colocado esta afirmação também :
“At the event, he was asked about the Xiaomi’s future and was also questioned on Xiaomi’s design ‘theft’. In his defense, he said,
“the iPhone 6 is the most beautiful smartphone ever built” but then proceeded to shared his thoughts on how most people in the tech industry are inspired by others.
Abc
Colocaste tu e bem.
“LG Display announces world’s narrowest 0.7mm bezel LCD display”
Peoplware, aprofundem este tema.. Isto sim é o futuro.
LG em altas, ao contrário do Sharp que pecava em Specs.
Pelos vistos não se ficam só pelo design dos equipamentos:
http://www.mi.com/sg/mi3/
@Diogo Pereira
?!? não percebi o que querias dizer? achas esse mi3 idêntico a algum iphone?
Há cada “ceguinho” (leia-se, que não quer ver) 🙂
http://www.cultofandroid.com/66569/xiaomi-dont-copy-apple/
http://www.cultofmac.com/291859/xiaomi-ios-7-ripoff/
farto-me de ver diferenças, e se então se comparares um Golf com um Ibiza (por exemplo, ou com outro carro qualquer) encontras mais semelhanças, mas pronto.
A apple pode copiar e inspirar-se nos outros (como disse o S. Jobs), mas os outros já não, mas lá está, os cegos que não querem ver, ou neste caso é mais os cegos que vêm apenas o que querem, e tu às mínimas semelhanças já dizes que é igualzinho, tenta fazer o inverso, ver um iphone, o primeiro por exemplo, e comparar com o que existia, mas não, a apple nunca tinha visto um telemóvel na vida, e fez um de raiz, queres ver.
LOL
a única cópia que vejo no primeiro link aí é o “one more thing…” de resto pode existir alguma inspiração (palavra que até é usada no artigo que referiu), mas não cópia.
Por exemplo acho engraçado chamar cópia ao facto de o mipad vir com cores traseiras…mas esquecem-se que quando foi anunciado o iphone 5C já os lumias, e HTC eram vendidos com cores traseiras XD (provavelmente até outros mais).
Quanto ao segundo exemplo, alguns dos exemplos saõ mesmo ridiculos….chamar cópia só com muitoooooooo esforço e surrealismo
se vires os primeiros so e comparares com o actual vais ver a aproximação que a aple fez ao android…. só isto.
E a Xiaomi já é o 3º maior fabricante de smartphones a nível mundial
http://thenextweb.com/mobile/2014/10/30/idc-global-smartphone-shipments-327m-q3-2014-xiaomi-now-3rd-largest-phone-manufacturer/
“um produto novo que tenha saído e que tenha uma linguagem de design completamente original. Você não vai ser capaz de encontrar um.”
Acho que o windows phone quando saiu tinha uma linguagem diferente a de todos e completamente original! Mas eles copiam a descarada mesmo e depois dizem isso para se defenderem lol! Bem que todos copiam alguma coisa dos outros mas nao tao a descarada como a xiaomi!
Já tou como o CEO da Xiaomi… digam-me uma coisa que não é copia da outra… qd se fez o primeiro telemovel, outras seguiram-se… depois foi o primeiro telemovel sem antena, outras copiaram… foi feito o primeiro smartphone, outras copiaram…
Só digo uma coisa… a Apple que se vá esconder que só ao 6º Iphone acertou no design mas isto a meu ver, claro…
As citações de Hugo “Garra” dizem tudo.
Absolutamente nada contra mas… terá sido pela Xiaomi a violação na vida de Tim crook sem direito a orgasmo?