PplWare Mobile

Windows XP: Mesmo “morto” ainda é o 3º mais usado no mundo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Danny says:

    E eu sou um deles ainda com xp

  2. Nuno says:

    Ainda hoje, instalei um, num computador que tinha o Windows 7.

  3. Britney Spears says:

    PPLWARE, como é que me registo? Não sei como, mas alguém anda a comentar com o meu nick, porém não sou eu. daí que quero estar registada para ter uma imagem no Avatar e tal e assim o pessoal saber quando sou eu a comentar.

  4. rui says:

    É fácil de explicar o porquê de ainda se manter como um dos mais usados: muitas empresas ainda o usam porque comprar licenças para uma versão nova do software fica caro e já se sabe que muitos patrões preferem ter as comissões a entrar do que evoluir a empresa. 😀
    Mas deixando as empresas de fora, entre o uso pessoal ainda se usa muito, graças às massas e à resistência à mudança. As desculpas das compatibilidades, no uso pessoal, já não colam nos dias de hoje. Muita gente até diz que dá mal só para que outros não o usem, quando nem têm nenhum problema (veja-se o caso do windows 10 e os média das tecnologias centrados em arranjar 1001 defeitos e a inventar outros mais só para deitar abaixo). É simplesmente o poder das massas (e dinheiro por debaixo da mesa) a funcionar.

    • Asdrubal says:

      Ainda em 2010 eram vendidas máquinas com Windows XP. Não são tão antigas assim.

      Só fala mal do XP quem nunca usou Windows 95 ou Windows 98 (as duas versões), ou então o horrível Millennium. O XP foi o primeiro SO com a tecnologia NTFS a ser lançado para o sistema doméstico, ou vinham já mesmo máquinas com este SO de raíz. Muito estável, problemas de segurança sim, mas foram resolvidos com os SP’s.

      • Douglas Ferreira says:

        Não é porque o XP era a melhor opção em 2002 que hoje ainda seja. Concordo sim que era muito mais estável que o win 98, mas as pessoas têm de evoluir, muitos bons recursos deixam de ser usados simplesmente por usar um SO antigo, ainda mais agora que não recebe mais atualizações de segurança.

        É um comportamento estranho: tem gente que sequer cogita a possibilidade de usar um SO mais recente no notebook, mas reclama que a Samsung/LG/Asus/QualquerOutra não atualiza o Android. Isso, acredito, seja por já comprar um smartphone com o sistema mais atual, e não há como voltar.

        Na minha humilde opinião que não vale sequer um bubbaloo, muita gente não muda por vício. Tinha um amigo que ao comprar seu primeiro notebook queria trocar o sistema (XP) pelo Windows 98; tive de convencê-lo que o 98 não funcionaria bem no notebook, principalmente por conta de drivers e do gerenciamento de energia… ele deve estar usando XP até hoje!

    • Miguel Sousa says:

      Não é só as licenças… trabalho numa empresa que temos 53 computadores, 5 servidores e vários programas. Os programas funcionam no XP com muita personalização e nem necessidade de alterar a estrutura toda. Foi pedido um orçamento para passar para o Windows 7, ficava em mais de 175000 euros reconfigurar tudo e adquirir novos computadores, novas licenças e novos programas. E iria demorar entre 5 a 19 dias a ficar tudo operacional. A empresa não suporta um custo desses. Alguns computadores que se estragam, os novos já tem o Windows 7. São configurados e vão funcionando. Agora mudar toda a estrutura, não vale o custo. Quando os 40 e tal que estão com o xp pifarem, então logo se alteram as coisas. Não é preciso estar a despejar mais de 1500 euros por computador, para fazer o mesmo… só por poder dizer que é mais recente.
      A nível pessoal, o principal é a utilização. Para muita gente, o XP está instalado no desktop. Com a internet, usam o browser para tudo. Não precisam de estar a comprar um computador novo para ir ao facebook… como fazem os jovens que compram telemóveis, tablets e computadores de 900 euros cada, para andarem no facebook e a jogar joguinhos.

  5. Luka says:

    O que os fabricantes deviam pensar e não pensam ou tem uma grande falta de respeito pelos utilizadores e que a questão objetiva não está no SO mas em aplicações que foram desenvolvidas à data para serem executados neste SO e que por sua vez não evoluiram no suporte e tornam-se essenciais na sua execução aos utilizadores e cumprem o objetivo, sendo assim evoluir para onde se não há suporte de parte a parte ! além disso a MS continua a manter atualizações mensais ! e existem ferramentas complementares de segurança que podem manter o XP tão seguro como outro SO, basta também os utilizadores não correrem riscos desnecessários.

  6. rui says:

    Podes usar, por exemplo, o serviço gravatar, que penso que ainda é válido por aqui. Junta um email válido a um avatar à tua escolha, tal como o Vítor falou.

  7. O Movimento Livre says:

    Pelo menos na sua altura era compatível com quase tudo – muita empresa sobreviveu à conta do XP… Mesmo sendo da Microsoft, já não se fazem produtos assim.

    • Sergio J says:

      Já não te deves lembrar, mas quando saiu o Windows XP foi uma mudança radical. Muito hardware nas empresas não funcionava com o Windows XP pois herdava do NT a forma de aceder ao Hardware. Foi uma verdadeira dor de cabeça para muitas empresas. O mesmo veio a aconteceder no Vista, mas no XP foi bem pior. A polémica foi bem maior no Vista porque muitos mais utilizadores domesticos tinham computador.

      Muito pessoal de desenvolvimento e informáticos preferiam manter-se no Windows 2000. Em termos de aspecto ninguem gostava daquele menu iniciar e conheço muita gente que usou durante muitos anos o menu classico. Muitos passaram depois por docks porque detestavam aquele menu.

      • O Movimento Livre says:

        Mas houve uma transição enorme para XP, lá isso eu garanto-te.
        Lá está, também haviam empresas que trabalhavam especificamente com o Windows 98… São especificidades que não se aplicam ao ambiente doméstico, felizmente.

  8. David Guerreiro says:

    Não esquecer que existem muitos países pobres, em África ou na Ásia, com computadores muito antigos, em que o XP é a única opção. Num PC com 512MB de RAM como é que correm Windows 7 ou 10?

  9. Kekes says:

    So de me lembrar das dores de cabeça que dava este SO, principalmente a nivel de segurança…

  10. int3 says:

    É só mais um ponto que diz que a M$ está no monopólio.

  11. Regis says:

    Eu ainda tenho uma máquina (IBM) a correr o W 98 todos os dias! 🙂

  12. ZarkBit says:

    O belo do XP….

    R.I.P.

  13. anonimus says:

    um dos grandes problemas é como já foi dito, empresas que tem equipamentos no activo em pleno 2016 que para ser configurados e programados, ainda usam programas que só trabalham nativamente na plataforma windows xp, e já nem funcionam nas versões seguintes dos windows, nem mesmo recorrendo a maquinas virtuais, e nem lhes interessa criar software mais actual para as versões de windows mais recentes, o que faz que tenhamos de manter pc’s com windows xp a funcionar para estas situações, e depois claro o sector empresarial tem redes inteiras com pc’s que nem tem hardware capas de fazer upgrade para lá do windows xp, sem ter de trocar todos os pc’s e comprar novas licenças é um investimento elevadíssimo que só mesmo quando não tiverem hipótese é que tem de abrir os cordões a bolsa e fazer upgrade ao sistema…

    por isso é que o winxp ainda ai continua…

  14. Arkop says:

    E eu aqui a fazer o download do xp para rodar em algumas vm’s para farmar steam cards xD

  15. HelderS says:

    Também ainda uso o XP, num sistema dual-boot, com Windows 10 e XP, pois tenho ainda muitos programas e jogos do tempo do XP, que já não funcionariam em Windows 10.

    • eu mesmo says:

      Se é esse o problema, experimenta no windows 10, botão do direito do rato em cima do icon “Propriedades” -> Compatiblidade -> Modo de compatibilidade e escolher o windows XP.

      Em principio deve funcionar.

    • Nicetry123 says:

      “que já não funcionariam em Windows 10.” esta frase só leva a querer que estas a supor que não vão funcionar, nem tentaste.

      • StormRider says:

        Nao diga disparates, TODOS os jogos que usam sistema de seguranca SecureROM NAO podem NEM iram NUMCA funcionar em Windows 10.

        …e isto e’ so’ um exemplo.

  16. Francisco Santos says:

    Também tenho dual-boot no desktop, XP e 7, os periféricos estão bons e só trabalham no XP:
    Scanner HP 4300C
    impressora HP LaserJet 1010
    Modem zoom 33 (trabalhar como fax )

  17. vector says:

    O novo firmware da PS4 permite remote play em PC e Mac. Seria interessante um artigo sobre isto! Já testei e funciona bastante bem.

  18. Douglas Ferreira says:

    Parece que os usuários de Windows são mais resistentes a mudanças que os de Mac OS X. Digo isso pois percebe-se que a grande maioria reluta em abandonar o Windows 7; em sentido oposto, vê-se que os usuários de Mac são praticamente uns 70% usando a versão mais recente.

    Há uns anos, acreditava que isso era pelo fato de o Windows ser pago… mas, hoje, o Windows é oferecido gratuitamente a usuários de versões mais antigas e muita gente não faz o update.

    Talvez a forma abrupta que a MS tenha alterado a forma de interação com o seu SO tenha assustado as pessoas.

    No Mac, o uso básico é o mesmo desde sempre: não existe um “menu iniciar”, mas sim uma pasta aplicativos, um Dock e uma barra de menus fixa no topo da tela, e já é assim há muitos anos. Novos recursos não eliminaram a forma antiga de se trabalhar.

    Às vezes, fico me questionando se uma nova versão do OS X que mudasse radicalmente a interface do sistema teria de enfrentar a ira dos usuários como aconteceu com o Windows 8. Acho que os usuários de Mac estão menos acostumados com frufrus como os encontrados no Windows.

    No Mac tudo é mínimo: desde as configurações em Preferências do Sistema – temos de aceitar que o Painel de Controle do Windows é uma bagunça – até a forma mais clássica de instalar/desinstalar aplicativos, acessar computadores em rede, a integração entre aplicativos, a própria uniformidade no design das interfaces gráficas de diversos apps, mesmo que de diferentes desenvolvedores etc.

    • Xinuo says:

      O Windows Vista foi um fracasso, logo o XP que ficou por anos e anos no desktops se enraizou. Mesmo com o 7 sendo melhor que o Vista, não convenceu os que tinham o XP enraizado. O Windows 8 foi pior, acho que foi outro fracasso, o sistema mudou muito e muitos que tinham o 7 não queriam o 8, e de novo não convenceu a galera do XP. Quanto ao 10 não sei o que falar, mas vc disse que a MS dá licenças para facilitar a migração, entretanto essa licença, que eu saiba, é só para quem tinha 7 ou 8, então o XP estava de fora.

      Não conheço pessoas que ainda tenham XP, o que vejo MUITO é o uso em pequenas empresas, que usam ele ao menos para registrar compras, não posso dizer se essas pequenas empresas usam o XP também nos computadores administrativos comuns (que não são caixas registradoras).

  19. George Orwell says:

    Existem coisas do passado, por exemplo os violinos “Stradivarius” ou peças de joalharia em ouro provenientes de achados arqueológicos que hoje a ciência ou um artesão, pura e simplesmente não consegue reproduzir. No caso nos violinos “Stradivarius” o mais que conseguem fazer é “EstragaVários”.

    Menos compreensível é quando ocorre um retrocesso técnico que em vez de beneficiar, só prejudica.

    No caso do XP, a título de exemplo, a conjugação deste com as placas de vídeo na altura, permitia de raiz e sem restrições “video mirroring” com som autónomo para cada”mirror” ou “end point”, permitindo por exemplo que, enquanto o pai navega, envia mails, ou assiste a filmes no monitor 2, o filhote joga afanosamente no monitor 1, sem que os sons se misturem. Tudo se passava como uma Network sem necessidade alguma de um sistema de rede (windows 2000, NT ), ou de duas cpu(s), coisa hoje ainda mais justificável quando os vulgares processadores actuais têm quatro ou mais núcleos. Era também muito mais amigo do ambiente porque dispensava a compra de dois computadores e assim desobrigava a compra de duas licenças ou uma mais onerosa licença de rede para não falar na poupança na conta da electricidade e respectivas manutenções.

    Agora, experimentem fazer isto sem tortuosos “workarounds” nos sistemas que se lhe seguiram, e extrapolem esta obstáculo para todos os chefes de família que tiveram de comprar dois ou mais computadores domésticos e repectivas licenças em função da prole doméstica

    Dizem também os entendidos ou puristas do audio que o XP permitia debitar “BITPERFECT AUDIO PLAYBACK” ao contrário dos sistemas que se lhe seguiram, o que faz com que muitos DJ(s) ainda prefiram o XP.

    Qual a razão destes retrocessos ? Porque nos fazes isto Microsoft ?
    Será ….. licença$ ?

  20. Justiceiro says:

    Só uso XP em pens com SO de reserva, de resto tenho e vou continuar eternamente no 7. Porquê? Porque 90% do meu software instalado não é compatível com o 10… além disso não gosto de SO’s pensados em gente que gosta de mexer com os dedos num ecrã, com aqueles quadrados feiosos, ahah.

  21. miguel says:

    Bom e velhinho XP

  22. Andre says:

    Aqui em casa o desktop ainda tem o XP, mesmo tendo 3 GB de RAM. Para o uso que é, (Internet/Email/Office) chega perfeitamente. Para outras coisas tenho o meu MacBook

  23. Paulo Lopes says:

    Muitas empresas continuarão a utilizar o XP porque não têm outra forma de utilizar muitas aplicações de 16 bits que ainda utilizam.

  24. Christian Nogueira de Faria says:

    Windows XP. Foi o melhor, ponto!
    Realmente, foi o melhor OS da Microsoft, até a chegada do Windows Vista!

  25. KillerX says:

    O XP num computador recente deve ser uma máquina brutal para jogos. Se eles fossem compatíveis.

  26. Vlad says:

    O XP apenas aparece em terceiro quando o Windows 8 e a sua actualização 8.1 estão separadas. Ambas juntas fazem o Windows XP descer para quarto lugar.

  27. Janus says:

    Um grande problema é em computadores mais antigos tipo P4 em que o XP é fluido, e quando leva com o w7 ou w10 atasca…

    Resumindo devia fazer um Windows levezinho para maquinas mais antigas, como existe em linux. 😉

  28. Carlos Bonaparte says:

    E em Outubro 8.27. Fica, por fim, lijeiramente atrás do Windows 8, o que não creio que vá acontecer por muito tempo, dado que o Windows XP sempre foi muito mais querido, e em termos práticos concretizável, do que o 8 ou o 8.1. Na verdade eu também utilizo XP, e quando finalmente tiver de abandonar o sistema operativo, mudo para Linux. É muito diferente do Windows, sobretudo na durabilidade. O Linux é feito para durar, o Windows para vender, aliás, como tudo o que é smartphone e tudo o que é Microsoft ou Aple, ou até Google. Linux não obedece a essa ideologia capitalista e de obscolescência programada, ou se sim, não ao mesmo ritmo. E o Windows XP é o último sistema operativo concebido para durar. Ele foi descontinuado em 2014 pela Microsoft, mas a verdade é que ainda não foi igualado em terms de satisfação por nenhum outro SO. Mesmo o Windows 10 só alcançou a taxa de 22% em Outubro pelo simples facto de que durante 1 ano ele foi gratuito. Se assim não fosse talvez a sua taxa se situasse ainda por baixo da do Windows 8. Eles sabiam – e com motivos – que o Windows 10 era, e foi durante quase todo esse tempo, um absoluto fiasco: atualizações que faziam o PC entrar em ciclos sem fim, utilização indevida da internet dos seus utilizadores, imensas falhas de segurança, etc etc.

  29. Niva says:

    Ainda uso o Windows XP porque todos os programas que preciso usar no meu computador funcionam muito bem com esse sistema, tenho outros desktops com outros sistemas operacionais e honestamente não vi nada melhor que o bom e velho Windows XP Profissional para desktops.

  30. M4rk05 says:

    É tipo o ps2 dos sistemas operacionais

  31. Cezer says:

    Sinto-me em casa usando meu bom e velho XP em pleno 2018

  32. Valter Fiorenza says:

    ATÉ O MOMENTO PARA MIM O WIN. XP É O MAIS ATRAENTE, MESMO QUE NÃO DÊ PARA USAR NA INTERNET PORQUE FICOU LENTO E SEM ATUALIZAÇÕES. ELE FOI O MELHOR E AINDA CONQUISTA O POVO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.