Windows Phone 7 – Detalhes da plataforma emergente
Depois do anúncio na MWC, da nova série de sistemas operativos móveis Windows Phone 7, a Microsoft entra novamente na luta activa pelo mercado de smartphones. Foram dadas a conhecer pela empresa de Redmond, alguns pormenores e capacidades da sua nova plataforma móvel. Saiba mais do que pode esperar quer como utilizador, quer como programador.
Antes de já as más notícias, ao longo dos últimos meses muito se tinha falado sobre a elevada probabilidade do smartphone HTC HD2 ser o único dispositivo actualizável para o Windows Phone 7 (WP7). A Microsoft confirmou que tal actualização nunca irá chegar, desiludindo alguns dos utilizadores deste Smartphone que ao adquirir esperavam ter um tapete vermelho para aceder ao sistema operativo móvel da nova geração da Microsoft.
Vamos portanto passar às novidades. E são de facto são boas notícias para quem é adepto da plataforma da Microsoft. O "véu" foi levantado na conferência Mix 10, de informação relevante sobre a sua nova plataforma móvel. Alguns dos anúncios mais sonantes foram referentes ao conjunto de parcerias com autores de algumas das aplicações móveis mais preponderantes da actualidade.
Isto coloca a Microsoft aspirante série, a mudar o jogo do panorama actual de smartphones, no que refere a isso mesmo - “Jogos”. Algumas das parcerias de relevo incluem, grandes produtoras de jogos, com bastante experiência em desenvolvimento em iPhone e Android, das quais destacamos:
- Nanco
- Electronic Arts (divisão mobile)
- PopCap Games
- Oberon Media
A Microsoft pretende ainda se empenhar pessoalmente no desenvolvimento de jogos para a plataforma através da participação da sua unidade Microsoft Game Studios. Será que iremos ver versões do Halo para WP7? Apenas o tempo o dirá.
Existem títulos já preparados para serem lançados, quando surgirem os primeiros dispositivos com o WP7. A prova disso foi o jogo The Harvest, que foi demosntrado pela empresa de Redmond. Este jogo ao estilo do popular Diablo, demonstra muito bem a aposta séria no mercado de entretenimento móvel, que a Microsoft está a fazer. O seguinte vídeo é disso exemplo, são de realçar as promissoras capacidades 3D da sua nova plataforma.
Mas as novidades não se ficam por aqui, a Microsoft assegurou parcerias também com alguns dos principais autores de aplicações populares para iPhone e Android.
Dos quais destacamos:
- Foursquare
- Seesmic
- Shazan
- Vertigo Software
- Photobucket
- Pandora
Destes produtores de software, a Seesmic alarga a sua oferta, visto já possuir um dos mais populares clientes de Twitter para Android e iPhone. Além de contar com essas versões a mesma empresa conta com um cliente desktop com a tecnologia Adobe Air e aproveitou para também anunciar uma versão desenvolvida em Silverlight para o desktop, além da tão anunciada versão WP7.
Foi também revelado o aspecto do novo Windows Phone Marketplace com uma filosofia de funcionamento já esperada. Todas as aplicações gratuitas ou comerciais apenas poderão ser adquiridas através deste meio de distribuição. Para todos os interessados em programar para a plataforma e verem a sua aplicação no Marketplace, é de salientar que as aplicações desenvolvidas terão que respeitar as linhas orientadoras da Microsoft que regulam a parte técnica e de conteúdo das aplicações móveis. O desrespeito por essas regras irá levar à rejeição das mesmas (já vimos isto em algum lado?)
Os curiosos em se aventurar na nova plataforma móvel da Microsoft poderão já fazê-lo, visto estar disponível um conjunto de ferramentas para desenvolvimento sobre o WP7, entre as quais um addin do WP7 para o Visual Studio 2010, a versão express (gratuita) do Visual Studio 2010 para WP7 e um emulador de WP7 para o teste de aplicações desenvolvidas para o mesmo sistema. Uma familiarização com o Silverlight e a tecnologia XNA da Microsoft serão importantes, já que é esta a tecnologia que serve como fundação para a sua nova tecnologia móvel.
Este conjunto de anúncios na Mix 10, apenas realçam o quanto a Microsoft leva a sério o mercado de Smartphones e para quem apelidava as iterações anteriores do seu sistema operativo móvel de ser orientado para o mercado empresarial, não poderá certamente afirmar o mesmo do WP7. Trata-se de uma plataforma moderna, orientada para o entretenimento que pretende utilizar alguns dos factores de sucesso demonstrados no iPhone, e juntá-los a um novo paradigma de navegação móvel.
Este artigo tem mais de um ano
hum já parece a Apple e so euforia. lol. ja se apercebe que a empresa a abater e a google, mas que se diga é boa
Mas os clientes da HTC ainda não perceberam?
A HTC lança novos modelos para actualizar os firmwares e muito raramente lança firmwares para actualizar os telemoveis.
Mas parece que a Microsoft quer fazer algo em relação a isso, pelo que tenho lido quer ser a responsavel pelas actualizações (comparando hoje aos computadores)
Quanto ao WM7 parece estar muito, mas muito bom e bem pensado.
Os jogos podem ser muito bons mas sem multitouch não vão lá…
Bem visto!
Os jogos não suportam multitouch? Tens a certeza? Eu acho que tinha visto por aí que ia suportar.
Mas o WP7 tem multitouch. É só uma questão de tempo.
Basicamente e um problema de Hardware, basta os fabricantes começarem a aplicar isso aos dispositivos.
Quem disse que não tem multitouch????
Aqui eu só me pergunto:
…E se eu tivesse ido na conversa daqueles que quando eu dizia que queria um iPhone, me diziam…
“Compra um HTC HD2 que é melhor…” 😆
Politicas de consumismo, não é comigo.
Querem este excelente SO? Comprem um novo smartphone…
– “Há e tal mas eu tenho um HD2, é recente e tem alte hardware.. poe o iPhone num chinelo…”
– Amigo… temos pena… hardware sem software não é nada.
Não te preocupes que o HD2 vai rolar o WP7. Poderá não ser oficialmente mas há-de de correr.
Espero que o omnia tb.
A HTC tanto diz que vai como não vai, dá o dito por não dito, o que significa que é possível correr o WM7 (como se fosse uma bela de uma espingarda…).
O WM7 está como o Ipad em termos de “falhanço” tecnológico. Se o IPad tiver sucesso porque não o WM7 irá te-lo?! Mas é por isso que para mim o factor vendas não me faz fundamentar uma opinião e obviamente uma compra. Espero que o meu pressentimento (no BES – feeling) é que continue a haver concorrência no mercado hard-core (neste momento o rei é o Maemo, claro na minha singela opinião) pois podemos cair no risco do mercado ser dominado pelo noob mania e quem se lixa somos nós (A Friend apoias?).
Em pocketnow.com
Power Windows Mobile Users, Do You Feel Left Out With Windows Phone 7 Series?
Yes! I want all the tweak-abilities back! I like to customize my device. 67% (423 votes)
No, I understand that some sacrifices had to be made to create a compelling, new experience. 33% (206 votes)
O HTC tem mais que potêncial para correr o Windows Phone 7… isso é certinho..
Acontece é que estas marcas, estão simplesmente a burrifar-se para isso, porque a politica de consumismo é que lhes dá direito.
A visão deles é muito simples… “Nós temos o HD2 de luxo… e enganamos uns quantos a vender hardware…” agora que já está feito, vamos mas é fazer o “HD3” com mais umas coisitas, e para puxar clientes fechamos as portas do WP7 ao HD2 e só introduzimos no “HD3” para ter-mos mais um motivo de compra…
E é assim, que a “Noob Mania” é intrujada por este mercado consumista.
Digam o que disserem, iPhone não é o que tem melhor hardware actualmente (tirando o multitouch que ainda não foi batido) mas é o que mais longevidade está a dar aos consumidores.. ou seja, quem o compra, sabe que tem suporte a durar anos a fio… isto eu sempre tinha dito… Investimento agora, poupa-se “amanhã” nas trocas… (eu fazia isso antigamente e sei bem os rios de dinheiro que gastei)
Quanto ao Maemo, do que vi gostei mesmo mas ainda ainda não me sinto 100% confortável para o avaliar a fundo…
Bem que podias propor ao Vitor aí uma bela review 😀
De forma geral… a concorrência está acesa, isso sem duvida que está… mas espero é que sirva também para abrir mais os olhos dos consumidores e captarem as manobras de certas marcas. Não se admite um HD2 que é recente (e caro) ficar já no “esquecimento”… são estas coisas que me fazem afastar de certas marcas por mais boas que sejam e dar mais razão ao gostar da Apple.
iPad, fiasco ou não, uma coisa que sei que todos irão contar é que a Apple não o arruma numa prateleira e quem o comprou que se lixe… vai ter sempre suporte mesmo que daqui a um ano saia o iPad2… 😉
O HD2 foi até a historia da HTC o que teve mais updates, correcções, etc…
Agora o HTC HD2 foi feito para o WM6.5 com um kernel diferente do 7 o que faz com que fosse necessário um laboratório quase como o da Mercedes, a tempo inteiro apenas para uma coisa. Mas foi para isso que a HTC (antiga Qtek) criou o XDA, mesmo sendo olhado de lado pela MS o facto é que o sistema vive disto. Como não conseguiram acabar com a comunidade agora fazem o sistema desta forma para ver se conseguem conter um pouco a situação (olhar para o Android, muito mais standard de ROM para ROM do que o WinMO).
Em relação a analise, já somos dois!
Vamos ver até que ponto o 3GS irá suportar o novo iPhoneSO quando ele surgir.
O novo iPhoneOS irá suportar desde o primeiro modelo até ao actual.
Noticias excelentes para a plataforma Windows Mobile, a ser se se realizam mesmo. Quanto ao HD2… esperem que o WM7 saia e depois falamos 😛 a comunidade XDA não vai perdoar, como fez com o Android para dispositivos Windows Mobile.
Anyway, é a própria HTC a facilitar a alteração de ROM’s por algum motivo é… no outro dia mandei ir um HTC para a garantia modificado e veio arranjado sem se queixarem com o software.
Temos também o exemplo que a MS fez com a Xbox, conseguiu atrair com sucesso muitos exclusivos para a sua plataforma, pode conseguir fazer-lo para o WM alias, já tem muita experiência e contactos devido a Xbox.
Vamos esperar para ver o que vêm ai e se vai de encontro as nossas expectativas. Será o 7 mesmo o numero da MS?
Quando a Google Dominar o Mundo ainda vamos ver uma Aliança da Microsoft e da Apple 😀
lol por outras palavras, inimigo do meu inimigo é meu amigo.
Não penses que está longe…
A Microsoft já apoiou o processo da Apple contra a HTC…
O Android é o concorrênte directo do Windows Mobile (já que são para as mesmas plataformas)
E é claro, BING versus Google…
Ou seja, a Microsoft já é poderosa, se fizer uma pseudo-aliança com a Apple, é mesmo para enterrar a Google.
Embora sejam os maiores rivais de sempre (Microsoft/Apple) sempre tiveram uma relacção de Amor/Odio… a competição deles é que fizeram os computadores aquilo que são hoje…
Então isto é estilo.. Google canta de galo… eles os dois juntam-se…. depois quando conseguirem o feito, voltam outra vez à picardia entre eles… sempre foi assim… e não é mesmo de agora.. 😀
E a Google importada com isso. 🙂
É coisa para nem lhe chegar a fazer comichão.
A verdade é que a Apple teve a vantagem por 3 factores:
1) novidade
2) suporte imediato a API 3D por HW
3) todas as encarnaçoes de HW sao 100% compatíveis com as anteriores
A realidade é que fazer agora a mesma fórmula pode que já nao resulte OU pelo menos deveriam possibilitar o novo módulo XBOX *mas* sem suporte de gravaçao/leitura no microSD.
É bem capaz de acontecer com a MS, o que aconteceu com a Nokia com o seu espectacular NGage. Mas até na PSP acontece o mesmo, as chamadas backups, que só na ultima versão é que começou a ficar mais dificil. Portanto se a MS quiser mesmo proteger o seu negocio tem mais do que maus exemplos a ver, começando por ela própria.
NENHUM sistema até agora (tirando a PS3) foi imune à pirataria.
A MS se quer vingar tem que colocar bons jogos a bom preço senao toda a gente contorna o sistema. Há várias soluçoes para bloquear de certo modo mas o mais importante é:
– fácil acesso à bibilioteca (estilo App Store)
– apps/jogos interessantes e baratos
– craque “chato” de se fazer para que a grande maioria das pessoas tenha “preguiça” em o fazer face ao preço barato das apps/jogos.
A grande maioria do pessoal que conheço nao mete jogos/apps cracados no iPhone, porquê? Porque sao baratos, nao perderem a garantia e dá trabalho 😉
Va la Microsft facam la qualquer coisa de jeito. O Sev7n esta muito bom. Confesso ter ficado demasiado impressionado ainda que use Linux. Espero que o novo Windows Mobile seja practicamente muito melhor do que ja fizeram ate agora.
E agora ao que parece nem copy/paste faz. Isto ta bonito ta.
Costuma-se dizer:
“Pela boca morre o peixe”
Tanto criticaram a falta de multitasking, push notification… os primeiros iPhones não terem copy/past e depois só com um update é que tiveram.. até o factor “sem teclado” foi gozado…
Que agora, passados 3 anos… eles fazem precisamente “igual” … foi preciso anos e anos a tentar vender, e após 3 anos, perceberem que a Apple estava certa.. mas também não é de agora… com os Windows aconteceu precisamente o mesmo. Windows 7 “inovou” com tecnologias que o MacOsX já usa, umas há 10 anos… e outras há 5, a partir do Tiger… 😉
Remember?…
https://www.youtube.com/watch?v=BcUicfqelC8
E agora deixo é a questão no ar…
Já está 99% confirmado que o update iPhoneOS 4.0 irá implementar multitasking em certas aplicações… ironico..