Windows Embedded Compact 7 – O Windows 7 nos tablets
O mercado de tablets é neste momento muito cobiçado pelos principais gigantes tecnológicos da actualidade. Depois do filão de ouro que foram os netbooks, do qual foi pioneira a Asus com um sistema à base de Linux, neste mercado a Apple jogou as cartas muito mais cedo que os restantes competidores com a dupla iPad + iPhone OS. A concorrência começa a apertar vinda do Android e mais recentemente o MeeGo, que pareciam ser os principais concorrentes, mas a Microsoft pretende agora ter uma palavra a dizer.
Foi no certame tecnológico Computex, que a Microsoft, apresentou o Windows Embedded Compact 7. O novo sistema operativo pretende se posicionar no mercado dos Smartphones para uma utilização mais avançada (talvez combatendo algumas limitações do Windows Phone 7) e simultaneamente no mercado de tablets, permitindo que a empresa não fique fora da nova onda de computação móvel, protagonizada pelo iPad.
A nova plataforma móvel da empresa de Redmond, apresenta-se como leve para correr em dispositivos com o processador ARM que não têm requisitos de hardware suficientes para correr uma cópia normal do Windows 7. Se excluirmos o facto de ser uma plataforma adaptada para processadores ARM, ao nível de aspecto aparentemente as diferenças são imperceptíveis, como se vê no protótipo da LG que apresentámos anteriormente e que já trazia esta nova versão ou podemos ver de seguida num dos modelos que a empresa tinha em exposição no seu stand:
A empresa lançou também um site dedicado à nova plataforma, em que explica as vantagens da sua vertente móvel do Windows 7, virada para os programadores e para as funcionalidades que os utilizadores da plataforma poderão esperar. Como se trata de uma versão mais baseada na tecnologia Windows CE, que propriamente a arquitectura tradicional dos computadores pessoais, não será como é óbvio mantida a compatibilidade de aplicações que caracteriza a versão para PC’s.
Mas algumas funcionalidades na componente de entretenimento não irão faltar, entre as quais a reprodução de vídeos em MPEG4 e HD, uma versão do internet Explorer com suporte multitouch, suporte para a arquitectura de processadores ARM v7 (última geração) e uma utilização surpreendente da tecnologia OpenGL ES 2.0. Um vídeo das novas funcionalidades pode ser visualizado de seguida.
A utilização da norma Open GL ES 2.0, para a componente gráfica surge na nossa opinião como uma surpresa, já que a empresa sempre tem apostado em promover a tecnologia por detrás do seu DirectX, prova disso será a próxima iteração do IE9, que irá possuir renderização de conteúdo via Direct2D.
Talvez fosse mais previsível que a empresa apostasse em criar uma versão móvel da sua própria plataforma multimédia. Mas a utilização de uma norma mais standard como o OpenGL ES 2.0, provavelmente prende-se pelo facto da empresa poupar em tempo de desenvolvimento (e simultâneamente em custos) de modo a entrar o mais rapidamente no entretenimento móvel, podendo com isso cativar programadores de outras plataformas como o iPhone OS ou Android.
A empresa de Redmond aproveitou ainda a ocasião, para disponibilizar uma versão trial do seu novo sistema móvel no site, sobre a alçada do programa de utilização pública Community Tech Preview (CTP), vocacionada mais para os OEM ou potenciais programadores da plataforma.
Há uma certa expectativa acerca de qual será o futuro desta nova plataforma, que se posiciona logo à partida em grande desvantagem relativamente ao iPhone OS que é o alvo a abater e especialmente no campo de OEM’s independentes enfrentar a competição do o Android, que está a ter uma aceitação massiva e tem a grande vantagem de ser gratuito. Veremos quais os coelhos que a Microsoft irá tirar da cartola de modo a convencer os OEM, a preterirem-no em detrimento do sistema operativo móvel da Google. Engadget
Homepage: Windows Embedded Compact 7
Este artigo tem mais de um ano
assim já gosto de ver a microsoft. Como estou no tlm no ópera estou com preguiça de meter outro browser mas logo trato disso. Mas hoje em dia há muito mais que o SO, há as apps e jogos desenvolvidas para eles, a ver o que nos traz…mas sendo microsoft o suporte não deve faltar 🙂 🙂 🙂 grandes combates! Apple vs Google vs Microsoft! Não incluo Nokia/SF^3 ou 4 porque acho que joga noutra liga mais “tradicional” e menos interessante (se bem que com muitos adeptos). Eu uso S60v5 num i8910 e estou contente mas admito que os concorrentes graficamente e a nível de APIs são muito superiores…
Concordo contigo mmick,
Eu tenho um Nokia 5800XM e apesar de estar bastante satisfeito com o S60v5 e com o hardware reconheço que o iPhone está num nível superior, mas uma vez que custa o dobro ou o triplo do meu acho natural que seja superior.
Como acho que a concorrência é muito boa para nós, é positivo que a Microsoft continue como um player neste segmento.
Enquanto não melhoro substancialmente as minhas condições financeiras para comprar um iPhone o Nokia (que nunca me deixou ficar mal) vai suprindo as minhas necessidades básicas de net, gps e musica.
Quero é velo em funcionamento, um vídeo do conceito não mostra se funciona ou não, conhecendo a MS é mais provável que seja um “Windows Embedded Compact vista”, não quero por a baixo porque até estou endereçado que tenham sucesso(aumentando o nível de concorrência e obrigando-os a melhorar cada vez mais). A boa noticia é que a MS tem andado a mostrar serviço nestes últimos tempos, basta saber é se ainda esta em alta ou se ja esgotou o stock de qualidade.
http://www.engadget.com/2010/06/03/microsoft-windows-embedded-compact-7-tablet-prototype-hands-on/
Ai o tens a funciona com uma custom UI feita pela MS. De salientar que esta UI não será lançada, apenas foi feita para preview na Computex, e que ficará a cargo de cada potencial empresa que esteja interessada em lançar um tablet com este SO, criar o UI.
Ate parece funcionar, embora a interface não seja a melhor.
Já começaram os erros, deixar as empresas de hardware fazer as interfaces não vai resultar, talvez uma ou duas consiga, mas no geral vai ficar muito a traz do que podias fazer. A MS devia fazer uma UI para quem quisesse não fazer m*rd*. Ainda melhor era fazerem como no Linux.
Obrigado por partilhares essa informação. Acho que a plataforma está desenvolvida, vamos ver agora se a interface final com o utilizador vai ser algo parecida com essa ou se ao contrário desta abordagem a Microsoft, vai dar liberdade aos OEM’s para construírem as suas próprias interfaces com o utilizador.
O problema deles é que mostram muitos “previews” e conceitos, numa de mostrar trabalho mas nunca os lançam. Deve ser a empresa recordista em Vaporware.
Espero que seja desta. Embora não concorde que façam previews tão prematuros porque o povo fica cansado de esperar.
Já houve vários projectos que me fizeram isso, o Surface, o Longhorn, o Courier e o mais recente Projecto Natal que este sim verá a luz do diz.. mas já foi apresentado aos anos e o que era novidade na altura agora quando sair poderá já ter perdido a graça. Eles deveriam aprender que conceitos e projectos não são produtos, porque por mais que toda a gente os gabe, acaba sempre por não os ter nas mãos, e para ficção já temos milhares de filmes que o fazem e bem, como é o Iron Man 2 😀
Longhorn era o codename para o Windows Vista na sua versão alpha, esse chegou a ver a luz do dia.
Prior to its announcement on July 22, 2005, Windows Vista was known by its codename “Longhorn.”
Por sua vez o Surface ainda se encontra em desenvolvimento e já se encontra a funcionar em alguns sítios como o Hard Rock Cafe ou os hoteis Sheraton
http://www.microsoft.com/surface
Ola, só quero dizer que o vista não é completamente Longhorn, mas sim uma pequena parte. Esse Longhorn, um super sistema, era muito complexo e os programadores da MS não conseguirão terminar e também era muito potente para a época. Nenhum Hardware conseguia corre-lo a 100%.
verdade, mas o conceito do longhorn teve de ser alterado pois era uma mudança muito radical, preferia ver o longhorn de 2003 em 2010 ou até mais tarde, do que o vista que saiu…
O verdadeiro conceito do Longhorn tinha sido projectado inicialmente para outra coisa que não o vista.
Devido a atrasos atrás de atrasos, lançaram o Vista porque os prazos de lançar um novo SO estavam quase a acabar, daí o Vista ter sido assim lançado ao Deus dará e ter sido o buraco que foi. Infelizmente foi assim e acompanhei isso durante as fases Alpha e Beta. O Vista para quem acompanhou o Longhorn, como eu, foi uma coisa totalmente inesperada. O Surface sei que seria algo comercial, mas eles sempre disseram que isso daria frutos para uma versão “caseira” … mas tal nunca aconteceu…
Sim, eu também acompanhei sempre o Longhorn e testei inclusive a versão terminada por uma equipe do JoeJoe, simplesmente espectacular.
Quem tiver o vista pode encontrar em alguns ficheiros vestígios do Longhorn nos detalhes dos ficheiros.
Mas graças ao Longhorn hoje desfrutamos espectaculares efeitos 3D em muitas aplicações a MS tinha criado o ambiente todo em XAML hoje utilizado no WPF em C#, são aplicações muito ricas em 3D.
Ia testar isso hoje, vamos la ver como me saio a meter isto num netbook. O netbook de testes e o Acer Aspire One A150, e o target final sera um Vaio, que por incrivel que seja arrasta-se mais que o meu Acer, sendo mais recente e hardware semelhante (ambos com as mesmas definicoes/Windows).
Alem de boa sorte e de nao ter medo de parecer maricas (o Vaio e rosa “pink”) e necessario alguma coisa em especial?
Não sei se vais conseguir. Até porque esta versão pelo que percebi é descendente do windows ce, que apenas é compatível com processadores ARM. Sem falar que a retocompatibilidade com as aplicações do windows 7 é nula.
Foi por isso que fiquei na duvida, mesmo assim vou tentar. Ja agora sabes por acaso o porque de serem precisos descarregar 8GB (se nao estou em erro)?
Em relacao as aplicacoes, nao e problema.
Ca estou eu no Windows Embedded 7(escolhi o Standard). Do que tenho visto isto parece um mix entre o Windows 7 “normal” e o Server em opcoes, so que optimizado em termos de servicos, etc… pois quase tudos estao definidos como manuais.
A seguranca nao foi deixada ao lado e esta, comparadamente com o Windows 7 caseiro, com predefinicoes mais rigidas, tirando a parte do UAC estar de inicio desactivado ficando a cargo do administrador o activar.
Como disse parece-me mais rapido, agora so falta saber se nao e efeito placebo, pois o Windows reinstalado e sempre mais rapido…
Também é compatível com processadores Intel.
Cumps.
Então este é o Windows Embedded Compact 7, que se segue ao Windows Embedded CE 6 (lançado a 1 de Novembro de 2006).
Não é o Windows 7 nem o Windows Phone 7. Arrisca-se a não ser nada.
A ver vamos 😉 Depende o que a Microsoft fizer neste ramo. Se for uma simples copia da interface do windows 7, eles ficarão a perder, porque a meu ver nem de perto nem de lomge o windows 7 está optimizado a uma navegação por toque (e a microsoft deve perceber isso).
E neste campo se não for, não estou a ver os utilizadores de tablets como os smartphones de antigamente com uma caneta a interagir com o sistema :D. Se for a meu ver baseia-se num paradigma errado e ultrapassado e não terá qualquer hipótese.
Outro dos grandes desafios serão as aplicações. Neste ponto a Microsoft podia ter sido mais engenhosa e utilizar a mesma base do windows phone 7, assim poderia aproveitar todas as suas aplicações.
Se for o que parece, e obrigar todos os programadores a desenvolver aplicações de raíz, isto vai levar a alguma fragmentação entre os programadores para WP7 e esta plataforma, levando a que do meu ponto de vista os programadores recaiam mais sobre o WP7.
Mas, ainda é prematuro , há ainda muita especulação e opiniões, vamos esperar 😉
Não tenho nenhum interesse em que o Windows Embedded Compact 7 seja um fracasso. Mas na questão dos tablets penso que o CrunchGear tem razão:
“A Microsoft, já não tão grande como a Apple, tem um punhado de tablets para mostrar na Computex em Taiwan. Desafortunadamente, nenhum deles se chama iPad, por isso nenhum deles realmente interessa. É triste mas é verdade”.
http://bit.ly/9jeKbv
Conhecendo o core do WM7…
Nenhum se chama iPad, ainda bem, de iPads tou farto, este da liberdade que o iPad não dá 🙂
Mostra muitos mas nenhum é dela… Ela só faz software basicamente. Depois no final vamos ver o resultado mandar tiros da sempre torto.
Boas,
Ao que parece em termos de desenvolvimento aplicações a Microsoft tem tentado convergir para 3 principais plataformas (XNA – Jogos PC, Phone e X360; .NET Framework – Mobile e PC e Silverlight – PC, Web, Phone e agora o CE 7). Com o Silverlight isto permitirá que principalmente que está a desenvolver para mobile/web possa ter múltiplas plataformas.
Mas como tudo neste mundo tecnológico o futuro dirá.
Esta é a base do windows phone 7. Arrisca-se a ser tudo.
É exactamente isso, arrisca-se a não ser nada, o mais inexplicável é que a Microsoft já testou esta formula com resultados pouco satisfatórios e mesmo assim insistem nisto.
A fragmentação será um problema grave, a UI criada pelos fabricantes de hardware vai estragar o que poderia ser uma boa experiência, é incompreensível que o Windows Phone 7 não seja usado nos tablets, era a solução ideal.
Cumps.
o mais provável e sendo que é OpenGL 2 + ARM é que seja compatível com winMo 7 e com o software. Além disso a microsoft deve incluir um UI de base, depois a empresa se quiser outro coloca (um pouco como o windows 7 inclui média center e quem quiser instala outro). Imaginem a HTC ter se usar o UI da microsoft?
lolol, lá vêm eles com windows para cima dos tablets… lolololololol Bluescreens para cima… ololol então agora com a versão tablet devem ser uns atrás dos outros 😀 😀 os tablets são para correr sistemas operativos leves, em que as aplicações sejam pequenas e leves.
Versões modificadas do windows é um barraca enorme.
Os tablets são para correr linux e não merd… da microshit.
Para corrigir isso a MS esta a desenvolver um novo Kernel já a alguns anos que ira substituir o actual NT, o kernel chama-se MinWin e será muito mais rápido do que o actual, mais robusto, etc…
Mas ate ser lança ficamos a espera 🙂
O MinWin (Minimum Windows) e’ um esforco de reorganizar a forma como o Kernel NT e os respectivos Servicos funcionam dentro do Windows, removendo componentes/servicos que nao sao necessarios, mas eram usadas por motivos de dependencia. Nao e’ um novo Kernel e nao vai substituir o kernel que actualmente se usa, e (grande) parte do MinWin se encontra actualmente no Windows 7.
Essa informacao encontra-se na Wikipedia e tens um link para uma explicacao resumida e o respectivo video do Mark Russinovich, que explica o que e’ o MinWin:
http://www.windows-now.com/blogs/robert/mark-russinovich-explains-minwin-once-and-for-all.aspx
PS: o MinWin poderia minimizar BSoD, mas nao corrige. Falhas de codigo em Kernel Mode (ring 0) geram num BSoD. Apenas corrigindo o codigo que gerou o BSoD e’ que resolve o problema.
Fiquem Bem!
É assim segunda a minha informação era como eu estava a dizer, concordo numa coisa não é criar um Kernel do Zero mas sim uma melhoria do NT.
Quando ouve um Leak do Source code do Windows 2000 eu fiz o download e o Kernel é todo feito de retalhos, todos os códigos dos sistemas passados estavão presentes nas versões futuras, estou-me a referir aos códigos que já foram substituídos por novos e isso claro ocupa espaço.
Quanto mais pequeno um Kernel mais rápido é 🙂
o que é um bluescreen? Desde o xp sp2, vista e 7 que não sei do que falas… Uso todos os dias e nunca me apareceu um a mim ou meu pai. Minto, 1 sim quando forcei a instalação de um driver q ñ era da gráfica correcta e ele deu erro. Fora essas “habilidades” não me lembro. E com certeza não existe no WinMO.
És mesmo troll…
Não sei do que falas, não tenho bluescreens, desde do Windows XP SP3.
É questão de saber usar o computador 😉
Além disso, não fales sem saber, o W7 é leve, estável e rápido. E estão a fazer uma versão própria para os tablets.
Nunca ninguem dá nada pelos produtos da Apple mas, tal como aconteceu com o iPhone (e produtos anteriores) vai tudo atrás.
Só dizes asneiras, já havia tablets muito antes de a Apple se meter.
Caro Jose, provavelmente não tens conhecimento mas os primeiros prototipos de tablets foram projectados pela Apple, à 27 anos atrás.
http://gizmodo.com/5455130/a-27+year+old-apple-tablet-prototype
Simplesmente a Apple nunca o lançou porque achava arriscado a formula de um tablet com pen muito arriscado. Mais tarde quando Steve Jobs foi convidado a sair da Apple, o louco que ficou à frente da Apple pegou nesse conceito e lançou o Newton(1989). O primeiro PDA que mais tarde a Microsoft viria a adoptar na sua versão Windows CE, e em 2001 tentaram os primeiros “Tablet PC’s” mas lá está..a formula não foi bem sucedidada.
A chave do sucesso não passa pelas invenções. Passa por dar-lhes sentido prático e útil e foi isso que a Apple fez com o iPad. Que afinal esta semana veio a descobrir-se que o projecto inicial do iPad existiu primeiro que o iPhone.
As formulas certas de sucesso tendem sempre a serem incompreendidas pela grande maioria e sempre foi assim deste o tempo de que se pensava que a terra era plana ao invés de ser redonda, assim como todos os que eram considerados “loucos” antigamante, hoje são vistos como génios.
E quem defendesse que a terra era redonda era queimado vivo, catalogado como “fanático”, “louco” e outras coisas mais..
Hoje em dia não são queimados vivos (pelo menos literalmente) e o termo de quem defende algo incompreensivel passou a ser “fanboy” 😉
Depois quando se descobre que a formula afinal era acertada, procura-se estuda-la e compreende-la…para a poder adaptar. 😀
lol o pessoal compra (na sua maioria, há excepções) porque é da moda como muitos compram Minis (uns pelo kart potente nas versoes com compressor que é, a maioria pela moda). Como muito da Apple é show-off têm que dizer que venderam X e que fizeram Y (muitas “vendas” sao dádivas a governos, instituiçoes, etc para publicidade) mas a verdade sabem bem os frequentadores deste forum e se tenho amigos loucos por iPhones/macbooks quando ouvem falar de tablets/ipad ficam tao animados como quando vao ao dentista.
O conceito do iPad é tanga e serve de moldura digital ou base de copos. Os tablets com hdmi, full hd etc vao vender bem. E apesar da produção em serie ser pela mao da ford os ford nao sao melhores que os BMW ou ferrari ou sao? Daí que quem inventa o conceito nao interessa, interessa é quem o faz bem e o iPad 1 nao o faz concerteza.
É verdade que o iPad tem falhas (já discutidas em alguns artigos do pplware sobre o dispositivo) a meu ver algumas são razões suficientes para quem for astuto não comprar para já um modelo e esperar por futuros upgrades (iterações do mesmo) com mais funcionalidades como o HDMI que deste um bom exemplo.
Mas a competição do Android, MeeGo e agora a Microsoft da componente de software, e LG, DELL, Acer, Asus e MSI e HP (citando alguns dos que me lembro assim de repente) vai obrigar a Apple a inovar e se “mexer” se quiser manter a vantagem 😉
Diz-me um produto “PC Tablet” que já tenha sido lançado e tenha sido bem sucedido.
“Os tablets com hdmi, full hd etc vao vender bem.”
Tas errado no conceito, de certeza meu caro 😉 Tás a querer fazer de um tablet um leitor de DVD e ecrã de cinema. A tua teoria é que os tablets deveriam substituir os DVD’s, até mesmo os plasmas/LCD’s, mas… se queres FULL HD num ecrã de um Tablet, porque é que precisas do HDMI?…
Acho que cada macaco no seu galho, como se costuma dizer 😀
Não quero dizer com isso que o iPad seja um suprassumo perfeito, porque não é, mas o conceito TABLET ele está mais que certo. Uso instantâneo, longa duração de bateria, Touch-Screen de resposta rápida e SO 100% perfeito para os dedos, com milhares de Apps disponiveis para lhe enriquecer as funções.
E outro aparte (hoje os meus comentários andam meio perdidos.. lol)
Diz-me aqui uma coisa, achas que um vídeo de 720p lado a lado com um de 1080p num ecrã de 10 polegadas irás notar diferenças de imagem? Obvio que não. Isso é apenas um efeito “placebo” que muitos gabam “há e tal tenho 1080p no meu Tablet e tu no teu iPad não” mas depois lado a lado ninguém nota diferenças e quem sofre é apenas um, o produto, que irá consumir mais bateria e mais recursos do sistema desnecessariamente por caprichos de um markting não perceptivel a olho nú… 😉
Contudo, não acho o iPad perfeito e acho que deverá ser melhorado em alguns aspectos. Mas a sua principal função (Tablet) ele cumpre bem, e isso não podes negar, na minha opinião, porque o facto de ele não ter aquilo que procuras num tablet, os outros que poderão ter isso (em termos de hardware) podem pecar no principal, a sua função tablet, com sistemas 100% tacteis e rápidos, com aplicações ricas como o iPhoneOS tem.
Já me faz lembrar a nossa amiga Nokia, os telefones têm tudo.. cameras XPTO, ligações Y,Z,X…. mas depois o principal, que é ser um smartphone, ficam ao deus dará! Eu já nem lhes chamo smartphones… chamo “smartcameras” 😀
aFriend, se chamas ‘smartcameras’ aos Nokia o que chamas a TODOS os SonyEricsson (excluindo talvez o Xperia X10)?
Não sei se é o smartphone que é pouco smart ou se és tu que és dumb user 😀 hehe
@mOR
Não meto todos no mesmo saco, mas se há pessoa que já comprou tudo o que era Nokia fui eu, e acompanhei bem o decréscimo da empresa os ultimos tempos. Parou no tempo simplesmente com manobras de markting com hardware todo XPTO mas depois acredita, faziam-me sentir um “dumb user”
Lembraste quando se gritava “NOKIA N97” é que é?… pois be, este é apenas um exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=vJpEuMidcSU
Dos únicos Nokias que actualmente eu acho SMARTPHONE é apenas o N900… de resto…
O gaijo do video é o maior dumb user que já vi, podia-te explicar porquê mas aqui não é o melhor sitio…
Eu não tenho um N97 mas tenho um 5800 (que é da mesma geração) e digo-te que o telemovel está 10x melhor hoje do que há um ano quando o comprei graças aos updates de firmware.
No meu departamento na UA todos os profs receberam N97 e ainda ontem um prof me esteve a dizer que está muito contente com o aparelho.
Sim, o N900 deve ser muito bom, mas não gosto que a Nokia continue a apostar em vários OS que até são concorrentes entre si (Symbian e Maemo). Para mim deviam apostar só no Symbian para criar um OS que se bata de igual para igual com Android e iPhoneOS. Se os soft developers acharem que o OS da Nokia não tem futuro dificilmente vão programar para ele e sem boas aplicações aí é que o OS e a própria Nokia morre mesmo.
MOr
Concordo com tudo o que disseste mas chamar “dumb user” só porque o aparelho não responde da melhor forma e como foi prometido no anuncio estas a ser radical e fortalecer com que as marcas sejam descuidadas e enganadoras. Porque ao pensares assim, as marcas vão ver utilizadores que remedeiam as coisas, quando na realidade é da competência de quem as vende fazer isso. Se o telefone é lento, a culpa é do utilizador?… não faz sentido. Por essa perspectiva se uma marca vendesse leitores de DVD que os filmes passassem mais lento que o normal, a culpa era do utilizador que deveria ir lá com o dedo e rodar o DVD mais depressa para o ver em condições…
a Friend, não sejas tão ingénuo, até parece que não sabes como é a publicidade, parece que acreditas nos anúncios de detergentes 😀
Chamei-o de dumb user porque ele devia saber que o acelerometro não funciona com o telemóvel inclinado assim ‘para trás’, para mudar a view o telemóvel tem de estar próximo ‘da vertical’. Podes dizer que é defeito mas eu digo que é feitio 😀 e isso é o que distingue o dumb user do smart user. E no browser é a mesma coisa.
MOr
Ingenuo não sou acredita, antes de comprar um produto testo-o primeiro, e se a loja não deixar passo ao lado e tento arranjar uma cobaia que o tenha… 😀
Agora uma coisa é certa, o anuncio do iPhone tal como ele o mostra é como ele o corre. É a diferença entre vender Markting e vender produtos, coisas que normalmente as pessoas não sabem distinguir. A Nokia vende Markting… produtos.. é conforme.
Falando de futebol, também fui dos que detestei a estratégia do Inter em Barcelona, mesmo com um jogador a menos.
Maradona também diz que com os jogadores que tem o Inter teria jogado de maneira diferente. Mas acrescentou “quem ganha tem sempre razão”.
Voltando aos tablets, o iPad vendeu 2 milhões em 2 meses o que significa que a Apple teve razão em o fabricar daquela maneira (um iPhone/iPod Touch grande). Chamar-lhe produto da tanga que serve de moldura digital ou base de copos é assobiar para o lado e não querer ver o jogo. O problema agora é que os tablets para vingarem têm que vir na linha do iPad – como os smartphones Android grandes. A Microsoft não tem nenhum OS de sucesso nesta linha, por isso está fora de jogo e dificilmente vai reentrar.
lool… a apple nao teve razão foi simplesmente esperta… La para o natal deve ser anunciada a versão 2 só com algumas falhas reparadas e um novo SO…
So na versão 3 é que o ipad deve tar ao nível da concorrência prometida…
Eles aproveitam o retardamento da resposta da concorrência….
@ vis
não achas um pouco ilógico o teu raciocínio??
Basicamente admites que neste momento não há concorrência – apesar de já há tanto tempo “haver tablets” com o Windows – e que só haverá com as promessas da concorrência – coisa que nem sempre é cumprida.
Acho que se a Apple consegue ter sucesso na primeira tentativa é porque deve ter acertado nalguma coisa que outros nunca conseguiram – o que significa que tem alguma razão.
Pode ser um produto que tu não queiras, eu tb não tenho grande interesse nele nem na suposta concorrência, mas sei reconhecer as qualidades inerentes.
a Friend®:
Meu caro, vejo que distorces um pouco as coisas ao jeito de “o que o iPAD nao faz, nao presta” + “o que ele faz é essencial e brutal”. Qualquer pessoa hoje em dia quer que todos os aparelhos façam tudo e bem (salvo seja). Assim como alguém compra um smartphone quer que ele seja fantástico -além das chamadas 2G/3G – em Web, Foto, Multimédia playback, Chat, VOIP, etc etc e só nao pedem café/cerveja porque sabem que (de momento) é impossivel.
Resumo: as pessoas querem que um aparelho faça tudo e nao é voltar ao antigo lema de “telemovel: chamadas e mais nada” “PC trabalho e mais nada” “consola jogos e mais nada” que vais justificar o iPAD. As consolas já sao para chat/browser/filmes, os PCs sao para brincadeira e filmes, os telemóveis sao para fotos, filmes, chat, web, etc. O iPAD tem falhas graves? Para ti talvez nao mas para o que é ESPERADO sim. Voltando ao tempo das cavernas consegues justificar o iPAD? SIM mas nao convence ninguém mais que nao sejam já os que se auto-convenceram com o marketing apple.
Relativamente aos Nokia “smartcamara”: eu com o meu i8910 tenho uma câmara fabulosa + Web browsing total + facebook + twitter + voip ultra-fluidos, ultra-rapidos, sem crashes e esteticamente lindos (Spb Mobile Shell 3.5 + custom da Samsung + Opera + Nimbuzz + Facebook + uns quantos progs). Se nao é o teu gosto tudo bem, agora dizer que Nokia (entendi S60v5) nao é smartphone…ok. E ao menos tem flash 😀
@Aver
A verdade desses “2 milhoes” vendidos é que uma boa parte deles foram
1) oferecidos a instituiçoes + faculdades + associaçoes nos EUA
2) oferecidos a vários developers, empresas de jogos e revistas de tecnologia
3) oferecidos a várias pessoas para “reviews caseiros”
4) oferecidos a empregados, empresários de renome
5) pre-encomendas
6) concursos
7) oferecidos às “networks” para testes
Ora bem, com tantas ofertas é fácil chegar a “2 milhoes”… E há que contar que nos EUA há pessoal que os compram compulsivamente pela tradiçao Apple nos EUA, para os destruirem, etc. Há que ter estes Nos muito em atençao mas como costumo dizer: compra quem quer e quem está feliz, maravilha.
Só nao gosto é que me “vendam” gato por lebre ou que venham apregoar santos milagreiros de fachada.
😉
Relativamente a:
“…achas que um vídeo de 720p lado a lado com um de 1080p num ecrã de 10 polegadas irás notar diferenças de imagem? Obvio que não…””
Notar notas, mas realmente é de ficar cego. Aí está mais uma coisa: o iPAD nao consegue, entao nao é necessário 🙂 Caríssimo, vira o disco e toca o mesmo 🙂
Eu quero ir com meu “tablet” a casa dum amigo e:
– copiar da sua câmara HD 1080p uns filmes do fim-de-semana
– copiar umas emissoes FULL HD + som DD/DTS de satélite do programa X
– voltar no comboio/metro para casa e ir vendo (mesmo que seja resize para 720p ou até 1024×600)
– chegar a casa e ligar á minha TV FULL HD por UM CABO HDMI (ou no futuro Wireless HD) e ver o resto sem perder nada de qualidade, frames o que seja, sem gastar um centimo no assunto
– poder fazer backup duns filmes/blu-ray que comprei no meu “tablet” de 10″ e poder ir de viagem longa de comboio/aviao/autocarro e assistir a esses mesmos videos
– poder NAS FÉRIAS/FESTAS gravar na minha câmara FULL HD um filme, colocar o cartao de memória no meu “tablet” e ver o que gravei em alta qualidade.
Ora bem, gasto 500-800€ num “tablet” que essencialmente nao me deixa fazer nada disto… santa paciencia!!! É comprar um iPAD e vir com um netbook “ION” de oferta para poder fazer tudo isto!!!
Podem “regar” o que quiserem mas gastar tamanha quantidade de dinheiro para brincar nuns joguitos touchscreen ou ler um livro ou navegar na net com mais limitaçoes que o meu smartphone…santa paciencia!!! O meu smartphone ao menos deixa-me ver conteúdos em Flash! E meter um cartao microSD da minha camara! E tem TV-OUT DE SÉRIE para ligar a uma TV ou video projector!
Agora diz-me um produto, com tudo isso que pretendes, que seja Tablet… de preferência que esteja a ser comercializado, já que o HP Slate ninguém sabe dele, e protótipos já nós andamos fartos… 😛
PS. Quando digo seja tablet não me mostres Netbook’s com ecrãs touch e com um sistema operativo de Desktop… que isso não são tablets. São apenas computadores pequenos com ecrã tactil.
PS2. Mais acima respondeste ao AVER, mas não me pude conter com a tua desculpa de a Apple ter vendido 2 milhões de iPads! 😀
Falaste em enumeras ofertas…. e eu só me pus a pensar…
“Com tanta oferta porque é que a Apple vende produtos?!… É uma empresa de caridade? Se calhar por ser uma alma caridosa aumentou a sua cotação na bolsa e ultrapassou a MS.. pela sua grande generosidade… 😀
…possas…meu caro, já tiveste entradas melhores! estamos a falar de 2 milhões….cerca de 20% da população portuguesa…. eles se tiverem oferecido 100 mil já é um prejuizo tremendo.
eu não disse que ofereceram 2 milhões lolol as ofertas são um “prejuízo” calculado assim como a PS3 dar prejuízo no HW até há pouco tempo. Com as vendas de jogos e músicas, com o que poupam na publicidade por outros meios, com o status que a marca ganha e o subir o valor das acções é tudo calculado o que podem dar ou não. 1 iPAD dado a um professor duma faculdade pode significar 20 vendidos aos alunos mais aplicações e músicas. 1 iPAD dado a um patrão pode significar 5 ou 6 vendidos aos empregados. 1 iPAD (isto é para vos tocar algo lol) dado a um elemento do PPLWARE que faça boa publicidade pode significar 50 ou 60 vendidos (ou mais! Lol). Daí que isto é tudo um “risco” calculado por economistas pagos a peso de ouro.
Olha, o Nexus One também foi oferecido e BEM mais oferecido que o iPad e iPhone juntos, inclusivé todos os VLOGGERS conhecidos do Youtube receberam no correio um de borla, fizeram as mais variadas reviews, anunciaram, etc.. e não foi por isso que o Nexus One vendeu 2 milhões 😉
O retorno de satisfação do cliente sobrepõe-se a qualquer markting. iPhone, 3 anos, e ainda vende como pães quentes.(esgotado em muitos sitios ainda) Achas que eles conseguiriam fazer esse feito com apenas markting? 😉
Vamos supor que dão a um professor, e acha aquilo uma M#$%$&… 😀
Acredita, Markting só ajuda a divulgar um produto, mas o que dita a venda é mesmo a satisfação do cliente. Há empresas que gastam milhões em publicidade e não vendem quase nada por esse factor.
E estás a comparar o Nexus One que foi vendido apenas através da loja online com o iPad que é vendido nos EUA associado à AT&T. Estás a comparar um equipamento que só pode ser adquirido pagando o valor total dele (uma vez que não estava associado a nenhuma operadora Americana) com um equipamento que pode ser adquirido através de um contrato com a AT&T e pago a prestações (como o típico povo Americano gosta).
Vamos esperar então uns dias pelas estatísticas de venda do HTC Evo 4G (que vai estar associado a Sprint) e depois faremos uma comparação com o iPhone. Acho isso mais justo do que comparar o iPhone com o Nexus.
E já agora, vamos falar na barracada iPad/AT&T, que aquando do processo de lançamento do iPad anunciaram que o iPad poderia ser usado com um tarifário de dados ilimitado, e que agora anunciou que a partir de 7 de Junho qualquer novo utilizador terá apenas direito a 2Gb/mês. Como deves saber não é a AT&T que tem a última palavra neste caso, mas sim a Apple. Não te deve ser dificil fazer as contas para veres que 2Gb no iPad 3G equivale a pouco ou nada.
“Como deves saber não é a AT&T que tem a última palavra neste caso, mas sim a Apple.”
Realmente estás a dar-me uma novidade. Porque não sabia que os fabricantes de hardware é que ditavam o valor dos tarifários das operadoras.
Quanto ao Android Nexus One o mesmo termo de comparação serve para o iPhone. Ele só era vendido exclusivamente pela AT&T quando foi lançado em 2007 e inicialmente a um preço e 599 dolares com contrato, no entanto vendeu e bem. E das “milhares” de operadoras que há nos EUA, a Apple vender o que vende apenas numa é dose. Porque não sei se sabes, a AT&T é a rede mais criticada de lá e menos preferêncial dos utilizadores, o que pode influenciar fortemente a NAO compra do iPhone nos EUA. Mas aconteceu o oposto, graças ao iPhone ser o que é, a AT&T ganhou mais clientes.
Na realidade o iPad é o pai do iPhone, como Steve Jobs ja disse em publico, ele mandou aos seus trabalhadores fazer uma espécie de PC num vidro e manipula-lo com os dedos, e assim fui os espectaculares engenheiros da Apple surpreenderam-no.
Mas ai Jobs teve uma ideia “E se fizesse-mos um telemóvel com estas funcionalidades?”.
E assim posto de lado o prototipo do iPad e criado o iPhone 🙂
É verdade! .. bem informado! 😀
Gosto de ter resposta para todo e todos 🙂
@a Friend®
Estás a comparar o iPhone em 2007, em que na altura não tinha concorrência, era uma verdadeira inovação, com o Nexus One, que chegou numa altura em que o que o RIM/WebOS/AppleOS/Android fazem é standard. Estás a comparar um smarthphone que foi vendido através de uma operadora, facilitando o acesso ao “Zé Povinho”, com um smarthphone que foi vendido unica e exclusivamente através da internet. É normal que em 2007 o iPhone tenha vendido bem, não tinha concorrência, não havia tanta variadade como há hoje em dia. Sei bem que a AT&T é bastante contestada nos EUA pela má cobertura 3G e redes congestionadas, mas as pessoas mesmo assim optaram por ter um “mau serviço” em detrimento de ter um smarthphone topo de gama. Mas pensa assim, se o Nexus One tivesse saido em 2007, vendido pela AT&T, e o iPhone tivesse saido a uns meses atrás, qual achas que teria vendido mais?
Quanto a ser as empresas que ditam os tarifários de dados, não é standard, mas no caso da AT&T, a Apple tem algo a dizer relativamente ao tráfego atribuido ao iPad uma vez que este é exclusivo AT&T (segundo li nalgum post no engadget).
Se os dois tivessem saído ao mesmo tempo o iPhone venderia mais, isso é certo.
O modelo que ele gere é mais focado para o publico em geral que o Android. O Android (sistema) só ganha vantagem por ter mais modelos a o vender, fazendo com que tenha preços mais acessíveis. Mas o iPhone é o sistema mais “user friendly” e a rapidez, design das aplicações, resposta do touch-screen…etc..etc… fazem-no ser um produto muito apetecido.
Mas na guerra concreta iPhone versus Nexus One, o Nexus fica para trás. Foi um buraco tremendo esse smartphone e teve muitas criticas, que no entanto as vendas ficaram-se pelo caminho e a Google para tapar esse bucado diz agora que foi pelo sistema online… se assim fosse, não teriam vindo agora novos modelos, bastava porem-no à venda nas operadoras.
E o iPhone quando foi lançado, o mercado estava estagnado apenas, porque concorrência havia. Já havia o RIM, o Windows Mobile e Symbian bem implementados e com anos luz de avanço neste mercado. Aquilo que a Apple fez não é para qualquer empresa, entrar num mercado pela primeira vez com concorrentes de peso como HTC, Nokia, Blackberry, etc… e em tempo record ganhar o terreno que ganhou e ainda ganha, porque por incrivel que pareça o iPhone as vendas não desceram, e até mesmo com um novo já à porta as vendas estão estáveis, e esgotado em algumas operadoras. Agora diz-me, que telefone com 3 anos conseguem um feito desses? Ao inicio são todos muito giros e bons mas perdem a graça rápidamente, o iPhone mantêm-se… há que lhe dar mérito, já que corrijam-me se eu estiver errado, mas foi a primeira vez que vi um produto com 3 anos ainda ser vendido como se fosse novidade.
Eu utilizo iPhone e digo uma coisa nunca mais compro telemóveis de outra marca a não ser Apple, estou seriamente a pensar em trocar o meu 3G pelo 4G que será apresentado dia 7 deste mês, e Jobs já confirmou que o iPhone vazado era verídico, por isso é lindo 🙂
E será o telemóvel mais rápido do mercado pois utiliza um CPU A4 da Apple:
Apple cpu A4 + iPhone OS = A uma compatibilidade sem rival 🙂
Disseste practicamente o que eu queria ter acrescentado e esqueci-me 😀
De exemplos que conheço aos pontapés, tanto cá como lá fora como costumo ver divulgado, de pessoas que perdem ou partiram ou roubaram-lhes o iPhone e a primeira coisa que querem é ir buscar outro. Poderiam optar por outro modelo, outra marca, como normalmente muita gente faz quando isso acontece, mas não. Querem é um iPhone de novo! 😀
Uma coisa é verdade, se o iPhone deixa clientes felizes é o que importa e é bom ver que um novo “player” conseguiu partir do Zero e chegar ao topo de uma vez.
Que os produtos Apple e o iPhone 4G “vazado” sao lindos sao, assim como o SoC A4 é potente e MUITO bem aproveitado.
Eu dou mérito à Apple por isso e se o iPhone 4G vier bem equipado (a nível de camara, etc), for “jailbreakable” e havendo o Opera para ele, quem sabe nao compro um também?
Tudo vai do iPhone 4G ser cracavel + haver no cydia o que faz falta 🙂
A câmara será de 5 MP, claro que é “jailbreakable”, o opera claro, eu utilizo, eu acho que não havera melhor compra doque o iPhone 4G 🙂
Mas temos que esperar ate dia 7 🙂
Já agora PPLWARE eu quero um resuminho, mesmo vendo o Keynotes todo 🙂
Bom acho que já deu para perceber as comparaçoes, umas mais realistas, outras menos.
O que ficou claro, pelo menos para mim, é que os possuidores de iPAD nao sao muito exigentes: contentam-se (e gostam) de memória limitada, com uns e-books, uns jogos, umas músicas, experiencia algo limitada de internet e formatos de audio/video limitados.
Penso é que existe muita gente um pouco mais exigente e se calhar com ambiçao que procuram também um aparelho mais expansível, com mais conectividade e com um suporte muito alargado de formatos multimédia, para uma experiencia global mais abrangente. Isto é como discutir o sexo dos anjos, se os donos do iPAD só pensam no uso que falei, é normal que se questionem o porquê do HDMI, 1080p, MKV, microSD, videocall, etc. Os futuros donos de tablets com estas características fazem o contrário…
A questao é: quando o iPAD “X” tiver isto os fans dos iPAD vao dizer o quê? Que nao é necessário e nao compram? Ou na altura vao comprar e dizer que o HDMI ou suporte microSD é especial? (brincadeira :P)
ahhh! Aqui sim, neste comentário podemos chegar a um bom consenso! 😀
Tal como o Rui Oliveira disse e bem mais acima, quando a concorrência conseguir apertar com a Apple (que neste momento vai na frente) eles lançam outra cartada. Ou achas que nesta corrida eles iriam lançar os trunfos todos na primeira jogada? 😉
A grande maioria dos utilizadores (sim porque num publico de 100 pessoas, se 5 são geeks é muito e apenas 2 é que o são verdadeiramente já os os outros 3 são pseudo.. lol) não quer saber muito desses pormenores.
Querem é saber que compraram um produto para AQUELA função e que ele cumpra AQUELA função 😉
Para nós, mais exigêntes, pensamos logo em tudo ao pormenor com detalhes de sonho… um tudo em um que deixa o PC, DVD, Bluray, Portatil, Netbook, Smartphone, Bimbi..lol, etc..etc.. obsuleto! Mas sabes…esses produtos nunca existirão! As empresas acima de tudo não têem interesse em modelos perfeitos, porque depois como é que vendem os Upgrades?! 😉
É assim eu não digo que é perfeito e quem o disser esta a enganar-se a si próprio, pois não há nada prefeito, muito menos da Informática, para mim acho que devia ter:
* USB 3.0, já que é um dispositivo moderno;
* Saída HDMI;
* Mais memoria;
* Possibilidade de correr aplicativos do mac OS;
* Entre muitas outras coisas…
Mas estou de acordo com Jobs, neste fase deve não pedir muito destes novos gadgets, que se encontrão entre um telemóvel e um PC, quantas mais funcionalidades tiver menos autonomia terá.
Temos que esperar por baterias mais potentes, talvez nucleares :):):) XD
Um i8910 com Android v2.2, leitor MKV, saída HDMI estaria muuuito bem.
De resto a verdade é que o meu i8910 + netbook + notebook 12″ core 2 duo completam-me e nao sinto haver espaço/necessidade de mais algum gadget.
Já agora:
Nos EUA neste outono vao testar um tablet com 2 ECRAS capacitivos + pen capacitiva + com web browser FULL FLASH + leitor pdf e ePub. Integra um… Tegra 2 😀
http://www.tcmagazine.com/tcm/news/hardware/28491/kno-reveals-dual-screen-tablet-students-d8
Parece muuuito interessante 🙂
PS: o Tegra 2 tem um Cortex A9 (mais rapido que o A8 presente no 3GS e SoC A4) e descomprime 1080p + suporta aceleraçao de FLASH 10.1 por hardware….chleeeep 😀
PS: a quem interessar:
———————-
Na loja perto de minha casa da Apple (em Espanha) já estao disponíveis *para entrega* os iPAD 16 + 32 + 64Gb, tanto versao WIFI ou WIFI + 3G. Os valores (aproximados porque de memória nao sei) sao 479€ (iPAD WIFI 16Gb) e logo +90€ 32Gb +180€ 64Gb. A versao 3G há que acrescentar uns 80-90€ também (façam mais ou menos as contas, preços aproximados. Certeza absoluta: iPAD 64Gb WIFI + 3G custa 779€.
Estive a ler um livro + navegar + tocar piano (lol) e tudo ultra rápido, ultra fluido EXCEPTO os livros. A aplicaçao iBOOK é lenta em quase tudo, tanto mudar o tipo/tamanho de letra, mudar a página também demora algum tempo.
Depois coloca-lhe o Windows Embedded 😛 Voltei a ler e vi “Apple iPad”… Desculpa pa, a qualidade Apple so pode ser garantida atraves da limitacao looooooooool
P.S: Sem teclado PT