Windows em 96% dos netbooks
A Microsoft afirma que o Windows atingiu uma quota de mercado de 96% nos netbooks vendidos a nível mundial.
Segundo a Information Week, a Microsoft afirma ter ganho quota de mercado no segmento dos netbooks, com o Windows a marcar presença em 96 % dos modelos.
A empresa cita números da empresa NPD, segundo a qual o Windows viu aumentar a quota de mercado de menos de 10 % na primeira metade de 2008, para 96 % em Fevereiro de 2009.
Segundo aquele órgão de comunicação, a Microsoft afirma que o sucesso no mercado dos netbooks foi feito à custa do sistema operativo Linux, popular nos primeiros modelos destes computadores de baixo custo.
Apesar deste sucesso, a Microsoft enfrenta a pressão de vários fabricantes que pretendem fazer o seu próprio sistema operativo para netbooks, nomeadamente a Intel.
A atractividade deste mercado resulta do facto de ser a área com maior crescimento no sector dos computadores pessoais.
Para já, a Microsoft aposta no próximo Windows 7 para substituir o Windows XP nestas máquinas, já que o Windows Vista é demasiado pesado para netbooks. Por outro lado, o Windows XP começa já a acusar o peso da idade. Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Aqueles laptops minúsculos da apple não são netbooks? Pensei que fossem famosos e que muito ppl os tivesse.
Isto cheira-me a esturro…
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Os netbooks são estes portáteis pequeninos, como o Magalhães, ou o Asus Eee
Realmente, ainda não vi nenhum à venda com a indicação de ter outra coisa que não o Windows.
http://aospapeis.blogspot.com
o pessoal tá muito habituado ao windows, eu sou um deles
http://www.tagravado.com
Esta frase não percebi bem:
“Segundo aquele órgão de comunicação, a Microsoft afirma que o sucesso no mercado dos netbooks foi feito à custa do sistema operativo Linux, popular nos primeiros modelos destes computadores de baixo custo.”
Alguem explica?
@ Morbus
Cheira-te a esturro???????
@ aospapéis
Estás a confundir-me. Os ASUS Eee Pc normalmente vêm em duas versões: Windows e ….. (completa a frase)
@ tagravado.com
Concordo contigo, mas não totalmente, uma vez que o opensource e o freeware crescem…
@ Tico
Não te consigo explicar. Também eu fiquei confuso…
victorabreu749@gmail.com ; http://sites.google.com/site/victorspersonalwebpages/
“A Microsoft afirma que o Windows atingiu uma quota de mercado de 96% nos netbooks vendidos a nível mundial.”
normal………….
No meu novo Asus EEE 1000HE já rodo o novo Ubuntu Remix para netbooks!
Pois, eu comprei um Eee para o meu afilhado e ninguem me perguntou qual SO é que eu queria instalado. Assim não é dificil, se não temos como escolher. Eles tem maioria com certeza.
@Tico “Segundo a Information Week, a Microsoft afirma…” esse mesmo 😉
@Vic,
O meu portátil SÓ tem programas gratuitos e “open source”. Sabes qual é o sistema operativo? Windows.
http://aospapeis.blogspot.com
minha gente , eu comprei o meu eee pc com linux. normalmento os modelos custam o mesmo com ambos os sistemas operativos, mas a versao de linux tras mais disco ou alguns extras, isto e possivel com a diferenca de preco na licenca do sistema operativo. 0 euros versos cerca de 80.
Ou seja podemos considerar que o facto de estes notebooks existirem em versao com linux (o meu eee pc da asus trazia xandros, posteriormente mudei para uma versao de ubuntu adptada ao computador ), reduz ainda mais o preco dos mesmos, o que os tornou bastante atrativos e fomentou a sua difusao.
@vitormachado,
E se quisesses comprar sem SO, nomeadamente sem Windows, também terias problemas. Para mim isto é inaceitável.
Adivinhem o que tem o meu, UBUNTU 9.04 com Netbook-Launcher.
E o magalhaes dos meus pequenos, o mesmo com Gcompris, Childsplay, TuxMath, TuxLetter, TuxPaint tudo nos favoritos do Netbook-Launcher que está a arrancar automatico e até o meu mais pequeno de 3 anos abre e fecha os jogos “educativos” que quer.
Claro que a Microsoft tem a sua Quota de mercado pois quase que obriga as marcas a o comercializar. Mas esuqcem-se de quantos levam com um Format C:\ para depois só levar com SUDO’s…
🙂
P.S.: Para a semana terei um HP TOUCH Ecra 12″ Serie TX e adivinhem o que vai levar.
Não sou Anti Microsoft pois em casa e Profissionalmente quase todos os dias levo com Microsoft mas acreditem, é tão bom tar a trabalhar no PC e não me preocupar com Virus e afins, nem que a ASAE ou ASSOFT me possam chatear…
@aospapeis: se o teu PC tem Windows como OS e so tem material opensource, quer dizer que tens acesso ao codigo fonte do Windows? estas mesmo aos papeis, nao?
Adiante: aqui em Inglaterra veem-se muitos netbooks a venda com Linux, e naturalmente sao um bocado mais baratos. Nao sei o que e que os clientes levam das lojas, mas la opcoes eles tem.
o windows é impingido… e as pessoas nao querem compreender mais nada…
peguem num ubuntu, mudem o aspecto para algo mais azulado, vao ter com meia duzia de “nabos” e digam para testarem o novo windows 7 pro edition… e eles vao ficar maravilhados e gabar a microsoft… e depois no fim, digam: ok, mas isto é linux… e eles, ah ok, entao nao da para nada e nao gosto e é complicado… etc etc etc…
as pessoas gostam pouco de mudar… e assim se ira manter!
É normal esse número…
Os portáteis… trazem windows…
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
“Tom Provocatório”:
“É de pequeno que se torce o pepino”,não é o que dizem?
Depois destes numeros esmagadores(96%),e com esta lavagem cerebral,não se admirem que mais tarde sejam incapazes de mudar e aboninem por completo tudo o que não seja Windows.
A liberdade de escolha é a maior dádiva que nos poderiam dar,e parece que muitos não tiveram ainda a oportunidade de a conhecer,tenho pena,nem que seja apenas por curiosidade ou aprender coisas diferentes.Mentes abertas faz-nos sentir vivos e aí está o cerne da própria existência humana (desculpem a treta filosófica).
@Almeno Rocha
Por vezes,nadar contra a corrente é o que faz a diferença; parabéns,vais no bom caminho.
Precisamos de mais exemplos como este aplicados também a outros aspectos das nossas vidas.
Cumps,
Tijó
menos no meu eeepc 1000h, tenho o OpenSuse11.1, muito bom. Funciona: Wireless, MousePad, Som, “”” Imagem “””.
Acho vergonhoso uma pessoa não poder ainda comprar o um portatil sem o windows lá dentro! A maioria dessas marcas não da sequer essa opção. Para mim isso ´concorrencia desleal.
Tenho um portatil com uma licensa de Vista OEM que vale 120 Euros e que nunca usei! Not fair!
O meu último portatil ainda o comprei com o Vista porque na altura ainda não usava o Linux como SO princiapl.. o proximo garanto que o compro sem Windows. Nem que vasculhe o mundo…
Palavras para quê…A Microsoft está tão enrraizada que tem quase a totalidade da cota de mercado. Os fabricantes por sua vez entram no jogo porque é sempre a velha questão: o povo quer, nós fornecemos. A esperança recai sem dúvida na nova geração que tem crescido com a evolução do Linux.
http://www.bitaytes.com
E fazes muito bem.
Quem não gosta, não usa.
comprei o 1000h com windows pq n havia outra versao… mas meti logo linux e é o que uso no dia a dia.. alias estou agr a escrever nele.
deixei o windows so msm para caso precise de alguma aplicaçao que n corra no wine e possa ser necessaria em caso de emergencia.
cumps
Acho que muita gente aqui deveria conhecer este site
http://nao.quero.imposto.ms/
O meu Netbook da HP tem o OpenSuse 10 Enterprise e estou bastante contente com ele.
É a minha primeira máquina Linux…
Quando sair o Windows7 a quota de mercado vai subir ainda mais.
http://www.cidadeviseu.com
Isto não é nada de admirar, visto a Microsoft estar praticamente a oferecer o Win XP aos fabricantes para eles o usarem nos Netbooks, justamente para não perder cota de mercado, vamos a ver se com o Win 7 ela vai ser tão generosa…
A este facto também se junta a triste realidade dos sistemas Linux distribuídos nos Netbooks serem bastante maus e muitas vezes com um péssimo suporte, um facto triste pois existem muito bons sistemas Linux por ai.
É verdade, a Microsoft está a vender o Windows XP para netbooks entre os 20 e os 30 dólares. Não se nota na prática a diferença de preço entre um netbook com XP e um com Linux.
(Tem havido é algumas grandes quebras nos preços em modelos mais antigos, mas não depende do SO).
Da última vez fiz tudo o que me foi possível para comprar um portátil sem windows, c/ ou s/ linux. Nenhuma loja me dava essa modalidade. Ou melhor, uma até dava, mas o portátil ficava ao mesmo preço (que por acaso era mais caro que no resto do mercado). Isto para se perceber que a tentativa constante de monopólio da Microsoft dá os seus frutos de facto. Lá tive de comprar um windows.
Só tenho uma coisa a dizer.
A Microsoft devia ter vergonha por ainda dizer uma coisa dessas quando o windows é impingido a torto e a direito sem ter-mos opção de escolha.
Abraços
X2
Rui Pedro diz:
7 de Abril de 2009 às 9:21 pm
Só tenho uma coisa a dizer.
A Microsoft devia ter vergonha por ainda dizer uma coisa dessas quando o windows é impingido a torto e a direito sem ter-mos opção de escolha.
Sinceramente isto para mim parece-me propaganda pois segundo alguns artigos que encontrei pela Internet, só a Asus refere que aproximadamente 70% dos 11 milhões de netbooks vendidos por eles no ano passado eram baseados em Linux. No entanto devido à falta de suporte a este sistema (por parte do fabricante), e as parcerias com a Microsoft fizeram com que neste ano a Asus esteja a apostar fortemente no Windows XP. (http://www.shortnews.com/start.cfm?id=77691).
Por outro lado, fabricantes como a Dell ou a HP têm apostado cada vez mais no Linux, não só no apoio que dão aos clientes no momento da compra, como no suporte ao longo do tempo de vida do produto. Por exemplo a Dell diz que um terço dos Dell Inspiron Mini 9 são baseados em Linux. (http://blog.laptopmag.com/one-third-of-dell-inspiron-mini-9s-sold-run-linux)
Em todo o caso, com a possivel adopção do android em alguns netbooks, poderemos ver mais uma vez o market share deste sistema a crescer…
Um abraço
Segundo sei o que isto diz é que o windows passou a ser opção em 96% dos netbooks, nao quer dizer que seja o so usado em 96%. No entanto se segundo contactos meus que trabalham em empresas distribuidoras destes pcs, os netbooks vendidos com linux de base são sempre mais sujeitos a devoluções do que os com o xp. Daí que nao se admirem nada começarem a ver os fabricantes a apostar mais no SO da Microsoft como primeira opção. A ver vamos daqui a mais um aninho.
@aospapéis
Só grátis e “opensource”? wow és o meu herói…
Porque é que colocaste open-source com aspas?
@Carlos,
Coloquei “open source” entre aspas porque é uma palavra estrangeira e não estou a ver como escrever aqui em itálico…
Há algum problema?
http://aospapeis.blogspot.com
@Nuno
“@aospapeis: se o teu PC tem Windows como OS e so tem material opensource, quer dizer que tens acesso ao codigo fonte do Windows? estas mesmo aos papeis, nao?”
Não sejas rude, não estou a ver necessidade disso. Quanto à piada com o meu “nick”, eh pá, está mais gasta do que solas de pedinte. É banal, percebes?
Quanto ao teu comentário propriamente dito, começa logo mal porque eu não disse que só tenho programas “open source”. O que eu escrevi é que só tenho programas “grátis” e “open source”. Já aqui, reduziste a coisa para te dar mais jeito. Quanto ao WIndows, não tenho acesso ao código e nem me interessaria tê-lo porque o mais certo era eu não saber fazer nada com ele. Seria uma inutilidade, percebes. E sim, o windows foi pago pelo fabricante do PC que terá repercutido os custos em mim. Estou-me lixando. Bater na tecla do windows pago para ofuscar o facto de eu só funcionar com software grátis e “open source” no meu PC é perfeitamente ridículo
http://aospapeis.blogspot.com
no meu aspire one a150-1049, utilizo um Xp, porem ja rodei o seven nele, e rodou muito bem, pena nao ser compativel ainda os programs de elementos finitos que utilizo, por isso voltei a XP, com ctz promete o 7 para os netbooks
@aospapéis
Ah ok, é que “netbook” é português…
@Carlos,
Tu deves ser daqueles embirrantes que não deve ter mais nada que fazer do que chatear os outros com pincuinhices, não é?
http://aospapeis.blogspot.com
Não vejo vantagem em se ter windows em um netbook. Eles servem mais para acessar internet, digitar texto, coisas simples. Isso o linux faz muito bem, e deixa o preço final do netbook menor.
Mania de impingir o Windows… É realmente impressionante ter que se pagar pelo ranço do Windows porque as marcas não vendem quase portáteis sem ele.
É que ainda por cima o Windows XP fica horrível nos netbooks isto porque tem ícones gigantes praquilo porque não dá para redimensionar. O XP não foi feito a contar com isso por isso não dá jeito nenhum…