PplWare Mobile

Windows 8 – Mais algumas novidades no explorador de ficheiros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Ricardo says:

    Só me pergunto… porque não deixar simples como está? Para quê desfeiar o sistema?

  2. Uau, um look à Office 2007…

  3. Charly says:

    Eu acho que bastava chamar ao sistema (trocando o tradicional Microsoft Windows) Microsoft Office OS, já parece o office no sistema … baahhhhh …. em vez de tornar mais simples, mais leve, tornam-no mais palhaço e cheio de tralha!!!!!

    • Jose says:

      Mais simples que aquilo, só se tiveres escrito em letras de tamanho 60 em cada pasta que abres -.-

      Mais leve? É mais leve se tiveres um pc decente, temos de evoluir, onde estávamos se ainda usássemos windows 98 com 120kBs de memória e um disco que mal 5 MiBs tem.

      Aprendam a evoluir, sempre a criticar o trabalho dos outros, se achas que fazes melhor força. Quero ver isso, senão gostas usas outro, mas aviso-te que acontece o mesmo com todos os sistemas operativos, hardware, tudo.. evolui, e ou segues a evolução, ou ficas preso a meio.

  4. Ppietra says:

    Realmente não dá para entender a Microsoft!
    Numa altura em que apregoa que vai fazer sair um sistema mais adaptado aos tablets, faz isto!? Não é um interface que pareça simples, é confuso, tal como o que fizeram no office! Até pode pôr muitos mais comandos acessíveis, mas a simplicidade não é isto!

    • Djan89 says:

      Caro Ppietra,

      Não sei se já reparou que Win8 vai ter duas interfaces e esta é a que vai dar continuidade a actual interface do Win7 enquanto a outra (metro) vai ser para tablets.

      Também não se reparou que as tão criticadas versões de office por terem esta interface bateram recordes de venda.

      • Ppietra says:

        Tal não é a história completa! O “metro” só vai ser a primeira camada de interface, mas mal as pessoas usem as milhares de aplicações que têm no Windows actual, lá vem este interface, mesmo no tablet.
        Para além do mais é bem possível que o Windows 8 use o Explorer para navegar os ficheiros em qualquer situação, pois até agora o interface “metro” parece centrado nas aplicações – mas a confusão que isto vai ser é outra história!
        O Ribbon é um interface pouco adaptado ao toque ao condensar demasiados elementos de diferentes tamanhos. Numa altura destas é um mau sinal quanto às ideias da Microsoft para o futuro.
        Quanto ao Office, não há falta de provas de descontentamento das pessoas quanto ao seu interface, é só ouvir ou procurar na internet!

        • Djan89 says:

          Caro Ppietra, a “metro UI” tem o seu proprio explorer (foi demostrado na 1ª demostração do Win8).

          A “metro UI” vai ser para utilização light (consultar emails, navegar na web, esses tipos de coisas) e Aero+Ribbon será para utilização extensivo (como o actual Win7).

          Essa confusão que diz corresponde a mais de 80% de utilização do explorer portanto não é uma alteração sem fundamento na perspectiva de produtividade, digo isso porque o ribbon já provou ser uma interface muito produtivo no office.

          Agora se no explorer vai ser produtividade ou um confuso… so o futuro e a utilização o dirá.

          Abraço

          • Ppietra says:

            Produtivo no Office!?
            Eu passo a vida à procura das coisas no Office dada a confusão do Ribbon – retira por completo a memória mecânica. Não digo que não reduza nos cliques que faço em certas coisas, mas o tempo que perco à procura em nada compensa, ainda por cima porque meia volta o ribbon salta para outra área qualquer e quero voltar a usar um comando e ele já não está no sítio que deveria estar. E é isso que vai acontecer com muita gente.
            Eles podem mostrar que põe não sei quantos % dos comandos mais usados, mas não mostram o tempo que as pessoas demoram a encontrá-los, ou a frustração das pessoas

    • Jose says:

      Se as pessoas não fossem perguiçosas e lessem, que eu saiba ali não tem só imagens diz muito claramente debaixo de cada imagem o que faz, tem as opções mais usadas lá.

      Não vejo mais simples que isso.

      • Ppietra says:

        Sabes, se as pessoas têm que estar sempre a gastar tempo a ler, perde-se por completo a lógica de usar icons, para ler seria bem mais preferível os menus, ao menos aí ganhava-se memória mecânica.
        Este tipo de interface é confuso para a maioria das pessoas! Se a Microsoft anda a medir a funcionalidade só por pôr os comandos mais usados, esquece-se de medir quanto tempo é que as pessoas demoram a encontrá-los antes de clicarem.

        • Jose says:

          Até parece que se demora assim tanto, não são do tipo 50 funcionalidades, são umas 5 ou 6, com imagens enormes e descrição em baixo, eu acho essa fita toda um exagero.

          E o explorer antigo vai estar disponivel, o que prova mais uma fez, que não passa de uma birra vossa.

          • Ppietra says:

            São 8 comandos com icons grandes, intercalados por 11 comandos com icons pequeninos! Muitos deles até servem só para aceder a um menu.
            Não é um interface linear e básico… pode funcionar para alguns mas a maioria achará confuso e saturante!
            O explorer antigo desaparece… podes esconder o ribbon, mas deixas de ter os menus!

          • Jose says:

            Quem te disse a ti que o explorer antigo desaparece?

            Ta disponivel o tema normal do windows 7 sem o ribbon, deviam informar-se antes de atirar pedras.

  5. Joao says:

    O explorador de ficheiros do Windows já andava a precisar disto à muito tempo!

    Este novo Windows estar a deixar as minhas expectativas bem altas! 😀 😀

    Para quem quer o Windows como está, é simples, não comprem o novo! Enfim, à gente que é sempre do contra! Que se há de fazer!

  6. Zécolmeia says:

    Cada vez mais horrível lol.

    Pode ser muito funcional mas leve e limpo…
    Puff… Keep going MS… Provavelmente este passa-me ao lado lol.

  7. Jorge Revés says:

    Acho que uma barra Ribbon para ter as funcionalidades de copiar/colar/eliminar/etc. não faz falta nenhuma.

    Se introduzissem a capacidade para exibir duas ou mais pastas em simultaneo através de vista separada, isso sim seria util.

    • Jose says:

      Não faz falta a ti, mas pode ser que faça a outra pessoa, não se pode agradar a todos. Quem não gosta que se mude.

      • João Rodrigues says:

        Oh José, tem lá calma… Para isso é que serve o espaço de comentários: para que cada um dê a sua opinião! Se queres dar esse tipo de conselhos a toda a gente então sai à rua e grita:

        “Quem não gosta que não compre! Quem gosta vá para a fila!”

        Acredita que é válido para qualquer um dos produtos que as pessoas possam estar (ou não) interessadas em comprar

      • Jorge Revés says:

        1º No meu comentário disse “Acho…” o que desde logo dá a entender que é minha opinião

        2º Não vejo a necessidade da existência daquelas operações numa barra pois existe o “context menu” com a mesmas ou os atalhos com as teclas que é bastante mais prático

  8. Rui Azevedo says:

    Sinceramente nao achei boa estrategia da windows, as coisas cada vez querem se mais simple, um visual mais limpo das janelas é a evolução ! Não encher um explorer cheio de botoes com as opcoes desejadas. Cumps

  9. The STK says:

    Para quê, não estava bem? Que confuso, facilita exactamente o quê? Espero que dê para minimizar

  10. Ricardo says:

    Eu também acho.. só da opinião tá a funcionar bem ñ se mexe..

  11. Luis Matoso says:

    Eu acho espectacular e muito mais simples para fazer as operações que agora têm de ser feitas em dois ou três passos ou recorrendo a software extra. MUITO BOM

  12. José Sousa says:

    Está tão bem como está…

    ctrl+c, ctrl+x, ctrl+v, ctrl+t, f2 ou dois cliques no rato e faz-se tudo o que está nessa barra.

    Ocupar tanto espaço pa poupar um clic? FAIL :S

  13. Arcadiy Kulchinskiy says:

    Windows 8 vai ser Windows 7 com Media Center novo e porcaria desnecessário.

  14. user says:

    Eu gostei da novidade, e tal como o Office 2007 / 10, é possível minimizar a ribbon, passando esta a ocupar apenas o espaço dos comandos “file” / “open” / “share”, etc.

    Para quem não apreciar esta novidade, basta minimizar a ribbon e nem dará por ela. Provavelmente será assim que tirei a minha ribbon para ter mais espaço livre no ecrã.

    Uma coisa que apreciaria neste SO, era a possibilidade de mostrar o tamanho das pastas (em vez de mostrar só dos ficheiros) na vista detalhada.

    Extremamente satisfeito com as noticias que têm sido divulgadas e cada vez mais ansioso pela versão de teste.

  15. hiranokite says:

    a Microsoft não aprende mesmo =/

  16. anog says:

    Bem, quem não quer, não utiliza. A lógica de ter o explorer assim é a de uniformizar o software e parecer natural estar no explorer, no Office, ou outro produto Microsoft. Quem não quer ver, esconde a barra e pronto. Aliás, já no Office dá para esconder a barra…

    Só faltou falarem aqui do suporte nativo para montar ficheiros ISO (que já devia ter sido implementado à anos) e ficheiros VHD.

  17. Pedro Santos says:

    Cada vez mais dou graças a ter mudado para linux à 4 anos atrás.
    O windows está cada vez pior. Que horror! Tanta coisa para quê? Meu deus…!

  18. K says:

    Sem querer generalizar ao ponto de dizer que o novo windows é me***, não gosto do caminho que estão a seguir. nunca achei, não acho e não me parece que vá achar a ribbon um bom conceito. Acho a particularmente confusa e a ocupar demasiado espaço para o que oferece, espaço esse que podia ser melhor aproveitado. A m$ pode apregoar o que quiser sobre a quantidade de utilizadores satisfeitos com o ribbon, eu não sou um deles e, francamente, para mim como sou eu que vou dar (ou nao) dinheiro por ele, a minha opinião é a única que me interessa.
    Espero que de pelo menos para desactivar.
    Tempo melhor investido em implementar outras funções muito mais úteis de raiz, como um sincronismo entre 2 pastas, coisa que só fim destes anos todos ainda lhes passa ao lado.

    Ja agora, m$, que tal fazer um melhor trabalho na tua nova versão do win server? Tou farto de resolver erros estúpidos, aturar bugs ridículos e andar atrás de configurações demasiadamente confusas desnecessárias e redundantes no teu flagship win2k8 server r2.

  19. rt says:

    Muita da gente aqui é muito ‘letrada’ em informática pelo que acha desnecessário ter todos os comandos em botões à mostra.

    Agora passem numa repartição de finanças e contem o nº de funcionários que sabem os atalhos do ctrl+c, ctrl+x, ctrl+v, ctrl+t, f2 e etc ou que saibam mesmo tudo o que podem fazer com o botão direito do rato.

    O windows e os computadores não é só para os geeks e ao contrário de vocês eu acho que esta alteração até vem em muito simplificar e agilizar.

    Pensem nos passos e cliques que têm de fazer quando querem mudar a opção para ocultar/mostrar pastas e ficheiros e agora pensem naquilo que viram no video (apenas 2 cliques para fazer esta actividade) ao invês de ter de andar a navegar por opções de pastas e menus que a maioria das pessoas desconhecem e têm de mexer para não estragar.

    • anog says:

      rt, Pessoas que não sabem o que é ctrl+c, ctrl+v?? Só neste Portugal a fora deve-se contar pelos dedos aqueles que não conhecem…(ironia claro)

      Enfim, aquilo que muita gente não percebe é que existe outra tanta gente (e gente nova) que não conhecem atalhos, existe gente que ainda se está a adaptar aos PC’s, e se se pode ter funcionalidades mais visíveis, porque não?
      Aliás, eu que não percebia o porquê de tantos botões no actual explorer, já dou por mim a utilizar o botão do “nova pasta” por ser mais directo. Se calhar devíamos todos pedir que o Windows fosse como o linux e passar metade do tempo com uma consola aberta…

      Enfim, para esconder esta “monstruosidade” de barra, basta um duplo click e isso não custa nada. (isto assumindo que funciona como o que já existe)

    • Rui "ALL" Sousa says:

      Estava a ver q era o único a ter este ponto de vista. Apesar de eu trabalhar bem num PC vejo bem a falta de capacidade de mts pessoas e consigo perceber as vantagens desta nova interface, p mim sera p ocultar certamente, mas p mts outros utilizadores sera uma mais valia.

  20. ze says:

    é desta que compro um mac.

    daqui a uns dias nao temos espaço para ver os ficheiros. serão só opções

  21. J Pedro says:

    Seria boa ideia que o explorador tivesse um separador e logo 2 janelas, util ao copiar duma unidade para a outra, etc

  22. oi says:

    Para a maioria das pessoas que só sabem abrir o facebook e pouco mais isto será optimo, para os restantes a maioria das coisas é indiferente.
    Abrir ISOS e VHD é algo muito bom 😀

  23. jpng81 says:

    lolololololololololololololololo
    Estas novas barras “idiotas” vão sair muito caras a muita gente, pois o windows8 é um windows 7 mas com as barras do office 2007.
    Portanto o windows 8 vai ser barras pipis, uma entrada á media center que dizem ser para tablets, e os users arrotam com 200euros .
    – Vão-se esquecer novamente que o sistema operativo, tem limite de “letras” para drives.
    – Vão-se esquecer que o sistema operativo precisa de usar menos memória para funcionar melhor.
    – Vão-se esquecer que as actualizações é quando eu quero fazer e não quando o sistema operativo me OBRIGA a fazer as actualizações.
    – Vão se esquecer que mesmo que a actualização esteja feita que não me faça a uma contagem decrescente para reeiniciar o sistema operativo, se me dar hipotese de cancelar o reeiniciar.
    – Vão se esquecer que assim que o download esteja feito, não fique a verificar o ficheiro (leva mais tempo a verificar o ficheiro do que o próprio download feito).
    O próprio sistema operativo deveria ser inteligente o suficiente para que ao fim de não sei quantos reboots deveria perguntar ao user se queria verificar o estado do disco rigido (sectores danificados).
    E as tais paragens cardíacas que o sistema operativo tem de vez em quando em que se fica feito parvo a olhar para a tal “ampulheta” circular a espera que o sistema operativo desemburre???

  24. Esta malta toda que critica esquece-se que o Windows sempre foi flexível podendo todas as novidades como esta (claramente virada para o touch) serem desactivadas.

    Ex: quem não gosta da task bar do 7, transforma-a numa igual à do Vista.

  25. Pedro says:

    Estou de acordo com esta modificação por parte da MS pois há muita gente que não conhece os atalhos “ctrl”, porém detesto o look à Office 2007, podiam inovar na área do design e usar algo novo nao? o pessoal gosta é de novidades!

  26. Pedro says:

    A Microsoft, em vez de adicionar mais lixo (icons) ao interface, deveria estar empenhada a resolver problemas de sistema antigos que desde o Windows XP ainda permanecem activos. Quanto mais “bonecos” o sistema tiver mais lento se torna. No meu computador pessoal não tenho qualquer icon no desktop, as barras de ferramentas estão escondidas – uso simplesmente atalhos no menu INICIAR – e tenho a velocidade e fluência que corresponde a produtividade e eficácia.
    Já no Office 2007, mantenho sempre a faixa (ribbon) oculta, pois distrai e ocupa muito espaço no ecrã. O sistema de menus era mais produtivo, este novo sistema parece muito aleatório…

  27. rcc says:

    se isto fosse no linux não havia tantas criticas. como é agora no caso da microsoft. já é outro assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.