Windows 7 Starter – ilimitado, mas não tanto
Afinal parece que a versão Starter para netbooks do tão esperado Windows 7 permitirá correr um número ilimitado de aplicações em simultâneo, limitado claro, apenas pela quantidade de memória disponível.
O anúncio, feito no blog oficial do Windows, admite que muitas das funcionalidades das versões comuns do Windows 7 não serão incluídas.
A versão Starter tanto do Windows XP como do Windows Vista, apenas disponível em certas regiões do mundo, é direccionada a PCs mais modestos, sendo caracterizada pela sua limitação de 3 aplicações em simultâneo, excluindo é claro, tarefas de segundo-plano como anti-vírus, Explorador do Windows, Painel de Controlo e outras.
É claro que haverá também uma versão Starter do Windows 7. Só que desta vez, baseado no feedback dos utilizadores, ansiosos por uma experiência mais enriquecedora nos seus netbooks, a equipa da Microsoft decidiu abolir esta limitação.
A equipa acredita que estas pequenas alterações tornarão a versão Starter bem mais atractiva para os utilizadores que pretendem um netbook para tarefas muito simples do dia-a-dia, como ler o e-mail, navegar no browser ou escrever um documento.
É ainda importante realçar que o Windows 7 Starter incluirá apenas um subconjunto das funcionalidades das versões mais completas (Home Premium, Professional e outras acima).
A versão Starter NÃO incluirá:
- O Aero Glass, ou seja, apenas será possível usar o tema Windows Basic e outros temas opacos. Não haverá Taskbar Previews (pré-visualizações da barra de tarefas) ou o Aero Peek.
- Personalização de funcionalidades para mudar o fundo do ambiente de trabalho, cores das janelas ou esquemas de som.
- A possibilidade de trocar de utilizador sem terminar sessão.
- Suporte multi-monitor.
- Reprodução de DVD.
- Windows Media Center para gravar TV e outros media.
- Streaming de Media Remoto para transmitir música, vídeos e TV gravada a partir do PC.
- Suporte de domínio para clientes de negócio.
- Modo XP para quem quiser correr aplicações mais antigas do Windows XP no Windows 7.
O membro da equipa da Microsoft admite que muitas destas funcionalidades retiradas são funcionalidades quase essenciais na utilização do seu netbook, razão pela qual tem o Windows 7 Home Premium instalado. Desvaloriza ainda esta falta de funcionalidades visto que, segundo o mesmo, "A maior parte das máquinas desta categoria consegue correr qualquer versão do Windows 7. A maior parte dos nossos beta-testers instalaram a versão Ultimate nos seus pequenos netbooks e têm-nos dado feedback bastante positivo".
Na minha humilde opinião, penso que a versão Starter poderá "cair no esquecimento", pois não me parece que os fabricantes de netbooks pretendam limitar as funcionalidades dos seus produtos a possíveis compradores. Até o Windows XP é mais competitivo, não vejo o porquê de não ser possível reproduzir DVD ou mudar o fundo do ambiente de trabalho.
Mas, limitações à parte, os netbooks serão lançados quase certamente com a versão Home Premium. E o Windows que tenha muito cuidado, pois o Linux está à porta.
Este artigo tem mais de um ano
Preferia mil vezes uma distribuição qualquer de linux ou outra versão do Windows ainda que mais antiga do que o uma versão starter do windows. Os netbooks de hoje não têm uma memória muito grande mas chega perfeitamente para correr o Windows XP com todo o uso normal, programas de trabalho, etc… na perfeição. Agora não permitir sequer mudar o wallpaper nem reproduzir um DVD? lol?
Acho um pouco parvo, mas é só a minha opinião…
Amen 😀 !
A personalização mais básica DE SEMPRE… a mudança de um wallpaper… lembro me isso desde a primeira versão de windows que usei… o 3.1
E agora, NÃO SE PODE MUDAR UM WALLPAPER?…
Microsoft… Cura-te…
É exactamente a minha opinião, meu caro. 🙂
pois.. tambem tenho de concordar com este comentário.. pensei que este starter fosse apenas o tratar de cosmética.. agora por exemplo não suportar multi-monitor.. na minha opinião não faz grande sentido!
Se o starter tivesse todas as funcionalidades do Win7 não se chamaria starter. E só compra quem quer!
tinham de fazer um windows 7 muito light
os netbook n têm condições para aguentar com este peso todo
http://www.tagravado.com
Pois é verdade!Parece mentira, mas não é.Comprei hoje mesmo um netbook Toshiba com Windows 7. Desconhecia a versão que viria com ele mas nunca me passou pela cabeça que desde a 1ª versão do Windows fosse possível imaginar este retrocesso! Estou desolada. Uma péssima opção da Microsoft. Não há possibilidade de mudar o wallpaper. Quanto ao projector… ainda vou experimentar. Provavelmente vou trocar este netbook por um que tenha o xp.
Nem se acredita…
Então e o vencedor do iPod? Quero receber o bicho em casa. Vá, digam lá que fui eu que o ganhei.
Eu não discordo com esta atitude, mas acho que os clientes menos experientes deveriam ser informados que estão a comprar um portatil com um sistema operativo que têm essas limitações.
Windows, é de fato que estás a perder forças, exatamente no pico da tecnologia no mundo, ela (microsoft) não permite mudar um wallpaper? LOL!
Realmente… um SO com todas estas limitações nem devia ser comercializado.
Nem devia ser oferecido, lol.
entre muitas outras coisas, houve uma q me chamou a atencao:
Suporte multi-monitor.
ou seja para todos aqueles estudantes q utilizam netbooks para apresentaçoes de powerpoint.. BOCA
o q é q precisam num netbook q um ubuntu 9.04 n traga ja de raiz?(isto é, sem configs adicionais)
digo ubuntu pq neste momento esta muito bem adaptado sem ser necessario alteracao de kernel para q funcione logo de origem..
cumps
Pois. É que uma grande quantidade dos utilizadores usam netbooks com outros monitores e projectores. Talvez esta limitação seja só para usar dois monitores ao mesmo tempo, mas nao impeça ligar a outro monitor, desligando o portátil?
@Rodrigo
“Realmente… um SO com todas estas limitações nem devia ser comercializado.”
não sei porquê… nenhuma destas funcionalidades faz falta a um NETBOOK a não ser estas(a meu ver):
Personalização de funcionalidades para mudar o fundo do ambiente de trabalho, cores das janelas ou esquemas de som.
Suporte multi-monitor.
Lá está… Com essas exemplos já estás a responder…
não da para mudar para mudar o fundo do ambiente de trabalho?? ja nem a foto do filho podemos por 😛
não percebi foi o Reprodução de DVD?? não podemos ver um DVD no nosso pc??
Normalmente o netbooks não trazem DVD. Para além disso o Windows XP não trazia os codecs para ver DVD, tinhamos de instalar uma aplicação à parte para isso, estilo WinDVD ou PowerDVD. Mas isso foi à muitos anos e voces ainda andavam todos de fraldas…
Bem se assim é, tenho de acreditar num velho ditado, que se diz os últimos são os primeiros e os primeiros são os últimos.
Ou seja a Microsoft que não se cuide, depois não diga que o UBUNTU lhe passe a frente.
Tudo o que tem sido publicado, ultimamente, sobre as funcionalidades da versão Starter provêm desta página de um blogue, oficial, da Micrsosoft:
http://windowsteamblog.com/blogs/windows7/archive/2009/05/29/let-s-talk-about-windows-7-starter.aspx
Na última linha diz “Desde que evoluí para o Windows 7 Home Premium no meu Dell Mini 9 estou conter (…)” por ter deixado a versão Starter.
Esta frase diz tudo. A Microsoft quer que, quem possa (ou faça o sacrifício) compre uma versão mais cara do Windows 7, com mais funcionalidades que a Starter. À partida até é compreensível. Mas tudo tem limites. Um é obrigar quem compra o Starter a ter como wallpaper um peixe dentro de água cinzenta.
…estou contente, em vez de estou “conter”, apaguei qualquer coisa a mais.
Essa do Wallpaper tá boa,é como andar sempre vestido com a mesma roupa até ao final da vida.Que chatice,parece que não mas mudando de vez em quando o wallpaper ficamos com a impressão de ter um novo pc.
Hummm…não me cheira,não
De certeza que a MS irá rever este ponto,mas mesmo assim não deixa de ser uma versão muito ligeira e limitada de um SO.
Se fosse eu, enfiava-lhe mas é outra coisa,e acabavam-se as limitações.
Quanto ao fundo do ambiente de trabalho, não haverá aqui um quiproquó? Provavelmente refere-se a mudar Por ex. de 30 em 30 minutos, ou outro valor qualquer.
É que se for assim, é péssimo!
# Suporte multi-monitor. – oxi, o troço ia ser colocado em netbooks da vida, esses q o povo vive plugando na tv, projetores…
# Reprodução de DVD. – brutussss, apeloooo sr microsoft
Potente era a google criar um SO baseado em linux a exemplo do android e ultrapassar o windows, se não precisase do xp para trabalhar já tinha mudado para linux há muuuuito tempo…
Que raio de modelo de negócio que a M$ tem :(, até parece que toda a gente tem dinheiro a mais para andar a mudar o SO cada 3 anos que faz praticamente o mesmo que fazia à 10 anos atrás, correr aplicações!!
Claro que é muito melhor o Ubuntu 9.04 do que qualquer Starter, embora isso não pode ser tomado como elogio.
OFF: Jamais compraria um netbook. Realmente são ordinarios e limitados, atarracados, telinhas ridículas e com poucas possibilidades. Opinião somente minha e que não atinge aqueles que ja o possuem estão felizes com ele.
Nada se compara a um belo notebook de 17″ com drive de cd/dvd e todas as tralhas mais, com direito a upgrade de memoria, processador e all that jazz… 😀
carlos rajas
Não percebo como é que chamam notebook a um pc com monitor de 17″ que pesa uma tonelada. De certeza que não têm de andar com ele às costas…
Oi pedrito…vejo que estas fraco eim “gajo” ?
Se carregar um notebbok de 17″ é pesado, imagina então o quanto não será sofrido para ti saber distinguir entre uma merda de netbook e um notebook…Para algumas pessoas até mesmo pensar e respeitar é pesado, eu entendo. Claro que esse não é o se caso né pedrito ? 😀
Vou a qualquer loja de informática ver netbooks e é sempre o xp que lá vem.
Eu escolheria prontamente uma versão com ubuntu a funcionar a 100% e já com um theme porreiro bem escolhido.
A utilizar o compiz então ficava uma maravilha.
ia logo o xp de bico.
Mas agora com a maravilha deste windows starter então ainda era mais rápida a escolha.
Eu tenho uma ideia. E que tal NAO usar o windows? Com tanta limitação não ha absolutamente nada que a microsoft tenha a oferecer neste windows que a concorrencia nao faça mais e melhor. E muito menos a pagantes.
Afinal, o linux nao da pra jogos. E nem este windows, muito menos nas maquinas alvo que sao.
E para que é que o linux nao da mais que o windows possa fazer?
Pois, nada.
Então não é muito melhor um SO que nao restringe rigorosamente nada, é bastante rapido e permite fazer tudo que eles consideram “tarefas muito simples do dia-a-dia, como ler o e-mail, navegar no browser ou escrever um documento”.
E essa dos wallpapers é a piada do ano.
Só por curiosidade, mas mesmo só por isso, por quanto é que se pode comercializar um SO onde não se troca o wallpaper, o esquema de cores ou se veja um dvd? É que a concorrencia que faz isto tudo, e ainda mais e melhor, é gratuita, por isso estou curioso.
É que, é preciso ser um bocado burro pra pagar por uma coisa que me restringe quando posso nao pagar nada por uma coisa que nem restricoes tem.
NUNCA me vão apanhar a comprar isto. Pelo simples facto de que eu nunca consegui trabalhar com os temas de defeito do windows, tenho sempre que alterar para tons mais escuros para efeitos de impacto nos olhos. Detesto coisas claras.
Obviamente para comprar e formatar, cagando de alto pro windows legal.
Ora bem, para ver se isto se entende.
esta versao Starter é para paises do chamado 3º Mundo, ou seja portugal excluido.
em principio Portugal excluído já que em muitas coisas parecemos um país do 3º mundo e o pessoal da Microsoft pode-se enganar!
O terceiro mundo não se mede mais pela miseria, pois está está em todos os lugares, mas sim pela capacidade e educação de seus habitantes…então pelo que eu conheço, parece que não nos afastamos muito dele não.
Os netbooks hj vendidos em Portugal veem com windows 7 starter.
Seria Portugal um país de 1º mundo com tanta miséria e uma crise económica que já beira a exclusão do país da zona euro?
http://www.mac.com.pt/2009/02/19/80-aplicacoes-em-simultaneo-desta-vez-num-netbook/
Sim estas limitações são ridiculos aliás sempre achei limitações em software algo de muito ridiculo mas tudo bem…
Também não acho que o linux é a solução pois há ai muitos mitos sobre as maravilhas desse sistema operativo.
Eu por exemplo uso o openSuse e o debian e sinceramente não acho nada de especial.
Pessoalmente também não gosto muito de Linux pois ja tive más experiencias com o mesmo, mas tambem posso ser um bocado suspeito pois nunca me dei ao trabalho de o explorar muito, um pouco por causa das más experiencias. De qualquer forma tenho a certeza que bem configurado e na falta de melhor seria o sistema ideal para um netbook.
Boa noite a todos.
Quanto aos netbooks, se calhar um XP pro com o Seven_Remix_XP_1_01_by_Niwradsoft em termos de aparencia, ficam com uma máquina nova.
Mas bom mesmo, seria os amigos e programadores de linux criarem, se é que náo criaram já, a solução perfeita para perguiçosos como eu, que era criar o sistema de pastas, manipulação de ficheiros e pastas exactamente como no Windows e compatibilidade total com software feito para windows. Aí creio que deitavam o windows abaixo duma só vez.
Se calhar alguem já o anda a fazer e se calhar é por isso que a Microsoft, pelo que se ouve falar esta a tentar criar parcerias com linux e open sources.
É óbvio que vai ser possível mudar o wallpaper. Apenas não vai ser possível um ciclo de mudanças, ou wallpapers animados, como o Dreamscene. 🙄
alguem sabe onde eu acho esse tema ae se souber deixem um link
por favor