Windows 10 vai ter suporte para ficheiros áudio no formato FLAC
Os desenvolvimentos da nova versão do Windows decorrem a um ritmo excelente, com novidades a surgirem periodicamente e sempre ajustadas ao que os utilizadores realmente precisam e querem.
Uma das mais recentes novidades surgiu agora, na forma de um simples Tweet, e dá conta de mais um formato multimédia suportado pelo Windows 10. O FLAC é o mais recente formato suportado pelo Windows 10.
Depois de recentemente ter sido anunciado que o Windows 10 ia suportar o formato de vídeo MKV, surge agora a notícia de que o formato áudio FLAC vai passar também a ser suportado nativamente neste novo sistema operativo da Microsoft.
Vai passar a ser possível reproduzir ficheiros neste formato, directamente no Windows Media Player, e sem que seja por isso necessário qualquer aplicação adicional ou qualquer codec específico.
A apresentação desta novidade foi feita por Gabriel Aul, Engineering General Manager para o grupo de Sistemas Operativos da Microsoft, através da sua conta do Twitter.
Num simples Tweet mostrou uma imagem onde é possível ver o Windows Media Player a tocar ficheiros do formato FLAC e que demonstram esta nova funcionalidade.
Keen eyed #WindowsInsiders will notice something cool about this pic. Something to look forward to in the new year! pic.twitter.com/4uQe5LlLmI
— Gabriel Aul (@GabeAul) 25 novembro 2014
O suporte nativo deste formato para o Windows era algo que vinha a ser pedido já há alguns anos. É um formato que permite uma redução do tamanho dos ficheiros e que permite manter a qualidade áudio, ao contrário do que acontece, por exemplo, no formato MP3.
Até à chegada desta novidade ao Windows 10, os utilizadores necessitavam de instalar software de terceiros para ter suporte. Com esta novidade tudo muda e o Windows Media Player volta a ter um lugar de destaque e a fornecer suporte para todos os formatos necessários.
Será já no início do próximo ano que a Microsoft lançará a versão do Windows 10 com esta novidade e que todos os que estão a testar a Technical Preview vão poder aceder a ela.
Com uma nova filosofia de lançamento de novidades ao ritmo que vão sendo terminadas, o Windows 10 vem abrir caminho a uma nova filosofia dentro da Microsoft e talhar o que será a realidades nos próximos anos neste sistema operativo.
Ainda sem data definida para o seu lançamento, o Windows 10 deverá chegar na sua forma definitiva durante o próximo ano, trazendo todas estas novidades que vêm sendo apresentadas e até com novas que entretanto vão surgir.
Este artigo tem mais de um ano
“O suporte nativo deste formato para o Windows era algo que vinha a ser pedido já há alguns anos. É um formato que permite uma redução do tamanho dos ficheiros e que permite manter a qualidade áudio, ao contrario do que acontece, por exemplo no formato MP3. ” —- Pplware corrijam esta frase. O Flac é um formato áudio sem compressão digital ao contrario do MP3, logo dai resultam ficheiros muito maiores, embora de superior qualidade audiofila.
“FLAC (acrônimo de Free Lossless Audio Codec, que significa Codec Livre de Áudio Sem Perdas em inglês) é um codec de compressão de áudio sem perda de informação. Ao contrário de codecs com perda tais como o MP3 e o Vorbis, ele não remove nenhuma informação do fluxo de áudio, mantendo a qualidade do som, podendo comprimir um arquivo de CD em até 50%, inferior aos até 80% do seu maior concorrente MP3, em razão da total fidelidade ao arquivo original.”
O FLAC tem compressão, não há é qualquer perda de informação com a compressão
em parte estás errado. Tenho musicas em mp3 a 320 e FLAC, convertidas da mesma origem, e com pouca diferença de tamanho. os codecs FLAC estão cada vez melhores e já é possível ter ficheiros quase com o mesmo tamanho.
FLAC também tem compressão, o artigo esta correcto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/FLAC
Um MP3 para ter a mesma qualidade de um FLAC, ocupa mais espaço que um FLAC. Alem disso um FLAC normalmente preserva mais informação com a compressão do que a “concorrência”.
Os únicos ficheiros que não sofre qualquer tipo de compressão são os WAVE, por isso é que um CD audio só suporta umas 10/12 musicas, visto que cada musica de 3/4 minutos em WAVE ocupa uns 60MB.
Apenas uma nota:
As editoras não gravam os CDs a partir do formato WAVE, mas de outro formato, semelhante e que funciona da mesma maneira, o Red Book Audio. Apenas falei do WAVE, porque é o formato mais conhecido.
O FLAC é uma espécie de Zip para os ficheiros de som sem perdas, daí a falar-se de compressão, enquanto que no WAV isso não acontece. Em termos de informação, ambos contêm a mesma, sobretudo se falarmos em FLAC 192/24, pois falamos num codec de alta definição e muito superior ao CD ou seja o Red Book Audio. Terá neste formato sobretudo para quem compra obras e há lojas na rede que as vendem, uma qualidade muito difícil de bater sobretudo tendo uma boa placa de som ou um bom DAC. Ainda bem que a Microsoft está a apostar na qualidade, p0orq
O que eu queria dizer é que os ficheiros FLAC ocupam mais espaço porque são maiores que os mp3, que não parece ser a ideia do texto.
O FLAC, é de grosso modo, como um ficheiro ZIP do som, comprime mas não tem perdas. É um tipo de ficheiro associado à alta definição e tem de facto uma qualidade acima daquela que podemos ouvir de um CD. Há lojas que vendem obras neste formato, gravadas directamente do “Master” e serão do melhor que poderemos ouvir num formato digital. Já agora, as minhas lojas favoritas são a HDTracks e a da LINN, essa mesmo, a do famoso gira-discos LINN Sondec LP12. Se são fãs do formato como eu, aproveitem que a LINN, vai oferecer até ao natal uma série de músicas gravadas com a máxima qualidade (24-bit Studio Master), uma por dia, aproveitem é que essas não têm nada a ver com uma gravação de um CD, façam o Download após uma inscrição simples e ponham a tocar no vosso sistema para ver o que têm andado a perder.
A PPLWare faz muitos aviso de promoções, aproveitem a noticia que dou sobre a LINN para avisar outros utilizadores.
chega logo windows10 que tou farto do windows8.1 e a pensar mudar para mac os…
Eu só peço a Deus é que o Windows 10 seja gratuito,mais nada.Isso é o que mais interessa.Tudo o que vier por acréscimo é muito bom,sem dúvida,mas interessante mesmo é que o sistema operativo seja gratuito. 😉
Será gratuito para quem tiver windows 8.1
Também estou convencido que a MS vai largar essa bomba 😀
vai ser gratuito se nao mudo de vez para mac, ja ando com o macbook retina pro debaixo de olho e acho que vou avancar.
Ambos são bons, ja usei MAC e uso para trabalhos multimedia mas para o dia a dia jogos por exemplo não o troco para nada. E para te ser sincero este windows 10 apesar de ser versão de testes foi o melhor que usei ate agora! Abraço
E eu peço a Deus, apesar de eu não acreditar em Deus, que Windows 10 seja software livre, com licença compatível com a GNU GPL 2+.
(Realmente acho que a Microsoft desaparecerá antes de isto ocorrer.)
Reconhecimento ao flac! Boa! todos ganham com isso
Kaspersky com problemas de compatibilidade.
O MKV já tinha sido anteriormente reconhecido.
Alguém na MS anda com o relogio acertado. É que até agora parece que existe uma falta de noção da realidade, se tem algum jeito alguns formatos multimédia demorarem tanto tempo a serem compatíveis directamente.
MS parece que fecha que definem o caminho do Windows entre paredes, com o fio desligado da net.
Falta também Emulação de Imagens .ISO directamente no sistema, drives virtuais. Faz todo o sentido, já existem muitos ultrabooks sem cd rom.
Alias, quem ainda usa CD ROM nesta casa?
Todos os que disserem que usam, é por obrigação profissional, de resto não há desculpas.
Verdade eu prefiro ter um disco rigdo externo de 2tb para colocar docuentos fotos etc alem de colocar na nuvem e ter tambem outro de 300gb precisamente para instalar so SO
Mas o windows 8 já faz emulação de imagens .ISO.
Eu ainda faço backup em DVD’s.
Depois a Microsoft não implementou muitas dessas coisas, porque havia muito software externo que realizava essas actividades muito bem. A Microsoft cresceu, muito graças ao facto de que qualquer empresa de software desenvolver funcionalidades que não havia de raiz no Windows.
Gradualmente a Microsoft foi implementando essas funcionalidades no Windows, mas sempre sem grande publicidade. Talvez estas sejam as que tenham a ter mais divulgação.
Mas muitas funcionalidades entraram no Windows e quase ninguém falou nelas, como a compressão de ficheiros (ZIP), a gravação de CDs/DVDs, emulação de imagens ISO, gravação de CD Audio para WMA, antivírus/firewall, entre outras. Apesar de serem mais limitadas do que o software de outras empresas a realizarem as mesmas tarefas.
Mas… Mas… Mas… O Windows já não faz o mount de ISO’s há muitooooooo tempo? lol
Desde do Win8 veio de raiz.
Antes do Win8 tinha que se instalar software terceiro ou da própria Microsoft.
O Windows já monta ISO’s e até cria e monta VHD’s
Eu faço gravações em CD, DVD e mesmo Blu-ray! E depois? Depende do que pretendo manter no disco rígido ou não. E também do volume do que se tem. Se gravarmos todas as nossas férias e festas, não há disco que aguente, mesmo após edição, o melhor é ir gravando para dar lugar a outras gravações. Continua a ser muito prático e barato. Quando quero ouvir ou ver algo para apagar posteriormente uso uma caneta digital. Se for “para ficar” um bom DVD ou Blu-ray resolve a questão e mantenho os discos rígidos limpos. Nada de mais simples.
daemon tools faz isso tao bem.
ou virtual drive
Bom dia,
Existe compressão de ficheiro sem perda de áudio, mas por norma será sempre maior em mb que um mp3.
Só tenho pena que não existam mais álbuns em Flac, para quem usa uns phones de 40 euros nem sente a diferença, mas quando ouvimos nuns verdadeiros phones do estilo “ultimate ear” a diferença e brutal (preço de referencia 350 euros).
Cumprimentos
Auscultadores, que você dizer. Nem precisa de serem de 350€, até que não é o preço quem define a qualidade apesar de haver uma certa relação. E por~quê ouvir em auscultadores, em vez de um bom sistema (desde que, não se incomode ninguém)? A experiência é bem diferente e quem tem ouvidos nota sempre, nem que seja a limitação do seu sistema.
Qual é o monitor/pc na primeira imagem ?