PplWare Mobile

Windows 10: Quais novidades da Actualização de Aniversário?


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Mylittlelife says:

    Muito bom e curiosamente libertou-me espaço (e antes já tinha limpo tudo com o disk cleanup e sistema e ccleaner).
    – No desktop actualizou sem espinhas

    – No surface dava erros e restaurava o anterior, desinstalei o antivírus e vpn e actualizou sem espinhas

    – num tablet com 16 GB EMMC e 1 GB RAM (recordo que os requisitos de 2 GB RAM são apenas para os fabricantes de novos tablet ao incluir o W10) não permite update por não ter espaço livre suficiente, então instalei do zero e funciona ainda melhor e mais rápido.

    • Rui Patinho says:

      No meu macbook air 13 corre perfeitamente bem e autonomia chega as 12h. Adoro o meu mac e o windows 10

    • André Meireles says:

      Muito boa essa dica para o tablet! Tenho um na mesma situação e não sabia que podia atualizar!

      Obrigado… 😉

    • RuiDVF says:

      Como é que instalas-te do zero no tablet???

    • joao says:

      Olá como fizeste isso pois tenho tbm tablete e já instalei o ISO do Windows e o mesmo assim não consigo

      • Mylittlelife says:

        Tenho isso descrito num post abaixo.
        1) Crio a PEN instalação do Windows com o Rufus

        2) ligo um hub USB (3 USB) com o Windows antigo ainda ligado, ligo um teclado, rato e a pen

        3) carrego no shift ao mesmo tempo que carrego reiniciar no Windows

        4) ele reinicia na UEFI, carrego arrancar por USB, ele lê a pen, arranca a instalação da pen e tenho acesso pelo teclado e rato

        Caso o Tablet não tenha potência suficiente no USB basta não ligar o rato ao hub no ponto 2)

        No meu caso (16 GB eMMC e W8.1 de origem) tive que apagar TODAS as partições incluindo a de restauro (antes fiz um backup) para instalar o W10.

        Sabiam por exemplo que muitas webcam de portátil depois da instalação aparecem invertidas porque o sensor foi colocado ao contrário e a solução da marca foi alterar coisas no regedit e depois do update ao W10 fica tudo invertido por culpa não dos controladores ou W10 mas do fabricante do portátil que nem se deu ao trabalho de dar suporte para vender PC novos?

    • Mário says:

      Podes sempre colocar uma pen ou um disco externo e o update é efectuado.

  2. Miguel says:

    e continua o lockscreen quando se liga o pc…

    • Hugo says:

      Tens de mudar nas opcções de sincronização e também escrever “netplwiz” no CMD e tirar a opção selecionada.

      • Mota says:

        Como?
        Importas-te de explicar mais detalhadamente?

        • Hugo Rodrigues says:

          Presumo que o objectivo seja remover o Lockscreen quando se liga o PC, se sim é através dos seguintes passos:

          1º Right click no ambiente de trabalho
          2º Personalize (personalizar)
          3º Home
          4º Accounts (contas)
          5º Your info ( tua informação)
          6º Sign in with a Local account instead (entrar com a conta local) (não sei até que ponto isto possa ser obrigatório fazer, mas não deveria ser necessário teoricamente, só testando, mas por norma tenho o hábito de desligar sempre tudo o que está relacionado com sincronizações)

          Depois no canto inferior esquerdo do ambiente de trabalho, right click no símbolo do windows:
          1º Command Prompt (admin) ou clicar na tecla do Windows e R ao mesmo tempo
          2º Escrever “netplwiz” sem as aspas
          3º Tirar o certo do “Users must enter a username…”
          4º Clicar Ok
          5º Confirmar escrevendo a password que estava anteriormente definida
          6º Clicar Ok de novo

          E está feito. (tenho o windows em inglês)

    • Revision_R says:

      Como assim? Isso dá para desactivar.

    • Luís says:

      Digamos q não incomoda muito… em vez de pores a pass escolhe um PIN, é mais curto

  3. A.M says:

    E demorou um ano até que se resolvessem o bug do modo voo e Bluetooth, aparecia sempre activado no painel de notificações, sempre que se reiniciava o pc, quando de facto não estava activado, demorou…mas agora correu tudo muito bem.

  4. Nuno Antunes says:

    E o QuickAssist?

  5. Oscar Caneca says:

    Melhorias, novidades e acima de tudo segurança…Isto promete!!!!

  6. Rui Afonso says:

    Estou com problemas com o Skype incorporado, pois a webcam (Hercules Classic Silver) não é reconhecida pela aplicação “câmara”. Isto sucede, antes e após a atualização de aniversário. Já procurei soluções no Google, mas nada resulta. Fui buscar os drivers mais recentes da webcam e consegui instalá-la no “tradicional” Skype… mas o aplicativo (diria implicativo….) câmara, continua cego e nada detecta. Tive também alguns problemas com o som 5.1, que estão minimizados mas não estou contente com a qualidade do som. A coluna central dá som no teste 5.1, mas quando em utilização normal fica “muda”.

  7. Pedro says:

    a min dá o erro 0xa0000400 e não atualiza

  8. Insider says:

    Cada vez melhor. No meu caso tenho um portátil HP compaq nx 9420 de 2006 com ssd e 4 GB de ram e não poderia estar mais satisfeito. O único problema são os drivers da placa gráfica, uma ati mobility radeon x 1600 com 256mb de ram, que a cada actualização do Windows deixam de funcionar e fico com os drivers padrão do Windows que são horríveis e não me dão a resolução nativa da placa gráfica que até é excelente. Este problema não é exclusivo da Microsoft mas sim da AMD que já me respondeu que não vai lançar drivers para aquela placa gráfica e a desculpa é a de sempre <>. Das outras vezes sempre consegui resolver o problema com a instalação de drivers que um programador modificou (muito obrigado ao programador), mas desta vez não consigo instalá-los porque o Windows está a bloquear a instalação em todos os modos. Já consegui instalar a placa gráfica mas nunca a resolução nativa de 1650×1050. Estou certo que eu e todos os que têm o mesmo problema arranjaremos uma solução. De resto, e como já disse, o Windows 10 está cada vez melhor e no bom caminho.

    • Daniel Gomes says:

      Experimenta desactivar o controlo de assinatura de controladores do Windows e talvez já conseguirás instalar os ditos drivers.

      • Insider says:

        Obrigado pela dica mas isso já tinha feito e até na linha de comando em modo administrador corri o comando para desactivar permanentemente a opção. Por isso referi «todos os modos». Acontece que lá consegui uma solução de compromisso. Após várias tentativas a gráfica foi reconhecida e os drivers instalados. No entanto, em modo normal não tinha essa informação e a resolução estava péssima. Numa última tentativa, e através do método que descreveste, a gráfica apareceu reconhecida e os drivers instalados e a resolução nativa de 1650×1050 estava de novo activa. Não perguntem como…LOL. Assim que isso aconteceu, e porque ao voltar ao modo normal desaparecia a gráfica, drivers e resolução nativa da gráfica (não perguntem como, nem porquê se já tinha desactivado tudo definitivamente na linha de comando) não desliguei o portátil…hibernei-o. E pronto, o menino agora só hiberna…Há cada coisa…LOL…Mas já tenho uma solução provisória até à definitiva.

  9. Antonio Gralhas says:

    A minha webcam (Logitech C310), deixou de funcionar após a Actualização de Aniversário. Já procurei soluções no Google, e ao que parece isto está a afectar vários utilizadores que estão com o mesmo problema, e por enquanto não há solução à vista. Já desinstalei e voltei a instalar o software e os drivers e nada …
    De resto, ficou tudo OK!

  10. Joe says:

    Destas novidades, sem dúvida, que a que mais me agradou foi o modo escuro, talvez seja a mais supérflua… mas, Edge não utilizo, Cortana continua a não estar disponível, Bash não tenho interesse em utilizar e quanto ao Menu Iniciar, não gosto!
    Parece que em termos de design o Menu Iniciar piorou bastante, quando se abre o “hamburguer” fica ali uma nesga dos programas debaixo… não dá para voltar a ter a lista dos programas ocultados? Ficaria bem melhor o conteúdo do “hamburguer” sempre visível e com a opção “Todos os programas” como na versão anterior…
    Ainda não foi desta que deram a opção ao utilizador de personalizar os mosaicos 🙁

  11. JCAMILO says:

    Tudo bem, melhorou bastante, mas há problemas resolver, sobretudo a nivel de impressoras de rede, imprime
    o primeiro documento, e não o apaga, impedindo uma nova impressão.Falo na HP officejet 8500 AIO

  12. Rogerio says:

    No meu caso depois deste update o meu disco externo deixou de ser reconhecido como NTFS e passou a RAW, portanto não tenho acesso a ele, mas noutros PCs está a ser reconhecido e acessível como sempre foi.
    Alguma idéia?

  13. David Cordeiro says:

    Ja instalei na empresa quse todas as maquinas e funcionou muito bem..
    Numa delas, tive de voltar á compilaçao anteriror devido ao facto das impressoras remotas, com o terminal remoto nao funcionar bem…
    Foi alterado o modo como o windows gere as impressoras pré definidas no sistemas, e o programa de facturaçao Sage nao consegue atinar com a impressora pre definida do sistema. Voltando á versao antiga, ficou ok outra vez.
    Sei que o problema nao é inteiramnete do windows, mas neste caso a Sage ou outras enpresas de software vao ter de adaptar-se á nova compilação.
    Mas no geral, esta muito boa essa actualizaçao.

    • KURT says:

      Fiz a actualização em todas as máquinas na empresa, com Sage em 5 postos e está tudo okay nesse campo.
      Apenas alguns problemas com as drivers dos fabricantes sendo o mais grave problemas na driver de gestão de energia em alguns portáteis, não aconselho actualizarem já principalmente em equipamentos portateis porque podem ser danificados.

  14. DC says:

    Atualizei e fiquei com um problema no Explorador de Ficheiros que bloqueia quando se clica num ficheiro com o botão direito do rato.
    Alguma solução conhecida?

    • Mylittlelife says:

      Para quem tem configurações estranhas:
      – procurem um programa para fazer backup dos vossos controladores e façam dos dispositivos mais importantes (gráficas e placas de som antigas, webcam, comandos, impresoras, etc) dos quais não haja controladores novos na página do fabricante;

      – saquem ISO Windows via Media Tool Microsoft e usem a app Rufus para criar uma pen de instalação (usar GPT…….UEFI)

      – no Windows velho ainda instalado (8.X ou 10) carregar no SHIFT enquanto se clica no REINICIAR com a pen metida, entra a UEFI e arrancar por USB

      – instalar tudo de novo. Depois instalar os controladores do fabricante do que ele não reconheceu e do que falar ir ao Device Manager e nos dispositivos não reconhecidos procurar no PC nos que fizeram backup.

      A versão anniversary tem MUITAS alterações e sendo que há biliões de combinações diferentes de hardware e software (e os fabricantes de hardware estão-se a borrifar) é impossível tais updates correrem a todos bem. No caso da Apple eles tem controlo dos controladores, hardware e software, daí ser uma tarefa mais fácil.

      No meu tablet Atom Z3735G e 1 GB RAM corre muito bem.

      Dica para quem só tem 16 GB SSD e fica sem espaço para Apps e Office 2016:

      1) meter um microSD (16 GB ou mais aconselhados) formatado em NTFS

      2) no Storage dá mudar o local das Apps da loja para o microSD

      3) ANTES de instalar o Office 2016 (que por norma não pergunta onde é para instalar nem quais Apps) criem dentro do Program Files 2 directorias: Microsoft Office e Microsoft Office 15

      4) no disk manager adicionar como path no microSD as duas pastas (função do ntfs)

      5) reduzir a pagefile para 1024 MB

      Depois ao instalar o office 2016 irá instalar no microSD

      Eu de momento depois de instalar tudo (anti vírus no SSD e não no microSD), correr o ccleaner, disk cleanup com system files tenho ainda quase 5 GB livres

  15. SoulReaver says:

    O Dark Mode está uma vergonha… em relação ao que temos disponível em Linux ainda têm muito que trabalhar, espero ver melhorias na próxima build upgrade…tudo o resto está muito bom

  16. Tulio says:

    Tenho duas placas gráficas e a actualização baralhou tudo. Tive que desinstalar e instalar de novo. Acho que agora esta ok… esperemos que não estrague…

  17. vasco says:

    No meu pc a autualização resultou num erro. Desliguei o pc e quando liguei dizia que ia atualizar, ele reinicia e dá erro a dizer que não encontrava sistema com sistema operacional para carregar ctr+alt+del para reiniciar.
    Ainda a semana passada o pplware tinha partilhado um artigo a dizer que a microsoft oferecia um pc novo nos estados unidos a quem tivesse problemas com a atualização. Já suspeitavam que ia dar asneira. Na net há imensos utilizadores a queixarem-se desse mesmo problema.

  18. Joaquim says:

    Após a atualização em português, que correu bem, verifiquei que a calculadora e o Groove está em Inglês. Aconteceu a mais alguém?

  19. Rafa says:

    A mim, a actualização correu tudo bem mas fiquei sem a licença do Kaspersky lol… Tive que ir ao MyKaspersky recuperar a licença

  20. Marco Castro says:

    Insider psra instalar driver modificados arraca em mode de degurança e desativa a assinatura dos controladores

    • rui says:

      Agora em português, sff.

    • Insider says:

      Obrigado pela dica mas isso já tinha feito e até na linha de comando em modo administrador corri o comando para desactivar permanentemente a opção. Por isso referi «todos os modos». Acontece que lá consegui uma solução de compromisso. Após várias tentativas a gráfica foi reconhecida e os drivers instalados. No entanto, em modo normal não tinha essa informação e a resolução estava péssima. Numa última tentativa, e através do método que descreveste, a gráfica apareceu reconhecida e os drivers instalados e a resolução nativa de 1650×1050 estava de novo activa. Não perguntem como…LOL. Assim que isso aconteceu, e porque ao voltar ao modo normal desaparecia a gráfica, drivers e resolução nativa da gráfica (não perguntem como, nem porquê se já tinha desactivado tudo definitivamente na linha de comando) não desliguei o portátil…hibernei-o. E pronto, o menino agora só hiberna…Há cada coisa…LOL…Mas já tenho uma solução provisória até à definitiva.

  21. Nuno Pereira says:

    Existe alguma forma de colocar o menu inicial como estava antes do update ?

  22. No-Body says:

    Achei este update um bocado fraco, gostava mais do menu Iniciar conforme estava sem as apps todas à mostra, quase nunca preciso de usar esse menu. A cortana já por esta altura em Portugal devia estar online, o que é uma pena de a Microsoft depois de um ano de windows 10 não estar nem a fazer o esforço de colocar.
    Gostei do detalhe de a imagem passar para o fundo no login, mas o estranho é que a escolha dos utilizadores e quando se espera a mim aparecer com fundo roxo.
    Acho que o Windows devia meter tudo ou quase tudo personalizável de forma a que uma pessoa está habituada a trabalhar com o OS de uma forma não ter de estar a aprender de novo onde as coisas estão, acho que isso é uma grande falha do Windows e da Microsoft, estar constantemente a mudar o look e os locais onde as coisas aparecem.

  23. LF3 says:

    Depois de atualizar deixei de puder abrir o menu iniciar e o centro de ação.

  24. João Terra says:

    Ao que parece esta nova atualização melhorou em termos de craches que tinha no pc, em que o pc encravava no windows e tinha de o desligar manualmente, isso já não acontece. O bug do wifi melhorou, mas continuo a ter alguns problemas no mesmo, ás vezes desliga-se e nem encontra a rede e tenho de reiniciar o meu pc. Quanto ás outras novidades, já as conhecia, porque fui um insider do windows 10

  25. Darth says:

    Alguem aqui sabe como apagar os ficheiros do win8.1 que o w10 guardou para o caso de querer voltar atrás… Ou posso só apagar a pasta sem problemas?

    • No-Body says:

      Usa a utilidade de limpeza do disco. Abres “Este PC” depois clique esquerdo na drive C:\ e escolhes a opção “Propriedades”. Depois aparece os dados da drive C: e tem um botão chamado “Limpeza do Disco” e tem uma opção quase no fundo a dizer “Dados da instalação anterior Windows” ou algo do género e isso faz com que apague os ficheiros antigos do Windows 8.1.

  26. ANS says:

    Estou com problema de actualização, sempre que a actualização chega a 75% – 76% dá me blue screen com o erro paged fault in nonpaged area e o código de erro é 0xC1900101-0x4000D (second_boot, com erro na operação migrate_data)

  27. Rui Magalhaes says:

    A cortana continua a nao estar disponivel em PT ?

  28. Charles Gamboa says:

    Eu sou usuário Insider e não gostei muito dessa Atualização de Aniversário pois eu esperava muito mais novidades. Eu já estava com a Cortana desde o primeiro semestre, com o Windows Ink também.

  29. sakura says:

    Uso um tablet como despertador e hoje a
    Cortana, desidiu tira folga….
    nao me acordou… alarme.
    nao me chateou para fazer exercicio fisico
    (Perfect Workout).
    e quado estava a tomar banho nao quis enviar emails a dizer que estava atrassada……..
    e envia me um email a dizer que queria saber mais de mim (privacidade MS).

    de resto tudo OK, o windows está cada vezes mais um bom SO.

  30. Pablo says:

    ao que parece a actualização esta a dar problemas… windows 7 resolve o problema 🙂

    • Goncalo says:

      Medo da evolução?
      Já fiz actualização em diversas máquinas e só tive um problema mínimo, com o meu Laptop pessoal, os jogos fechavam enquanto estavam a carregar, era um problema do driver da placa de som, desinstalei o driver, voltei a instalar o de origem, e tudo funciona sem o mínimo problema.

    • Goncalo says:

      Medo da evolução?
      Já fiz actualização em diversas máquinas e só tive um problema mínimo, com o meu Laptop pessoal, os jogos fechavam enquanto estavam a carregar, era um problema do driver da placa de som, desinstalei o driver, voltei a instalar o de origem, e tudo funciona sem o mínimo problema. No entanto, quanto ao Windows 7: foi bom no seu tempo, para hardware do seu tempo, para pessoas com a mentalidade do seu tempo, mas a tecnologia evolui bastante, e as mentalidades têm de evoluir com a tecnologia. Para que nos serve uma placa grafica topo de gama, um processador com X nucleos, com isto e aquilo da ultima tecnologia e usar um SO sem capacidades de usar todo o potencial da máquina? É a mesma coisa que comprar um ferrari e as estradas onde o vamos tentar conduzir são caminhos de cabras.

      • Blue Screen of Death says:

        “Medo da evolução?”

        Ah, ah, ah, ah… que anedota!!!!

        O W7 usa o potencial do hardware de topo tão bem ou melhor que o W10!

        É só pesquisar sobre problemas em sistemas com placas gráficas de topo da nVIDIA e da AMD no W10 e já nem falo em sistemas SLI ou Crossfire.

        E problemas com variadíssimos tipos de Hardware? É “mato”….

        A única “vantagem” do W10 é o DX 12. Mas o DX 11, ainda assim, consegue melhor performance!

        Hitman – DX11 vs. DX12 @ GTX 980 Benchmark & Graphics Comparison:

        https://www.youtube.com/watch?v=Sc018BUJ44s

        E entretanto surgiu a API Vulkan que vai tornar o DX desnecessário em muitas situações!

        “…mas a tecnologia evolui bastante, e as mentalidades têm de evoluir com a tecnologia.” – ROFLMAO – É SÓ RIR!!!!

  31. Paulo Pires says:

    O problema nesse Skype é que ao fazer o login com outra conta que não seja a do utilizador do Windows ele cria uma conta de utilizador.

  32. rui says:

    Apos update não consigo aceder ao edge, alguma sugestão ?

  33. Filipe Paixão says:

    Desde a atualização tenho o uso HDD quase sempre a 100% até que deixa de ser possível usar o PC reinicio forçadamente e passa-lhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.