Acesso a Internet sem fios nos aviões europeus já em 2017
As melhorias nos condições que nos são oferecidas nos aviões tem sido uma realidade ao longo dos anos. Mas há algo que muitos querem e que ainda não podem ter, por razões técnicas e por falta de oferta.
O acesso à Internet é uma dessas melhorias que todos querem e que tem demorado a chegar. Mas esse problema poderá estar resolvido dentro de 3 anos, quando a Inmarsat lançar e tiver operacionais uma nova rede de satélites.
Esta melhoria é esperada já há alguns anos, para dar aos utilizadores das viagens de avião uma experiência completamente diferente da que têm agora.
O acesso à Internet sem fios nos aviões é já uma realidade nos Estados Unidos, onde os viajantes podem já usufruir deste acesso, sem qualquer problema ou complicações.
Se esta realidade é já uma comodidade acessível a todos nos EUA, na Europa a realidade é completamente diferente, não havendo sequer planos concretos para a sua disponibilização.
O problema, para além de técnico é também de limitações impostas pela entidades reguladoras, que começam agora a ponderar a sua disponibilização.
A Inmarsat, empresa britânica especialista em satélites, anunciou agora que pretendem ter já em 2017 um serviço destes a funcionar, baseada numa nova família de satélites que irá lançar.
Este novo sistema irá criar redes ar-terra, que vão permitir aos operadores e às companhias aéreas a disponibilização do acesso à internet, por redes sem fios, nos aviões.
Para além destes satélites irá também ser necessário a colocação de cerca de 300 torres de comunicações, apontadas ao céu, que farão a comunicação com os satélites.
Este sistema é similar ao que está a ser já usado desde 2008 pela empresa GoGo para fornecer acesso à Internet nos aviões comerciais e particulares nos Estados Unidos.
Apesar de chegar com alguns anos de atraso face ao que os Estados Unidos já têm implementado e em funcionamento, é uma excelente notícia para todos os que querem ter conectividade e acesso à Internet nos aviões durante as suas viagens dentro da Europa.
Homepage: Inmarsat
Este artigo tem mais de um ano
Estive a ver os preços GoGo e são 5 dolares/ hora, 16 dolares/dia ou 59.95 por mês e uso ilimitado. Até pensei que fosse mais caro. Claro que se comprarem horas individuais, por exemplo num voo de 4 horas sempre com net fica caro.
Veremos na europa… A avaliar pelos preços nos aeroportos não será nada barato.
Sim a meu ver, os preços praticados na Europa vão ser absurdos, faço varias viagens por ano de avião (no ultimo ano 12 viagens), e os preços mais altos que vi foi mesmo em Portugal. Em Geneve ou em Zurich (Ambos aeroportos Suiços), a internet é gratuita por periodos de 30 minutos renováveis em qualquer parte do aeroporto! Basta fornecer o nosso numero de telemovel (Pode ser de qualquer país/companhia) para receber-mos uma credencial valida por 30 minutos. Ao fim de 30 minutos é so pedir uma credencia nova.
Portugal nesse aspecto está muito “atrasado”, num aeroporto hoje em dia é quase “essencial” ter internet gratis. Se temos internet nos autocarros de longo curso (Rede-Expresso e Citi-Express), nos comboios (CP) porque é que ainda não temos nos aeroportos, se o custo de instalação/manutenção é muito menor?
Na Polónia é grátis e ilimitada nos aeroportos. 😉
Os aviões TAP com destino ou partida dos EUA têm o serviço OnAir onde cobram, pelo menos na minha última viajem (em Maio), USD 7,50 – por 4MB de acesso, e USD 15,00 – por 10MB de acesso. Também há planos para maiores consumos…
Voei recentemente pela Norwegian, tinha WiFi a bordo e gratis.
http://www.norwegian.com/uk/travel-information/travel-services/wifi/
2017? Isso é que é tempo para instalar os routers xD
2017? Bem este ano ja viajei duas vezes na TAP porto-rio de janeiro e usei a internet a bordo. Sim o serviço on-air da TAP ainda e caro e nao muito rapido. Mas se pensarmos que em sitios onde os aviões teem dificuldade em contactar com os controladores aereos nós podemos falar com a familia pelo skype ou cousa do genero e sentir uma maior proximidade, e simplesmente fabuloso.
Por mim fiquei extramamente feliz e dei o dinheiro por bem empregue.
Por isso nao acho que estejamos tao atrasados quanto isso em relação aos EUA. Pelo que sei já existe este serviço na TAP a alguns anos.
E so agora se começa a massificar devido nao a tecnologia mas sim a legislaçao que so recentemente permite usar smartphones e laptops em wifi a bordo de aviões.