WhatsApp quer ser a mais segura app de chat do mundo
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Com todas as questões que têm surgido diariamente relacionadas com a privacidade dos utilizadores, são cada vez mais as empresas que tentam aplicar aos seus serviços novas funcionalidades e novos métodos de criptografia. Assim, estas podem oferecer ao utilizador mais segurança sobre os seus dados e mais privacidade às suas comunicações.
Depois de várias polémicas com o WhatsApp, esta app agora melhorou a privacidade dos seus utilizadores.
Segundo a WhatsApp, a empresa estará a fazer um grande esforço para trazer aos seus utilizadores um serviço que lhes ofereça o maior nível de privacidade possível, sendo que para isso a empresa irá acrescentar um método de criptografia end-to-end à sua aplicação Android.
Mas na pratica o que é que isto significa?
Significa que a empresa a partir deste momento não poderá desencriptar as mensagens dos seus utilizadores, mesmo que seja pedido por qualquer órgão governamental.
Desta forma, a empresa passará a utilizar o codigo-fonte da Open Whisper Systems, código este que alimenta muitas outras aplicações de troca de mensagens com foco na segurança. WhatsApp não será a primeira aplicação a utilizar este sistema, pois temos por exemplo a aplicação Cyberdust, aplicação de troca de mensagens que tem o seu foco principal na privacidade. Contudo esta aplicação, mesmo sendo das mais seguras até hoje desenhadas, não ganhou muita popularidade e porquê? Porque nem sempre é fácil convencer os seus amigos a mudar simplesmente de serviço.
Quanto à aplicação para iOS ainda não foi revelado se a mesma irá ter acesso também a este método de criptografia, mas com certeza seria uma medida vista com bom olhos por parte dos utilizadores do sistema operativo da Apple.
WhatsApp é uma aplicação que é utilizada por cerca de 600 milhões de utilizadores em todo o mundo incluindo utilizadores iOS e utilizadores Android. Desta forma esta é a maior aplicação de mensagens a adoptar este tipo de criptografia.
Como qualquer serviço ou tecnologia, não existe 100% de certeza que estas empresas consigam garantir que as comunicações dos seus utilizadores não cheguem às mãos de órgãos governamentais, mas com esta medida a WhatsApp está a tentar atrair mais utilizadores para a sua aplicação de forma a tornar-se a aplicação de troca de mensagens mais utilizada em todo o mundo.
Este artigo tem mais de um ano
basta tirar a app do android..WP e IOS sao de longe mais seguros
independentemente da segurança de cada um, o que está em causa é a empresa prestadora do serviço não ter capacidade de decifrar as mensagens dos utilizadores.
Tal como o artigo indica, a nova funcionalidade oferece maior privacidade aos utilizadores.
Ainda a pouco tempo, recebi mais um ano de serviço gratuito.
Para quem não sabe o Whatsapp tem mensalidade, os primeiros meses são grátis para testar.
os primeiros meses ou o primeiro ano?! e esse tal de recebeste ‘e treta, o que fizeste foi apagar a tua conta, registrar de novo e pronto tens mais um ano, grande coisa…old
hum nao sei se foi treta… eu por exemplo teri que pagar mensalidade agora em dezembro do presente ano.. quando fui ver no outro dia.. já estava a dez de 2015… e não desinstalei a APP nem mudei de telemovel/numero
Eu bastou-me comprar uma vez por 0.99€ na App Store e nunca mais me pediram nada. Nem quando troquei para Android.
(O único SO seguro é o BlackBerry)
Quanto ao WhatsApp, agaguei-a no dia em que o FaceBosta o comprou. Apps de IM, neste momento só uso BBM.
Os outros SOs não me dizem nada, e não me atraem Apps de caca, o telemóvel serve para trabalhar, para o resto tenho o pc.
Blackberry era seguro na atualidade não sei…
Realmente o telemóvel serve para trabalhar para ti, mas para outros utilizadores pode servir para mais coisas… Cada um sabe de si .
Depois brincas no teu super seguro PC.
Sendo a Empresa Facebook a gerir por detras do WhatsApp? Não me parece..
Secalhar querem é ser a App que mais espia os utilizadores ai já acredito 😉
Tipo dona da whatsapp Facebook, logo segurança(privacidade) e facebook não combina
Podiam era fazer isso no Facebook! Mas nah…
Não uso a WhatsApp, uso Hangouts, fiquei surpreendido pelas screenshots do artigo não fazia ideia que a app tinha um design tão feio e ultrapassado.