Web Summit 2017 foi um sucesso! Conheça alguns números…
De 6 a 9 de novembro decorreu em Lisboa mais uma edição da Web Summit. Inteligência artificial, carros voadores e robótica foram alguns dos temas muitos abordados e que certamente, nos próximos tempos, irão abrigar a uma mudança da humanidade.
Tendo em conta a procura de bilhetes, já se previa que a edição da Web Summit iria ser um sucesso! Conheçam alguns números interessantes.
De acordo com a organização, este ano a Web Summit teve 59.115 participantes (mais 6000 comparativamente a 2016) de 170 países. Os responsáveis pelo evento queriam mais mulheres nas conferências e tal objetivo foi conseguido. Segundo os dados, as mulheres representaram "quase metade" dos participantes na Web Summit.
Pelo palco passaram 1.200 oradores sendo que 34,5% eram do sexo feminino.
Relativamente a orgãos de comunicação, estiveram presentes jornalistas de quase todo o mundo. Os dados agora revelados indicam que o evento foi acompanhado por 2.600 jornalistas.
E quantas foram as startups?
Vindas de todo o mundo, a organização contabilizou 2.100 startups que tentaram a sua sorte para obter financiamento. Sabe-se que estiveram presentes 1.400 investidores "influentes" que pertencem a reconhecidos fundos de investimento.
2,2 milhões de sessões Wi-Fi
Desta vez a rede Wi-Fi não falhou e apresentou sempre um desempenho fantástico... a Altice está de parabéns! Ao todo foram gerados 45 terabytes de tráfego nos 4 dias do evento, tendo-se ligado à rede 51 mil dispositivos (cerca de 25 mil em simultâneo). Alexandre Fonseca, CTO da empresa, tinha revelado que a rede Wi-Fi projetada para a Web Summit estava preparada para suportar até 150 mil dispositivos em simultâneo.
A quantidade de fibra ótica usada no evento dava para ir oito vezes até ao topo do Everest (ao todo, os cabos de fibra óptica usada tinha mais de 80 km).
No Centre Stage (palco principal), estiveram instalados 30 mil watts de som e 140 mil lúmens.
Na Web Summit 2017 não faltou quase nada... nem copos, pois de acordo com a organização foram usados 205 mil copos de papel recicláveis.
Este artigo tem mais de um ano
Não está em causa a importância do evento, mas 80000km de fibra ótica gasta, mais um brutal consumo de energia, mais papel e resíduos gerados em exagero, só revela que estes eventos não se preocupam com o “futuro”, que curiosamente é o objetivo destes web summits.
Exato, estou de acordo, o WebSummit deveria de se ter desenrolado ao ar livre, sem electricidade, sem participantes (para não consumir liquidos que obrigariam à utilização de copos recicláveis (esses malditos copos recicláveis inimigos do ambiente), e quem quereria apresentar uma novidade tecnologica, sempre o poderia fazer em formato barra de ferro contra uma pedra para a demonstração). Bravo o senhor é um visionário,
59.115 x 1600€ = Trabalho feito por voluntários.
Isto é pessoal que está nitidamente preocupado com os problemas do mundo.
Estive lá e achei curioso ser Nos e ter aparecido a rede 4g+ o que me deixou curioso se já deve estar em testes, visto que no resto da zona de Lisboa por onde passei tinha esse 4g+
“Desta vez a rede Wi-Fi não falhou”. gostava de saber as evidências que têm relativamente ao evento anterior sobre a falha de Wi-Fi. A “falha” que apontam foi devido a um rogue AP de outro operador que estava a causar entropia.
Tens a certeza que não era uma fada dos dentes que chocou contra a onda de rádio?
Deves achar-te muito engraçado.
80.000km de fibra?
nao serao antes 80km?
monte Everest sao +- 8800m … logo, no max, seriam 80km de fibra.
Segundo a organização Web Summit, teve cabo de fibra ótica suficiente para escalar oito vezes até ao topo do Monte Everest.
Acho que não leste bem o comentário do Sergio. O erro está nas unidades. 80km ou 80 000m, não 80 000km.
Sim, penso que são 80 km, pois o press deles fala em 80,000 km.
Foi importante cá dentro e para o nível de Portugal.
Uma boa campanha de propaganda para o Governo pois grande parte do suporte à volta do evento foi pago pelo contribuinte.
Trouxe gente para cá, encheu os hoteis… sem dúvida, mas não foi de borla!
Lá fora nos canais internacionais quase nem se ouviu falar
Ui?! Não se ouviu? Logo a abrir o Web summit, com a intervenção de Stephen Hawking fez eco pelos media da especialidade no mundo fora (fazendo referência que o discurso era para abertura do Web summit em Lisboa, Portugal).
E se eu fizer uma pesquisa por web summit no google (US edition), nas news, encontra-se bastantes notícias e em media de referência (incluindo publicações como a Forbes) . Se estás a falar em canais de TV… também ninguém abre notícias com o CES ou CeBIT (excepto os canais locais), e são eventos maiores que o Web Summit.
Não serão apenas 80km? Ou então 80 000m? É que o Everest nem 9km tem 😉
Aqui se vê as prioridades de Portugal, e principalmente deste Primeiro-ministro.
Não vejo mal nas prioridades, tendo em conta que 46% do emprego gerado em Portugal, actualmente, é responsabilidade das startups que começaram a surgir nos últimos anos em Portugal. Isto era a realidade em 2015 e mais fincado se tornou desde então:
http://expressoemprego.pt/noticias/startups-dinamizam-emprego/3698
http://news.pbs.up.pt/noticias/418/start-ups-foram-responsaveis-pela-criacao-de-46-do-novo-emprego
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/startups-estao-a-criar-emprego-e-a-renovar-o-tecido-economico-196823
Só uma adenda, a questão da rede Wi-Fi não ter falhado não é completamente verdadeiro. É verdade que esteve mais estável, é verdade que tendo em conta as dezenas de milhar de ligações simultâneas é impressionante de forma geral a capacidade da rede disponibilizada mas em certos períodos ao longo dos 3 dias em que esteve aberto ao público a rede Wi-Fi apresentava congestionamento. Tal pode ser assegurado por quem lá esteve a trabalhar
Tão sucesso que teve que oferecer milhar de bilhetes para a palestra para parecer que estava mais cheia ou estou enganado?
Estás enganado.
Este evento apenas beneficiou o turismo da cidade de Lisboa mas teve custos para todos os portugueses, é vergonhosa a forma como se queima dinheiro sem dar cavaco a ninguém. Gostava de saber quanto foi gasto pelo governo para conseguir uma amostra de não sei o q? Alguém consegue trocar por miúdos que coisa é está é o que isto contribui na prática para a evolução do país?
A Meo para ter um bom desempenho no web summit os clientes mensais e anuais ficaram com um mau serviço em casa com bastante falhas de internet e o serviço de TV constantemente com paragens de imagem e de som então o serviço Meo Vi Mult neste espaço de tempo não consegui aceder à TV e fiz 3 reclamações e continuei sem serviço na mesma.
Pois isto para ele não interessa os clientes que esperem se quiserem.
Sim foi por causa do WebSummit, tens razão.