PplWare Mobile

WD alerta utilizadores do Mavericks para possível perda de dados


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Nelson says:

    Isto é o que acontece quando as fabricantes destes hardware value added se metem a inventar com apps feitas de encomenda à pressa…

    O OSX de si, já faz tudo o que esses softwares fazem… Para quê instalar software de qualidade inferior?

    Além disso, tiveram montes de tempo para testarem os softwares deles durante o período de beta do OSX, depois ainda tiveram tempo para testarem com a GM que saiu muito antes da versão final, e deixam na mesma os seus utilizadores perderem dados?

    Que idiotas!

    • pedro duarte says:

      nao sou tao extremista dizer que o software das marcas e inferior….existe para alguma coisa, e com certeza melhor optimizado para os hdd.
      concordo que se tenha o software instalado, seja para que sentido for…. agora a questao parece que se passa com os hdd de todos as marcas, nao acho logico dizer que todas as marcas tem mau software.

      • Nunes says:

        é hdd de todas as marcas que usem o software da WD!

      • Nelson says:

        Não, o problema é do software deles, que podes utilizar em HD’s de outras marcas.

        Este software, serve para os utilizadores desconhecedores, verem isso na caixa, e darem mais umas dezenas de euros, pelo mesmo produto.

        Assim como HD’s externos USB “para Mac”.

        Quanto muito, são de um design parecido com os iMac e Mac Mini…

        É tudo a explorar os utilizadores que não têm tanta formação ou tanta experiência.

        • JJ says:

          Pois… quem comprar um Mac, tem de ter tudo o resto Apple, se não vai ter azar, pois “não têm tanta formação ou tanta experiência”.

          Porque todos sabemos que os “verdadeiros” utilizadores dos produtos Apple, tem de ter mais “formação” ou “experiência”. E todos sabemos que apenas uma pequena % tem as capacidades necessárias para utilizar produtos Apple…

          Existem tantos utilizadores, que pensam que são “alguém” por usarem produtos Apple… mas na realidade são utilizadores que “não têm tanta formação ou tanta experiência”.

          • Nelson says:

            Aí vêm eles a fazerem-se de vítimas…

            Boa sorte

          • justanotherone says:

            o que eu entendi do Nelson (e de maneira nenhuma quero defende-lo) é que dizer que “Disco USB para Mac” é pagar mais 20 euros por um disco igual, que TALVEZ venha em “cor de alumínio” e formatado de raiz em Mac Journaled. 20 euros para formatar uma drive, é a modos que po puxado!

          • JJ says:

            Eles quem!? Os Fanboys Apple? É capaz… apenas usei palavras tuas…

          • Nelson says:

            eles, detractores da apple.

            não são fãs de coisa nenhuma…

      • João Pereira says:

        Para o Nelson tudo o que não é apple é igual a inferior.

    • Cagamelo Voador says:

      Claro que o problema não é da Apple… “É importante notar que este problema não se limita apenas aos discos da WD e pode afectar todas as drives externas, de qualquer marca, que liguem ao vosso Mac.”, mas sim dos “fabricantes destes hardware value added”.

      A WD apenas está a tentar resolver o problema do seu lado, mas o engraçado é que no ML, o software funcionava sem problemas. Se eles não lançaram nenhum update “Mavericks supported”, então quem fizer o update para o MAvericks que se ponha a pau. Eu nunca instalo nenhum sistema operativo assim sem mais nem menos sem verificar que as aplicações que considero cruciais são compatíveis.

      Acho que devias conter-te em chamar os outros de idiotas.
      Em certos assuntos podes ter razão, mas neste… NOT.

      • Cagamelo Voador says:

        Para quem possa ter ficado confuso com o que disse, o software da WD só tem este problema no Mavericks, independentemente da marca do disco externo. Volto a dizer que a WD está a tentar resolver o problema do lado desta. De qualquer forma, os utilizadores não deviam ter actualizado o SO sem se certificarem que o software era compatível, seja através de um email à WD, ou através de um update da aplicação.

        Posto isto, não concordo com o Nelson quando este diz que o SO faz o que as ferramentas da WD fazem, e melhor. Não se trata de fazer melhor ou pior, trata-se sim de uma opção, e quem quiser usar o software da WD, que use. Quem quiser usar Linux, que use, quem quiser usar windows, que use. Certifiquem-se primeiro que as aplicações são compatíveis com os SOs, para depois não virem dizer que a WD, ou a Cisco, ou a Primavera, ou a Adobe são uma mer*a porque deram cabo disto tudo quando fizeram upgrade do SO.

        • Nunes says:

          Sim! Em qualquer upgrade do SO, os utilizadores devem ter o cuidado de experimentar primeiro, para descobrir problemas com alguma aplicação/função importante!

      • Nelson says:

        Cagamenlo, o problema é do software, que deve andar a tentar fazer coisas que compete ao sistema operativo.

        É a mesma coisa que tens um carro, e depois metes uma peça pelo meio, que não pertence á marca…

        Se avariar, a culpa é tua, não da marca.

        Tal como se tiveres o carro todo de origem, ou com substituição de peças por originais, é claro que se for preciso trocar uma peça, depois elas funcionam todas bem…

        Por essas e por outras, é que a, não só a Apple, como a Microsoft, estão a aplicar os princípios das apps do iOS, em que as apps vivem cercadas no seu mundo, e não podem “estrovar” umas ás outras, muito menos ao SO.

        Os utilizadores que queiram instalar software fora da Mac App Store, podem decidir se querem instalar software de developers aprovados pela Apple, ou se querem instalar tudo. É assim que já está no Mavericks, já estava antes, e muito bem.

        Eu não chamei os users idiotas, chamei a Western idiota, mais os seus softwares que não fazem nada que o OSX já não faça…

    • VP says:

      Engraçado quando isso acontence com o Windows o problema já é da Microsoft que faz software cheio de bugs, mas quando é com a Apple aí o problema já é de terceiros.

      • Nunes says:

        mas o software com problemas não é da Apple!
        Qualquer mudança no SO pode criar conflitos em software de terceiros que funcione “tão perto” do hardware! É da responsabilidade de quem cria esse software testá-lo no novo SO (esteve meses em versão beta) e fornecer suporte aos seus clientes!

        • VP says:

          Onde é que leste que o problema é do software da WD?
          A Apple ainda não disse nada e a WD aconselha os seus clientes a não utilizarem até que se descubra a origem do problema.
          Se não sabem a origem do problema como é que se pode apontar dedos? Ou será que a Apple é infalível? Não é o que tem mostrado nos últimos tempos.

          • Nunes says:

            vejamos! se usares o hardware sem o software da WD, não tens problemas. Aliás é exactamente esse o conselho da WD, não usar o seu software. Não diz para voltar ao SO anterior.

          • Nelson says:

            LOL… tenta para a próxima VP.

            “Until the issue is understood and the cause identified, WD strongly urges our customers to uninstall these software applications before updating to OS X Mavericks (10.9), or delay upgrading.

  2. pedro duarte says:

    este problema. parece muito grave, e geral para todos os hdd.
    como pode Este SO ter um erro assim?
    estranho….tera a ver com drivers?

    • Nunes says:

      O problema é com o software da WD, não do SO!

      • VP says:

        Um software que sempre funcionou e deixa de funcionar na última versão do SO e a culpa é do software?

        Então e a retrocompatibilidade?

        Não existe no muito Apple?

        Segundo a WD no email não assume qualquer responsabilidade só estão a avisar os seus clientes para um problema que eles estão a analisar. Mais do que a Apple fez, ou está a fazer de acordo com o que é publico.

        • Nunes says:

          Não estamos a falar de software para fazer contas ou escrever!
          Isto é software que interage directamente com funções básicas do hardware/SO, o que significa que é sensível a mudanças no SO, que podem ocorrer para melhorar a performance, segurança, etc; não é nem deve ser imutável, a retro-compatibilidade não é a prioridade nesta área. É idêntico aos problemas com drivers quando sai um novo SO!
          Quem escreve esse software tem que testar e disponibilizar aos seus clientes, é para isso que existe a fase beta do desenvolvimento do SO.

          • VP says:

            Regra basica de desenvolvimento:
            Se um software utiliza funções especificas que já não são compatíveis com a versão do SO então o SO não deve permitir que esse software execute. Se permite então tem de garantir que essas funções executam da forma como o software está à espera que executem.
            A única coisa que mudou foi o SO, o software é o mesmo o hardware é o mesmo mas a culpa é do software. Resposta tendenciosa de quem não analisa as coisas de uma forma isenta.

          • Nelson says:

            VP, tu é que queres fazer a festa, e isento não estás a ser.

            Essa regra é puramente inventada, até porque o OSX não deixa executar, por defeito, esse software, para tua informação.

          • Nunes says:

            :S
            mesmo!? Isto não é software com alto nível de abstração, é software que interage directamente com o hardware e com permissões para isso. É da responsabilidade de quem desenvolve esse software testar , e avisar a Apple e os utilizadores para possíveis conflitos inesperados.
            O SO consegue usar esse hardware sem qualquer problemas, o problema acontece quando se tem o software da WD instalado

        • Nelson says:

          A retrocompatbilidade está 100% lá…

          É claro que se tens um software a fazer coisas que estão FORA dos procedimentos aprovados pela Apple, estás a por em riscos os teus utilizadores, e a culpa é de quem fez o soft, não da Apple.

          • VP says:

            “…coisas que estão FORA dos procedimentos aprovados pela Apple…” O_o mas como é que tu sabes isso?!?!?

            E logo a Apple que nem gosta de ter tudo sobe controle.

          • Nelson says:

            Como é que sei?

            Apple Developer.

            A Apple, sim, gosta de ter tudo sobre controle, mas no OSX, oferece mais controle que a Microsoft oferece no Windows.

          • Hugo Marques says:

            Então mas se o software é mesmo do Mountain Lion como é que está fora dos procedimentos aprovados pela Apple?

          • Nelson says:

            Está, porque usa acesso de baixo nível, que supostamente só software da Apple teria acesso.

          • Engate Frustrado says:

            Saiste-me ca um tretas oh Nelson.

            Estudante de faculdade, agora Apple Developer .

            Muito bem sr Tim Cook, o seu português está muito bom

  3. WD says:

    Mais uma prova que o problema nem sempre está no Sistema Operativo, mas sim nas aplicações em si.

    • Hugo Marques says:

      Será mesmo? O software é o mesmo, existe há muitos anos e o que mudou foi o OS. No entanto a culpa é da WD porque não testou o software? É uma afirmação um bocado estranha não é? Um OS que permite que o software execute, sem ser totalmente compatível, e que possa apagar dados demonstrando que a retro-compatibilidade não está muito assente faz-me questionar se outros programas que supostamente deveriam correr perfeitamente estão a fazer coisas que não deveriam.

  4. OSX RLZ says:

    Mudem mas é para Windows que isso já não acontece.
    ( isto é do tipo do que diriam os Ifanboys se o problema fosse no Windows ) 😉

    • JJ says:

      É curioso, que quando a Microsoft lançou o Win8. Muitos começar a dizer que a Microsoft, não queria saber dos utilizadores, porque existia a possibilidade de programas que rodavam em Windows anteriores não corriam no novo Windows.

      Todos culpavam a Microsoft nisso, apesar que depois veio a verificar-se que a maioria dos programas continuam a correr normalmente.

      Temos o mesmo cenário com o OSX… e os comentários que leio, já são “todos” a culpar a WD e a dizer que a Apple, não tem culpa nenhum…

      Esta provado que os Fanboys Apple, só vem para um lado… a “sua” empresa nunca falha!

      • Engate Frustrado says:

        Temos de admitir , a Apple fez um trabalho fenomenal . Tem um exercito de caezinhos de colo treinados que aceitam tudo o que lhes é imposto – lembra-me um culto.

        O trabalho de marketing da Apple é fascinante, para mim inovaram mais em termo de marketing que alguma vez inovaram em tecnologia , é que a tecnologia alguem havia de la chegar mas o consumerismo que motiva é das maiores lavagens cerebrais da nossa historia.

        Quanto alguem quer apostar comigo correndo o Tim Cook ou o sr. Jobs estando vivo, ao cargo de homem mais importante do mundo iria ter uma mao cheia de votos?

  5. João Dias says:

    Apagaram o meu comentário aqui?

  6. Hugo says:

    Infelizmente tive este problema , instalei o marvericks no wd alguns dias depois deu conflito.

  7. VP says:

    “For starters, many eSATA ExpressCard are having problems, specifically on the 17-inch, mid-2010 MacBook Pro, when it’s upgraded to Mavericks. The Apple Support community has customer complaints about the LaCie eSATA/USB 2in1 ExpressCard, the Griffin eSATA ExpressCard, the Seritek 2SM2-E adaptor, the generic JB Micron adapter, a Lacie eSATA 2 port ExpressCard, the Sonnet Tech Tempo SATA ExpressCard/34, the Merax eSATA ExpressCard, the Best Connectivity ExpressCARD/34mm, the FirmTek eSATA ExpressCard, and more. Several posts on the Apple forum give various suggestions for installing older drivers that may or may not work. Apparently, this is only an issue with the 17-inch, mid-2010 MacBook Pro.

    In addtion, the Promise Thunderbolt Pegasus R4 has encountered several problems that appear to be Mavericks-related.”

    • Nunes says:

      Os problemas são num modelo específico de Macbook Pro 17 polegadas com qualquer placa ExpressCard, não tem qualquer relação com o que é aqui apresentado!

      • VP says:

        Desculpa não deve ter nada a ver com o Waverick quem produz estes equipamentos é que são ignorantes e não sabem o que fazem.

        Mas reparem, se instalarem drivers mais antigos pode ser que voltem a funcionar. Incrível.

        É melhor o pessoal do Windows começar a instalar drivers do XP no Windows 8. Pode ser que funcionem melhor.

        • Nunes says:

          uau! e ainda dizes que os outros não são capazes de analisar as coisas de forma isenta!
          Não há drivers antigas que permitam usar essas placas nesse MacBook Pro, é uma falha do Mavericks que impede o reconhecimento de qualquer placa ExpressCard nesse modelo específico, coisa que não tem qualquer relação com os problemas aqui apresentados com o software da WD. Noutros Macbooks as placas funcionam com o Mavericks, não é preciso ir buscar drivers antigas, o máximo que pode ser necessário é reinstalar as drivers!
          Tal é dito pelos próprios fabricantes das placas
          http://www.macnn.com/articles/13/10/31/earlier.later.models.not.affected.apple.likely.to.resolve.issue.soon/
          http://www.sonnettech.com/support/charts/osxmavericks/index.html

          • VP says:

            Eu estava a ser irónico.
            O que estou a tentar dizer é que não se pode apontar o dedo quando ainda não se sabe qual é o problema. Ao contrario do que os fanBoys estão a fazer em dizer que a culpa é do software da WD.
            É uma nova versão de um SO e como qualquer outra a probabilidade de ter problemas é mais elevada dependendo das novas funcionalidades e tecnologias que trás.

          • Nunes says:

            Para quem estava a ser irónico, gastaste muito latim para no fim dizer coisa nenhuma

          • Nelson says:

            A culpa é do software da WD, porque quando não são usados esses softwares, não há problemas.

            Por muito que tu, e outros fanboys tentem.

            Se houvesse problemas, não era um caso ou outro, casos falsos, feitos para chatearem nos fóruns.

            Seriam MILHÕES DE CASOS.

            Deixa de ser idiota, e põe fatos com o mínimo, pelo menos, de autenticidade, qualquer um pode ir á net e mandar bocas. Aliás, até é normal certas empresas (sam… qualquer coisa) pagarem por isso.

            O OSX não trata os discos externos de forma diferente que os discos internos.

            Logo, se há problemas com discos externos, há com discos internos, e toda a gente estaria afectada.

            Boa sorte na tua conquista contra a Apple, já vimos que querias ter um Mac, mas não tens dinheiro.

  8. VP says:

    Pena não conseguir responder às threads correspondentes :\ mas vou colocar aqui as minhas respostas:

    Apple Developer, tu desenvolves software que interage ao nível do software que estamos aqui a falar? Ou fazes Apps e/ou outras aplicações de consumo?

    Quanto ao email, vejamos:
    As a valued WD customer we want to make you aware of new reports of Western Digital and other external HDD products experiencing data loss when updating to Apple’s OS X Mavericks (10.9).

    A WD a avisar de relatórios de que cliente têm perdido dados após o upgrade nos seus discos externos bem como de terceiros. Não dizem nada sobre se os discos de terceiros estão a utilizar o seu software.

    WD is urgently investigating these reports and the possible connection to the WD Drive Manager, WD Raid Manager and WD SmartWare software applications.

    A WD está a investigar com urgência a possível ligação entre o problema e os seus softwares. possível = Que pode ser, que pode existir, que pode acontecer.

    Until the issue is understood and the cause identified, WD strongly urges our customers to uninstall these software applications before updating to OS X Mavericks (10.9), or delay upgrading.

    Até o problema ser percebido e a causa identificada a WD aconselha desinstalar ou atrasar o upgrade. A causa ainda não foi identificada.

    If you have already upgraded to Mavericks, WD recommends that you remove these applications and restart your computer.

    The WD Drive Manager, WD Raid Manager, and WD SmartWare software applications are not new and have been available from WD for many years, however solely as a precaution WD has removed these applications from our website as we investigate this issue.

    O software não é novo e está disponível à vários anos, mas como precaução a WD retirou o software do site enquanto investiga o problema.

    Software que está disponível à vários anos sem informação de problemas.
    SO disponível à meia dúzia de dias.

    Comentários da Apple em relação a este tema?!?!? Como é habito o cliente não interessa, ou melhor interessa para pagar os preços exorbitantes que praticam. Um cliente perder dados não deve ser um assunto grave, independentemente de quem é a responsabilidade, coisa que a WD não acha e dai avisar os seus clientes.

    Mas não vale a pena, com fanBoys é melhor deixar eles viverem no seu mundinho da maça imaculada. Mas quando acordarem vão ver que a maça está tão, ou mais, podre que as janelas, pinguins e afins que andam por aí.

    E para terminar esta deve ser a piada do ano:
    “A Apple, sim, gosta de ter tudo sobre controle, mas no OSX, oferece mais controle que a Microsoft oferece no Windows.”

    • daiquiri says:

      Ai VP, onde te vieste meter. O pplware tem muitos mas muitos fanboys da Apple 😉 mas fica sabendo que concordo com a tua opinião
      software que funcionava perfeitamente -> actualização do osx -> software quebra

      para nao falar que comeca aparecer relatos de perda de dados sem o software da WD. Apenas que com o software da WD é mais provavel haver perdas

    • Nunes says:

      ” Não dizem nada sobre se os discos de terceiros estão a utilizar o seu software.”

      Essa informação retira-se do que é dito nas duas frases que tão habilmente isolaste. A WD indica que está a investigar a possível ligação entre o seu software e os problemas documentados com diversos discos! É isso que muita gente com problemas refere – o ponto comum é esse software estar instalado!

      “make you aware of new REPORTS of Western Digital and other external HDD products experiencing data loss when updating to Apple’s OS X Mavericks (10.9). WD is urgently investigating THESE REPORTS and the possible connection to the WD Drive Manager, WD Raid Manager and WD SmartWare software applications.”

    • Nelson says:

      Ui que doutor.

      Nunca tocou num Mac, a não ser só para ter razão para dizer mal, só pode. Não tem ideia do que é o OSX….

      • VP says:

        Nelson, tu por acaso conheces-me de algum lado para dizer que não tenho dinheiro para isto ou aqui? Tu por acaso sabes se eu tenho um Mac ou se tenho experiencia com um Mac?

        Fui eu que me vim para aqui vangloriar-me por ser Apple Developer?

        Pensas que eu me importo com o que tu pensas? Já percebi que és um fanBoy da maça e isso é problema teu. O que eu quero é que deixem de passar a ideia errada para a população em geral.

        Quanto ao dizer mal, não fui eu que apontei o dedo à WD quando ainda não se sabe a origem do problema.

        Existe um diferença entre
        “…new reports of Western Digital and other external HDD products..”
        e
        “…new reports of Western Digital with other external HDD products…”

        “…o ponto comum é esse software estar instalado!” Mas tens alguma estatística para dizer isso?!?!? Existem mais relatos possivelmente derivado da WD se preocupar com os seus clientes e alertar para possíveis problemas, o que não acontece com a Apple.

        • Nunes says:

          @ VP
          respondendo à parte que parece ser dirigida a mim, deverias prestar atenção à construção das frases.
          Primeiro menciona relatos (REPORTS) de problemas com HDD da WD e outras marcas, e a seguir diz que está a investigar a ligação entre esses relatos (THESE REPORTS – WD e outras marcas) e o software da WD. A interpretação é bastante clara, e bate certo com o que se vai lendo nos fóruns – ponto comum!

          • VP says:

            Ponto comum: Wavericks

          • Nunes says:

            @ VP2
            “Ponto comum: Wavericks”
            Por essa lógica poderia tb dizer que o ponto comum é as pessoas terem 10 dedos! O problema já não acontece após desinstalar o software da WD – coisa que a WD aconselha a fazer. Ter o Mavericks não é suficiente para que ocorra perda de dados em discos externos.

        • Nelson says:

          Eu não me vim vangaloriar.

          Eu sou Apple developer, e só o disse, porque tu perguntaste. Tiveste a resposta.

          Quanto ao resto, não li… já vi que estás excitado demais… LOL

          • VP says:

            Lá estás tu, tu não me conheces para saber se eu estou excitado ou não. 😐

            Eu não tive resposta a nada. Ser “Apple Developer” não significa que sabes os procedimentos internos da Apple para este tipo de software. MUITO MENOS se a WD cumpriu ou não com eles.

            Quem faz Apps para dar peidos também é “Apple Developer” e não sei se essa app foi a sua maior proeza ou se é um engenheiro de sistemas sénior da Apple na brincadeira.

          • Nelson says:

            Já cometeste calinadas que chegue para ver que o que sabes vem do “ouvi falar”…

            Caso não sabias, e fica aqui bem para tua informação, o OS X é parcialmente Open Source, sendo que só os drivers e interface gráfica para cima é que é closed source, sabia?

            http://en.wikipedia.org/wiki/Darwin_(operating_system)

            Logo, eu, e toda a gente, tem acesso até ao código fonte de grande parte do OSX.

            E nem é preciso, porque o OSX segue o standard POSIX, sei o que a WD andou a fazer, andou a aceder aos discos pelas interfaces block device, e isso é errado, só o SO deveria fazer isso, não o fizeram, lixam agora os utilizadores.

            Já… o que eu sei ou não sei, não é da sua competência, agradecia que se está em posições de avaliar quem quer que seja, que se remeta para a sua vida profissional, e não em comentários da internet.

  9. Ricardo Ferreira says:

    boas,

    pelos comentários dos users apple no forum official da marca o problema é do sistema operativo, porque existem varios users que não continham nenhum do software mencionado instalado e o disco externo foi apagado na mesma.

    “Unfortunately I also belong to this club now. My WD Passport HDD 400GB USB with Time Machine backup (then Journaled) has been deleted and unmounted by Mavericks. I don’t use any WD Software. Only Apple OSX.
    Plus i have problems with a ANT USB stick from Garmin (but this is another issue).
    If you could get any solution please inform us.
    I will not try to recover my files (all my backups and all my audio files and all my photos were on this drive which I considered very reliable!!!) until Apple willl not issue a solution for this problem.
    I am using a MacBook Air late 2010 with 2GB RAM and 64 GB SSD. 1.4GHz Intel Core Duo processor.”

  10. Rui says:

    A postura é clara. Se o windows (qualquer que seja) cracha por causa de um programa (a Microsoft não licencia programas), o problema é da Microsoft. Se a Apple disponibiliza um novo SO que permite fazer desaparecer dados de discos da WD e de outras marcas (diga-se, que antes do Maverick, funcionavam perfeitamente), o problema é da WD e companhia, a Apple é imaculada!!!!!!

    Há um provérbio que diz, que: “o pior cego é aquele que não quer ver…..”

    • Nelson says:

      Não, não é.

      A Microsoft, tal como a Apple certificam os drivers/kernel extensions.

      Se certifica, quer dizer que os aprovaram, ou não sabias?

      • Rui says:

        Quantos milhares de exemplos queres tu de drivers que correm em PC sem certificação da Microsoft? Não te esqueças que os Windows não correm só em computadores de marca, muitos deles são de marca branca…….
        Tirando os meus portáteis, todos os computadores que eu tive (TODOS ELES) são de marca branca, sou eu próprio que escolho as peças (muitas delas com drivers manhosos que chumbaram na certificação da microsoft). Ou desconhecias esta realidade?

        • Nelson says:

          Pois correm, e?

          Supostamente, devem ser certificados.

          Para Win 64bit, têm mesmo de ser, ou só carregam, se ao iniciar, carregares em F8, e seleccionares a opção.

          Enfim…

      • Rui says:

        Ainda na semana passada montei de raíz um Core i3 + board Asus + memória Kingston + disco raptor 10.000rpm SATA + DVD + Fonte de alimentação, tudo isto numa velhinha caixa de um Pentium 4!!!!!

      • Rui says:

        Tenho aqui à minha frente um exemplo de placas de rede de 1Gbps da Air Live V3, para as quais não existem drivers nem para o windows 7 nem para o 8, no entanto elas funcionam………. (não têem certificação Microsoft para estes SO).

    • eprooo says:

      Ou então… We only see what we want to see

  11. Nuno says:

    Antes de mais, tenho um MBP e tenho um disco WD My Book. Também tenho um pc com windows, e sempre tive problemas com este disco. Sempre não. Sempre, enquanto não lhe apaguei o lixo que trás de origem.
    Agora, não é anormal que algum hardware tenha “anomalias” quando é lançado novo SO, seja ele Apple ou Windows.
    Agora a perda de dados é preocupante, seja ela onde fôr, agora convém ver e resolver o problema rapidamente.

  12. VP says:

    Para terminar porque já não tenho paciência para fanBoys.

    O que é que tem a ver tecnologia com politicas?

    E vens te justificar com links para a wikipedia? Eu esperava mais de um Apple Developer talvez links para documentos ou paginas oficiais da Apple.

    Nelson tu é que disseste que a WD tinha feito e acontecido e eu perguntei como é que tu sabias isso e a resposta que recebi foi absurda.

    Não vale a pena comentarem pois a conversa não vai sair do mesmo “a apple não fez nada de errado o resto do mundo é que é incompetente…” e não vou voltar a esta noticia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.