PplWare Mobile

LAPA – Projecto português ajuda-o a encontrar coisas


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Tiago Santos says:

    Grande ideia 😀 para mim que sou um esquecido do pior ^^

  2. Vítor M. says:

    Para mim este é um projecto fantástico, quero ter várias lapas, quero poder participar nesta novidade mundial que tem marca Portugal.

    Gostei muito do projecto e dou os parabéns à equipa que está por trás desta fantástica ideia.

  3. Nelson says:

    Eu estou sempre a perder as minhas cenas, o telemóvel dá para ligar para ele, mas as chaves, a carteira, os óculos, não…

    Pena não haver ainda “lapa” para os óculos…

    Pré-encomendei 3 já… espero que consigam “chegar lá” 🙂

  4. John says:

    Apesar de ser um excelente projecto, não vos parece muito semelhante a este?

    http://www.thetileapp.com

  5. FB says:

    Não querendo ser “desmancha prazeres”…

    Este projecto português não terá ido buscar a originalidade a um outro americano que há ja uns meses que se publicita na net? o tile (https://www.facebook.com/thetileapp) com a diferença que o tile é exclusivo a ios (penso eu)

    A questão aqui é se um é concorrente do outro? se um se inspiriou no outro e é legal? ou ate mesmo se um poderá complementar o outro?

    Abraço e sendo tuga que corra pelo melhor!!!

  6. miguel sousa says:

    Será que funcionará com o S3 Mini?Como falam em Bluetooth 4.0…Mas parece um excelente projeto, principalmente para colar no carro ou na coleira de um cão.

  7. okapi says:

    Pelo que me percebi não é compatível com o WP, nesse caso não me serve para nada e é de lamentar que ainda se pense assim.

    • Nelson says:

      Claro que é melhor os programadores fazerem a app para o maior número de plataformas disponíveis…

      Esta ainda suporta android, tens outras que só suportam iOS…

      Pede a Microsoft para então pagarem à empresa, que é assim que se conseguem as coisas…

    • Vítor M. says:

      okapi, estou certo que terá, mas muitas vezes não é tão simples colocar uma app no WP como é no iOS ou Android, tem a ver muito com o retorno, sabes que estes projectos não são feitos com o custo do ar.

      Estou certo que terá para Windows Phone, até porque é um projecto que abrange muitos cenários onde já há muitos utilizadores WP 😉

      • okapi says:

        É possível, mas também o preço final do produto não é assim tão doce, portanto justificava ter saído logo também com a aplicação WP8 se é que estão a pensar em alargar horizontes. Quando sair para WP8 pode ser que venha também com preço mais barato 🙂 porque caso contrário aparece alguém a fazer parecido em vez da lapa escolha uma ameijoa e venda a menos de metade do preço e ainda acrescente outras funções.:)

      • Rochita says:

        Isso que o windows phone têm poucas apps é um mito, tenho todas as apps que preciso e estão todos os meses a sair outras excelente, claro que saiem mais tarde mas desde que seja boa não me importo, olha o exemplo da app dos CTT, simples, bonita e eficaz.

    • Pedro says:

      Ninguém usa WP, por isso seria desperdício de tempo desenvolverem uma versão própria.

    • Alex says:

      Quem usa WP nao deve saber o que é bom telemovel! apenas sabes o que sao quadradinhos foleiros
      Este e a minha opiniao se chateia a alguem nao vale a pena mandar bitaites

  8. JJ says:

    Bom projecto. É português e devem ser valorizado.

    Tem de fazer app para WP8… esta previsto?

  9. David says:

    Já os tinha felicitado pelo projecto e colocado algumas questões por email (que até há data não foi respondido…).
    Acho uma ideia genial e com uma funcionalidade muito bem pensada, mas penso que o “calcanhar de Aquiles” deste projecto são os requisitos do sistema, repare-se que no Android requer, além do Bluetooth 4.0 à semelhança do iOS, Android 4.1… isto faz com que o leque de potenciais utilizadores seja reduzido em 75% ou mais, todos estes requisitos direccionam para equipamentos high-end, e como é sabido o universo Android tem uma grande % de equipamentos baratos e de média-gama, que actualmente não respondem a esses requisitos… mas faço força para que o projecto seja bem sucedido e que quando for concretizado eu tenha um Note3 ou assim para que possa comprar e utilizar Lapas 😉

    • JJ says:

      Principalmente exigir Bluetooth 4.0, tendo em conta que só alguns equipamentos com 1 ano +/- é que já tem esta versão. Vai limitar e muito os potenciais utilizadores…

      Pensei até em comprar, mas sem versão WP e uma versão Bluetooth inferior, não compensa.

      • Nelson says:

        É preciso Bluetooth 4.0 low-energy para estas coisas funcionarem. Ou a pilha não duraria nada!

        E o Android 4.1, de certeza que não foi previlégio, repara que só aí é que houve SDK para BT LE.

    • Vítor M. says:

      David, podes colocar aqui que eles irão responder. O grupo está muito empenhado no desenvolvimento deste projecto e o tempo deles não deve ser muito, mas eles agradecem e estão muito receptivos às questões.

      • David says:

        A questão que lhes tinha colocado já foi respondida na última questão do artigo… se pensavam no futuro desenvolver o Lapa de forma a abranger equipamentos mais modestos (que não tenham Bluetooth 4.0).

        De qualquer das formas parabéns pela ideia e boa sorte com o projecto. Um dia que tenha um equipamento com os requisitos necessários de certeza que adquirirei Lapas 🙂

  10. Moreira says:

    Excelente ideia! Agora, cenário: perco uma mochila com uma Lapa. Estou dependente que alguém pertencente à rede Lapa passe por esse objecto… A um máximo de 50metros, certo? Ora o mais barato de momento são 20eur por um device que, por muito que o projecto avance, estará dependente da adesão mais ou menos massiva do público, correcto? Ora então pergunto eu, o modelo de negócio actual será o melhor? Exemplo, AFAIK, o kuantokusta nos seus primórdios cobrava 0eur às lojas para indexar os produtos. Certamente estão a entender onde quero chegar. Parece-me que colocar a tónica do investimento no consumidor/cliente final não será muito acertado do ponto de vista estratégico. Eu sei… Não há muitos business angels por aí… mas…
    Cumps.

    • Vítor M. says:

      Há muitos cenários para aplicar e há de certeza a convicção que muita gente vai aderir, com isso o preço baixa, o dinheiro para investir é mais, havendo dinheiro há desenvolvimento, novos cenários, novas formas de comunicação…. com esta base tudo é possível.

    • JJ says:

      São coisas/serviços diferentes. Mas entendo o que estas a dizer. Realmente era mais interessante procurarem investimento a empresas do que directamente ao publico. Até porque o produto acaba por ficar mais caro.

  11. João says:

    Novo brinquedo favorito dos stalkers

  12. Bruno says:

    A polícia não vai gostar muito deste aparelho.
    Ou se calhar vai.

    • Nelson says:

      A polícia?

      É muito melhor colar um telemóvel debaixo de um carro…

      Tens uma bateria que dura algum tempo, tens GPS, comunicação por GPRS/3G, etc…

  13. Rochita says:

    Criança que não queiramos perder… não sei porquê mas estou a rir feito parvo durante 5 minutos.

    • Rochita says:

      Isso de serem apenas 35000 objetos perdidos em Lisboa não dete estar muito certo, devem ser apenas aqueles dados como perdidos, até em roubados devem existir 5x mais.
      Agora a falar a sério, bela ideia (não é bem ideia pois ela já existia mas ao menos estão a tentar metê-la em prática… ainda acho um pouco caro mas também é um projeto único e para pertences mais valiosos não é um grande esforço monetário. Vou encomendar já 3!

  14. Felipe says:

    Ta baratinha…

  15. André Luz says:

    Excelente projecto!!! Por acaso já tinha ouvido falar nele.

    Mas para ser perfeito era utilizar o GPS, bluetooth é muito limitado… mas claro, o GPS teria muitos senãos, tais como autonomia e consequentemente dimensões do emissor… talvez num futuro próximo

  16. joao says:

    Vejo várias referências a GPS neste artigo:

    “Procure-o no mapa e verifique a posição GPS do sitio onde foi visto pela ultima vez.”
    “sítios onde a posição GPS é pouco fiável ou até impossível de conseguir.”

    Fiquei curioso e fui investigar mais, e em nenhum lado no site oficial da lapa ou do indiegogo é referido que tem GPS. Por isso fica a pergunta, tem GPS ou não?

  17. Pedro says:

    É por Bluetooth, mas como a LAPA comunica com o Smartphone, vai registar a posição GPS usando o GPS do iPhone. Isto é muito porreiro, se MUITA gente usar a LAPA e tiverem o tracking publico ativado, para se conseguir encontrar objetos roubados.

  18. Bernardo tavares says:

    Gostava de a Lapa seria possivel de acoplar a um carro para ser usado em caso de furto?
    obrigado

  19. Rosimeire says:

    Há vários meses fiz a encomenda do pack de 3 lapas e até hoje não recebi o produto, que, aliás, era suposto receber em novembro de 2013…

  20. Tracker says:

    Já alguém recebeu?

    Estava a pensar nesta alternativa nacional… mas… tendo em conta as entregas…

  21. Rosimeire says:

    Já vamos no dia 23 de junho e até agora nada.

  22. Dominique coelho says:

    adquiri uma lapa apenas queria saber se alguém me explica qual aplicação correta.

  23. Artur Almeida says:

    Agradecia contacto, pois estou interessado nesta tecnologia

  24. raquel prazeres says:

    Parabéns a toda a equipa.
    Grande ideia, parece-me um projecto fantástico
    = )

  25. Belmiro says:

    Bom dia. O alcance da Lapa via GPS é curto. Dá apenas informação da última localização onde esteve, normalmente a posição do dia anterior. Caso uma criança se perca num raio a mais dos de 30 metros, o GPS da Lapa não dá essa localização, infelizmente.

  26. Rui Costa says:

    Gostaria de saber o preço e a quem me dirigir para comprar este produto (LAPA) para localizar o cão em caso de ele se afastar.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.