Waze: apesar da pressão, a Google manterá a sua função mais popular
O serviço de navegação Waze, pertencente à norte-americana Google, tem visto algumas das suas funcionalidades a migrar para o Google Maps. Entre elas, temos possivelmente aquela que é a função mais popular, o alerta para a localização de radares de velocidade.
Estando presente há vários anos no Waze, a função voltou a gerar controvérsia quando foi anunciada a sua chegada eventual ao Maps. A reação do público foi tal que, naturalmente, as forças da autoridade voltaram a expressar o seu repúdio perante tal medida.
Ao tornar pública a localização de muitos radares de velocidade, a eficácia dos mesmos está condenada a diminuir. Algo que despertou a atenção da força policial de Nova Iorque (NYPD), tendo esta intimado a Google para não implementar a função no Google Maps.
A função pode migrar da Waze para o Google Maps
A pressão das autoridades foi noticiada em primeira mão pela filial nova-iorquina da CBS. Segundo o seu relato, a medida aplicar-se-ia também à Waze, como ficou explicito nas declarações da força policial norte-americana:
Indivíduos que divulguem a localização dos radares de velocidade e/ou zonas habitualmente vigiadas podem estar a incorrer num ilícito criminal. Uma vez que tal conduta pode ser interpretada como obstrução propositada à ação dos agentes da autoridade e forças policiais, bem como ao código da estrada. Esta conduta é irresponsável pois poderá facilitar a evasão ao controlo policial de condutores que possam estar embriagados ou sob o efeito de estupefacientes. A revelação destes locais é, portanto, uma irresponsabilidade que coloca não só o próprio condutor como os demais em risco.
Esta função do Waze é uma das principais vantagens sobre os serviços rivais e até mesmo sobre o Maps. Integra as suas várias ferramentas e dinâmica social que lhe tem granjeado milhões de utilizadores ao longo dos últimos anos.
Entretanto, em declarações, a Google fez saber que não retirará esta funcionalidade dos serviços da Waze. Apesar de não ter comentado a sua possível inclusão no Google Maps, referiu ainda algumas benesses desta função.
A segurança é uma das maiores prioridades quando estamos a desenvolver novas funções, aqui na Google. Nesse sentido, acreditamos que ao informar os condutores dos radares no seu caminho estes possam tomar decisões mais cuidadas e ajuizadas enquanto conduzem.
Assim sendo, a Google não removerá esta função do seu Waze. Da mesma forma, não parece descartar a sua possível inclusão no Google Maps. Os dois serviços da tecnológica de Mountain View têm convivido em harmonia durante os últimos anos. Poderá isso agora estar em risco?
Por fim, será esta uma função necessária também no Maps? Deixe-nos a sua opinião.
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente não sei se o argumento da Google de “… acreditamos que ao informar os condutores dos radares no seu caminho estes possam tomar decisões mais cuidadas e ajuizadas enquanto conduzem.” se sobrepõe ao serviço de prevenção rodoviária que os radares e operações stop da polícia fazem na fiscalização de infrações de trânsito. Já para não falar na “informação” disponível para quem tem motivos para fugir dessa fiscalização…assaltantes,raptores,distribuidores de substâncias proibidas,etc. Na minha modesta opinião esses programas/apps deveriam ser proibidas…mas isso sou eu a “divagar”!
Eles só identificam radares fixos, ninguém falou em operações stop nem radares móveis.
Esses só mesmo o waze (para já) e necessita que alguém os identifique primeiro.
E sejamos honestos… Nenhuma operação stop tem como objetivo encontrar o tipo de pessoas que declaras-te. Só mesmo as embriagadas e porte de substâncias ilícitas. Nada contra esse feito.
Tem também a app Radarbot que indica radares fixos. Os moveis ou operações Stop apenas sse forem indicadas por outros condutores.
Claro que sendo o objetivo policial a prevenção é não a caça à morte multa, mas como dizem, não vejo mal nenhum em que se divulguem os locais onde se encontram os radares.
Acresce que a grande maioria deles são instalados onde é mais provável infringir o limite de velocidade
Divagar se vai longe!
Há sempre os radares móveis aos quais não podemos fugir.
claro que podemos fugir aos radares moveis, especialmente quando a propria policia divulga tudo o que precisamos saber sobre eles… ainda me lembro do post aqui no pplware: “PSP alerta onde vão estar os radares de velocidade no mês de outubro”.
enfim, cada vez ligo menos à policia, estou-me completamente nas tintas para eles, o que não faltam são casos em que as pessoas apanham multas estando a propria policia no momento a cometer uma infração…
ainda à uns meses uma amiga minha levou uma multa por estacionamento, ela está-se a lixar para a policia também, ela diz que estava um carro da PSP parado em cima do passeio e ela fez igual… recebeu uma multa por estacionamento… foi à policia e disse que fez exatamente o que o carro patrulha fez, então porque ela foi multada e o carro patrulha não? anularam-lhe a multa como resultado disso, ela ouviu que, aparentemente, eles pararam ali para ir beber café…
por isso pessoal já sabem, podem parar nas paragens de autocarro, nos passeios e nos lugares dos deficientes para ir beber café que a PSP faz igual, tirem foto disso, se apanharem multa então esfreguem-lhes a foto na cara.
Essa história foi é muito engraçada!
Hoje, em coisas que nunca aconteceram, episódio 437.
És capaz de ter razão, a maior preocupação de um raptor, assaltante e afins, é mesmo não serem apanhados em excesso de velocidade. Podem haver argumentos ridículos mas o teu bate todos os recordes… Além de que por lei, todos os radares FIXOS, que são os que aparecem na app, têm de estar sinalizados antes, logo onde está o problema de eles surgirem na app? Ao contrário do que dizem, o alerta vai ajudar na prevenção.
Se tivesses tido o “trabalho” de ler o meu comentário na totalidade verias que em lado algum eu falo na questão da velocidade em relação aos “bandos”…e se não tivesses “preguiça” de pensar um pouco verias que me refiro a “localização” dos ditos para não poderem ser seguidos e rastreados.E emiti apenas a MINHA opinião…que certa ou errada é tão válida como outra qualquer! Abç.
Uma coisa são operações de fiscalização, outra são radares de velocidade, e a desculpa para estes últimos é que se os condutores respeitarem os limites de velocidade há menos acidentes, logo, o objectivo será que os condutores respeitem a velocidade, o que acontece ainda mais se estes souberem que está lá o radar, agora o que parece é que a polícia está mais preocupada em multar do que em evitar acidentes…
Sou mais a favor de ‘radares de via’ que multam pessoas que não andam na direita (se estes existissem) do que propriamente de velocidade mas isto é só uma opinião. Radares de velocidade fazem sentido em troços perigosos (curvas) mas toda a gente sabe que estes só existem nas retas que têm maior probabilidade de ‘sucesso’. Se este facto não é caça à multa então não sei o que é.
Mais importante era haver radares de distancia ao carro da frente, para evitar a condução agressiva e irresponsável que se vê por aí.
O problema deste tipo de radares é que se fores a cumprir o espaço mas um gajo se meter no meio tambem és multado.
Pois, eles querem é o dinheiro das multas. Sabem é muito.. Atirar area para os olhos das pessoas. Acho muito bem as apps terem esses serviços.
Não é com radares escondidos que a polícia vai fazer o que quer que seja… a não ser multar pessoas que passaram a 70 num local cujo o limite é 50. Só mesmo para angariar mais multas e claro mais dinheiro. Acho muito bem a divulgação dos radares para acabar com esta palhaçada que hoje em dia a polícia se propõe.
Cada vez gosto mais do offline maps… xiça…
De qualquer modo, ainda não chegou cá. Eu pelo menos não noto. Só se o Android Auto não deixa o Google Maps mostrar, o que duvido.
Esse método de um radar é muito ineficaz, se as autoridades quiserem um método funcione, tem q por radares ao longo das estradas, e tirar a velocidade média de um veículo entre dois radares, assim não tem isso de reduzir momentaneamente para depois acelerar. Proibir esse aviso no Waze só vai fazer alavancar os grupos de WhatsApp de mesmo propósito
O limite de velocidade é para toda a via e não apenas em volta dos radares. Essa função precisa sair.
Aqui no Brasil a questão se agrava, pois o informe de polícia a frente que o Waze faz também contribui com os que andam com veículos sem os documentos ou com veículos irregulares , ou até mesmo veículos roubados, assim o app acaba ajudando ladroes e ou aqueles que não cumprem as leis.
Pode parecer exagero, sobre os que não estão documentados ou irregulares, toda via, vale refletir se um destes condutores por eventualidade colidir consigo a hipótese de conseguir que o mesmo lhe pague os danos seria mínima, isso se este não causar algo mais sério….
Se um gajo rouba um carro e não anda em excesso de velocidade como é apanhado por um radar?
Esta história já enjoa. Se o Waze tirar a função, usa-se outras centenas de serviços que alertam para os radares, portanto: ineficaz e irrelevante.
Agora, se me disserem que a policia quer apostar em prevenção e colocar radares de 10 em 10 km: óptimo
Se me disserem que vai haver radares tolerância zero num raio de 10km junto a escolas e lugares com grande afluência de pessoas: óptimo
MAS… se me disserem que vai continuar a caça à multa em locais estratégicos nos últimos dias do mês, bem, então PSP, BT, GNR e afins: vão-se catar!! vocês não querem prevenção, querem encher os bolsos, hipócritas de m. 🙂
bom fim de semana…
+1
+1
+1