Waymo e Jaguar apresentam carro elétrico totalmente autónomo
É verdade que o momento não será o melhor para anunciar mais uma entrada de uma oferta no que toca a carros autónomos, dado que recentemente um carro autónomo da Uber esteve envolvido num acidente que vitimou a mulher que atravessava a estrada. Contudo, é inevitável que estes veículos comecem a sair do papel para o asfalto.
A Waymo, em parceria com a Jaguar, anunciou ontem um novo modelo de carro autónomo. Segundo o CEO da empresa, John Krafcik, o Jaguar I-PACE é efetivamente o primeiro veículo totalmente autónomo do mundo.
Na manhã de ontem, foi apresentado em Nova Iorque um novo modelo de carro para o segmento dos veículos autónomos. Pela mão da empresa de tecnologia autónoma, a Waymo, nasce aquele que é considerado como o primeiro carro premium totalmente autónomo do mundo. Para este feito, a Waymo fez uma parceria com a Jaguar Land Rover para trazer o Jaguar I-PACE.
Waymo tem já tradição nos veículos autónomos
A Waymo planeia equipar 20 mil unidades a serem usadas para o serviço de auto-cuidado público da empresa nos próximos anos, o que permitirá que o serviço ofereça 1 milhão de viagens por dia. Este é o sexto modelo da linha do Waymo, incluindo um pequeno carro, um SUV, um protótipo de carocha, uma carrinha (a Chrysler Pacifica que todos conhecemos) e um camião para operações.
Queremos construir um carro autónomo para cada passageiro e para cada viagem.
Referiu John Krafcik no anúncio.
Ao contrário das unidades que já conhecemos, este carro tem um aspeto moderno, desportivo que apenas tem o motor elétrico. A ideia é que este veículo tenha uma grande autonomia elétrica para que durante o dia este não necessite de ser recarregado.
A empresa tem já planos para dar início aos testes que irão acontecer em Phoenix, nos Estados Unidos. Serão colocados então à prova 20 mil unidades que terão um espaço de 160 quilómetros quadrados para se movimentar. O responsável pela empresa referiu que existe interesse em fazer mais parcerias com empresas fora dos Estados Unidos, empresas que possam ajudar no fabrico e montagem do veículo. Não foi, contudo, especificado qualquer nome.
Este artigo tem mais de um ano
Google sempre a prometer aquilo que não tem pronto…
Lancem então para as estradas, nas mãos de pessoas normais, para haver mais gente a morrer como aquela da bicicleta, ou aquele que se espetou contra um camião, e eles se desculparam porque “bateu sol na câmera”…
Sim, porque pessoas normais ao volante são super responsáveis e não matam nem provocam acidentes… Se queres argumentar contra, arranja argumentos melhores, estou só a dizer.
Pois provocam e matam… normalmente matam-se a elas próprias… não aos outros!
Boa, então melhor não ter carros autónomos, gostava de saber onde foste buscar a ideia que só morre quem provoca o acidente
Nem vale a pena tentar perceber…
Ele vive num mundo a parte dos outros e como ve muitos filmes pensa que o mundo real e assim…
Quando o carro vier equipado com uma maçã, aí sim, vai ser só dizer bem.
Já cansa o argumentos que houve dois ou três acidentes com carros autónomos, basta ir 1 hora para a rotunda do relógio para ver o mesmo número de acidentes com carros conduzidos por pessoas responsáveis
E já agora compara o número de kms feitos em modo autónomo e vais ver que em condução manual há muito mais acidentes.. falaste de 2 já viste?
E mais, se cumprirem os limites de velocidade já serão uma mais valia por si só.. já para falar que carros destes não bebem álcool
Outra, imagino que se todos fossem autônomos, as horas de ponta deixariam de existir..
O Tesla por causa do sol não “viu” mas será melhorado isso não tenho dúvidas, agora imagina chuva forte e estes carros tornarem o trânsito fluido, claro que no início não deve ser fácil, humanos e máquinas competirem no mesmo espaço
Nu Brásiu bebem sim cara.
google? lol
Exacto… compara o numero de Km que os carros da Google andam vs acidentes que tem, e compara com os teus por exemplo… veras que o carro conduz melhor que tu…
Ah…
E Helder, eu sei que para ti ha o que a Apple faz, e o que os outros fazem, e quando se inclui em os outros fazem nao sabes distinguir o que e de qual… o que falas foi com a tesla e a uber, nao a Google…
Acho que é de senso comum que mesmo com o auto pilot ligado deves de continuar atento ao que está a acontecer a tua volta.
Uso o auto pilot no meu tesla quase todos os dias e sem espinhas…nao aproveito é para dormir uma soneca enquanto o carro conduz.
O problema dele (HELDER) é o facto da empresa em questão ser Google e não a Apple.
Esse ai é o maior fan da Apple aqui no PPLWARE e logo o maior Hater da Google, Microsoft ou qualquer outra empresa que não seja a sua preciosa Maçã.
Acidentes acontecem e irá ser sempre algo que não deixará de existir.
Mas se conseguirmos com a IA diminuir ligeiramente ou drasticamente quiçá!
É e será sempre algo bem vindo em prol da vida humana.
Mas como em tudo na vida haverá sempre excepções e ao final de muitas horas nas estradas e em diversas empresas a nível mundial, aconteceu uma infeliz fatalidade.
A pergunta que se poderá colocar é:
Quantas fatalidades aconteceram desde o inicio dos carros semi autonomos pela mão de condutores humanos?
Mas isso não faz sentido 😀 até porque muitos dos melhores produtos no iOS são Google 🙂 portanto, se é assim, ele ou alguém ser hater destas marcas… apenas estão a desgastar-se com disparates, estas empresas hoje são as que lideram a oferta, juntamente claro com a Microsoft e outras do segmento.
Quanto aos carros autónomos… muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte 😉 mas desenganem-se que esse é mesmo o caminho.
Vitor nao digas isso que o Helder diz ja que e mentira!
Para ele Apple so tem produtos Apple apenas!
Para ele a siri usar bing ou google, os dados icloud estarem em datacenters da google entre outros, sao mitos e quem proferir tais palavras deviam ser punidos!
Qualquer dia ainda vez um ataque terrorista feito pelo helder em nome da Apple!
Ou como disse este professor do MIT ainda em 2015…
Carro totalmente autónomo… Um pensamento ainda à século XX, cheio de maus exemplos com 40 anos de experiencia
http://news.mit.edu/2015/no-driverless-cars-1013
Carros autónomos, jamais voltará a trás…
É tão engraçado ver estas pessoas a falar mal dos carros autónomos, como se o numero de acidentes por km feito não fosse muito menor. Durante a nossa vida ainda vamos ver a proibição de humanos conduzirem. Primeiro será nas cidades ou auto-estradas e depois gradualmente em todo o lado. Carros não autónomos no futuro serão os cavalos dos nossos dias, um hobby para entusiastas.
Autonomia Km’s?
Carros autónomos? Mas e então o prazer de conduzir?? Este Mundo está realmente repleto de invenções, umas cada vez mais estupidas que as anteriores. Enfim, as novas tecnologias virou as cabeças de vez a muita gente. Como eu tenho saudades de andar naqueles carros que eram movidos, por cavalos, burros, etc. Que problemas graves para as nossas crianças que estão nascendo nesta época. Resta a esperança, que os Humanos acordem de tanta doidice.
Conduzir vai ser para um grupo de pessoas que o assim querem, como muitas outras coisas..
Que prazer tem conduzir em hora de ponta??
Compre um cavalo e uma carroça e ande