Voos para Portugal: Certificado digital e teste negativo deixam de ser obrigatórios
O mundo mantém-se em estado de pandemia por COVID-19, provavelmente porque os números continuam elevados. Em Portugal os dados revelam que ainda há muita gente a morrer por causa da doença, mas o cenário está "controlado". Há, no entanto, algumas limitações que continuam a cair.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) informou hoje que os passageiros de voos com destino ou escala em Portugal deixam de ter de apresentar o certificado digital ou teste negativo à COVID-19.
COVID-19: Há outras regras que se mantêm...
Em comunicado, a ANAC refere que, na sequência da entrada em vigor, hoje, do despacho conjunto n.º 8022-D/2022, de 30 de junho as transportadoras aéreas deixam de estar obrigadas a exigir aos passageiros, aquando do embarque de voos com destino ou escala em Portugal continental”, a apresentação de comprovativo de realização de teste para despiste da infeção por Sars-CoV-2 com resultado negativo, de certificado digital covid UE ou de certificados de vacinação ou recuperação emitidos por países terceiros, aceites ou reconhecidos em Portugal.
“Com a entrada em vigor deste novo regime as transportadoras áreas e os passageiros deixam de estar sujeitos às medidas restritivas, aplicáveis em matéria de tráfego aéreo, no âmbito do combate à pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2, que duraram até 30 de junho de 2022”, refere.
De acordo com o despacho n.º 8022-D/2022, publicado na quinta-feira em Diário da República, é revogado o despacho n.º 4829-A/2022, de 22 de abril, que determinava “as medidas aplicáveis em matéria de tráfego aéreo, aeroportos, fronteiras marítimas e fluviais e define os termos e requisitos do respetivo sistema de verificação, bem como a supervisão do seu funcionamento”.
Segundo se lê no diploma que hoje entrou em vigor, “a situação epidemiológica vivida em Portugal na sequência da pandemia da doença covid-19 tem-se mantido relativamente estável, resultado da elevada cobertura vacinal, da emergência de novos fármacos para a doença grave e de um maior conhecimento sobre a infeção”.
Adicionalmente, “também no contexto internacional, nomeadamente no quadro da União Europeia, a evolução da situação epidemiológica deixou de justificar a adoção de medidas excecionais em matéria de tráfego aéreo, aeroportos e fronteiras marítimas e fluviais”.
De acordo com as regras atualmente em vigor, mantém-se a obrigatoriedade o uso de máscara em hospitais, lares de idosos e farmácias.
Este artigo tem mais de um ano
Ter certificado digital hoje em dia vale zero, qualquer pessoa vacinada contrai a doença e transmite, logo a segurança é zero. O teste também não é infalível, se a pessoa estiver ainda no período de incubação, é fácil dar negativo.
Alguém não recebeu o memorando. Ainda hoje a minha esposa viajou de Genebra para o Porto e foi obrigada a apresentar o certificado de vacinação para… poder entrar em Portugal.
Na minha opinião que vale o que vale a menos que a pessoa tenha sintomas acentuados o resultado do teste e mais o menos aleatório.
Sei e uma pessoa que foi de ferias ao México no retorno o teste deu positivo fez mais dois e ao terceiro deu negativo, entrou no avião como se nada se passasse e dois dias depois de chegar a cada ficou de molho.
Há muito pouco civismo no nosso pais !!!
Que a OMS, volte a repor a anterior definição de Pandemia. Pandemia é um termo que permite a aproximação á agenda 2030. Engenharia social em curso. A pergunta do costume: siga o rasto do dinheiro.
“You will own nothing and be happy”
Mas pergunta-lhe se as patentes também deixarão de existir …
Lisboa e a Europa vai continuar a ser uma farm de virus. Esta atitude prova que as vacinas nada protegem e eu sei bem do que digo. Com 3 doses e as últimas duas semanas em casa com Covid.
Acho que depende muito das pessoas e dos corpos, só levei uma dose a mais de um ano, duas semanas atrás tive covid e nem dei por ele, sei que tive porque pessoas conhecidas tiverem e fui fazer o teste por curiosidade..
Seja como for acho que isto do COVID esta mais relacionado com a saúde geral do corpo do que propriamente os boosters de vacinação que uma pessoa tem
Como kkr gripe…
Alguma vez ouviste dizer que se fosses vacinado não contraias a doença? É que o que as vacinas que temos atualmente são boas é na prevenção da doença grave, e se estás há 2 semanas em casa é porque não é grave senão estarias no hospital, que seria bem pior.
A questão é que a eficácia das vacinas caiu bastante desde a sua criação, pois foram baseadas na estirpe original, e o que hoje temos em circulação predominantemente em Portugal são as sub-variantes BA.4 e BA.5 (especialmente esta) da Ómicron. As mutações foram bastante substanciais. Eu também estou vacinado, contrai, e fiquei 7 dias em isolamento, não foi fácil, mas estou aqui hoje. Há pessoas com muito poucos sintomas, outros com bastantes e com sequelas prolongadas.
E depois há tipo aquelas 1700 pessoas hospitalizadas atualmente, de fato, a vacina impede a doença grave, continuem a pensar por aí, se tem gente hospitalizada, por algum motivo é, e não será coisa leve se não ficava em casa.
Ainda a semana passada entrei em Portugal pelo aeroporto de Lisboa e não me pediram. Fizeram bem, é bom senso não aplicar regras estupidas.
Ainda hoje ando de máscara,vejam bem.Devo ser algum tipo de ave rara. 🙂
És, definitivamente. E não só por usar máscara.
Eu tmb, eu em supermercados uso. Epá desde o momento que durante a pandemia vi pessoas em supermercados baixarem a mascara para espirrar (enfim nem sei como adjetivar essa ação) que sempre que vou ao supermercado uso mascara, e não me sinto mal com isso nem deixo que as outras pessoas, que não conheço lado nenhum, me façam sentir mal com isso!
Por mim…. se te apraz, podes usar máscaras o resto da vida.
Eu acho que ao fazer amor deves tb usar máscara.
A paranóia entrou na cabeça das pessoas…
Máscaras, máscaras e mais máscaras… “Vacinas”, “vacinas” e mais “vacinas”…
Sempre á procura dos primeiros lugares da Europa em taxa de inoculação e infecções. Bem mereciamos um desconto da indústria farmacêutica na participação desta fase de estudo. E analisar o resultado destes ensaios na saúde geral da população?
Não haverá qualquer estudo oficial de efeitos indesejáveis destes produtos da indústria farmacêutica, porque estas estão isentas de responsabilidades, por contrato de aquisição e os governos, que as compraram não vão querer resultados dos riscos assumidos com a compra.
Ainda ontem recebi mais uma SMS para levar a vacina do Covid.
Isto é cá com cada burro….
Desde o início da pandemia que os mando bugiar mais as vacinas.
Não quero essas vacinas e cá em casa ninguém as levou.
Nem respondo às SMS…
Continuam a mandar não sei porquê.
Deve ser por terem muito stock e é para despachar.
Pois bem, esperem por mim que já lá apareço…
Não és o único.