PplWare Mobile

Vodafone revela esquema de escutas telefónicas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Diarreia mental says:

    LOL, até parece que se vai fazer alguma coisa contra isto. Se temos “a gentalha” que temos a governar, e as escutas ilegais feitas até hoje “não deram fruto” porque são logo descartadas, esta notícia “não aquece nem arrefece”…

    • euqrop says:

      Acho que o teu nick responde ao teu comentário!

      • Diarreia mental says:

        Resposta ao meu comentário? Mas eu fiz alguma pergunta? Não dei conta que o meu comentário necessitava de resposta… era apenas um comentário, não uma pergunta. Se ficou ofendido pelo que eu disse, então a questão já é outra, e nesse caso, estou-me “marimbando” para o que o senhor acha ou deixa de achar.

      • Diarreia mental says:

        E já agora, instrua-se sobre o significado de “Diarreia mental”, e não apenas nas palavras de que é composto.

    • Luis says:

      As escutas efectuadas até hoje não deram frutos porque metem tubarões ao barulho.
      Se fossem dirigidas para o cidadão comum, onde eu me incluo, de certeza que tinham dado frutos.

      • Diarreia mental says:

        O problema é que o cidadão comum, deixa as coisas passar porque dão muito trabalho e custam dinheiro, porque em termos da lei, roubo é roubo, invasão de privacidade é invasão de privacidade. Saber defender os seus direitos é que já é outro assunto, e geralmente, os tais “tubarões” são pagos para saberem os truques todos e adiar as decisões dos tribunais até o “crime” prescrever.

    • FNP.PT says:

      Mas que monumental diareia…

    • José Maria Oliveira Simões says:

      O meu falecido pai, contou-me este episodio. Depois do 25 de Abril de 1974, um individuo que tinha trabalhado no Metro de Lisboa como engenheiro, viu uns buracos e perguntou a um conhecido que tinha sido seu subordinado no Metro de Lisboa, a razão dos buracos que estavam a ser feitos na Praça dos Restauradores em Lisboa. Ao que o outro individuo retorquiu, que eram por causa dos cabos de comunicações que iam desde a Sede do PCP até à embaixada da USSR, por causa das escutas aos telefones de Portugal. Na altura eram cabos de cobre, hoje presumo que já sejam em fibra optica.

    • lucas says:

      É através dessas mesmas escutas ilegais que muita da suposta informação chega aos media e serve também de fonte de inspiração a muitos autores que no fundo de autores nao tem nada, assim como para projeçoes e tendências de mercado.como vê mexer nisto é como mexer num vespeiro e o pais ficou prisioneiro dessas máfias e intresses, é mais do que evidente e dai terem que olhar para o lado e fingir que não se passa nada,corruptos!!

  2. mike says:

    AGORA É QUE VAI CHUVER CLIENTES A SAIR DESSA PORCARIA DE OPERADORA DE PORTUGAL

    • Artur Matias says:

      E a mudar para a meo, nos, vos, eles?

    • ThinkAbout says:

      Sim a MEO e a NUS não fazem a mesma coisa, és mesmo inocente tu.

      • MIKE says:

        até fazem. mas essa vodafome é uma porcaria que existe

      • Ze coisas says:

        MEO e NOS são empresas que no inicio pertenceram à PT (empresa do estado). Se a vodafone que é privada tem este “problema” com as escutas telefónicas, imagino o numero de cabos existentes nas redes destas 2 operadoras.

        • bin says:

          MEO sempre foi PT, não pertenceu, é PT…..

        • Azeiteiro says:

          Segundo me disseram, na PT é onde eram (são?) mais rigorosos… precisamente por terem pertencido ao estado… tinha de ser tudo conforme os trambites legais… não havia cá facilidades. Sei porque quem me disse sabia que na Vodafone e penso que na Optimus era fácil obter dados pessoais e coisas do género, mas na TMN era quase impossível sem ser pelas vias legais. Mas enfim, já lá vai algum tempo e já pode ser totalmente diferente, e já não ser nada assim.

      • lourenço says:

        até podem ter mas até assumirem isso, vais ficar na duvida para sempre!.., deal with it!.., =O

    • Bruno Miguel says:

      Companheiro se fazem isso na Vodafone de certeza que fazem nas outras.
      A Vodafone apenas vei demonstrar que isso existe, talvez para alertar as pessoas e assim estas poderem lutar pela sua privacidade

    • Pete says:

      Há mais de 10 anos cliente da Vodafone, sem qualquer reclamação.

      Já na Tê-Mê-Nê a relação não durou mais de ano e meio.

      • HunterZ says:

        Finalmente um pouco de bom senso no meio de tanta azelhice… Todas as operadoras têm defeitos e qualidades, agora sem a menor duvida, operadoras ligadas à PT são do mais execrável que existe.

        • paulo f. says:

          completamente de acordo. a MEO está-se nas tintas para os clientes. a Vodafone tem sido excelente. nem uma reclamação e amanhã até fazem upgrade para fibra aqui em casa.

      • José Rodrigues says:

        Já sou cliente Vodafone há 13 anos e nunca tive razão de queixa.tenho familiares e amigos noutras redes e reclamações não faltam…

    • jafOSteS says:

      porque? não é a operadora… são as operadoras e os governos.. vamos passar a entregar cartas por estafeta, e no final damos um tiro ao estafeta por fuga de informação 😆

    • João Pereira says:

      Porcaria? Ahah, achas mesmo que vou mudar por causa disto?

    • jorge santos says:

      Se forem inteligentes vão é mudar para a Vodafone, pois vê-se claramente que a Vodafone se preocupa com a privacidade dos seus clientes e divulga esta informação publicamente e abertamente.
      Eu fugiria é das outras operadoras que nada dizem…

      Pessoalmente acho a Vodafone a melhor operadora móvel a operar em Portugal.

    • Nelson says:

      Sim, muda-te para a Meo e Nos… eles estão acima da lei…

    • YaBa says:

      Porcaria?! Desde a primeira Vitamina K, no tempo da Telecel, que sou cliente e a única queixa que tenho é que não vendem um router Huawei 4G sem ser a empresas (queria para casa).
      Já os outros… deixam tanto a desejar, que nem vale a pena escrever a pobreza que são.
      Vai lá na cantiga dos M4O e afins, depois logo conversamos 🙂

      • Azeiteiro says:

        “M3O” Fibra (Televisão, Internet e telefone) e até agora satisfeito.

        A insatisfação será provavelmente em relação ao serviço de ADSL e à Internet via rádio que poderá deixar bastante a desejar em algumas zonas do país.

  3. helcap06 says:

    Vale mesmo a pena ter telemóveis seguros?
    Das conta já entalado pela empresa a quem pagas todos os meses. No mínimo é ridículo pagar para ser escutado não devia de ser ao contrario? Como os famosos recebem para expor a sua vida tipo isto https://www.youtube.com/watch?v=RzGJEuTLwVA
    É esta a nossa liberdade participantes no Big Brother mundial.
    Eu também sou dos que não tenho nada a esconder, mas tenho a minha intimidade que partilho com a minha namorada e se estou bem ou mal disposto só a mim diz respeito a mais ninguém.

    • Azeiteiro says:

      Verdade a parte do ter direito à sua intimidade.

      Mas existem alternativas, é só comprar um smartphone, configurá-lo de forma apropriada e utilizar algumas apps mais apropriadas para comunicar de forma privada (fazer telefonemas e mensagens… já divulgados amplamente aqui no pplware e muitos estão disponíveis para várias plataformas móveis)… depois é só convencer os outros com quem realmente se quer falar a utilizarem sistemas iguais ou compatíveis, e já se tem um nível apropriado de privacidade.

      Mas falar de privacidade ao mesmo tempo que se anda a publicar tudo (ou quase) em redes abertas a pessoas que não são do círculo mais próximo é no mínimo incoerente… e claro que coloca a privacidade em risco… e mesmo com as pessoas mais próximas é preciso cuidado para não partilhar de mais, pois nunca se sabe quais as consequências ou quem mais poderá ver (roubo de contas… olhar por cima do ecrã… etc.)

  4. lcoelhone says:

    Um bocadinho sensasionalistas, não?!
    Legais! Isto são só as escutas legais, pedidos de policias e tribunais… não tem assunto… só nos pode é deixar a pensar que estas são as legais, quantas serão as ilegais?!

    • Azeiteiro says:

      Basta dizer que aos anos que se sabem de métodos de intercepção das redes de telemóvel (chamadas e mensagens), e com o tempo só melhoraram na capacidade e rapidez de o fazerem.
      Os telemóveis nunca foram verdadeiramente desenhados para não serem interceptados facilmente… todo o modelo tem falhas por todo o lado, incluíndo até às normas mais recentes… ainda estará para vir o dia em que todos poderão comunicar com os outros de forma totalmente privada e sem possibilidade de terceiros andarem a cuscuvelhar a conversa pelo meio… mas até lá prevenir é o melhor remédio.

  5. Asdrubal says:

    Diz que em Portugal houve “28.145 pedidos legais para intercepção de dados e 13.046 mandados para intercepção de metadados”. Ainda assim quero acreditar que são para casos específicos, para casos particulares suspeitos, e não para qualquer cidadão. Ainda assim 28 mil pedidos só a uma operadora a um país como Portugal, parece bastante.

  6. El Lentinho says:

    “Relativamente a Portugal, o relatório da Vodafone refere que houve 28.145 pedidos legais para intercepção de dados e 13.046 mandados para intercepção de metadados”

    Pedidos legais e mandados não devem ser confundidos com espionagem ou escutas ilegais.

    Por isso, com PEDIDOS LEGAIS e MANDADOS (JUDICIAIS), Portugal está na lista assim como todos os países civilizados.

  7. Benchmark do iPhone 5 says:

    Do que li do que escreveu a Vodafone, fiquei convencido que Portugal não faz parte dos países em que há escutas em massa, em que foram instaladas ligações diretas ao sistemas e em que a Vodafone nem sequer sabe quem está a ser escutado.

    Do que li, em Portugal as escutas são feitas com mandato judicial, mesmos as das “secretas”. Por isso cuidado, em não meter todas as galinhas no mesmo saco.

    P.S. Se as “secretas”, secretamente, arranjaram maneira, a Vodafone não sabe. O relatório é sobre aquilo que sabe (exceto no caso dos países em que sabendo não pode dizer, o que também não é o caso de Portugal).

    • Azeiteiro says:

      BTS’s falsas (estações que emitam as estações de retransmisores dos operadores), e a intercepção com aparelhos dedicados, quase que qualquer um pode fazer tal, se tiver realmente vontade para tal atividade deplorável e condenável! Pelo que estou bastante inclinado para dizer que se não fizerem intercepções desta maneira então devem ser uma feliz excepção a nível de países mais evoluídos. E já mencionei que as interligações de micro-ondas (entre antenas) não estão encriptados… qualquer um com meios avançados pode interceptar os dados e comunicações entre os feixes de micro-ondas (usando satélites por exemplo)… e nem tem de processar a remoção do cripto.

  8. Manuel Campos says:

    “Relativamente a Portugal,o relatório da Vodafone refere que houve 28.145 pedidos legais para intercepção de dados e 13.046 mandados para intercepção de metadados(informação que inclui a hora,localização e outras informações dos clientes)” !! Ainda dizem vocês que nem vale a pena se preocuparem com a extensão de escutas ilegais e com o acesso ilegal a todos os vossos dados !! Tenham mas é precaução,muita precaução,até nas próprias sms’s que enviam !! É tudo visto e revisto por super-computadores,meus amigos !! “Cabos secretos”,ah,ah,ah,deixem-me rir 🙂 🙂 Isto já vem desde há muito,muito tempo,desde a segunda guerra mundial !!

    • Azeiteiro says:

      À muitos anos que nos EUA até as “empregadas de limpeza” sabem que não se pode ter conversas “sensiveis” ao telefone fixo se não quiserem correr o risco de toda a gente vir a saber da vida privada delas ou de outras pessoas. No telemóvel é ainda pior… pois no telefone fixo ainda tinham na maioria dos casos de interceptar fisicamente as linhas de cobre, agora no telemóvel nem isso precisam… e podem andar atrás da pessoa por todo o lado e fazer passar as chamadas e mensagens todas pelo aparelho que simula uma estação de operador.

  9. guilherme da costa says:

    Isto é uma perda de tempo, toda a gente “com dois dedos de testa” já sabia disto.

    Ah e já agora não vale a pena andarem para aí na net com VPN,TOR´s e tretas dessas(que aqui neste site tanto gostam de vender) que isso não funciona.
    Existe muito arsenal do outro lado que nem vos passa pela cabeça…Mas pronto,pão e circo é que o povo gosta…

    • Azeiteiro says:

      VPN’s penso que resultam… mas tem de ser bem configuradas (algoritmos específicos), e não é VPN’s públicas, é privadas… ponto a ponto (do género: não confio em mais ninguém)… essas podem ser configuradas de forma segura, as outras é que nem por isso.

      Mas quando se fala de “segurança”, a mesma é tão mais forte quanto o ponto mais fraco!
      Podem não conseguir entrar na VPN, nem intruduzir nenhum exploit se tiver um sistema com uma boa firewall e nada a passar que não seja pela VPN… ponto a ponto! Mas podem atacar-vos fisicamente (se tiverem meios para isso) e obter os dados na mesma… ou pelo menos interromper a tal segurança.

  10. int3 says:

    Pois é, clientes vodafone (a operadora onde se incluem muitos jovens) vai ficar sem um clientes já este fim de semana. Pago 7,5€ por mês para ter basicamente tudo ilimitado para a rede vodafone inc 200mb net/mês. Agora vou para NOS a pagar o mesmo para para todas as redes e 1GB de net. Aproveito o lanço e compro já um iPhones. xD

  11. int3 says:

    Vou ser breve, porque acho que isto é igual para toda a empresa.
    Vejam isto:
    Constituição portuguesa:
    “Artigo 34.º – Inviolabilidade do domicílio e da correspondência
    4. É proibida toda a ingerência das autoridades públicas na correspondência, nas telecomunicações e nos demais meios de comunicação, salvos os casos previstos na lei em matéria de processo criminal.”

    Ou seja, podem invadir na correspondência, telecomunicações, e outros meios de comunicação mas só se houver algum processo criminal! hum…

    • Bruno says:

      Se reparares foram “Relativamente a Portugal, o relatório da Vodafone refere que houve 28.145 pedidos legais para intercepção de dados e 13.046 mandados para intercepção de metadados”

      Ou seja sao os casos previstos na Lei, por isso é q se chamam escutas LEGAIS!!
      O mesmo acontece com NOS e MEO simplesmente elas n revelaram os dados.

      Agora se existe escutas ilegais..obvio disso ninguem tem duvida mas essas nem as operadoras as vezes sabem q ocorrem ou pelo menos nao tem como identificar

    • Carlos Nascimento says:

      Ah pois!

      É o que eu sempre digo, as pessoas adoram ler a Constituição onde se lhe oferece direitos a “torto e direito”, mas os direitos exigem responsabilidade, e para isso há, para alem da Constituição, o Código Penal, este as pessoas já não gostam tanto de ler… é que fala das penalizações em caso de abuso dos direitos, os tais consagrados na louvada e suprema Constituicao da República.

      Em certos casos os fins justificam os meios. Imagine – se que querem fazer um atentado à bomba e matar umas centenas de pessoas, por mim tanto se me dá que usem a recolha de informação à pinça ou de aspirador, mesmo que as minhas coneversas, sms e afins sejam “aspiradas”, duvido muito que a forma como correu a noite entre mim e a minha companheira lhes interesse muito, eles depois que façam a triagem.

    • Carlos Nascimento says:

      EDIT:

      Leia-se “conversas” e ignore – se a gralha, um tipo começa a misturar assuntos e é no que dá.

  12. ENGENHEIRO says:

    Boas!

    Trabalho na area e TODAS as operadoras teem isso ligado a sua rede. Não posso falar muito mais mas por lei é OBRIGATORIO!

    • JUÍZ says:

      Há sempre maneiras de argumentar contra escutas.

    • Azeiteiro says:

      Claro que é obrigatório, e é público, que existe uma ligação direta dos servidores de todos os operadores à Policia Judiciária, e penso que os operadores nem sabem quando a polícia judiciária faz um desvio para o sistema deles das chamadas e tal. Supostamente só fazem com mandato judicial, mas é quase impossível saber se é mesmo assim, ou se fazem a tudo e todos conforme a vontade de quem supervisiona no momento.

      • erreee says:

        és um bcd artista das teorias da conspiração… não há uma ligação directa a nada, quando a justiça precisa de escutas, dados, etc. tem de haver um mandato judicial para as operadoras fornecerem os dados.. as próprias operadoras é que têm isso tudo guardado.

  13. M@b says:

    A intercepção judicial nos operadores de telecomunicacoes é obrigatoria em qualquer país e uma imposição do regulador local. As escutas oficiais partem de uma mandato judicial as outras partem da iniciativa de alguém que as pode fazer e com acesso especial à rede…

  14. LOL says:

    Enfim mais do mesmo ….. Eu vendo mary jane em casa. Se alguem quiser fazer o trace de onde estou a enviar a mensagem, estejam a vontade, pois qd baterem à porta vão comer chumbo. Se for americano, melhor, vai comer uma bomba atómica na P..da.

  15. Ru1Sous4 says:

    iMessenger e Facetime all the time 😀

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Penso que te referes a esta declaração da Apple. Sinceramente tenho dúvidas.

      O tráfego do iMessage e do Facetime passa pelos servidores da Apple. Se as autoridades lhe exigirem o acesso às comunicações desencriptadas, a Apple pode limitar-se a dizer: “Não entrego, porque não tenho forma de as desencriptar” ?

      Acho que a resposta das autoridades nos EUA ia ser “Amanhem-se como quiserem, mas têm que entregar. Não queremos cá sistemas de comunicações que não possam ser inteceptados”.

      http://www.apple.com/apples-commitment-to-customer-privacy/

    • Lino Domingues says:

      pois e deves pensar queor ai te safas? sabes que esse tipo de programas tbm recebem pedidos judiciais? para nao falar dos acessos priveligiados? nao sao so as operadoras que recebem estes pedidos…ps nao estou a dizer para nao usares mas a vdd e que tudo o que fazes em redes moveis,net e tal tudo deixa rasto e pode ser controlado!

    • Azeiteiro says:

      Não são seguros.

      É simples de explicar neste caso.

      Os produtos de comunicação da Apple tem em vista a simplicidade… oferecem encriptação básica boa, mas as autoridades podem intercetar as comunicações sem que o utilizador saiba, porque quem cria e gere as chaves privadas (códigos) que protegem as comunicações é a própria Apple, logo o utilizador não pode criar e verificar localmente se as chaves privadas correspondem à da outra pessoa… pelo que a empresa pode perfeitamente gerar uma chave que é partilhada com as autoridades e assim permite interceptar em claro (sem encriptação) a comunicação.

  16. Nelson says:

    Pelo menos não é como a Glugla, que me lê as mensagens para me pôr anúncios á frente sobre aquilo que eu ando a fazer..

    • MaiNada says:

      Tens Facebook?
      É porque o FB faz exatamente a mesma coisa…

      • Nelson says:

        Mas quando me vou embora do facebook, ele não vem comigo.

        Por exemplo, quando visitas este site (pplware), os teus dados de navegação estão a ser enviados para a Google.

    • Azeiteiro says:

      Pode sempre procurar equipamentos, programas, serviços e aplicações diferentes.

      Se não quer ser o produto, deve pagar pelo serviço. As empresas não vivem só do ar, como de certo compreende… eles (Google) tem de pagar às pessoas que para eles trabalham (e são muitas!), e que a eles fornecem produtos, equipamentos e que ainda prestam todo o tipo de serviços.

  17. Mann13 says:

    Os numeros acima apenas são as escutas legais. As ilegais que eles fazem para depois apertarem/enganarem as pessoas, arranjar testemunhas e outras coisas piores, deve ser um numero muito superior.
    Quem tiver negocios que não convem ser ouvido, o melhor é um telemovel de 20€ comprado a dinheiro nessas lojas pequenas, carregamentos sempre feitos em dinheiro nas pay shop e mudar de cartão sim no maximo de 3 em 3 meses, se possivel mudar o telemovel tambem. Eles vão escutar, mas só depois de saberem o novo numero e ainda precisam ligar o numero à pessoa.

    • Azeiteiro says:

      Ou então arranjem um smartphone, personalizem o sistema operativo para só fazer dados pela internet e não permitir mais nenhum tipo de comunicação (firewall), e só utilizem uma ou duas aplicações para permitir chamadas de voz e mensagens encriptadas/ autênticadas seguras.

      Desativem o correio de voz (em Portugal é comum estar desativado, mas confirmem), e digam a todos que não telefonem por outros meios que não por tais programas seguros porque de outra maneira nem sequer vão receber!

      Troquem o equipamento, contas associadas e códigos mal suspeitem de intercepção realizada com sucesso (alguém pode ter tido acesso físico ao equipamento e colocado um cavalo de tróia).
      Tenham em conta que o próprio programa utilizado para fazer a chamada/ mensagem segura pode ter sido quebrado de alguma maneira… dependendo dos conhecimentos, usar outro, ou mudar os algoritmos para outros ainda mais fortes. Voltar a mudar, sempre que se desconfiar que possam estar a interceptar com sucesso de novo.

      Dediquem-se apenas a atividades corretas e positivas… do contrário tal esperteza para o errado nada trará de bom para o próprio.

      Para quê tanto cuidado então? Empresários e pessoas que tenham a vida muito exposta poderão ganhar assim mais privacidade, e evitar dissabores por concorrentes ou cuscuvelheiros (tipo revistas, jornais, ex-namorado(a)s etc.).

  18. Barroso says:

    Bem, isto não é novidade nenhuma.
    Só quem não anda atento é que foi apanhado desprevenido.
    Aliás, desengane-se quem pensa que as escutas são sempre autorizadas pelos tribunais.
    Muitas não têm autorização de coisa nenhuma.
    Pensem lá nisto, o que impede alguém, que tem os instrumentos necessários para fazer as escutas, de escutar quem bem entende e quando quiser? Essas escutas não serão válidas em tribunal. por serem ilegais, mas eles vão ficar a saber tudo sobre o que se conversa.
    E depois de saberem que determinada pessoa é suspeita, por terem anteriormente usado escuta ilegal, pedem depois autorização.
    Assim, não andam a pedir mandatos á toa…
    O que eu faço para minimizar isso? Uso o Threema e o Surespot, mensageiros com encriptação end to end.
    Se impede não sei, mas com certeza que dificulta um pouco as coisas…

  19. Alexsandro says:

    Não admira nada, só não percebo porque a vodafone foi expor essa situação…de certeza que nas outras operadoras acontecem o mesmo, daqui a nada nos obrigam a andar com chips implantados alegando que serve para segurança, bem estar, etc, etc e aí ninguem vai estar livre de nada até no deserto vão saber qual é a tua dieta 😛

    • MaiNada says:

      Amigo podes querer isso vai acontecer, é só uma questão de tempo. Mais tarde ou mais cedo obrigam-te a põr um chip.

    • Azeiteiro says:

      É a chamada política de transparência. Para os clientes saberem como andam as autoridades a agir, pelo menos em termos de volume de pedidos. Resta saber se tais pedidos eram todos realmente necessários e realmente legais… por exemplo.

      Já andam a propor tais chips para discotecas parece-me (colocam no braço por exemplo).

      Mas empresas como a Visa e MasterCard (pelo menos) já obrigam todos a andar com chip emissor (RFID).
      Ou não tem cartão, ou tem de andar a perfurá-los para destruir os circuitos do RFID.

      Os passaportes também tem RFID.

      Muitos smartphones também já trazem RFID que funciona mesmo sem bateria… logo podem saber onde andam… pelo menos em teoria… mesmo que não tenham a bateria sequer.

      E tudo isto (RFID’s) supostamente para “facilitar” a vida das pessoas… a tecnologia em si não permite nem privacidade nem segurança (a sério)… pelo menos na sua forma atual.

  20. KitKat says:

    Este estudo da Vodafone, só serve para cativar mais clientes, grande estratégia de publicidade e está a resultar pelos vistos e o público em geral nem sabe da missa a metade do que a Vodafone faz, mas também não só eu que vou explicar. Investiguem!!!

  21. Pedro says:

    Então mas para fazer escutas a telemoveis não é preciso ligar cabos nenhuns, basta o material rádio certo. Não sei digo eu…só se este relatorio se referir ao telefone de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.