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Espanhol detido por revelar Radares no WhatsApp

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Jaime says:

    Bem, não é que queira que a malta portuguesa pague multas, mas acho que não faz sentido a partilha da localização dos radares. Se todos andarmos dentro dos limites, não será necessário haverem preocupações.

    • Paulo Martins says:

      Digamos assim, há radares e radares, se colocas um radar num local onde há muitos acidentes por excesso de velocidade, faz sentido avisares que há radar, pois o objectivo é prevenires acidentes e não a caça à multa. São estes os radares que a PSP divulga em Portugal, agora se os mesmos são colocados numa situação de caça à multa pra apanhar quem anda em excesso de velocidade aí faz sentido não divulgar e proteger essa informação.

      • Pedro Alves says:

        Vamos antes dizer assim: a obrigatoriedade da divulgação dos radares por parte das forças de segurança está prevista na lei e caso a referida localização não seja previamente divulgada, toda e qualquer multa obtida dessa forma é ilegal.

    • Blasterjack says:

      Os limites de velocidade nas estradas portuguesas estão feitos para a altura dos 2cv e das pão de forma. Já vi cada aeroporto na nacional com o limite de velocidade 40 e 50, não faz sentido nenhum.

      Dentro de localidades (em que aja muito movimento) percebe-se os 50, agora noutros locais com boa visibilidade é descabido.

    • Rui Silva says:

      Boa Noite Jaime.

      Concordo parcialmente consigo. Quem não quer ser Lobo, não lhe veste a pele.

      Mas já agora dou este exemplo.

      Não faria sentido, colocar avisos de que uma loja, tem alarmes ou videovigilância. Não faria sentido, se os larápios andassem “dentro dos limites” e não seria necessário haver preocupações. Certo?

      Eu não sou santo – e acho que ninguem é – quanto à velocidade. Penso que se formos avisados, tiramos conscientemente o pé do acelerador. Penso que “está no sangue”. Da mesma maneira que se dão sinais de luzes quando vemos uma brigada.

  2. jafOSteS says:

    “em Espanha este comportamento é gravoso pois inviabiliza a acção de controlo de excesso de velocidade.”

    Resumindo, para eles interessa mais a caça a multa do que sensibilizar para uma melhor condução?

  3. MIKE says:

    já sei. já vão andar em cima do whatsapp para ver quem fala agora de radares. LOOOOOOOOOOOOL

  4. intereses economicos says:

    os radares são todos uma caça a multa!! e como tal acho muito bem a divulgação da sua posição nas redes sociais.
    não tentem justifica-los como controlo da velocidade para prevenção de accidentes.
    se realmente querem acabar com os escesos de velocidade,por que não abrigam as marcas de automoveis a limitar a velocidade dos mesmos?????
    ah pois é!!!!
    esa guerra não interesa a ninguem, não é???
    e mais facil pagar sempre os mesmos!!!!

    • Tobias says:

      E como é que se vai limitar um carro a andar a 50 dentro das localidades, a andar a 20 em zonas de obras e a andar a 120 em autoestradas portuguesas e a andar a 160 em autoestradas estrangeiras?

      ah pois é!!!!

      Não faz qualquer sentido limitar as velocidades dos automóveis. As pessoas é que devem ser conscientes e saber cumprir as regras.

      • Antonio says:

        A tua pergunta de limitar um carro eu chamo-lhe tecnologia interligada com a centralina do carro.

        Mas claro depois acabava a uma data de postos de trabalho na GNR e na PSP a deixarem de passar multar e claro o fundamental os €€ das multas.

        • Tobias says:

          Tu tens noção da dificuldade que é fazer isso que dizes? Daqui a uns anos esse é o futuro, mas não agora no presente. Os fabricantes de automóveis e de electrónica e as autoridades competentes andam há anos a estudar forma de interligar tudo o que circule na estrada e até agora não houve assim grandes avanços significativos.

          Além disso depois vêm os problemas de segurança (podem hackear o sistema dos carros) e os problemas com o custo de cada veículo. Claro, porque não basta espetar um PC com linux com wifi na consola do carro. É preciso muito mais que isso, é preciso estudar e desenvolver aplicações específicas. Não vai ficar barata essa festa! E quem paga? Tu e eu e os outros todos.

          E achas mesmo que essa ideia que falas da centralina e mais não sei o quê, que ainda não foi desenvolvida por causa da GNR e PSP??? Sabes que existem mais autoridades por esse mundo fora? E há com certeza outras formas de irem buscar dinheiro. Pode ser através de pagamento de taxas pela utilização do tal sistema interligado à centralina por exemplo! Eles estão-se marimbando se o carro é inteligente ou não. Eles vão buscar dinheiro seja de que forma for, não te preocupes!

    • Albukekas says:

      Bem, seguindo essa logica, um assassino mata alguém porque o continente vende facas de cozinha. A lei não serve de nada nem o respectivo castigo de x anos na cadeia. Quem devia de deixar de vender facas era o continente.
      A única forma de controlar o Tuga acelera é com radares, mas não essa treta de radares previamente anunciados. Porque o Tuga é incapaz de cumprir uma simples regra de transito ou de cumprir com os limites de velocidade

  5. Shaka says:

    Permitam-me discordar…
    Há anos que chamo a atenção para o facto de camionistas, taxistas, etc. usufruírem do facto de terem sistemas de rádio que lhes permitem a partilha instantânea deste tipo de informação.
    É tudo uma questão de igualdade. Neste caso, com o evoluir da tecnologia, os cidadãos comuns arranjaram forma de ter o mesmo benefício. A longo prazo a pedagogia sempre funcionou melhor que o castigo e portanto pode ser que seja o início de uma nova mentalidade.
    Além disso, conforme já tenho dito, as multas pecuniárias não deveriam existir visto que não punem os cidadãos de igual forma.

    • luislelis says:

      Esta foi a melhor parte para mim. E concordo a 100%.

      As multas pecuniárias afetam so aquele em dificuldades económicas, não tendo nenhum peso num individuo da classe medi/alta.
      Exemplo: Multar um pobre em 500 euros vai logicamente condicionar a vida do mesmo em varios meses.
      Ja um rico … nao ficaria afectado de forma nenhuma.
      E um paradoxo da in-justica. Deveria ser proporcional.
      Outro exemplo: De forma a reduzir o consumo de álcool aplica-se uma nova taxa de 20%. Quem serao os unico afectados pela medida? O teso claro.
      Sera isto pedagogico e justo?

      Direito a resistência não faz parte da nossa constituição?
      Aquele abraco

  6. prs says:

    Só paga multa quem quer.
    Os carros que conheço andam à velocidade que o condutor quer, portanto…

  7. Nuno José Almeida says:

    Pelo waze era um pouco melhor.

  8. Rafael Pedro says:

    A noticia deverá ser complementada. O cidadão divulgou além da localização dos radares a identidade de alguns dos agentes e outras informações pessoais dos mesmos. Foi por isso k foi detido. “Agentes de la Guardia Civil de Tráfico han detenido en Pontevedra a un sujeto que habría pasado avisos de la existencia de controles de tráfico a través de un grupo de WhatsApp. … También habría difundido datos ‘sensibles’ de funcionarios a través de esta aplicación de mensajería, facilitando así a otros integrantes datos personales o identificativos de los agentes.”

    http://www.antena3.com/noticias/trafico/primer-detenido-espana-avisar-controles-trafico-traves-whatsapp_2014060500150.html

  9. Nelson says:

    O meu espanhol é mau, mas penso que o meu Português seja um bocado melhor…

    “Agentes de la Guardia Civil de Tráfico han detenido en Pontevedra a un sujeto que habría pasado avisos de la existencia de controles de tráfico a través de un grupo de WhatsApp. … También habría difundido datos ‘sensibles’ de funcionarios a través de esta aplicación de mensajería, facilitando así a otros integrantes datos personales o identificativos de los agentes.”

    Ou seja, Ele foi detido por ter avisado da existencia de radares. (ponto)
    Ele nao foi detido por passar as informações dos guardas, senão seria algo deste género. “Sujeito detido por passar informações pessoais dos policias. Também estava a passar a localização dos radares…” Isto é o que eu (burro) entendo da mensagem.

    Sobre as multas em portugal, ponham radares fixos em todo o lado e mais algum, nao ponham radares moveis, escondidos so mesmo para apanhar quem se “distraiu” e ultrapassou o limite. sejam transparentes e tudo corre bem para todos! se o estado puser radares fixos com aviso nao acredito que os “aceleras” se vão atrever a ultrapassar o limite… digo eu…

    Abraços

  10. Cruz says:

    Não concordo por inteiro com a detenção de uma pessoa por revelar as localizações dos radares , vsito que as pessoas são livres de fazer e de informarem quem bem quisrem e como quiserem embora aqui em portugal sejam precisos os radares porque com alguns portugas só quando á mão pesada é que cumprem . Acho por outro lado que nos faz falta o rigor e exigência da guardia civil para que a circulação nas estradas portuguesas se tornasse mais segura e civilizada . O nosso problema em portugal vai para além dos excessos de velocidade , temos um código da estrada que para muita gente não existe . Em espanha há mais rigor em tudo basta um simples estacionamento numa faixa de rodagem para ser logo incomodado e aqui em portugal ????????????????????????????

    • Gaius Baltar says:

      Desculpe discordar, mas se no caso específico tens na razão, em termos globais nao é bem assim. As pessoas NÃO são livres de fazer e de informarem quem bem quiserem e como quiserem. Um médico não pode divulgar dados dos seus doentes, um advogado não pode divulgar informações dos seus clientes, um juiz não pode divulgar detalhes de um processo, etc. Não sei o que diz a legislação espanhola, mas é possível que divulgar essas informações também seja crime, então o cidadão não poderia ter feito. Concordemos ou não com a lei, ela existe para ser cumprida.

      • Cruz says:

        Não vamos misturar aqui sigilo profissional, a que estão sujeitos e obrigados alguns profissionais como os que referiu , advogados , juizes , médicos entre outros com liberdade de expressão . Qualquer um é livre de comunicar com quem quiser a informar o que quiser certo ? Amigos quer sejam eles da lista to telemóvel ou da página do facebook . Estamos numa república democrática e não numa ditadura . Espero me ter feito entender .

  11. António Mendes says:

    Não compreendo a lógica de apelidar as operações de controlo de velocidade de “caças à multa”. Se não houvessem frequentemente prevaricadores, ainda faria um esforço para compreender, agora quando vemos os números de condutores autuados em cada operação devido a excessos de velocidade…

    Depois há o comentário sobre os limites de velocidade serem do tempo da Maria Caxuxa. Isso só pode vir de alguém que não conhece minimamente a Física. Se conhecesse saberia que a força do impacto de um carro é directamente proporcional ao seu peso e à velocidade que o carro segue. Portanto, se aumento a velocidade, aumento e muito os estragos que vou provocar.

  12. yosoymollerusa says:

    As far as I know, it is not considered illegal to share information about the location of speed cameras in Spain?

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